sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 04/12/2009


«Estão a sentir-se bem? Eu estou a sentir-me muito bem», comentou Alex Kapranos, a certa altura do concerto dos Franz Ferdinand no Campo Pequeno, em Lisboa, esta semana. A noite também não era para menos, já que marcava o primeiro encontro a sós da banda escocesa com o público português, depois de variadas passagens por festivais do norte a sul do país. Homem temperamental, Kapranos não deixou de partilhar as declarações de amor ao nosso país. A troca de elogios acompanhou a boa prestação musical do quarteto, perante uma assistência sempre saltitante e espalhafatosa, que ajudou, e muito, a tornar inesquecível esta estreia a solo dos autores de 'Take Me Out'.

O pretexto para mais um concerto dos Franz Ferdinand por cá foi o novo disco "Tonight". Em palco, o quarteto de Glasgow espelha a atitude descontraída que é a espinha dorsal das suas composições: rock and roll puro, sem pedantismo ou declarações de consciência de qualquer género. No fundo, aquilo que Kapranos tão bem condensou quando lhe perguntaram como resumiria a música dos Franz Ferdinand: «pop-rock para pôr as miúdas a dançar».
E muito se dançou no Campo Pequeno, sobretudo com os hinos do primeiro álbum, disco que continua a ser o preferido pela plateia nacional: 'Take Me Out', 'This Fire', 'Dark of the Matinée' e 'Tell Her Tonight'. 'Do You Want To', que foi o primeiro tema a fazer toda a gente levantar-se, e 'Walk Away' também não faltaram. Quanto ao novo álbum, ecoaram na sala da capital temas como 'No You Girls', 'Can't Stop Feeling', 'Live Alone' e 'Ulysses', cantado de uma ponta à outra pela assistência.

Além de serem uma das mais afáveis e comunicativas bandas britânicas - não faltaram caminhadas à beira de palco a incentivar as primeiras filas ou gritos de ordem, tanto de Kapranos como do irrequieto guitarrista, Nicholas McCarthy - os Franz Ferdinand denotam uma preocupação em tornar as suas já de si orelhudas composições, mais adequadas para a apresentação ao vivo. Os finais em fuga são frequentes, com as devidas paragens para os coros e a participação do público nos momentos certos. Entre as novidades para quem já os viu nas várias passagens pelo nosso país, contam-se a introdução do vídeo, com direito a uma câmara em tempo real colocada bem em cima do grupo, num pormenor muito simples mas efectivo.

No concerto dos Franz Ferdinand em Lisboa, destaque ainda para o final de 'Lucid Dreams' em total delírio electrónico, com Daft Punk à cabeça, a fechar o encore e o concerto e, sobretudo, o solo a oito mãos, ou melhor, uma espécie de dança tribal à volta de uma segunda bateria, colocada bem na frente do palco, que marca o final de 'Outsiders'.
O Campo Pequeno até teve direito a uma interpretação da excelente versão de 'All My Friends', dos nova-iorquinos LCD Soundsystem, cantada por um escocês com um cachecol de Portugal ao pescoço.

Alinhamento
Franz Ferdinand - Matinee
Franz Ferdinand – Take me out
Kaiser Chiefs – Everyday I love you less and less
Kasabian – Shoot the runner
Franz Ferdinand – This fire
The Killers – Mr. Brightside
Muse – Butterflies and hurricanes
Franz Ferdinand - Ulysses

Sem comentários: