segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 08/02/2010


Os Men at Work foram condenados por plágio num tribunal australiano de Sidney. O tema em causa é o clássico 'Down Under', o maior sucesso de sempre do grupo austral. Colin Hay e companhia foram acusados de 'roubar' a melodia a um hino de escuteiros escrito em 1934, chamado 'Kookaburra Sits in the Old Gum Tree'.

O tribunal de Sydney pode vir a obrigar os Men at Work e as editoras Sony BMG Music Entertainment e a EMI Songs (na Austrália) a repor grande parte dos lucros de 'Down Under' à Larrikin Music, a empresa que detém os direitos da canção, decretando um encontro no próximo dia 25 entre as partes em conflito para se definir o valor da indemnização. Segundo a lei australiana, os queixosos podem pedir até seis anos de royalties.

Colin Hay veio a público afirmar que usou de facto parte de 'Kookaburra Sits in the Old Gum Tree' em 'Down Under', mas não a composição na íntegra. “É de facto verdade que o Greg Ham, que não assina a composição da música, transportou dois compassos de 'Kookaburra...' para a flauta depois de entrar para a banda em 1979. No início só a tocávamos ao vivo mas depois acabou por ficar gravado no disco. Quem nos acusa quer partilhar as receitas de um tema chamado 'Down Under', que já existia, pelo menos, um ano antes de o gravarmos. Continuo a defender que os dois compassos de 'Kookaburra' são usados nos arranjos, não na composição da base da canção”, comentou Hay ao Herald Sun antes do grupo conhecer a sentença.
'Down Under' foi lançado como single em 1982, atingindo o topo dos tops americano, britânico e australiano de singles.

Alinhamento
Men At Work – Down under
Men At Work - Overkill
Tears For Fears – Everybody wants to rule the world
The Cars – Tonight she comes
Men At Work – Who can it be now
INXS – Beautiful girl
Cutting Crew – I´d just died in your arms tonight
Duran Duran – Someone else not me
Men At Work – Down under

Sem comentários: