terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Barco Ancorado 10/02/2009


Os Erasure preparam o lançamento de um box set retrospectivo de luxo. "Total Pop! - Deluxe Box" chega às lojas americanas no dia 7 de Abril, numa edição com três CDs e um DVD, que inclui a versão remasterizada de todos os singles da banda durante os seus 30 anos de carreira, incluindo 'A Little Respect' e 'Chains of Love' e 15 interpretações ao vivo, gravadas entre 1987 e 2007. O DVD imortaliza as presenças do duo na BBC entre 1986 e 2005, mostrando a estreia do tema 'Sometimes' no clássico programa da televisão britânica, Top of The Pops, em 1986.
A assinalar a chegada da edição especial às lojas, Andy Bell e Vince Clarke preparam também o lançamento digital de remisturas dos seus êxitos por nomes como Manhattan Clique e Sweden's Sound Factory.

Em 1980, Vince Clarke (com apenas 20 anos) fundava uma das bandas mais cultuadas dos anos 80. Os Depeche Mode. Mas apesar do sucesso do primeiro álbum, resolveu deixar o grupo para seguir com as suas experiências sonoras. Em 82, juntou-se a Alison Moyet para formar o que seria uma das pérolas do Pop pós-Kraftwerk: os Yazoo. Com melodias de forte apelo dançante, os Yazoo conquistaram fama e elogios da crítica, graças à sua bem doseada mistura de Synth Pop e Jazz. Estranhamente, o projecto só durou dois anos e dois álbuns. Mas o incansável Clarke não poderia ficar parado. Em 84, após um anúncio de jornal e uma longa sessão auditiva com dezenas de cantores, encontrou o cantor nº 41, um ex-açougueiro de 21 anos chamado Andy Bell. Estavam fundados os Erasure.
Os primeiros singles ´Who Needs Love Like That´ e ´Heavenly Action´ alcançaram apenas as posições 55 e 100 nas paradas inglesas, respectivamente. Já o terceiro single, ´Oh L´Amour´, foi mais longe: alcançou os primeiros lugares nas paradas da França e da Austrália. Os Erasure saíam então para a sua primeira turnê pela Inglaterra.

Os primeiros álbuns, ´Wonderland´ e ´Circus´, foram mais ou menos bem-sucedidos, sendo este último responsável pelas primeiras penetrações nos Top 50 da Europa. Mas foi em 87 com o álbum The Innocents´ que os Erasure começaram a ser levados a sério. Os singles ´Ship of Fools´, ´Chains of Love´ e, principalmente, ´A Little Respect´ levaram o álbum directamente para o primeiro lugar do top de LP´s britânico. Em 89, os Erasure já eram um sucesso e tocavam para platéias de 60 mil pessoas.
Em 91, a banda lançou o que é, provavelmente, a maior pérola Pop da sua carreira, o single ´Love to Hate You´.
Após umas merecidas férias durante o ano de 93, chega ´I Say I Say I Say´, com uma maturidade musical maior por parte dos dois e um clima mais viajante do que dançante.
Em 95, mais um álbum, criativamente chamado de ´Erasure´. Mais uma inovação no som do duo, que caminhava para um outro tipo de clima, mais dark e até meio ´rock´.

Após uma turné e um hiato de dois anos, mais uma nova experiência: o álbum ´Cowboy´ de 1997. Embora não muito bem sucedido, trouxe alguns óptimos singles como ´Rain´, ´Don´t Say your Love is Killing Me´ e a inegável evolução vocal de Andy Bell.
´Loveboat´, lançado em 2000, foi o último álbum com músicas inéditas do duo, coisa que mudará em 2005 com o lançamento de Nightbird. Em 2003 o duo lança um novo disco, apenas com regravações de sucessos de outros artistas, como Peter Gabriel, Buddy Holly e Elvis entre outros.
Em 2003 sai o disco Other People Songs. O trabalho foi considerado fraco pela crítica e até mesmo pelos fãs. Já o novo disco, Nightbird, com lançamento em Janeiro de 2005, viu o primeiro single, Breathe, no dia do seu lançamento, alcançar a sexta posição em Inglaterra.

Alinhamento
Erasure - Sometimes
Erasure – A little respect
New Order – Someone like you
Portishead – Wandering star
Groove Armada – Dusk you & me
Erasure - Freedom
Pet Shop Boys – West end girls
Everything But The Girl – Love is strange
Erasure - Breathe

Sem comentários: