quinta-feira, 2 de junho de 2011

Barco Ancorado 02/06/2011


Leonard Cohen vai receber o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras. O canadiano venceu a concorrência da escritora Alice Munro e o romancista Ian McEwan.
Cohen foi premiado não apenas pelo trabalho na composição de canções mas sobretudo pelas suas incursões no mundo da literatura. Falamos de obras de prosa como "O Livro do Desejo", "Filhos da Neve" e de poesia como "O Jogo Favorito" e "Flowers for Hitler".

Leonard Cohen é um dos homens que mudaram a história da música popular. Deu tragédia às canções de amor, mas da boa, daquela que qualquer adolescente sente mas não consegue transformar em estrofe-refrão, por mais que tente; daquela que os adultos querem experimentar, porque é como diz o ditado, arde mas cura. E fê-lo porque a exercitou em poesia de antologia, rimas nascidas entre paisagens de vénias à natureza e boémias urbanas. Em 1956 publicou o seu primeiro livro, "Let Us Compare Mythologies" e só teria o seu nome impresso na capa de um disco 11 anos depois, com "Songs of Leonard Cohen". Também antes assinou ficção, "O Jogo Favorito" (1963) e "Belos Vencidos" (1966), como se tivesse de fazer tudo, rápido, muito rápido.

Em palco, como nos últimos concertos que deu em Portugal, Leonard Cohen gera silêncio entre a assistência enquanto debita versos, que chegam a quem os ouve como memórias que nunca viveram. Difícil de explicar, é verdade, mas com um impacto fácil de reconhecer. A academia dos prémios Príncipe das Astúrias apenas o fez com maior impacto mediático.
O prestigiado prémio tem um valor monetário de 50 mil euros. Cohen vai receber o galardão das mãos do Príncipe Filipe de Espanha, em Outubro, na cidade de Oviedo.

Alinhamento
Leonard Cohen – Closing time
Leonard Cohen – I´m your man
Nick Cave – Into my arms
Bob Dylan – You belong to me
Joan Baez – The night they drove old Dixie Down
Leonard Cohen – Waiting for the miracle
Neil Young – Off the road
Lou Reed – Perfect day
Tindersticks – Factory girls
Leonard Cohen - Suzanne

Sem comentários: