quarta-feira, 9 de junho de 2010

Barco Ancorado 09/06/2010


Na sequência do especial sobre a relação entre música e futebol que o site Cotonete está a desenvolver em vésperas do arranque do Mundial da África do Sul, hoje o destaque do Barco Ancorado vai para a recolha das preferências clubísticas dos músicos internacionais.
Inglaterra é um país apaixonado por futebol. Em Londres, Roger Daltrey (dos Who) e Johnny Rotten (vocalista dos Sex Pistols e dos PIL) sofrem mais com o Arsenal. O eterno rival Tottenham recolhe as simpatias de Mick Jagger (dos Rolling Stones), Sting, Phil Collins, Manic Street Preachers, Status Quo - e mesmo Bob Marley tinha uma pequena perdição pelos Spurs. O número de músicos que gosta do Chelsea é também numeroso: Damon Albarn (líder dos Blur e dos Gorillaz), Dave Gahan e Andy Fletcher dos Depeche Mode, Lloyd Cole, Billy Idol, Nik Kershaw, Gary Numan, Geri Halliwell e Suggs (vocalista dos Madness) tomam partido pelos Blues.

Em Manchester, alguns dos vocalistas mais conhecidos preferem o vermelho do United, entre eles Mick Hucknall (dos Simply Red), Ian Brown (ex-Stone Roses), Shaun Ryder (ex-Happy Mondays), Richard Ashcroft (ex-Verve) e Tim Burgess (ex-Charlatans). Do outro lado da barricada, muitos são os músicos que preferem o Manchester City, como os manos Gallagher (dos Oasis), Mark E Smith (dos Fall), Johnny Marr (ex-guitarrista dos Smiths), Badly Drawn Boy, Mark Burgess (líder dos Chameleons) e os Doves - tal como o malogrado Ian Curtis (dos Joy Division).

Chris de Burgh, Ian McCulloch (vocalista dos Echo & The Bunnymen) e Elvis Costello sabem cantar muito bem o hino You'll Never Walk Alone a favor do seu Liverpool - o falecido radalista John Peel também era outro adepto dos Reds. Já Ian Astbury (vocalista dos Cult) e Ian Bell (vocalista dos Gomez) são adeptos do vizinho Everton, o clube do coração de John Lennon (apesar do desinteresse dos Beatles pelo futebol).

Na rivalidade escocesa entre os Rangers e o Celtic, os Travis, os Wet Wet Wet e os AC/DC preferem os primeiros. Bono (dos U2), Jim Kerr (vocalista dos Simple Minds), Rod Stewart e a maioria dos membros dos Primal Scream e dos Belle and Sebastian gostam muito mais dos Católicos.

Alinhamento
Sting – Shape of my heart
Simply Red – Say you love me
Oasis – My wonderwall
The Smiths – Heaven knows I´m miserable now
Joy Division – Love will tear us apart
Elvis Costello - Alison
Rod Stewart – I don´t want to talk about it
Belle and Sebastian – If she wants me

Sem comentários: