terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Barco Ancorado 07/12/2010


Vai chegar às lojas na próxima quinta-feira uma edição de luxo com vista a celebrar o 40º aniversário do lançamento do disco clássico de Amália Rodrigues, "Com Que Voz" (capa na imagem).
Além da versão remasterizada das gravações originais em fita, a edição especial traz um CD bónus com raridades, um booklet de 88 páginas com textos assinados por David Ferreira, Sara Pereira (directora do Museu do Fado), Margarida Mercês de Mello e Joel Pina, entre outros.

A coordenação esteve a cargo de David Ferreira e o cantor lírico Frederico Santiago. Um processo que levou a que ficasse de vez resolvido o mistério que rodeava a edição original de 1970. É que o registo foi gravado nos dias 7 e 8 de Janeiro de 1969, mas só foi lançado para as lojas em Março de 1970. Uma separação de 14 meses que encontrou agora uma explicação: «fui falar com a senhora da parte gráfica da Valentim de Carvalho, ia à procura de saber quem tinha feito a capa do disco, que ainda hoje não se sabe quem foi, apesar da possibilidade de ser alguém chamado Artur Henriques», conta David Ferreira ao Diário de Notícias, continuando: «no entanto, mal lhe falo do "Com Que Voz" diz-me logo que se tinha atrasado imenso porque o meu tio [o editor Rui Valentim de Carvalho] gostava tanto do disco que queria que a capa saísse com batente de baixo relevo e, por isso, andaram de tipografia em tipografia até desistir».

O disco extra da reedição traz 15 gravações nunca antes editadas, incluindo várias versões de guitarra que faziam parte do arquivo não-catalogado da Valentim de Carvalho. Conta Frederico Santiago que, para ouvir as fitas desaparecidas, foi necessário encontrar uma máquina que já foi descontinuada.

Todos os fados de "Com Que Voz" foram escritos por Alain Oulman. Entre eles, encontram-se algumas das canções mais aplaudidas da obra da diva portuguesa, tais como 'Maria Lisboa', 'Gaivota', 'Naufrágio' e 'Havemos de Ir a Viana' e, naturalmente, 'Com Que Voz'.

Alinhamento
Amália Rodrigues - Gaivota
Amália Rodrigues - Naufrágio
Mariza – Meu fado
Ana Moura – Fado de Pessoa
Cristina Branco – Sete pedaços de vento
Amália Rodrigues – Havemos de ir a Viana
Dulce Pontes – Povo que lavas no rio
Carlos do Carmo - Retalhos
Amália Rodrigues – Com que voz

Sem comentários: