sexta-feira, 30 de abril de 2010

Barco Ancorado 30/04/2010


Alicia Keys passou ontem à noite pelo Pavilhão Atlântico para apresentar o mais recente disco, "The Element of Freedom". O público respondeu em massa ao chamado da cantora e quase encheu a sala lisboeta. O novo espectáculo mostra Keys bem longe dos seus tempos de compositora ao piano, com soul na voz e formação clássica nas mãos. Agora, dá ela própria o corpo ao manifesto aos atalhos pop que tem explorado nos últimos dois discos e salta para a arena da dança, qual starlet pop. Mas o problema é que Alicia Keys, mesmo esforçada e profissional, não consegue ter a mesma presença física que uma Beyoncé, por exemplo.

Entre coreografias e ecrãs de LED, tudo começou com a mensagem de liberdade que Keys prega em "The Element of Freedom", curiosamente com a intérprete dentro duma jaula a cantar 'Caged Bird'. Segue-se 'You Don't Know My Name' a cair para o funk, com a banda e os back singers a brilhar. Por esta altura, e com o tradicional mau som do Atlântico a ajudar, tornava-se evidente que Keys está algo fora do seu mundo ao dar em diva pop. Só quando se sentou aos teclados é que o concerto ganhou mais consistência, com o popular 'Fallin'' a aparecer no momento certo.

A primeira mudança de roupa e um solo de guitarra à Joe Satriani antecedem a interpretação de 'Another Way to Die', canção mais rock que Jack White fez o 'favor' de escrever para a sua voz e para a banda sonora do último filme da saga James Bond. Pouco adequadas foram as imagens de propaganda russa que enquadraram o tema.
Keys regressa ao estado natural quando pergunta ao público se quer que se «sente ao piano» com LEDs que aparecem por magia no palco. 'I Need You' e o popular 'Prayer For Forgiveness' são os temas que se seguem. O mais recente 'Wait Til You See Me Smile' é cantado em cima do piano. 'Unthinkable (I'm Ready)' antecede a versão de 'Feeling Good', o clássico, e muito rodado, tema celebrizado por Nina Simone, que só conseguiu fugir do cliché porque foi interpretado pelo autêntico vozeirão de uma das back up singers, enquanto Keys mudava mais uma vez de roupa.

Alicia Keys ainda conseguiu salvar a sua honra como escritora de canções pop e ofereceu à audiência feminina o novo 'Try Sleeping With a Broken Heart' e 'Superwoman', seguidas de 'If I Ain't Got You' e 'No One', em plena loucura geral. O único encore chega com óbvio 'Empire State Of Mind (Part II) Broken Down', tema escrito por Jay-Z, agora revisto a solo por Keys. A canção teve direito a vários «Lisbon» a substituir o original «New York», o que fez as delícias do público e enquadrou uma despedida de um concerto que foi algo desequilibrado, mas que conseguiu acabar melhor do que começou.

Alinhamento
Alicia Keys – You don´t know my name
Alicia Keys - Fallin
Beyoncé - Halo
Joss Stone – Right to be wrong
Alicia Keys – No one
Destiny´s Child - Emotion
Leona Lewis - Run
Alicia Keys – Empire state of mind

Sem comentários: