terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Barco Ancorado 28/12/2010


Sinead O'Connor voltou a ser notícia por questões relacionadas com o Vaticano. Desta feita, a artista que rasgou uma fotografia do Papa João Paulo II em directo na televisão norte-americana, escreveu uma carta ao seu sucessor, o Papa Bento XVI, onde pede explicações a Sua Santidade sobre opiniões proferidas sobre o abuso de menores no seio da comunidade católica.

Em causa está o discurso de Bento XVI para os seus Cardeais na passada semana, durante o qual o Papa afirmou que «a pedofilia deveria começar a ser considerada mais normal pela sociedade», acrescentando que «nos anos 70, a pedofilia era teorizada como algo em conformidade com as regras».

«Senhor [Sir no original], surgiram algumas questões sobre o seu discurso no Natal perante os seus Cardeais, nomeadamente a parte em que parece que a casa do Espírito Santo é um santuário para criminosos de cariz sexual. Disse que 'nos anos 70 a pedofilia era teorizada como estando em absoluta conformidade com as regras pelos homens e até pelas crianças'. Mas como assim? Por favor, dê-nos nomes. Exactamente quando é que alguém teve esta teoria? Quando é que a deixaram de ter? Porque é que esta informação não foi dada às vítimas? Porque é que nunca foi dada a comissões e inquéritos civis? Porque é que houve escândalos todos estes anos e só agora é que esta informação é revelada? É uma enorme falta de respeito pelas vítimas lançar este tipo de comentários num comentário paralelo e não se oferecer para esclarecer sobre uma informação tão séria que poderia ser essencial na potencial recuperação da Igreja Católica», diz O'Connor na missiva, pedindo ao Papa que responda directamente à carta sem apelar a «títulos e pompa».

A pedofilia no seio da Igreja Católica já tinha sido a causa para a indignação de Sinead O'Connor em 1992, quando rasgou a fotografia de João Paulo II no Saturday Night Live, enquanto cantava uma versão à capela de 'War', de Bob Marley.

Alinhamento
Sinead O´Connor - Jealous
Sinead O´Connor – This is to mother you
Suzanne Vega – Songs in red and grey
Tori Amos – Losing my religion
Sinead O´Connor – Nothing compares to you
Annie Lennox - Why
The Cranberries - Linger
Sinead O´Connor - Mandika

Sem comentários: