quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 05/01/2010


Morreu ontem, aos 63 anos, o músico e compositor escocês Gerry Rafferty. Foi, sobretudo, reconhecido na década de 70 e «City to City», o álbum onde se encontra «Baker Street», vendeu mais de cinco milhões de cópias nos EUA. O músico já se encontrava doente há muito, tendo até estado ligado à máquina.
No Barco Ancorado desta quarta-feira vamos recordar Gerry Rafferty e a sua música.

Gerald Rafferty, ou Gerry Rafferty, nasceu em Paisley a 16 de Abril de 1947 e morreu ontem em Bournemouth, aos 63 anos. Rafferty começou a sua carreira como músico de rua. O seu primeiro grupo chamava-se Humblebums. Em seguida, lançou um álbum a solo e em 1972 formou um novo grupo, o Stealers Wheel, ao lado de Joe Egan. Em 1975, o grupo desfez-se e Rafferty passou a produzir apenas a solo. A sua canção mais emblemática é “Baker Street”, incluída no disco "City to City", datado de 1978. Outro tema muito conhecido é “Stuck In The Middle With You”, composto por Rafferty para os Stealers Wheel, e que fez parte da banda sonora do filme de Quentin Tarantino “Cães Danados”.

Nas últimas duas décadas, a batalha contra o álcool praticamente retirou da música Gerry Rafferty. Desde 1972, o músico e compositor escocês lançou 11 discos, mas na última década esteve afastado do grande público e só deu notícias em 2000 com o álbum «Another World». Em 2008 foi hospitalizado devido a problemas no fígado e depois desapareceu de forma misteriosa.
Morreu ontem aos 63 anos, exactamente devido a problemas hepáticos.

Alinhamento
Gerry Rafferty – Baker street
Gerry Rafferty – Stuck in the middle with you
10 CC – Ready to go home
Steve Winwood - Valerie
Gerry Rafferty – Right down the line
Barclay James Harvest – Poor boys blues
Don Henley – Taking you home
Gerry Rafferty – City to city

Sem comentários: