quarta-feira, 22 de julho de 2009

Barco Ancorado 22/07/2009


É a banda de um grande êxito, o disco 'Hotel California', mas não foi só esse o grande momento do grupo norte-americano. O seu 'Their Greatest Hits 1971-1975' é um dos dois álbuns mais vendidos e o único que alterna com 'Thriller' de Michael Jackson no 'top' mundial. O grupo está hoje em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, para interpretar o novo disco e dar fim à digressão. Os Eagles passam também pelo Barco Ancorado.

No tempo em que os Eagles apareceram ainda a MTV era uma miragem no mundo da promoção da música para além da própria canção e, portanto, só os fãs é que conhecem bem, fisicamente, os músicos que compõem esta superbanda. Mas isso não impediu que seja uma das bandas mais rentáveis da história do rock - com bastantes influências country e folk à mistura - que sobrevive desde o início da década de 70.
Da formação inicial, composta por Don Henley, Glenn Frey, Randy Meisner e Don Felder, já só restam os dois primeiros elementos. Mas as frequentes alterações na banda não impedem que a máquina Eagles continue a funcionar ao fim de quase 40 anos de vida e que some mais de 90 milhões de discos vendidos em todo o mundo. A sua longevidade nota-se bem no aspecto físico da banda, que esta noite marca presença em Lisboa depois de já ter passado por palcos de quase todo o mundo, na digressão de apresentação do seu último disco, intitulado Long Road Out of Eden.

Ontem actuaram em Madrid, mas faz hoje um ano estavam em Montreal, no Canadá, a interpretar os novos temas e os velhos sucessos de uma carreira que vai passando despercebida na imprensa - mesmo a especializada - quando comparada com a de outros dinossáurios do rock como os Rolling Stones. Método parece ser o motor dos Eagles e a chave da sobrevivência da banda até aos dias de hoje, com direito a oito álbuns de originais e cinco ao vivo. Os Eagles são um santuário de criatividade e o grupo cumpre o grande sonho americano de qualquer um se tornar estrela.

Nos Eagles que estarão hoje em Lisboa alinham Glenn Frey, Don Henley, Joe Walsh e Timothy B. Schmit. Os grandes sucessos não são esquecidos, temas como Hotel California, Take It Easy ou Best of My Love, mas New Kid in Town ou Witchy Woman também são incontornáveis.
Do novo álbum saíram dois singles bem-sucedidos, as faixas How Long e Busy Being Fabulous, um disco só com originais - o primeiro desde 1979 - e que foi editado no final de Outubro de 2007. Apesar de ser o regresso dos Eagles, a banda optou por uma grande discrição nos Estados Unidos e, inicialmente, o disco só podia ser adquirido via Internet ou nas cadeias de lojas Wal-Mart e Sam's Club. Mesmo assim, atingiu o primeiro lugar na tabela da Bilboard durante um breve espaço de tempo e deu origem à digressão que agora passa pela capital portuguesa. Long Road Out of Eden já leva sete discos de platina, mas, segundo a profecia de um dos fundadores do grupo, Don Henley, "este é provavelmente o último disco que os Eagles farão". E o espectáculo de Lisboa, o último de um longo passeio mundial que começou a 7 de Novembro de 2007.

Alinhamento
Eagles – Hotel California
Eagles – New York minute
Foreigner – I want to know what love is
Fleetwood Mac – As long as you follow
Eagles - Desperado
Chicago – If you leave me now
REO Speedwagon – Can´t fight this feeling
Eagles – Wasted time

Sem comentários: