quarta-feira, 6 de maio de 2009

Barco Ancorado 06/05/2009


Lhasa de Sela regressou ontem às edições. “Lhasa”, o terceiro disco da cantora norte-americana de origem mexicana, integra 12 temas em inglês, incluindo o single “Rising”. Este é o sucessor de “The Living Road”, de 2003, disco que incluía canções cantadas em inglês, francês e castelhano.
Enquanto não temos disponíveis os registos do novíssimo álbum de Lhasa, recuperamos temas do inesquecível e belíssimo 'La Llorona', o seu primeiro trabalho.

Lhasa de Sela nasceu na pequena cidade de Big Indian, no estado de Nova Iorque. Actualmente mora no Canadá.
A sua ascendência era de um lado mexicana e de outro americano-judeu-libanesa. Filha de um professor, não convencional, que percorria os EUA e o México, difundindo o conhecimento, e de uma fotógrafa, Lhasa passou a sua infância de maneira nómada, na companhia dos seus pais e das suas três irmãs.
A sua obra musical mescla tradição mexicana, klezmer e rock, e é cantada em três idiomas: espanhol, francês e inglês.

Quando completou 25 anos, com residência fixada em Montreal, no Canadá, Lhasa editou um dos mais belos e melancólicos álbuns desse ano. “La Lhorona”, figura mítica dos Astecas seduz os homens aos primeiros acordes de uma canção triste, para os beijar e tranformar em pedra. Um enredo que dá o mote à música triste, intensa e dramática que Lhasa arquitecta. Seguiu-se “The Living Road”, o segundo álbum.
Falando sobre si, Lhasa diz: “Eu nunca quis ser uma estrela pop. Queria fazer música do fundo do meu coração. A carreira artística é importante, mas para mim a minha vida tem ainda mais valor. Quero ser verdadeira para comigo. Senão sou apenas uma operária da música.”

Alinhamento
Lhasa de Sela - Desierto
Lhasa de Sela – De cara a la pared
Lila Downs – La cumbia del Mole
Mayra Andrade - Lua
Cesária Évora - Xandinha
Lhasa de Sela - Peces
Teresa Salgueiro – Por este rio acima
Ojos de Brujo – Nueva vida
Lhasa de Sela – Arbol del olvido

Sem comentários: