segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 17/01/2011


Margaret Whiting, lenda dos standards de jazz, faleceu na passada semana devido a causas naturais. Whiting, que ficou imortalizada pela versão original de 'Baby, It's Cold Outside' ao lado de Johnny Mercer, tinha 86 anos.
A cantora nascida em Julho de 1924, em Detroit, começou cedo a interpretar temas do Grande Cancionário Americano. Ainda adolescente, assinou com a Capitol Records, precisamente pela mão de Johnny Mercer. Em 1949, a dupla edita 'Baby, It's Cold Outside', canção que chega à terceira posição da tabela da Billboard de músicas com mais airplay nas rádios da altura.

Esta foi a primeira de mais 40 aparições de Whiting nas tabelas da Billboard, todas elas entre 1940 e 1970. Falamos tanto de clássicos do jazz como 'Moonlight In Vermont', 'A Tree in the Meadow' e 'Now Is the Hour', como do country, entre eles, 'Slipping Around', em dueto com Jimmy Wakely.
Além de fazer televisão nos anos 50, Whiting dedicou-se no final da sua carreira ao cabaret e ao teatro musical.

Margaret Whiting interpretou 'Time After Time', tema que foi recuperado para a banda sonora do filme protagonizado por Meryl Streep em 2009, "Julie & Julia". Já 'Baby, It's Cold Outside' viria a ser alvo de várias revisitações por gente tão diversa como Ella Fitzgerald e Louis Jordan, Barry Manilow e KT Oslin, James Taylor e Natalie Cole e Zooey Deschanel e Leon Redbone, entre tantos outros.

Alinhamento
Margaret Whiting – Baby, it´s cold outside (ft Johnny Mercer)
Margaret Whiting – Moonlight in Vermont
Ella Fitzgerald – Summertime (ft Louis Armstrong)
Billie Holiday – Blue moon
Dinah Washington – I´ll close my eyes
Margaret Whiting – My foolish heart
Sarah Vaughan – All the things you are
Nat King Cole - Unforgettable
Frank Sinatra - My way
Tony Bennett - People
Margaret Whiting – Timer after time

Sem comentários: