quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 16/12/2009


Os Yo La Tengo regressam ao nosso país no próximo mês de Março, para dois concertos em Lisboa e no Porto. Os espectáculos estão marcados para a Aula Magna, na capital, no dia 14 de Março, e para a Casa da Música, na Invicta, no dia 15.
O pretexto é o novo álbum "Popular Songs", editado em Setembro.
Os bilhetes para Lisboa custam entre 23 e 30 euros. Para o concerto no Porto, têm o preço único de 30 euros.

Os Yo La Tengo formaram-se em New Jersey, no início da década de 80, mais precisamente em 1984, por iniciativa do vocalista e guitarrista Ira Kaplan, e da sua mulher, Georgia Hubley (bateria/voz). Em seguida, a dupla iniciou a busca por outros músicos, nomeadamente um baixista, através de anúncios em várias publicações. A estabilização do núcleo do colectivo consumou-se um ano mais tarde, depois da edição do primeiro single, "The River Water", com as entradas do guitarrista Dave Schramm e do baixista Mike Lewis. Mas, a formação, claramente inspirada pelo som de bandas como os Velvet Underground, haveria de sofrer ainda mais alterações durante os anos seguintes.

A edição do primeiro álbum dos Yo La Tengo, "Ride the Tiger", foi antecipada pela saída de Schramm e Lewis. O segundo álbum, "New Wave Hot Dogs", contou com a participação de Stephen Wichnewski (baixo). As semelhanças entre a música criada pelos Yo La Tengo e a dos Velvet Underground ficou, com este disco, consideravelmente mais marcada. "President Yo La Tengo", o terceiro longa duração, chegou em 1989, um ano antes de "Fakebook", um álbum de versões e de originais, que voltou a contar com o contributo do regressado Dave Schramm.

Em 1992, os Yo La Tengo regressaram aos discos com "May I Sing With Me", um disco que contou com a participação de James McNew, o novo baixista. Um ano depois, e já na editora Matador, o grupo editou "Painful". "Electr-o-Pura" chegou às lojas em 1995, e doze meses depois foi a vez de "Genius + Love Equals Yo La Tengo", um disco em jeito de compilação, que incluiu uma série de faixas nunca antes editadas. "I Can Hear the Heart Beating as One", de 1997, precedeu "And the World Turned Itself Inside Out" em 2000. Em 2002, surgiu "The Sounds of the Sounds of Science", um registo que "serviu" como banda sonora para uma série de documentários subaquáticos do cineasta francês Jean Painleve. "Summer Sun", um novo álbum de originais, chegou ao mercado em Abril de 2003.
Em 2006 seria a vez de “ I Am Not Afraid of You and I Will Beat Your Ass” e no ano passado surgiu “Popular Songs”, o mais recente disco dos Yo La Tengo.

Alinhamento
Yo La Tengo – Black flowers
Yo La Tengo – I feel like going home
Pavement - Here
Yo La Tengo – Mr. Tough
Wilco - Everlasting
Mercury Rev – In a funny way
Yo La Tengo – The race is on again

Sem comentários: