segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Barco Ancorado 26/10/2010


Vai ser editada na primeira semana de Novembro a autobriografia de Miguel Ângelo, "Um Lugar ao Sol - 25 Anos de Carreira". Sempre na primeira pessoa, o antigo vocalista dos Delfins recorda as primeiras compras na discoteca das Arcadas do Parque do Estoril (discos de Beatles, Slade e Led Zeppelin na lista), a vivência adolescente em Cascais, ou os «concertos ao início da tarde» de bandas internacionais como os Duran Duran, os Dexy's Midnight Runners, ou grupos nacionais como os Street Kids e os Heróis do Mar .

Depois segue-se a documentação dos primeiros passos musicais: o primeiro teste de admissão na banda do guitarrista Fernando Cunha, que ainda tinha por nome Fanfarra; o apadrinhamento de Pedro Ayres Magalhães (na altura, nos Heróis do Mar e com funções editoriais na Fundação Atlântica) aos Delfins (antes de se chamarem Delfins), o último lugar do Festival da Canção de 1985 (e o orgulho que isso causou na banda, mas com consequências de descrença externa a vários níveis), ou as primeiras alterações na formação.
A primeira passagem na rádio, a ida ao primeiro programa de TV (o popular concurso "1, 2, 3", apresentado por Carlos Cruz), os três anos de aulas de canto e os primeiros banhos de multidão em 1987 (que incluíram a participação na Festa do Avante!) também não são esquecidos.

Os momentos de maior glória dos Delfins, em meados dos anos anos 1990, são descritos com pormenor, e incluem a primeira digressão brasileira. A acalorar o livro de Miguel Ângelo, não faltam polémicas como menção à troca de mensagens públicas entre Zé Pedro dos Xutos e o manager dos Delfins, António Cunha, a propósito da aparição de Miguel Ângelo na capa de um disco de beneficência para Timor; a confissão de que participava anonimamente num espaço de discussão na internet, o Fórum Sons (derivado de um suplemento musical do jornal Público), sob a assinatura de Tobias (algo que se soube mais tarde); e os desentendimentos entre Miguel Ângelo e Fernando Cunha que levaram ao final dos Delfins.

Alinhamento
Delfins – Um lugar ao sol
Delfins – Aquele Inverno
Jorge Palma – Bairro do amor
Perfume - Azul
Deolinda – Lisboa não é a cidade perfeita
Delfins – Através da multidão
Rio Grande – Dia de passeio
Santos & Pecadores – Faz-me voar
Delfins – Não vou ficar

Sem comentários: