terça-feira, 8 de junho de 2010

Barco Ancorado 08/06/2010


Há uma relação entre música e futebol. Na semana que antecede o Mundial da África do Sul (que decorre entre 11 de Junho e 11 de Julho), o site Cotonete fez um levantamento das filiações clubísticas dos músicos nacionais.
A nível dos clubes maiores da capital, o Benfica vê a sua expansão exemplificada na enorme diversidade de músicos que nutrem afectos pelo emblema da águia. O mais afirmativo tem sido António Manuel Ribeiro (dos UHF), que chegou a compor a música oficial Sou Benfica. Mas os seus correligionários dentro da classe musical são numerosos: os irmãos Pacman e Jay Jay dos Da Weasel, Tim e Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, Paulo Gonzo, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Alberto Moniz e a filha Lúcia, Bernardo Sassetti, Camané, Luis Varatojo (do projecto A Naifa), John Gonçalves (dos Gift), João Gil (Trovante, Ala dos Namorados e, presentemente, nos Filarmónica Gil), Os Anjos, e homens do norte como Tozé Brito, Demo (dos Expensive Soul) e André Indiana são alguns dos muitos músicos de inclinação benfiquista.

A vastidão de músicos sportinguistas dá a devida noção de grandeza do clube leonino. Simone de Oliveira, Sérgio Godinho, Miguel Ângelo (ex-Delfins), Pedro Oliveira (vocalista dos Sétima Legião e dos Cindy Kat), Rita Redshoes, Gomo, Nuno Gonçalves (líder dos Gift e dos Amália Hoje), Jorge Fernando, António Pinto Basto e Melo D encontram-se entre eles.

Engane-se quem pense que o Belenenses está pouco representado entre os músicos. Carlos do Carmo, a família Câmara Pereira, João Pedro Pais (talvez o mais ferrenho de todos), Luís Represas ou Pedro Barroso são alguns dos que sofrem pelo clube da Cruz de Cristo.
Já o Futebol Clube do Porto chega a colher a unanimidade dentro de vários colectivos, como os rockeiros Blind Zero ou os hip-hoppers Mind Da Gap. Rui Reininho dos GNR, os Dealema, os Quinta do Bill, o letrista Carlos Tê e Kalú (baterista dos Xutos) são também adeptos portistas assumidos. E a sul, o Futebol Clube do Porto também conquista também alguns corações, incluindo o de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell e dos Amália Hoje.

Alinhamento
UHF - Toca-me
Xutos & Pontapés - O homem do leme
Paulo Gonzo - Chuva dissolvente
A Naifa - Um rapaz mal desenhado
The Gift - Fácil de entender
Trovante - Memórias de um beijo
Ala dos Namorados - Lisboa ausente
Amália Hoje - Foi Deus

Sem comentários: