sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Barco Ancorado 30/12/2011


Um novo estudo revela que dos 10 milhões de pessoas que assistiram a espectáculos no nosso país em 2010, mais de metade não pagou bilhete.
As conclusões do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um total de 10,2 milhões de espectadores repartidos por 30 088 espectáculos, entre concertos, touradas, circo, teatro e bailados. Desse valor, só 4,6 milhões pagaram a entrada.

Os empresários do sector apontam o dedo às entidades públicas e aos espectáculos de entrada livre financiados pelas autarquias.
«Não é bom existirem tantos convites no sector público. Na Everything is New, as entradas gratuitas representam apenas dez por cento da actividade», disse Álvaro Covões, da referida promotora, ao Correio da Manhã.
«Dá que pensar: os organismos públicos deviam rever esta oferta de bilhetes, pois é concorrência a uma actividade comercial essencial ao País», diz por seu lado Paulo Dias, da UAU.

Os grandes geradores de receita de bilheteira são os festivais de Verão, que em 2010 registaram 3,8 milhões de espectadores. Em receita estes números traduzem-se em cerca de 50,3 milhões de euros.
O INE fez um cálculo ao preço médio dos bilhetes nos concertos de música ligeira e indicou um valor que ronda os 28,5 euros. O teatro domina no que toca ao número de espectáculos, mas com um preço médio por bilhete a rondar os 9,1 euros, as receitas de bilheteira ficam-se pelos 8,2 milhões.

Alinhamento
The Strokes – The end has no end
Legendary Tigerman – Lonesome town (ft Rita Redshoes)
PJ Harvey – To bring you my love
Nelly Furtado – On the radio
Coldplay - Paradise
Jamie Cullum – Get your way
Britney Spears - Mannequin
Aurea – Busy (for me)

Sem comentários: