terça-feira, 8 de novembro de 2011

Barco Ancorado 08/11/2011


Os Black Sabbath, banda cujo nome se mistura com a própria história do heavy metal, convocaram uma conferência de imprensa para a próxima sexta-feira. Segundo informações da Rolling Stone os quatro membros originais da banda - o vocalista Ozzy Osbourne (62 anos), o guitarrista Tony Iommi (63), o baixista Geezer Butler (62) e o baterista Bill Ward (63) - estarão presentes na reunião marcada para sexta-feira, em Los Angeles, às 11h00 (ou seja, no dia 11/11/11).

O local escolhido, o clube Whisky A Go-Go, é simbólico para a banda: foi lá, também a 11 de Novembro, mas em 1970, que o grupo inglês fez a sua estreia em solo americano.

Os Black Sabbath formaram-se em Birmingham, em 1968. A formação original durou até Ozzy Osbourne deixar o grupo, em 1979, devido ao abuso de álcool e drogas. Para o seu lugar entrou Ronnie James Dio, que morreu em 2010. O quarteto reuniu-se em 1997 para uma apresentação no festival Ozzfest e lançou um novo disco, "Reunion", no ano seguinte. Em Maio, Ozzy Osbourne deixou no ar a ideia de que talvez se voltassem a reunir. Desta vez, a expectativa é a de que venham a anunciar o lançamento de um novo álbum.

Alinhamento
Black Sabbath - Changes
Black Sabbath – Children of the grave
Led Zeppelin – All my love
Whitesnake – Is this love
Black Sabbath – Am I going insane
Scorpions – Still loving you
Black Sabbath – Lord of this world

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Barco Ancorado 07/11/2011


A maior banda do tempo da internet assina um “Achtung Baby” voltado para a América com riscos e cálculos. Em domínio pop clássico europeu, os Coldplay são a única banda capaz de encher estádios e gerar filas de horas ou corridas online por bilhetes. De todos aqueles que surgiram na era da Internet, não há quem tenha atingido a sua dimensão, a não ser Lady Gaga.
Ao risco de cair em repetição, respondem com um álbum de princípios muito semelhantes a um outro que há vinte anos ganhou importância vital: para a década de 90 e para a banda em questão, precisamente aquela em quem os Coldplay se inspiram quando calculam o trajecto de um ponto de vista contextual.
No Barco Ancorado desta segunda-feira apresentamos o mais recente trabalho da banda de Chris Martin: “Mylo Xyloto”.

“Mylo Xyloto” é um “Achtung Baby” dos Coldplay com a diferença de Chris Martin se ter voltado para a América quando os U2 percorreram o caminho inverso (o retorno a Berlim após a aclamação global ganha em “Joshua Tree”). O que significa que há experiências com botões e máquinas nunca antes ousadas.
As raízes desse conflito interno estão mais ligadas à proximidade com figuras como Kanye West do que a alguns devaneios do magistral “Viva La Vida”. “Mylo Xyloto” é muito mais ousado ainda que os Coldplay não se esqueçam de um livro de estilo eficaz e ao qual já habituaram, manifestado em “Every Teardrop Is a Waterfall”.

Na hora de deixar a sala de ensaios e passar para o laboratório, as tentativas são bem sucedidas em “Hurts Like Heaven” - uma irmã mais nova de “Close To Me”, dos Cure, e sobretudo na peróla “Princess of China”, uma grandiosidade pop com todos os ingredientes para conquistar a América.
Mas um “Paradise” confirma que a fronteira entre a genialidade e o ridículo pode ser muito ténue. É o momento de maior infelicidade de “Mylo Xyloto” porque, pelo meio, os Coldplay se limitam a ser....os Coldplay. Provavelmente, podem dar-se esse crédito mas este é um álbum dúbio e ao qual falta o carisma... dos U2.

Alinhamento
Coldplay - Hurts like heaven
Coldplay - Princess of China
Keane – Crystal ball
Snow Patrol - Run
U2 – No line on the horizon
Coldplay - Every teardrop is a waterfall
Maroon 5 – Goodnight, goodnight
Adele - Tired
Coldplay – Paradise

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Barco Ancorado 04/11/2011


"A Montanha Mágica", é o título do novo álbum do músico Rodrigo Leão, que vai estar à venda a partir do dia 28. O registo conta com as participações de Scott Matthew e Thiago Petit.
"A Montanha Mágica", que surge dois anos depois de "A Mãe", apresenta 12 temas, a maioria da autoria de Rodrigo Leão, embora existam parcerias na composição com outros artistas. Trata-se de um álbum que «cruza melodias feitas de memórias e mistério, caixinhas de música guardadas em gavetas secretas, guitarra portuguesa que sublinha uma subtil identidade que é portuguesa mas aplaudida por todo o mundo».

Neste disco, Rodrigo Leão reinventa-se em temas com muito piano como 'A Praia do Norte', 'O Baloiço', 'Aviões de Papel' ou 'O Navio Farol'. Neste disco já não encontramos os Cinema Ensemble. São convidados Viviena Tupikova, Bruno Silva e Carlos Tony Gomes em violino, viola e violoncelo, respectivamente, e o acordeão de Celina da Piedade.

A edição em CD d' "A Montanha Mágica" é acompanhada de um DVD com o principio da história que Rodrigo Leão agora nos apresenta: o registo de um concerto no Casino Estoril.
Rodrigo Leão apresenta em concerto as canções do novo álbum no dia 26, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no dia 5 de Dezembro na Casa da Música, no Porto.

Alinhamento
Rodrigo Leão – Vida tão estranha (ft Ana Vieira)
Rodrigo Leão – Rosa (ft Rosa Passos)
Carlos Paredes - Despertar
Sérgio Godinho – Pode alguém ser quem não é
Jorge Palma – Bairro do amor
Rodrigo Leão – No se nada (ft Daniel Melingo)
Deolinda – Lisboa não é a cidade perfeita
The Gift – Fácil de entender
Rodrigo Leão – A casa (ft Adriana Calcanhoto)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Barco Ancorado 03/11/2011


Afinal Dave Grohl não tocou bateria em «(I Can't Make It) Another Day», uma das canções do álbum póstumo de Michael Jackson.
O líder dos Foo Fighters explicou ao Red Bulletin que Lenny Kravitz o convidou para tocar bateria. Grohl aceitou, gravou mas o resultado acabaria por não ser usado.

«Tinha conhecido o Lenny Kravitz uma vez e um dia ele ligou-me a convidar para tocar bateria num tema. Eu disse, claro, toquei, gravei mas não voltei a ouvir. Nas notas diz Michael Jackson com Lenny Kravitz e Dave Grohl mas não chegaram a usar a minha gravação. Não foi bonito», lamentou.

Recentemente, Grohl regressou à bateria nos Cage The Elephant, banda que se encontra na estrada com os Foo Fighters e que se viu repentinamente sem baterista devido a uma lesão do dono do posto.

Alinhamento
Foo Fighters – Walking after you
Foo Fighters – Times like these
Pearl Jam – Last kiss
Red Hot Chili Peppers – Under the bridge
Kings of Leon – Sex is on fire
Foo Fighters - Wheels
Oasis – My wonderwall
Green Day – Wake me up when September ends
The Strokes – 12 51
Foo Fighters – Best of you

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Barco Ancorado 02/11/2011


Os Xutos & Pontapés vão voltar ao Campo Pequeno a 10 de Dezembro. O concerto, já confirmado pela produtora, marca o regresso da banda à arena lisboeta cinco anos depois do espectáculo "Circo de Feras", que assinalou o 20º aniversário do lançamento do disco.

Este ano marca o regresso dos Xutos & Pontapés ao activo depois do transplante de fígado do guitarrista Zé Pedro. A "estreia" aconteceu no festival Optimus Alive. Seguiram-se o Marés Vivas e o Rock in Rio no Brasil, onde dividiram o palco com os Titãs.

Desta vez, a banda promete recordar os grandes êxitos de toda a sua discografia. Logo, não deverão faltar canções como 'À Minha Maneira', 'Não Sou o Único', 'Para Ti Maria', 'Homem do Leme' ou 'Dados Viciados'.
Os bilhetes para o concerto no Campo Pequeno já estão à venda e têm o preço único de 20 euros.

Alinhamento
Xutos & Pontapés – Circo de feras
Xutos & Pontapés – O homem do leme
Rui Veloso – Todo o tempo do mundo
Toranja – A carta
Quinta do Bill - Dias de cumplicidade
Xutos & Pontapés – Chuva dissolvente
Ornatos Violeta – Capitão romance
UHF – Matas-me com o teu olhar
GNR - Tirana
Xutos & Pontapés – Manhã submersa