terça-feira, 4 de maio de 2010

Barco Ancorado 04/05/2010


Os blogues sobre música irlandeses estão a ser alvo de processos legais impostos pela Irish Music Rights Organization. Em causa, está uma eventual ilegalidade na partilha de música em MP3 nos referidos sites. Entre os espaços online em questão, estão blogues amadores, sem quaisquer fins lucrativos, tais como The Torture Garden e Nialler9. Além disso, a música partilhada em muitos destes sites são ficheiros em MP3 que são enviados directamente pelos artistas e pelas editoras..

«Como muitos dos meus colegas, acreditámos que os MP3 estavam livres de licenças. Em cinco anos de actividade, nenhuma banda ou artistas referiu o Irish Music Rights Organization ou o pagamento de royalties, quando me pediram para divulgar a sua música», comentou o jornalista Niall Byrne, responsável pelo blogue Nialler9, ao The Guardian.

O site Torture Garden, por exemplo, não só é um respeitado local de informação musical sobre os novos projectos irlandeses, como também alberga várias entrevistas a artistas já conceituados, entre eles, o canadiano Final Fantasy (Owen Pallett) e os suecos Pete Bjorn and John.

A IMRO está a contactar os blogues em causa com o intuito de instituir licenças para a partilha de música. Na opinião dos bloggers irlandeses, se a associação conseguir levar a sua pretensão avante, o resultado serão centenas de bloggers frustrados e prontos a desistir: «eu não sou advogado, mas não é mais positivo apoiar a existência de blogues que promovam a música e os concertos, em vez de os obrigar a pagar uma licença que só vai fazer com que os responsáveis fechem os respectivos sites?», questiona Niall Byrne, em declarações ao jornal britânico.

Alinhamento
U2 – Cedars of Lebanon
The Corrs – Give me a reason
The Cranberries - Linger
The Chieftains – Have I told you lately... (ft Van Morrison)
Boyzone – No matter what
The Kelly Family – One more song
Westlife – You rise me up

Sem comentários: