quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Barco Ancorado 11/02/2009


Sheryl Crow conquistou a aclamação do público e da crítica especializada, conseguindo assim um lugar sólido na cena pop-rock dos anos 90.
A cantora norte-americana teve desde cedo um contacto muito próximo com a música, uma vez que tanto o pai como a mãe estavam ligados ao meio. Ela, professora de piano, e ele trompetista, actividade que acabou por deixar para se dedicar à advocacia. Crow chegou mesmo a convidar o pai para tocar no seu álbum de estreia, "Tuesday Night Music Club", convite que este modestamente tentou recusar sugerindo à filha que optasse antes pelo músico Herb Alpert. A cantora manteve-se fiel à sua convicção e o pai acabou por tocar no álbum.
Durante o liceu, Crow continuou a aprender piano com a mãe e, uma vez na universidade, a cantora frequentou aulas de composição e ensino de música, actividade que conciliava com os espectáculos de actuações de uma banda de "covers", os Cashmere. Uma vez terminado o curso, Crow deu aulas de músicas a crianças deficientes do ensino primário, e continuou a tocar em bandas de versões em St. Louis.
Sheryl Crow completa esta quarta-feira 47 anos.

Em 1986, a cantora rumou a Los Angeles, onde depois de realizar actividades tão diversas como servir às mesas ou cantar para anúncios publicitários, deu o primeiro passo decisivo da sua carreira. Crow participou numa audição de onde iriam ser seleccionadas vozes para integrar os coros da digressão "Bad" de Michael Jackson e, após ter sido avisada de que só seriam escolhidas vozes altamente recomendadas, a cantora arriscou e foi seleccionada para participar na digressão, que durou dois anos. Não tardou até que a cantora começasse a gravar duetos com Jackson, o que valeu aos músicos a circulação de falsos rumores acerca de um envolvimento amoroso entre ambos.
Foi através do produtor Hugh Padgham que a carreira da cantora tomou finalmente o rumo certo. Padgham entregou uma maqueta de Crow à A&M Records, editora para a qual a cantora viria a assinar contrato, pouco tempo depois. Surgiram entretanto complicações várias e a editora optou por não editar o disco.
Posteriormente, os músicos Kevin Gilbert, seu namorado na época, Bill Bottrell e David Baerwald começaram a tocar juntos todas as terças feiras, e Crow foi convidada a integrar o grupo. Nasceu assim o Tuesday Night Music Club, que deu título ao álbum de estreia da cantora, editado em 1993.

No ano seguinte, Crow cantou o tema "Leaving Las Vegas" no programa de televisão norte-americano "The Late Show With David Letterman", onde o apresentador lhe perguntou se o tema era autobiográfico. A resposta afirmativa de Crow suscitou grandes desavenças com Gilbert e Baerwald, que apesar de tudo não impediu o álbum de atingir um volume de vendas equivalente a seis milhões de cópias e de valer a Crow um Grammy, na categoria de "Melhor Artista Revelação".

Em 1995, Crow e Bottrell começaram a trabalhar no segundo disco, mas os desentendimentos vieram de novo ao de cima e Bottrell acabou por desistir do projecto. Ainda assim, "Sheryl Crow", disco produzido pela cantora, foi editado em 1996, mas o azar continuou com a morte de Gilbert..
Uma vez confirmado o talento da cantora com a edição do seu segundo disco, a expectativa para com o sucessor do disco homónimo de Sheryl Crow já não era tanta. "The Globe Sessions" surgiu em 1998, e apresentou uma mistura de canções introspectivas com outras mais viradas para o rock. Em Junho do ano seguinte o álbum foi reeditado e nele foi incluída uma versão do single "Sweet Child of Mine" dos Guns n' Roses, tema que tinha sido colocado primeiramente na banda sonora do filme "Big Daddy".
Em Abril de 2002, a cantora regressou com novo álbum de originais, "C'mon C'mon", onde reuniu participações de artistas como Lenny Kravitz, Liz Phair, Stevie Nicks, entre outros. Seguiram-se "Wildflower", em 2005, e "Detours", em 2008.

Alinhamento
Sheryl Crow – Sweet child o´mine
Sheryl Crow – The first cut is the deepest
Daniel Powter – Next plane home
Rod Stewart – When I need you
Sheryl Crow – Leaving Las Vegas
James Taylor – You´ve got a friend
Phil Collins – I wish it would rain down
Sheryl Crow – Strange enough

Sem comentários: