terça-feira, 23 de novembro de 2010

Barco Ancorado 23/11/2010


Mulher sensual. Cigana despudorada. Rockeira poderosa. Shakira consegue ser tudo isto durante duas horas em palco e, em mais uma passagem pelo Pavilhão Atlântico, volta a deixar 19 mil pessoas numa euforia contagiante.
A primeira parte do espectáculo contou com a actuação de Ana Free. Meia hora de músicas "certinhas" onde não faltou o tema que a celebrizou no YouTube, 'In My Place'.

A energia da cantora colombiana não deixa ninguém indiferente. Apesar de ter subido ao palco pouco antes das 22h00, o atraso é-lhe logo perdoado assim que ela aparece no meio do público, a dar abraços e beijinhos, envolta num muito romântico vestido de tule rosa, enquanto canta 'Pienso en Ti'. Esta atitude de candura não dura muito, já que o segundo tema puxa logo pela batida rock: 'Why Wait', seguido de 'Te Dejo Madrid' do álbum "Laundry Service", de 2001. Independentemente de se gostar, ou não, da voz ou da música de Shakira, num aspecto ninguém discorda: ela é de uma enorme simpatia e simplicidade que contrastam com os movimentos sensuais e bem demarcados que lhe caracterizam as coreografias.

Ao quarto tema a cantora põe as raparigas com o coração a bater mais forte, quando chama quatro fãs ao palco para com ela dançarem 'Whenever, Wherever'. Segue-se aquele que a cantora descreve como sendo um dos seus temas favoritos, 'Inevitable', composto numa praia perto da sua cidade natal, Barranquilla, na Colômbia. 'Nothing Else Matters', - uma cover dos Metallica, 'Despedida' e 'Gypsy' recriam o ambiente cigano "à volta da fogueira" com uma Shakira a mostrar a sua essência e aptidão natural para uma dança que poucas conseguirão reproduzir com tanto "salero". 'La Tortura' continuou a fazer corar o público mais recatado com a coreografia arrojada. Seguiram-se 'Ciega Sordomuda' e o apaixonado 'Underneath Your Clothes'.

O novo êxito 'Gordita' é um piscar de olho de Shakira aos ritmos hip hop. Mais uma do novo álbum, 'Sale el Sol', e chegamos à recta final do concerto com músicas que, literalmente, tiram o público do sério: 'Loca', 'She Wolf', com o público a uivar por mais, e 'Ojos Así'.
Entramos no encore, muito pedido, para voltar a ver Shakira numa atitude doce durante a interpretação de 'Antes de Las Seis', do novo disco. 'Hips Don't Lie' e 'Waka Waka (This Time for Africa)', com direito a chuva de confetti, fecham com chave de ouro mais esta passagem de Shakira por Lisboa, e mesmo durante a saída do público rumo a uma nova semana de trabalho, ainda há quem continue a reproduzir a coreografia do tema que fez furor durante o Mundial de futebol deste ano.

Alinhamento
Shakira – Estoy aqui
Shakira – Whenever, wherever
Christina Aguilera – What a girl wants
Nelly Furtado – On the radio
Jennifer Lopez – Waiting for tonight
Shakira – Underneath your clothes
Katy Perry – I kiss a girl
Rihanna – Rehab
Beyoncé – Sweet dreams
Shakira – Waka waka

Sem comentários: