quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Barco Ancorado 07/11/2012
Elton John e o seu compositor de longa data, Bernie Taupin, venceram o processo judicial de acusação de plágio feita pelo compositor Guy Hobbs, em Abril deste ano, que dizia que o cantor lhe tinha roubado a letra de 'Nikita', de 1985.
A canção fala de uma paixão impossível entre um personagem ocidental, o próprio cantor, por uma oficial do exército alemão durante a Guerra Fria.
Hobbs alegava que, três anos antes, tinha feito uma música chamada 'Natasha' na qual se canta o amor de um homem ocidental por uma mulher ucraniana, também durante a Guerra Fria, e que a mesma tinha sido enviada à Big Pig, a editora que gere a carreira musical de Elton John.
Em sua defesa, Elton John alegou que o tema da canção é muito generalista e que jamais roubaria o trabalho de um desconhecido. Em tribunal, a juíza Amy St. Eve reconheceu haver algumas semelhanças entre as duas letras, como pequenas frases, o tema do amor proibido por um conflito e a referência sobre o olhar frio de uma mulher, mas declarou a inocência de Elton John e encerrou o caso.
Os aspectos semelhantes nas duas músicas não são protegidos pelos direitos de autor do país onde decorreu o processo, os Estados Unidos, por se tratarem de clichés.
Alinhamento
Elton John (Nikita), Elton John (Sacrifice), Billy Joel (She´s always a woman), Bee Gees (How deep is your love), Rod Stewart (When I need you), Elton John (Your song), Phil Collins (Against all odds), Chicago (Glory of love), Elton John (Blue eyes)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário