quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Barco Ancorado 22/09/2011


Os R.E.M. acabam de anunciar a sua separação. Uma das mais importantes bandas rock de todos os tempos dá por terminada a sua actividade 28 anos após o lançamento do álbum de estreia, "Murmur". A informação foi divulgada através do site oficial da banda.
Numa curta declaração dirigida aos fãs e amigos, os três músicos dizem que chegou o dia da despedida: «A todos os que ficaram tocados pela nossa música, o nosso mais profundo agradecimento por nos terem ouvido. Estamos surpreendidos com tudo o que conseguimos alcançar graças a vocês», subscrevem.

Michael Stipe deixou uma declaração mais introspectiva: «Um homem sábio disse um dia que a grande capacidade de se aproveitar uma festa, é saber exactamente qual o momento certo para sair. Fizemos coisas extraordinárias juntos. Espero que os nossos fãs percebam que, para nós, não foi uma decisão nada fácil».
O guitarrista Peter Buck também se mostrou agradecido: «Uma das coisas mais fantásticas em ter feito parte dos R.E.M. foi perceber que as músicas tinham tanto significado para vocês como para nós».

«Sempre fomos uma banda no verdadeiro sentido da palavra, irmãos que se respeitavam e amavam», afirmou o baixista Mike Mills na mensagem de despedida, sublinhando que não há mágoas, nem advogados na origem do fim da banda. «Pareceu-nos o momento certo», explicou.
A despedida acontece meses depois da edição do álbum "Collapse into Now", o 15º da sua carreira, e para a banda pareceu natural ser este o último disco: «As canções parecem traçar um percurso natural pelos 31 anos de trabalho conjunto», acrescentou Mike Mills.
Nos últimos anos, a crítica deixou de ser unânime mas a banda tentou manter-se fiel aos princípios estéticos que defendeu, tal como as causas sociais e políticas às quais se foi associando.

Alinhamento
R.E.M. - Imitation of life
R.E.M. - Everybody hurts
U2 - One
Counting Crows – Long December
Bruce Springsteen – Kingdom of days
R.E.M. - Nightswimmimg
Elvis Costello - She
Wilco - Everlasting
R.E.M. - Loosing my religion

Sem comentários: