quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Barco Ancorado 30/12/2010


Esta é a última emissão do ano do Barco Ancorado – amanhã, na passagem de ano, como habitualmente, a Santiago terá uma emissão apropriada. Aproveitamos, então, o ensejo para revisitar musicalmente 2010, mas não de um modo global. Recordemos o que Guimarães nos ofereceu neste ano prestes a terminar. Foi muita e boa a música de que pudemos desfrutar. Do Centro Cultural Vila Flor ao Centro de Artes e Espectáculos São Mamede, até ao Pavilhão Multiusos, faça connosco uma viagem pelos sentidos. Vai valer a pena.
Começamos com Sean Riley & The Slowriders, que em Janeiro passaram pelo Café Concerto do Vila Flor para apresentar o seu novo álbum.

Em 2010, Guimarães recebeu alguns pesos pesados da música – como os Tindersticks, Stacey Kent, Rodrigo Leão e os Deolinda – mas também promoveu música mais underground, revestida de grande intensidade e teatralidade, como a de Jill Tracy.
O próximo bloco musical traz-nos exactamente Jill Tracy, Tindersticks, Au Revoir Simone e Stacey Kent.

Em 2010, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor encheu por completo para receber aquele que muitos consideram o melhor músico português. Rodrigo Leão, acompanhado do brilhante e competentíssimo Cinema Ensemble, trouxe a Guimarães o seu último registo: “A Mãe”.
Rodrigo Leão, para ouvir no Barco Ancorado, seguido de Nouvelle Vague – os franceses são já presença assídua na nossa Cidade – e A Naifa, colectivo português que mantém a qualidade, apesar de ter perdido tragicamente o seu mentor, João Aguardela.

A nova música portuguesa preencheu grande parte da agenda do ano das principais salas vimaranenses. O Vila Flor recebeu Tiguana Bibles e Mazgani, mas também o colosso popular chamado Deolinda. A outro nível, pelos jardins do CCVF passou o Festival Manta, com as actuações de School of Seven Bells, Blood Red Shoes e Phenomenal Handclap Band. No São Mamede, um dos momentos do ano prendeu-se com a passagem do britânico Lloyd Cole, enquanto o Multiusos recebeu o pai do rock português, Rui Veloso, para um concerto comemorativo da sua longa carreira. Fica bem... fechamos o ano em português: Rui Veloso.

Alinhamento
Sean Riley & The Slowriders – This woman
Jill Tracy – Sell my soul
Tindersticks – Let´s pretend
Au Revoir Simone – The lucky one
Stacey Kent – Ces petits riens
Rodrigo Leão – Sleepless heart
Nouvelle Vague – Aussi belle ou une balle
A Naifa – Esta depressão que me anima
Rui Veloso – Porto seguro

Sem comentários: