quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Barco Ancorado 29/12/2011


No ano que agora termina, os artistas portugueses continuaram a conquistar as fronteiras além Portugal com concertos e as crescentes edições internacionais.
Os Gift (na foto), por exemplo, assinaram com a Billions, a agência que gere as carreiras dos Arcade Fire e Vampire Weekend, entre muitos outros. "Explode" foi editado em terras norte-americanas em Setembro, à qual se seguiu uma digressão do grupo nos Estados Unidos. No Canadá, a banda de Sónia Tavares andou na estrada com a revelação britânica Anna Calvi.

O grupo de Alcobaça foi um dos projectos portugueses que actuaram este ano no regresso do Rock In Rio ao Rio de Janeiro. Xutos & Pontapés, Buraka Som Sistema, David Fonseca e Rui Veloso também passaram pelo mega-festival brasileiro.
À semelhança de 2010, Legendary Tigerman e Deolinda tiveram uma muito preenchida agenda internacional. Paulo Furtado andou pela Europa, incluindo uma extensa digressão por França. Os Deolinda andaram a mostrar o seu 'pregão mordaz' pelas longínquas terras de Goa, na Índia.

No ano em que o fado foi considerado património imaterial da Humanidade pela UNESCO, o NY Times publicou um artigo sobre o chamado 'novo fado' português. Ana Moura, Mariza, Mísia, Mafalda Arnauth, Dulce Pontes, Joana Amendoeira e Yolanda Soares fazem parte da armada feminina citada pela publicação norte-americana.
O mais recente disco de Ana Moura, "Leva-me Aos Fados", apareceu destacado no britânico The Guardian. O artigo incluía uma entrevista com a fadista, apelidando-a de «uma das mais cantoras de fado do mundo». Moura também foi a representante portuguesa no conceituado WOMAD, o maior certame da chamada música do mundo. O mesmo Guardian, caracterizou o seu concerto de «memorável». Em novo ano em grande, Ana Moura também foi cabeça-de-cartaz no Festival de Jazz de Montreal.

Mariza viu "Fado Tradicional" entrar directamente para o sexto lugar do top de vendas da Finlândia, país pelo qual passou em Março para um concerto na capital Helsínquia.
Em 2012, já se sabe que Portugal é um dos protagonistas do Canadian Music Week 2012, marcado para Março em Toronto. David Fonseca, Blasted Mechanism, Mazgani, Linda Martini, peixe:avião, Murdering Tripping Blues, Miss Lava, Mikkel Solnado, Norton, Gomo, Youthless e Orelha Negra vão todos ao Canadá para o ano que vem.

Alinhamento
The Gift - Primavera
Xutos & Pontapés – Perfeito vazio
David Fonseca – U know who I am
Rui Veloso – Lado lunar
Legendary Tigerman – These boots are made for walking (ft Maria de Medeiros)
Deolinda – Passou por mim e sorriu
Ana Moura – Fado de Pessoa
Dulce Pontes – Povo que lavas no rio
Mariza – Lavava no rio lavava

1 comentário:

Anónimo disse...

http://yolandasoares.blogspot.pt/2011/05/este-blog-foi-feito-exclusivamente-para.html