sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Barco Ancorado 13/02/2009


Robbie Williams foi um dos cinco rapazes que integraram os Take That, a mais famosa das boys band. Tensões internas, sucesso em excesso, vontade de mudar - ingredientes que, a juntar a outros, podem explicar o fim do grupo, em Fevereiro de 1996. Mas, ainda em 1995, Robbie Williams deixou o agrupamento. O percurso era presságio de momentos futuros fulgurantes, mas ainda assim levou o seu tempo. Notícias contraditórias quiseram fazer querer que Williams foi despedido do grupo, devido ao excessivo consumo de drogas e a constantes divergências com Gary Barlow, o lead singer dos Take That.
Robbie partiu à procura de si próprio e começou por andar com os Oasis, tentando encontrar inspiração junto dos manos Gallagher, dada a sua admiração pela banda de Manchester.
Os tempos eram difíceis e os jornais ingleses não perderam tempo. O consumo de drogas e as curas de desintoxicação passaram a ser notícia diária. A gravação do primeiro single esperou quase um ano e, só no fim de 1996, é que Robbie assaltou o mercado com uma versão de "Freedom 90", de George Michael. Os resultados foram desastrosos, mas o sucesso era inquestionavelmente o destino da sua carreira. O primeiro álbum, "Life Thru A Lens", de 1997, foi o primeiro êxito no Reino Unido. A popularidade de Robbie junto das camadas mais jovens e o regresso às receitas de sucesso foi conseguido.
Esta sexta-feira, Robbie Williams completa 35 anos.

"I've Been Expecting You" foi o segundo álbum, editado em 1998. Com este disco, Robbie repetiu as vendas em massa e chegou a número 1. Alguns discos de platina depois, Williams era, uma vez mais, nomeado para os Brit Awards: seis nomeações valeram-lhe três prémios. O single "Millenium" foi parte incontornável da fama.
O álbum "The Ego Has Landed" com edição exclusiva nos Estados Unidos, foi feito com o intuito de penetrar no mercado americano. O disco, em formato de compilação, tinha um conjunto dos melhores temas dos dois trabalhos editados na Europa. Finalmente, em 2000, deu-se a edição de "Sing When You're Winning". Robbie esteve então envolvido em nova polémica, desta vez foi o vídeo de "Rock DJ", o primeiro single, onde o cantor faz um striptease literalmente até aos ossos, que acabou por ditar a interdição do vídeo em vários canais de tv. Os Brits Awards, no início de 2001, recompensaram-no e transformaram-no no artista que mais "brits" conquistou.
Àparte a sua carreira musical, a imprensa cor-de-rosa faz de Robbie Williams um alvo preferido, inventando casos amorosos e procurando escândalos a toda a hora.
Em 2001, o artista editou um novo álbum, com o mesmo nome do registo anterior, "Swing When You're Winning", onde cantou versões de temas clássicos na área dos chamados standards.
Depois da acesa batalha travada entre quatro gigantes da indústria discográfica, e que acabou por ser vencida pela EMI, Robbie Williams lançou, em 2002, "Escapology" - 14 canções escritas em parceria com Guy Chambers.

Em 2003, Robbie Williams celebrou o seu sucesso com a edição do CD ao vivo "Live at Knebworth", retratando a digressão do cantor no Verão desse ano, durante a qual actuou ao vivo para 1,24 milhões de pessoas. No mesmo ano, o ex-Take That lança a versão ao vivo em DVD, sob o título "What We did Last Summer".
Em Outubro de 2003, Robbie Williams veio a Portugal para dois concertos no Pavilhão Atlântico.
A publicação do livro biográfico sobre Robbie Williams, "Feel", no ano seguinte, causou polémica pelas revelações sobre o seu passado nos Take That e a sua experiência de bon vivant.
Ainda em 2004, é lançado o "Greatest Hits" que reúne os seus maiores êxitos e também dois inéditos: 'Radio' e 'Misunderstood', este último incluído na banda-sonora do filme "O Diário de Bridget Jones 2".
Em 2005, surge o novo álbum de originais "Intensive Care", gravado em dois anos, a meias com Stephen Duffy, cujo primeiro single se intitula 'Tripping'. A respeito deste seu oitavo disco, Robbie Williams afirmou no seu site oficial tratar-se de trabalho mais melancólico e nostálgico, inspirado em vários clássicos dos anos 80.

Em Novembro desse ano, Robbie Williams passa por Lisboa para participar nos MTV Europe Music Awards, onde venceu o prémio de Melhor Artista Masculino.
Em 2006, anunciou uma digressão mundial que começou na África do Sul e terminou na Austrália. Depois disso, o cantor afirmou que esta seria a sua última tournée e que a sua carreira iria sofrer um hiato, devido ao descontentamento e às pressões que sentia por parte da indústria musical.
Em 2006, Robbie Williams editou o álbum "Rudebox", um registo que deixa de lado as canções pop e aposta nas estruturas rítmicas oriundas da música electrónica e de dança.

Alinhamento
Robbie Williams - Feel
Robbie Williams – She´s the one
Oasis – Don´t look back in anger
Madonna - Music
Britney Spears - Mannequin
Robbie Williams - Angels
Anastacia – In your eyes
Kylie Minogue – Spinning around
Robbie Williams - Millenium

Sem comentários: