segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Barco Ancorado 16/11/2009


Dave Grohl não queria. O alinhamento não é perfeito. Mas a história dos Foo Fighters é demasiado corajosa para não ser relembrada, daí a edição do recente 'Greatest Hits'.
Na história da música de grande alcance popular, o caso dos Foo Fighters assume contornos notáveis. Tal como após a morte de Ian Curtis, os Joy Division se reinventaram nos New Order, Dave Grohl «imitou», do outro lado do Atlântico, a metamorfose, ainda que sem Krist Novoselic, o outro Nirvana sobrevivente depois da morte de Kurt Cobain. Ainda assim, levou consigo, Pat Smear, guitarrista convidado nos Nirvana.

Se os New Order cruzaram a linguagem cinzenta de Manchester com a música de dança, primeiro a de Nova Iorque, e mais tarde, a que chegava então das Ilhas Baleares, os Foo Fighters sempre foram uma banda de rock cru e directo, como os Nirvana eram. Ambos partiram sensivelmente das mesmas referências, dos Beatles aos Pixies.

Por essa razão, torna-se ainda mais impressionante perceber como Dave Grohl construiu um universo tão particular que, em comparação com o de Kurt Cobain, tem menos alguns quilos de raiva e um sentido de humor mais nítido. Basta lembrar vídeos como «Learn To Fly» ou «Breakout» para se perceber.

Mesmo que editada contra a sua vontade, esta antologia conta também a história de um homem, Dave Grohl, que não se acomodou aos milhões recebidos em direitos de autor dos Nirvana. E o que é certo é que os Foo Fighters continuam no topo ao fim de década e meia de rock.

Alinhamento
Foo Fighters – Times like these
Foo Fighters – All my life
Audioslave – Be yourself
Nirvana – Where did you sleep last night
Pearl Jam – Last kiss
Foo Fighters – Walking after you
Chris Cornell – Long gone
Bush - Swallowed
Foo Fighters – Long way to ruin

Sem comentários: