sexta-feira, 28 de maio de 2010

Barco Ancorado 28/05/2010


Depois de um ano de luto, A Naifa volta à luta e o CCVF recebe esta sexta-feira um dos concertos da tournée nacional que marca o regresso da banda.
A vontade de continuar a fazer música sobrepôs-se à dor da perda de João Aguardela (baixista e principal compositor do projecto, que faleceu em Janeiro de 2009), e uma nova Naifa nasceu no espectáculo de homenagem realizado no Centro Cultural de Belém, em Novembro do ano passado. Luis Varatojo e Maria Antónia Mendes têm agora a companhia de Sandra Baptista no baixo e Samuel Palitos na bateria, para lançar de novo à terra a semente que já deu frutos. O reencontro com o público acontece nesta digressão nacional que será acompanhada pelo lançamento de um livro/dvd biográfico dos primeiros quatro anos de carreira d’ A Naifa.

O livro intitulado "Esta depressão que me anima", retrata o universo d’ A Naifa, visto de dentro e de fora, os poemas que deram origem às canções dos três discos e as obras gráficas que fizeram as capas; fotografias de mais de uma centena de espectáculos e os testemunhos do público que, em muitos casos, criou com a banda laços afectivos que se prolongaram muito para além do momento dos concertos.
O dvd contém um filme/concerto, gravado na digressão 2008, e um documentário produzido em 2006.

A Naifa nasceu em 2004 através da união de esforços de João Aguardela e Luis Varatojo, músicos com raízes na pop portuguesa dos anos 80 e 90, aos quais se juntou uma nova voz, Maria Antónia Mendes. Em cinco anos de existência, A Naifa editou três discos de originais e realizou mais de cem espectáculos dentro e fora de Portugal.
A Naifa criou um repertório totalmente original, onde as canções, escritas a partir de textos de novos poetas portugueses, e compostas com base em referências da música de raiz portuguesa, organizadas à luz dos códigos de uma estética pós punk/minimal lhe conferem uma forte identidade e uma presença ímpar no meio musical nacional.

Alinhamento
A Naifa – Esta depressão que me anima
A Naifa – Filha de duas mães
Deolinda – Há dias que não são dias
Donna Maria – Há amores assim
A Naifa – Nas tuas mãos vazias
Clã – Depois do amor
Mesa – Boca do mundo
A Naifa – Um rapaz mal desenhado

Sem comentários: