sexta-feira, 8 de julho de 2011

Barco Ancorado 08/07/2011


Foo Fighters é sinónimo de Dave Grohl e Dave Grohl costuma ser sinónimo de diversão e "palhaçada" bem à moda de quem faz rock a séria, como o próprio disse ser o objectivo primário da banda. Mas ontem, no Optimus Alive!, houve mais agressividade do que se esperava.
Com muitas botas Doc Martens e centenas de t-shirts dos Nirvana entre o público (ninguém esquece que Grohl foi baterista da mítica banda grunge dos anos 90), o concerto dos Foo Fighters encheu o ego dos fãs. Num concerto de mais de hora e meia, as guitarras destes americanos não se fartaram de soltar acordes cada vez mais e mais poderosos para pôr os fãs a mexer. Nem o próprio líder já se lembra de quando foi a última vez que esteve em Portugal e no público também não foram muitos os que estiveram nesse concerto. No entanto, desta vez quem foi aguentou-se estoicamente até ao fim, mesmo depois do encore que incluiu mais que um tema.

O alinhamento da noite de quinta-feira mostrou canções do novo álbum, "Wasting Light", como 'White Limo'. Um disco com sons mais pesados e rápidos, de puro rock, como o próprio Grohl fez saber: «Sempre que virem computadores numa banda de rock desconfiem. Fizemos este álbum todo na minha garagem e rock é isso mesmo: pessoas e instrumentos, não há cá computadores», revoltou-se o líder dos Foo Fighters, numa das muitas intervenções com o público sempre pontuadas no início, no fim e no meio com a interjeição "fuck".
Dave Grohl, headbanger profissional, sempre a mascar pastilha, com ar de gozão, deu o seu melhor para agarrar o público, já cansado, e conseguiu fazê-lo com músicas como 'The Pretender', 'Everlong' e 'Breakout'.

Já o concerto levava mais de uma hora quando Grohl apresentou, sempre com base na risota, os restantes membros da banda, deixando mesmo o baterista cantar um tema. De destacar, aqui, a grande exibição de guitarras e o despique guitarra/bateria ensurdecedor mas, sem dúvida, essencial para manter os ânimos em alta.

Alinhamento
Foo Fighters – Walking after you
Foo Fighters – Times like these
Audioslave – Be yourself
Nirvana – About a girl
Pearl Jam - Jeremy
Foo Fighters – All my life
Red Hot Chili Peppers – Under the bridge
Oasis – Stand by me
Foo Fighters - Wheels

Sem comentários: