quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Barco Ancorado 07/09/2011


Tendo sido dada como uma das favoritas, a cantora PJ Harvey tornou-se ontem na primeira artista a ganhar duas vezes o prémio musical britânico Mercury. O galardão foi-lhe atribuído pelo álbum "Let England Shake", inspirado nos conflitos bélicos de Inglaterra.
PJ Harvey, nascida numa aldeia rural de Dorset em 1969, mostrou-se muito satisfeita por poder estar presente na cerimónia, uma vez que há dez anos, devido à tragédia do 11 de Setembro, não conseguiu estar presente para receber o anterior prémio. Foi em 1992 que PJ Harvey se estreou no mundo musical e em 2001 obteve, então, o seu primeiro Mercury com o álbum "Stories From The City, Stories From the Sea".

«Queria fazer algo com significado, não só para mim, mas também para as outras pessoas e algo duradouro», declarou PJ Harvey na cerimónia de ontem, em Londres.
Entre os favoritos deste ano estava Adele, com o disco "21", que é recorde de vendas no Reino Unido, e Anna Calvi, apadrinhada por Brian Eno, mas o Mercury, apesar de ser aberto a todos os géneros musicais, reconhece a criatividade dos álbuns e não o número de vendas.

O Mercury, que distingue o melhor disco britânico ou irlandês do ano, atribui um prémio monetário de 23 mil euros e foi entregue pelo popular apresentador Jools Holland. O júri que elege o vencedor é composto por compositores, produtores, apresentadores e jornalistas especializados na área.

Alinhamento
PJ Harvey – The glorious land
PJ Harvey – The words that maketh murder
Tori Amos – Glory of the 80's
Nick Cave – Stagger Lee
Patti Smith – Whish I were you
PJ Harvey – In the dark places
Cat Power – Good woman
Portishead – Sour times
Massive Attack - Teardrop
PJ Harvey – Let England shake

Sem comentários: