quarta-feira, 13 de maio de 2009

Barco Ancorado 13/05/2009


Peter Gabriel e o venezuelano José Antonio Abreu foram os grandes vencedores do Polar Prize 2009, o equivalente ao Prémio Nobel da Música.
A Royal Swedish Academy of Music, a entidade responsável pelo Polar Prize, distinguiu o ex-Genesis pela sua contribuição sempre inovadora e pronta a quebrar barreiras, para o mundo da música. Além da carreira com os Genesis e um percurso a solo do qual já resultaram 11 albúns, Gabriel é também o nome forte por trás do World of Music Arts and Dance, tido como o grande evento mundial da chamada world music, bem como do grupo Real World, que entre outras coisas integra um estúdio, uma editora e uma empresa de multimédia.

O venezuelano José Antonio Abreu, reconhecido pela sua actividade como pianista, mas sobretudo como economista, é um dos galardoados com o Polar Prize, por provar com o seu trabalho que a música pode ser um factor de aproximação entre as pessoas. Entre outras contribuições para o desenvolvimento da criação musical na América do Sul, conta-se a criação do National System of Youth and Children´s Orchestras of Venezuela, uma rede de orquestras por toda a Venezuela que tem potenciado a descoberta de novos talentos na música clássica naquele país, conhecido como El Sistema.

O Polar Prize foi criado em 1989 por Stig Anderson, o manager dos ABBA. Keith Jarrett, Led Zeppelin, Gilberto Gil, Stevie Wonder, Ravi Shankar, Ray Charles, Bruce Springsteen, Quincy Jones, Sir Paul McCartney, Bob Dylan, Isaac Stern, Dizzy Gillespie, BB King e Pink Floyd são alguns dos nomes já agraciados com o chamado Nobel da música.

Alinhamento
Peter Gabriel - Games without frontiers
Peter Gabriel - Don´t give up
Marillion - Kayleigh
Sting - Desert rose
Kate Bush - Babooshka
Peter Gabriel - Solsbury Hill
Phil Collins - True collors
Rod Stewart - Have I told you lately
Peter Gabriel - Sledgehammer

Sem comentários: