segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Barco Ancorado 07/11/2011


A maior banda do tempo da internet assina um “Achtung Baby” voltado para a América com riscos e cálculos. Em domínio pop clássico europeu, os Coldplay são a única banda capaz de encher estádios e gerar filas de horas ou corridas online por bilhetes. De todos aqueles que surgiram na era da Internet, não há quem tenha atingido a sua dimensão, a não ser Lady Gaga.
Ao risco de cair em repetição, respondem com um álbum de princípios muito semelhantes a um outro que há vinte anos ganhou importância vital: para a década de 90 e para a banda em questão, precisamente aquela em quem os Coldplay se inspiram quando calculam o trajecto de um ponto de vista contextual.
No Barco Ancorado desta segunda-feira apresentamos o mais recente trabalho da banda de Chris Martin: “Mylo Xyloto”.

“Mylo Xyloto” é um “Achtung Baby” dos Coldplay com a diferença de Chris Martin se ter voltado para a América quando os U2 percorreram o caminho inverso (o retorno a Berlim após a aclamação global ganha em “Joshua Tree”). O que significa que há experiências com botões e máquinas nunca antes ousadas.
As raízes desse conflito interno estão mais ligadas à proximidade com figuras como Kanye West do que a alguns devaneios do magistral “Viva La Vida”. “Mylo Xyloto” é muito mais ousado ainda que os Coldplay não se esqueçam de um livro de estilo eficaz e ao qual já habituaram, manifestado em “Every Teardrop Is a Waterfall”.

Na hora de deixar a sala de ensaios e passar para o laboratório, as tentativas são bem sucedidas em “Hurts Like Heaven” - uma irmã mais nova de “Close To Me”, dos Cure, e sobretudo na peróla “Princess of China”, uma grandiosidade pop com todos os ingredientes para conquistar a América.
Mas um “Paradise” confirma que a fronteira entre a genialidade e o ridículo pode ser muito ténue. É o momento de maior infelicidade de “Mylo Xyloto” porque, pelo meio, os Coldplay se limitam a ser....os Coldplay. Provavelmente, podem dar-se esse crédito mas este é um álbum dúbio e ao qual falta o carisma... dos U2.

Alinhamento
Coldplay - Hurts like heaven
Coldplay - Princess of China
Keane – Crystal ball
Snow Patrol - Run
U2 – No line on the horizon
Coldplay - Every teardrop is a waterfall
Maroon 5 – Goodnight, goodnight
Adele - Tired
Coldplay – Paradise

Sem comentários: