segunda-feira, 25 de maio de 2009

Barco Ancorado 25/05/2009


Iggy Pop, a iguana do rock e lenda viva do punk, converte-se num crooner de standards jazzísticos no novo álbum, “Preliminaires”, editado esta segunda-feira em Portugal. Iggy Pop interpreta em inglês um tema do reportório de António Carlos Jobim, o famoso “Insensatez” (traduzido neste disco para “How Insensitive”) e várias canções em francês, incluindo “Les Feuilles Mortes”, que cantores como Edith Piaf e Yves Montand celebrizaram.
O homem dos Stooges inspirou-se no livro “A possibilidade de uma ilha”, do escritor francês Michel Houllebecq, no jazz de Nova Orleães e, em especial, na música de Louis Armstrong, como “King of the Dogs”, canção do novo álbum, bem ilustra.

Iggy Pop é uma lenda viva do punk-rock, uma referência que tem sido fonte de inspiração para várias gerações de músicos e não só, facto pelo qual muitos já lhe chamaram o «rei do punk».
O seu interesse pelo rock n' roll começa a manifestar-se desde cedo, levando-o a formar a sua primeira banda, os Iguanas (onde tocava bateria) no início da década de 60.
Mais tarde descobre os blues ao ouvir os Rolling Stones, formando de seguida um novo conjunto de nome Prime Movers.
Após uma breve passagem pela Universidade do Michigan, percebe que o seu futuro era realmente a música e surgem os Psicadelic Stooges, corria o ano de 1967. A energia e o cariz sexual e agressivo da banda valem-lhe rapidamente um estatuto respeitoso no meio underground local. Logo nos primeiros tempos os seus membros decidem então encurtar-lhe o nome para Stooges, passando o seu vocalista a adoptar o nome (hoje célebre) Iggy Pop.
As actuações ao vivo dos Stooges começam então a dar que falar devido à estranheza que provocavam no público, nomeadamente a figura de Pop, que se transforma num ser possuído e quase demoníaco que frequentemente abandonava o palco a sangrar.

O disco homónimo de estreia dos Stooges surge em 1969, seguido um ano depois por "Funhouse". Ambos os álbuns se tornam clássicos do rock, registando no entanto, fracas vendas aquando da sua edição, o que leva a editora Elektra a rescindir contrato com a banda, o que por sua vez precipita o fim dos Stooges. Nessa altura Iggy Pop passa por um período complicado de dependência de drogas e tentativas de suicídio e é David Bowie que o ajuda a recuperar.
Em 1974 a Columbia Records faz renascer os Stooges, mas os problemas de dependência de droga da banda acentuavam-se, facto que levou a que colocassem um ponto final definitivo na sua carreira.
Pouco depois Pop decide fazer uma cura de desintoxicação em Los Angeles. Em 1977, já a solo, edita os álbuns "The Idiot" e "Lust for Life". Ambos são bastante bem recebidos, principalmente em Inglaterra, onde Iggy Pop começa a ser visto como um ícone do emergente movimento punk.
Mantendo-se activo na produção discográfica, o músico lança, em 1982, a sua auto-biografia intitulada "I Need More", um livro em que o músico registou os excessos da sua vida artística.
Coincidentemente ou não, pouco depois o cantor volta a mergulhar no mundo da droga o que o leva a afastar-se da ribalta durante alguns anos.
Em 1986, Iggy Pop regressa com o álbum "Blah Blah Blah", que incluía o seu primeiro hit-single nos EUA, uma versão do tema "Real Wild Child".

É em 1990, com o álbum "Brick by Brick", que Iggy Pop dá o salto para o mainstream, arrecadando o seu primeiro Disco de Ouro nos EUA, que gera o sucesso "Candy", cantado em dueto com Kate Pierson dos B-52's. Iggy Pop é agora citado como uma referência para uma nova geração de artistas, os Nirvana à cabeça, mas também Soundgarden ou Mudhoney.
Em 1996 o fenómeno parece esfriar com o álbum "Naughty Little Doggie". No entanto, a recuperação surge um ano depois com a utilização de um tema antigo seu, "Lust for Live" para a banda-sonora do filme "Trainspotting"
A partir daí, Iggy Pop, assina pequenas participações em vários filmes como "Dead Man", "Cry Baby" ou "Corvo II".
Em 1999, regressa com o álbum "Avenue B" e é alvo de um especial "Behind the Music" do canal televisivo VH-1.
Seguiram-se os trabalhos "Beat 'Em Up" e, em 2003, o igualmente rude "Skull Ring", com o apoio dos Trolls e também dos Green Day, dos Sum 41, dos Peaches e dos seus Stooges, com quem tem trabalhado nos últimos anos.

Alinhamento
Iggy Pop – King of the Dogs
Iggy Pop – How insensitive
David Bowie – This is not America
Lou Reed – Walk on the wild side
Patti Smith – Sometimes love just ain´t enough
Iggy Pop – Les feuilles mortes
Joy Division – Atmosphere
New Order – Someone like you
The Clash – Magnificent seven
Buzzcocks – Ever fallen in love
Iggy Pop – Spanish coast

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