quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Barco Ancorado 16/12/2010


Remmy 'The Doctor' Ongala, cantor de intervenção e uma das lendas vivas da música africana, faleceu esta semana na sua casa em Dar es Salaam, na Tanzânia. Ongala lidava há já vários anos com vários problemas de saúde, os quais não impediram que fizesse várias digressões pela Tanzânia.

Ongala nasceu na vizinha República Democrática do Congo, mas foi a cantar contra a injustiça social na Tanzânia que se tornou popular. Nos anos 80, Ongala deu nas vistas com o Ubongo, uma mistura da música soukous com os ritmos swahilis, um impulso essencial para a cena de hip hop na Tanzânia, nos anos 90.
"Doctor Remmy", como era chamado, foi uma presença regular no WOMAD, o festival criado por Peter Gabriel, que é considerado o maior evento de música do mundo.

Devido ao carácter provocador das suas letras - um dos alvos preferidos de Ongala era a elite da Tanzânia - Dr. Remmy esteve também à beira de ser extraditado pelo governo daquele país africano. Valeu a Ongala a crescente popularidade fora de portas, o que levou mesmo a que lhe fosse concedida a nacionalidade tanzaniana.

Hoje em dia, até o Presidente da República, Jakaya Kikwete, é fã de Remmy Ongala, que foi visitar ao hospital poucos dias antes do seu desaparecimento.

Alinhamento
Remmy Ongala - Dereva
Remmy Ongala - Nauliza
Ali Farka Touré - Karaw
Remmy Ongala – Tabia nzuri kwa watu
Tinariwen – Aldachan manin
Remmy Ongala - Pesa

Sem comentários: