quinta-feira, 23 de julho de 2009

Barco Ancorado 23/07/2009


Moby lançou recentemente o seu novo disco, intitulado "Wait For Me". Este é o nono disco de estúdio do norte-americano e sucessor de "Last Night", editado o ano passado.
De acordo com um post de Moby no seu diário digital, grande parte do disco foi gravado no seu próprio estúdio caseiro e sem estrelas convidadas.

“No passado trabalhei em grandes estúdios, mas este álbum preferi gravar em casa, eu próprio. Tenho algumas vozes convidadas. Grandes cantores, mas para quem não vive em Fort Greene ou Washington Heights [bairros nova-iorquinos de Brooklyn e Manhattan, respectivamente], devem ser desconhecidos. Descobri que trabalhar com amigos é sempre melhor do que colaborar com estrelas de rock”, pode ler-se na mensagem de Moby.

Na dita “música electrónica” (esse rótulo tão subjetivo) actual poucos artistas dispensam texto introdutório como Moby. Como uma espécie de "selo de garantia" da obra, já se sabe o que esperar. “Wait For Me” é uma coleção de canções ricas, às vezes obscuras, sempre distintas umas das outras. O próprio já havia avisado que não seria um lançamento para o mercado, mas uma obra pessoal, sem preocupações comerciais. Ainda assim, existe um evidente confronto de ideais durante todo o disco, principalmente ao tentar retomar o essencial de algumas das suas obras anteriores.

"Division" é uma bela introdução com cordas. Já a tristonha "Pale horses" conta com o vocal elegante de sua amiga Amélia entre batidas constantes.

"Mistake" traz o velho Moby nos vocais enquanto "Jltf" é uma faixa bonita que mistura piano e poemas. "Scream pilots" é uma mistura de guitarra e sintetizador, uma vibe que retrocede mais ao rock do que ao electro. A faixa título é intensa, também com um piano acompanhado por um vocal suave seguindo toda a canção. A interessante e bizarra "Shot in the back of the head" conta com baixo e guitarras bem trabalhadas, e já fez sucesso na rede por causa do clipe, criado pelo cineasta David Lynch.

Alinhamento
Moby – Wait for me
Moby - jltf
Röyksopp - Sparks
The Chemical Brothers – Star guitar
Groove Armada – Dusk you & me
Moby – Pale horses
Air - Venus
Massive Atack - Teardrop
Moby – Shot in the back of the head

Sem comentários: