quarta-feira, 11 de maio de 2011

Barco Ancorado 11/05/2011


Bob Marley faleceu na manhã do dia 11de Maio de 1981. Hoje, 30 anos depois da sua morte, o jamaicano continua a ser um ícone do reggae e de uma determinada atitude perante a vida.
Nesta Robert Marley nasceu em Nine Mile, na Jamaica, no dia 6 de Fevereiro de 1945. Aos 14 anos, Bob deixou a escola para fazer música com um cantor local devoto do Rastafari, Joe Higgs. Começava neste momento um percurso que se tornaria quase religioso para várias gerações de jamaicanos e apreciadores de música reggae.

Antes de falecer devido à progressão de um melanoma (cancro de pele) com 36 anos, Marley já tinha deixado um legado com mais de 10 álbuns, todas elas influentes e com forte pendor político. Falamos de canções como 'Redemption Song', 'Buffalo Soldier', 'Iron Lion Zion' ou 'Stir It Up'.
«O dinheiro não compra a vida» terão sido as suas últimas palavras, proferidas ao filho Ziggy Marley no hospital em Miami onde foi internado de urgência já numa fase terminal da sua doença.

Bob foi enterrado perto da sua terra natal na Jamaica, junto com a sua guitarra Gibson Les Paul vermelha (existe uma outra teoria que defende que foi uma Fender Stratocaster).
Mesmo com as novas gerações jamaicanas a virarem as suas atenções para géneros menos politizados como o dancehall, Marley continua a ser a imagem daquele país centro-americano. As suas rastas e a boina com as cores da Jamaica têm, ainda hoje, uma força iconográfica tão forte como símbolos de luta como Martin Luther King ou Che Guevara.

Alinhamento
Bob Marley – Could you be loved
Bob Marley – Buffalo soldier
Peter Tosh – Johnny be good
Jimmy Cliff – Reaggae night
Inner Circle – Summer jammin
Bob Marley – Redemption song
UB40 – Kingston town
Simply Red - Fairground
Bob Marley – No woman no cry

Sem comentários: