sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Barco Ancorado 15/10/2010


Quando há cinco anos, em autêntico acto de fúria criativa, Hindi Zahra escreveu cinquenta canções num ano, provavelmente ninguém esperava que em 2010 e logo ao primeiro disco a apelidassem de «mais digna sucessora de Billie Holiday». Esta distinção deu-lha a revista Wire; o Guardian não se ficou e disse que Zahra era «a Patti Smith africana». Pressão? Nem pensar: «essas comparações obrigam-me a ser melhor. Fiquei muito feliz, porque acho que os jornalistas aperceberam-se da influência que o jazz teve em mim. E a Billie Holiday é uma das maiores cantoras de sempre no jazz», diz Hindi Zahra.

Nascida em Marrocos, era difícil que Hindi escapasse à música. A sua mãe cantava regularmente em casa; muita da sua família estava intimamente ligada à cena psicadélica que inundava o norte de África nos anos 70 e 80. Como se isso não chegasse, aos 18 anos juntou-se ao seu pai em Paris, onde trabalhou no Louvre. Foi aí que se deu o ponto de partida para a escrita das canções que estão agora reunidas em "Handmade". Eram cinquenta, mas só apareceram 11: «não foi difícil escolhê-las, fi-lo com o coração», diz Hindi.

Uma ideia que Hindi gosta de deixar bem assente é de que este disco é apenas uma parte de si mesma e nunca um todo. E é assim que vem a Portugal: de forma natural, com liberdade para se expressar em palco. E vai fazê-lo com um à-vontade fora do normal: «os meus melhores amigos em Paris eram todos portugueses, eram os únicos que queriam ser meus amigos! Ia a casa deles, trocávamos comida e música». Uma casa portuguesa, com certeza, tem fado lá dentro. «Fado, claro! Os pais dos meus amigos deram-me a conhecer Amália Rodrigues. Adoro a voz, adoro os instrumentos. É uma música luminosa, muito nostálgica também. É o blues de Portugal».

É a estreia absoluta de Hindi Zahra num país que mesmo distante lhe é familiar. Hindi Zahra actua este domingo no festival Sintra Misty, no Centro Cultural Olga Cadaval. A marroquina actua na sessão da tarde, a partir das 17h00. No mesmo dia actuam ainda Mayra Andrade, Piers Faccini e Lloyd Cole Small Ensemble.

Alinhamento
Hindi Zahra – At the same time
Hindi Zahra – Beautiful Tango
Rokia Traoré - Tchamanche
Lhasa de Sela - Desierto
Lila Downs – La Cumbia del Mole
Hindi Zahra – Old friends
Moriarty - Jimmy
Tindersticks – The other side of the world
Hindi Zahra - Oursoul

Sem comentários: