quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Barco Ancorado 12/11/2009


Esta noite são leiloados cerca de 300 artigos de António Variações em mais de 200 lotes diferentes, na Sala Vieira da Silva do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Os seus objectos de profissão de barbeiro (de pentes de plástico a secadores de mão), as suas roupas extravagantes, cartazes de filmes, manuscritos (como da canção 'É P'ra Amanhã'), cassetes e outros bens foram postos a leilão a preços para todo o tipo de carteiras - as bases de licitação variam entre os 20 e os 4.000 euros.

Do leilão de artigos de António Variações «fica de fora muita coisa, até porque era um coleccionista», explica o irmão do mais irreverente artista português do século XX, Jaime Ribeiro, acrescentando que António Variações, cabeleireiro de profissão, «passava dias inteiros na Feira da Ladra a comprar brinquedos, malas de senhora, santinhos…».

Era, inicialmente, desejo da família fazer-se um museu dedicado a António Variações onde se pudesse expor os numerosos objectos pessoais do cantor.
António Variações foi um ícone pop nacional dos anos 80 e também o fundador do primeiro cabeleireiro unissexo em Portugal.

António Variações nasceu em 1944 e, embora tivesse exercido a sua profissão durante anos, sonhava com uma carreira musical, que só alcançou no final dos anos 70, destacando-se pela sua identidade muito própria, da roupa aos penteados, que ainda hoje, 25 anos após a sua morte, inspira as novas gerações.

Alinhamento
António Variações – Sempre ausente
António Variações – Estou além
Jorge Palma – Bairro do amor
G.N.R. - Nunca mais digas adeus
Rádio Macau – Sempre mais
António Variações – Perdi a memória
Clã – Bairro do Oriente
Sérgio Godinho – Pode alguém ser quem não é
António Variações – Anjinho da guarda

Sem comentários: