terça-feira, 17 de novembro de 2009

Barco Ancorado 17/11/2009


Norah Jones é bastante mais que um fenómeno de vendas global que bate aqui e ali recordes. Filha de mãe com uma boa colecção de discos de jazz e de um pai que é uma lenda da música mundial (Ravi Shankar) mas que sempre esteve fisicamente distante da sua vida, Norah Jones tem um brilhozinho especial na alma. É esse brilho que, uma vez mais, emana do seu mais recente álbum de originais. Chama-se "The Fall" e acaba de ser editado. Passa esta terça-feira no Barco Ancorado.

Ao quarto álbum de originais, "The Fall", Norah Jones volta a não prescindir de se reunir com os melhores músicos e conselheiros. Ryan Adams é um dos vários co-autores das canções de "The Fall" (Jesse Harris, Mike Martin e Will Sheff também foram ajudar Norah Jones na composição). E entre os vários instrumentistas, constam os créditos do lendário guitarrista Marc Ribot (que Tom Waits e Elvis Costello bem conhecem em alguns dos seus discos).

"The Fall" é pop mainstream da melhor qualidade, com perfume de americana e consciência histórica da riqueza musical dos Estados Unidos. Ouvir Norah Jones neste álbum é como imaginar os Mazzy Star com maiores afinidades com o jazz e a soul. A estrela norte-americana canta miando - e fá-lo com uma sensualidade sempre quente.

A amplitude de "The Fall" é grande. A disciplina vocal de Norah Jones consegue conviver bem com a desalinhada slide-guitar ao lado (generosa em ecoar efeitos). A cantora expande-se entre o clube de jazz fumarento da sub-cave de Nova Iorque e um charmoso bar da estrada americana que gostamos de ver nos filmes. E nestes termos, a flexibilidade da popularidade de Norah Jones tanto pode atingir o simpatizante de Diana Krall como o fã de country-rock.

Alinhamento
Norah Jones – Back to Manhattan
Norah Jones – Chasing pirates
Katie Melua – If the lights go out
Diana Krall – Just the way you are
Madeleine Peyroux – Don´t wait too long
Norah Jones – Tell tour Mama
Joss Stone - Spoiled
Lisa Ekdahl – Cry me a river
Michael Bublé - Everything
Norah Jones – Light as a feather

Sem comentários: