sexta-feira, 30 de maio de 2014

Barco Ancorado 30/05/2014

O músico e fotógrafo Bryan Adams está em Lisboa para fazer uma sessão de fotos para a Vogue, sobre a nova geração de fadistas portuguesas. De acordo com o site da Blitz, o canadiano já fotografou Ana Moura e Gisela João e prepara-se para apontar a objectiva a Carminho e Cuca Roseta. A mesma fonte informa que as sessões têm tido lugar num estúdio no Beato. Adams também tem sido visto na noite lisboeta, nomeadamente ao lado de Mick Jagger, que veio à capital portuguesa para o concerto dos Rolling Stones no Rock In Rio. Os dois foram vistos no Station, na zona do Cais do Sodré. Bryan Adams já ganhou notoriedade como fotógrafo, com um estilo muito próprio de retrato, sobretudo a preto e branco. Alinhamento Bryan Adams (Flying); Bryan Adams (Here I am); Phil Collins (One more night); Richard Marx (Now and forever); Sting (Fields of gold); Bryan Adams (I will always return); Roxette (Milk, toast and honey); Journey (Open arms); Ronan Keating (Time after time); Bryan Adams (Please forgive me)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Barco Ancorado 29/05/2014

O novo álbum dos Buraka Som Sistema intitula-se "Buraka" e é publicado no dia 23 de Junho - anunciaram o colectivo lisboeta e a editora Universal em comunicado. «Já não se trata de apresentarmos o Kuduro. Já não se trata de voltarmos a olhar para o sucesso do "Black Diamond" e definitivamente já não se trata de nos rodearmos de artistas de maior dimensão para validar o nosso trabalho», refere um dos principais produtores dos Buraka, Branko, citado pelo comunicado. Os convidados de Buraka são a cantora britânico-argelina Yadi e o produtor nacional em ascensão Bison no tema 'Do Me Now', e a norte-americana de ascendência indiana Alo Wala em 'In a Minute'. Nas suas mensagens nas redes sociais e não só, os Buraka Som Sistema inverteram o lema "From Buraka To The World", dos tempos iniciais do EP de estreia, para "From The World To Buraka". Os Buraka Som Sistema preparam-se para fazer uma série de festivais, incluindo alguns dos grandes lá fora, como o Sónar (em Barcelona), o Splendour in the Grass (na Austrália) ou o Pukkelpop (na Bélgica), além de grandes eventos nacionais como o Optimus Alive ou o estreante Sol da Caparica. Alinhamento Buraka Som Sistema (Aqui para vocês); Buraka Som Sistema (We stay up all night); Da Weasel (Dialectos de ternura); M.I.A. (Paper planes); La Roux (In for the kill); Buraka Som Sistema (Kalemba - wegue wegue); Boss AC (Princesa); Deolinda (Algo novo); Ornatos Violeta (Capitão romance); Orelha Negra (Polaroid); Buraka Som Sistema (Yah!)

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Barco Ancorado 28/05/2014

O NOS Primavera Sound arranca na quarta-feira, 4 de Junho, no Passeio das Virtudes, onde os portugueses Dead Combo, às 21h00, e os Sopa de Pedra, às 19h00, vão dar concertos de entrada livre. Os Dead Combo vão apresentar o seu mais recente "A Bunch of Meninos" mas não vão faltar os sucessos que fizeram do grupo de Tó Trips e de Pedro Gonçalves um dos mais aclamados pela crítica nacional e internacional. Às 23h00, a encerrar o "Primavera Nas Virtudes", haverá um espectáculo de pirotecnia minhota, nos jardins. Também na quarta-feira, dia 4 de Junho, a partir das 23h00, a Casa da Música promove uma pré-party com as actuações de Mr. Mitsuhirato (Discotexas), Dj Fra (Primavera Sound Barcelona) e Rui Maia (X-Wife/Mirror People). O NOS Primavera Sound regressa ao Parque da Cidade do Porto entre 5 e 7 de Junho, com aquecimento na noite de 4 de Junho. Alinhamento Dead Combo (Ouvi o texto muito ao longe); Dead Combo (Anadamastor); Linda Martini (Dá-me a tua melhor faca); The Legendary Tigerman (Do come home); Ornatos Violeta (Ouvi dizer); Dead Combo ft Camané (Vendaval); Paus (Deixa-me ser); B Fachada (Carlos T); A Naifa (A tourada); Dead Combo (Lisboa mulata)

terça-feira, 27 de maio de 2014

Barco Ancorado 27/05/2014

Nick Cave, acompanhado pelos Bad Seeds, ganhou o título de Melhor Álbum nos prémios Ivor Novello, batendo nomes como os Arctic Monkeys e Laura Mvula. O mais recente disco de Nick Cave and The Bad Seeds chama-se "Push The Sky Away" e tem na capa a mulher de Nick Cave, a quem o músico dedicou o prémio. O Escritor de Canções do Ano foi o jovem Tom Odell. Os Mumford and Sons venceram na categoria de Conquista Internacional e os Chemical Brothers foram distinguidos com o título Melhor Colecção de Canções. Depois de ter sido exibido um video de tributo aos Mumford and Sons, o líder do grupo, Marcus Mumford, brincou com o público: «Bom, isto quase parece um obituário mas obrigado». O músico sublinhou que a banda continua num período de pausa. A Melhor Canção contemporânea foi 'Retrograde' de James Blake enquanto a escolha para Melhor Canção lírica e musicalmente recaiu sobre 'Strong' dos London Grammar. Os prémios Ivor Novello foram atribuídos pela Academia Britânica de Compositores, Letristas e Autores, numa cerimónia que se realizou em Londres. Alinhamento Nick Cave (Into my arms); Nick Cave (The ship song); Einstürzende Neubauten (Blume); PJ Harvey (A place called home); Tom Waits (Crossroads out take); Nick Cave (Red right hand); Leonard Cohen (Darkness); Lou Reed (Perfect day); Nick Cave (Stagger Lee)

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Barco Ancorado 26/05/2014

A organização do Rock In Rio revelou como é habitual as exigências dos artistas que actuam no festival este ano. Os veteranos Rolling Stones pediram uma pista de atletismo de tartan para Mick Jagger fazer um pequeno aquecimento antes de entrar em palco, além de três frigoríficos em palco e talheres de metal para comerem, entre outras coisas, uma tarte de carne para oito pessoas. Os britânicos actuam no dia 29 de Maio. Robbie Williams, que actuou ontem, pediu leite de amêndoa e de arroz, máquinas de sumos de café e pastilhas elásticas. O britânico deixou bem claro que não queria bolos e doces. Os canadianos Arcade Fire, estrelas do dia 31, pediram para experimentar pratos portugueses, desde que sejam saudáveis e servidos em qualquer coisa menos esferovite. Os rockeiros também querem uma centena de toalhas de banho e mais de duas dezenas de toalhas de mão. Jessie J, que actua no dia 1 de Junho, não quer comida que contenha nozes, kiwi e ananás. Pede sim, muita água fresca, refrigerantes, chá e velas. Steve Aoki fez o seu pedido habitual de barcos insufláveis (2), uma bandeira portuguesa e seis bolos grandes que, como se sabe, vão acabar na cara de alguém da plateia. Os Linkin Park, que tocam antes de Aoki no dia 30, são uma das bandas mais exigentes, sobretudo no que toca à comida, que deve ser toda orgânica e embalada de forma específica. Lorde, que sobe a palco dia 31, pede uma grade de cerveja gelada para depois do concerto. Em palco quer apenas água. No camarim, haverá uma taça com fruta e vegetais orgânicos, humus orgânico e iogurtes gregos magros para a jovem neo-zelandesa. Boa noite e até amanhã no Barco Ancorado. Alinhamento Rolling Stones (Anybody seen my baby); Robbie Williams (Strong); Arcade Fire (Wasted hours); Jessie J (Price tag); Linkin Park (Burn it down); Lorde (Royals); Rolling Stones (Emotional rescue); Robbie Williams (Candy); Arcade Fire (We used to wait); Linkin Park (Shadow of the day)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Barco Ancorado 23/05/2014

Richard Reed Parry, dos Arcade Fire, vai lançar-se em nome próprio em Junho. O multi-instrumentista edita o disco de estreia no dia 9 de Junho pela conceituada Deutsche Grammophon. Em comunicado de imprensa, Parry informa que o disco é «uma colecção de música clássica muito suave e calma». Como o nome indica, o novo trabalho apresenta uma revisitação da composição de três movimentos Music for Heart and Breath, que Parry apresentou ao vivo em 2009. Os irmãos Bryce e Aaron Dessner dos National, músicos do Kronos Quartet, yMusic e o compositor Nico Muhly aparecem na lista de convidados. Parry já tinha formado no ano passado um projecto paralelo aos Arcade Fire chamado Quiet River of Dust. Os canadianos regressam aos palcos portugueses já para a semana, com concerto marcado para o Rock In Rio Rio Lisboa no dia 31 de Maio. Alinhamento Arcade Fire (Here comes the night); Arcade Fire (Joan of Arc); The National (Slow show); Bombay Bicycle Club (How can you swallow so much); LCD Soundsystem (New York, I love you but you´re bringing me down); Arcade Fire (Normal person); Interpol (Lights); Arcade Fire (The suburbs)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Barco Ancorado 22/05/2014

O dono da marca de roupa Lucky 13, Robert Kloetzly, abriu um processo contra Taylor Swift porque considera que a cantora usurpou algumas das suas ideias de marketing para a venda de merchandising. Kloetzly argumenta que a mega-estrela do country «está a confundir o público-alvo», ao usar a expressão Lucky 13 em merchandising à venda no seu site. A Lucky 13 de Kloetzly é virada para um público apreciador de motas e de imagens ligadas a carros rápidos e «homens perigosos». O executivo afirma ainda que o vídeo de 'I Knew You Were Trouble' podia ser uma promo para a Lucky 13, porque contém «vários homens tatuados e atraentes em situações provocatórias». Kloetzly pretende encerrar o site de merchandising da cantora e ainda ficar com os lucros da cantora com esta linha de roupa. Alinhamento Taylor Swift (Back to December); Taylor Swift (Begin again); Demi Lovato (Heart attack); Carly Rae Jepsen (Call me maybe); Avril Lavigne (Don´t tell me); Taylor Swift (Fifteen); Lady Antebellum (Better man); Christina Perri (A thousand years); Ed Sheeran (I see fire); Taylor Swift (The last time)

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Barco Ancorado 21/05/2014

Jimmy Page mostrou-se frustrado com a recusa de Robert Plant em voltar a reunir-se com os Led Zeppelin. Em entrevista ao New York Times, o guitarrista mostrou muita vontade de voltar a tocar ao vivo com a banda, mas disse estar «farto dos jogos» do vocalista dos Led Zeppelin quanto a essa possibilidade. De recordar que, no início deste mês, o vocalista Robert Plant fez afirmações contraditórias à BBC News quando disse não querer «fazer parte de uma jukebox» mas admitindo, por outro lado, que «as portas não estão fechadas». Se Robert Plant não se decidir, os Led Zeppellin poderão voltar aos concertos com outro vocalista. «Não sou de ideias fixas», sublinha Jimmy Page. Esta polémica surge na altura em que os Led Zeppelin estão novamente a ser acusados de plágio. O processo foi levantado pelo ex-baixista do grupo americano Spirit, Mark Andes, que quer que o seu antigo companheiro de banda, o guitarrista Randy California, seja incluído na lista de compositores da música 'Stairway to Heaven'. De recordar que a campanha de reedições dos Led Zeppelin arranca a 2 de Junho com os três primeiros álbuns, "Led Zeppelin", "Led Zeppelin II" e "Led Zeppelin III". Alinhamento Led Zeppelin (All my love); Led Zeppelin (Whole lotta love); Pink Floyd (In the flesh); Black Sabbath (Am I going insane); Creedence Clearwater Revival (Proud Mary); Led Zeppelin (The battle of Evermore); Guns N' Roses (Sweet child of mine); Led Zeppelin (Black dog)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Barco Ancorado 20/05/2014

Joe Cocker faz hoje 70 anos. Com mais de 20 álbuns lançados, o músico britânico é um dos mais aclamados da sua geração. John Robert Cocker nasceu em Sheffield, Inglaterra, a 20 de Maio de 1944, e tem conseguido cimentar uma carreira musical transversal a vários períodos e gostos da história britânica e não só. Além de um reputado cantor, Joe Cocker sempre se sentiu inspirado pelos artistas soul e tem também sido citado como fonte de inspiração para outros artistas como Usher, por exemplo. Joe Cocker começou a sentir o apelo da música ainda em criança quando em casa ouvia Ray Charles e Lonnie Donegan. A sua primeira experiência ao vivo aconteceu aos 12 anos quando o irmão Victor, que tinha um grupo musical, o convidou a subir ao palco. Em 1960 Cocker juntou-se a três amigos e formou o seu primeiro grupo, os Cavaliers. A primeira actuação da banda aconteceu num clube de jovens onde tiveram de pagar bilhete para entrar no recinto. Em meados dos anos 60 Joe Cocker passou para a primeira linha do rock internacional, com inúmeros êxitos nas tabelas de vendas pelo mundo fora, uma participação no Woodstock (em 1969), um reconhecimento internacional muito grande, excepto num período no final dos anos 70, em que a sua carreira conheceu dificuldades na sequência de problemas com álcool e drogas, que conseguiu ultrapassar. Alinhamento Joe Cocker (Different roads); Joe Cocker (Night calls); Chris Rea (The road to hell); Eric Clapton (Layla); Rod Stewart (People get ready); Joe Cocker (Unchain my heart); Dire Straits (So far away); Gary Moore (Need your love so bad); Chris de Burgh (Lady in red); Joe Cocker (You can leave your hat on)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Barco Ancorado 19/05/2014

Lily Allen revelou que recusou fazer parte do elenco da popular série "Game of Thrones/Guerra dos Tronos" porque seria esquisito contracenar com o irmão, Alfie Allen, em cenas que envolvessem um contacto físico mais próximo entre os dois. Numa conversa no feed do Reddit, Ask Me Anything, Allen revela que foi contactada pela produção uma vez que o irmão, Alfie, interpreta a personagem Theon Greyjoy na série. Lily iria interpretar precisamente a irmã deste, Yara, mas a cantora sentiu-se incomodada por ter de andar a cavalo e, sobretudo, porque os dois irmãos teriam de contracenar em cenas de foro íntimo: «senti-me desconfortável porque teria de andar a cavalo e ele tinha de me tocar e essas coisas. Quando me disseram que o papel envolvia tudo isto, eu disse imediatamente que não». Lily descreve o papel como cameo, mas Yara Greyjoy (interpretada por Gemma Whelan) no "Game of Thrones" é uma personagem com alguma importância na trama. Nem Alfie (protagonista da canção com o mesmo nome de "Alright, Still") nem Lily Allen têm uma carreira muito extensa na interpretação apesar de serem filhos da produtora de cinema Alison Owen. Os dois já participaram no mesmo filme, "Elizabeth" (1998), mas não partilharam o ecrã. Alinhamento Lily Allen (Hard out here); Lily Allen (22); Katy Perry (Wide awake); Kylie Minogue (All I see); Miley Cyrus (We can´t stop); Lily Allen (Naive); Lana Del Rey (Video games); Pink (Sober); Avril Lavigne (Complicated); Ellie Goulding (Lights); Lily Allen (Shame for you)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Barco Ancorado 16/05/2014

Adele continua a ser a cantora britânica mais rica com idade inferior a 30 anos. Os dados são do Sunday Times que, na sua lista anual, tem a intérprete de 'Someone Like You' com uma fortuna estimada em 55,2 milhões de euros. Com estes valores Adele ultrapassa em larga escala o DJ escocês Calvis Harris, que ocupa a segunda posição com quase 37 milhões de euros. A tabela elaborada pelo jornal Sunday Times atribuiu a Adele, no ano passado, uma fortuna de cerca de 7,3 milhões de euros, mas as vendas do álbum "21" aumentaram de tal forma a fortuna pessoal da cantora que agora ocupa o lugar cimeiro da mesma lista. De recordar que Adele tem vindo a deixar pistas sobre um eventual lançamento de material novo ainda este ano. O cantor Phil Collins e o compositor Ryan Tedder, dos One Republic, já confirmaram que estavam a trabalhar com Adele. O jornal inclui nesta contagem outros nomes da música como Cheryl Cole, das Girls Aloud, Niall Horan, Zayn Malik, Liam Payne, Harry Styles e Louis Tomlinson, dos One Direction, Leona Lewis e Katie Melua. Alinhamento Adele (Someone like you); Adele (One and only); Amy Winehouse (Back to black); Duffy (Mercy); Beyoncé (Halo); Adele (Don´t you remember); Christina Perri (Christina Perri); Kelly Clarkson (Because of you); Adele (Set fire to the rain)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Barco Ancorado 15/05/2014

La Roux acaba de anunciar um novo disco chamado "Trouble in Paradise", que vai ser lançado no mercado no próximo dia 7 de Julho. O disco tem nove temas incluindo o primeiro avanço 'Let Me Go Down Gently'. Este é o segundo longo da persona artística da ruiva Elly Jackson, chegando quase cinco anos depois da estreia homónima de 2009. «Descobri que este trabalho precisava que eu fosse muito melhor música do que era. Tenho aprendido muito e diverti-me tanto que acho que não queria acabar com isso», disse a cantora sobre o atraso na edição citada pelo NME. Ian Sherwin é o produtor do novo disco de La Roux. Alinhamento La Roux (In for the kill); La Roux (Bulletproof); Lily Allen (Naive); Lykke Li (I follow rivers); Ellie Goulding (Burn); Scissor Sisters (Lire with fire); Florence Welch ft Calvin Harris (Sweet nothing); Lorde (Royals); Capital Cities (Safe and sound); Birdy (Wings); La Roux (I´m not your toy)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Barco Ancorado 14/05/2014

No próximo mês de Junho vai ser inaugurado um museu online dedicado a Bruce Springsteen. BlindedByTheLight.com terá cerca de 300 artigos de memorabilia ligados ao Boss, entre eles, letras escritas à mão, fotografias pessoais, documentos de identificação e posters de concertos. O museu está a cargo de Michael Crane, um coleccionador que costuma colaborar nas exposições organizadas pelo Rock and Roll Hall of Fame. Crane promete realizar vários sorteios para oferecer memorabilia aos vencedores. Como por exemplo, promete o coleccionador, o Chevy descapotável de 1957 onde Springsteen escreveu 'Born to Run'. Para já, a oferta começa de forma mais humilde com vários discos autografados pelo Boss. Alinhamento Bruce Springsteen (Because the night); Bruce Springsteen (Brilliant disguise); U2 (Cedars of Lebanon); Neil Young (Light a candle); Billy Joel (She´s always a woman); Bruce Springsteen (Hearts of stone); Dire Straits (On every street); R.E.M. (Drive); Rod Stewart (Have I told you lately); Bruce Springsteen (Human touch)

terça-feira, 13 de maio de 2014

Barco Ancorado 13/05/2014

Os nomes de Gary Barlow, Howard Donald e Mark Owen, dos Take That, vieram à baila associados a uma empresa que terá cometido fraude fiscal. Em causa, estão investimentos dos cantores na Larkdale LLP (da propriedade de Gary Barlow), uma das nova empresas que o juíz Colin Bishop acaba de descrever como «esquemas para fugir aos impostos». O esquema em causa, está a ser chamado pela justiça britânica como «icebreaker partnerships». O tribunal concluiu que os ditos investimentos são, na realidade, uma forma de fugir aos impostos. Aparentemente, o investimento do trio roça os 80 milhões de euros. A decisão do juíz poderá implicar uma factura alta (cerca de 25 milhões de euros) de pagamento de impostos para Barlow, Donald e Owen. Depois de ser divulgado o suposto envolvimento de Gary Barlow com este esquema, o músico e cantor tem alegadamente tentado entrar em contacto com o Primeiro-Ministro David Cameron, para devolver a condecoração OBE à Coroa britânica. Mas Cameron disse à televisão ITV que não é necessário porque Barlow «já fez muito pelo país. Já angariou largas quantias para solidariedade. Já contribuiu enormemente para o Children In Need. O OBE celebra todo esse trabalho». Quem já veio 'atirar' contra o compositor e contra o Primeiro-Ministro David Cameron foi Lily Allen. A cantora usou o Twitter para criticar a posição do Primeiro-Ministro: «tenho a certeza que o Gary Barlow entrou de forma inocente neste esquema, mas quando o PM diz que não faz mal não pagares impostos por seres um tipo porreiro, não é mesmo a minha cena», escreveu Allen na rede social, depois de avisar que o post era dedicado a quem comete «fraude fiscal». Alinhamento Take That (How deep is your love); Take That (Patience); Boyzone (Baby can I hold you); Wet Wet Wet (Julia says); Ronan Keating (If tomorrow never comes); Take That (Rule the world); Gabrielle (Don´t need the sun); Westlife (If I let you go); Girls Aloud (I´ll stand by you); George Michael (Heal the pain); Take That (Back for good)

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Barco Ancorado 12/05/2014

Morrissey vai ser alvo de um biopic. O filme está em pré-produção a cargo da equipa por trás da curta nomeada para um Óscar, "The Voorman Problem". «O filme vai retratar a vida de Morrissey antes dos Smiths. É mais um retrato do que um biopic convencional. Até é mais virado para quem não é fã de Morrrissey do que para os fãs acérrimos. Mas não posso negar que é uma carta de amor a Steven Patrick Morrissey e às fábricas satânicas de Manchester», disse o realizador Mark Gill, também ele um mancunian (natural daquela cidade do norte de Inglaterra). A futura produção partilha o director de casting e o produtor (Orin Williams) com "Control", o biopic sobre o trágico Ian Curtis, vocalista dos Joy Division (antecessores dos Smiths na cena musical de Manchester). As filmagens deverão começar no final do ano. Ainda não se sabe se o filme tem o aval de Morrissey, ele que prepara o lançamento do 10º disco a solo, "World Peace is None of Your Business", para Julho. Alinhamento Morrissey (Suedhead); Morrissey (Irish blood, english heart); New Order (Crystal); Echo & the Bunnymen (Lips like sugar); The Cure (Maybe someday); Morrissey (Im throwing my arms around Paris); David Bowie (Space oddity); James (She´s a star); Manic Street Preachers (Motorcycle emptiness); Morrissey (Everyday is like sunday)

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Barco Ancorado 09/05/2014

Lily Allen deu ontem entrada no hospital com uma possível intoxicação alimentar. Allen estava nas instalações do Channel 4, a filmar a sua participação no programa "Alan Carr Chatty Man" quando se começou a queixar que não se estava a sentir bem. Depois de ter deixado vários desabafos nas redes sociais, a cantora enviou mesmo uma mensagem, em tom de brincadeira, ao apresentador do programa a dizer que o Bombay Mix que tinha ingerido no catering do programa era o responsável pela sua má disposição. A cantora publicou uma foto sua, numa cama de hospital. Pouco depois, Allen apressou-se a acalmar os fãs: «Estou bem, só preciso que me dêem líquidos porque não consigo manter nada no estômago». A cantora também já fez retweet a uma divertida mensagem de um fã:« Parece que estiveste a ouvir os My Chemical Romance». Recorde-se que Lily Allen lançou no passado dia 5 o seu terceiro álbum, "Sheezus", do qual já saíram dois singles. Alinhamento Lily Allen (Hard out here); Lily Allen (Air baloon); Lorde (Team); Gwen Stefani (4 in the morning); Katy Perry ft Juicy J (Dark horse); Lily Allen (The fear); Ellie Goulding (Lights); Britney Spears (Perfume); Miley Cyrus (We can´t stop); Madonna (Music); Lily Allen (Shame for you)

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Barco Ancorado 08/05/2014

Depois da polémica causada pela suposta utilização de um sample de 'Machine Gun' dos Portishead, no tema 'Belong to the World' do projecto Weeknd, chega a agora a divulgação do pedido do produtor canadiano para usar o sample dos britânicos. Tudo pelas mãos de Geoff Barrow, o homem forte dos Portishead, que usou o Twitter para divulgar o email que recebeu da parte da equipa de Weeknd. No email é possível ler claramente que Weeknd pretende usar o sample de 'Machine Gun', na canção que faz parte do longo de estreia "Kiss Land", do ano passado. Aparentemente, Barrow recusou mas o sample foi usado na mesma sem ser creditado. «Isto são tudo tretas. Quando alguém te pede para usar um sample e tu recusas, o que deves fazer é respeitar o teu colega artista e não usar. Normalmente damos a autorização para temas que gostamos. Não tem nada a ver com dinheiro. A maior parte das vezes até é para artistas hip-hop com pouco dinheiro. Eu não quero ser pago, só quero o meu beat de volta», escreveu Barrow no Twitter segundo o Pitchfork. Weeknd, nome artístico de Abel Tesfaye, já reconheceu no passado que os Portishead inspiraram o dito tema e que até escreveu uma carta aos britânicos a dizer-lhes isso mesmo. Alinhamento Portishead (Sour times); Portishead (Wandering star); Massive Attack (Five man army); Tricky (Evolution revolution love); Morcheeba (Fragments of freedom); Portishead (Glory box); Lamb (Gabriel); Cat Power (Sun); Portishead ft Massive Attack (Teardrop)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Barco Ancorado 07/05/2014

O muito aguardado terceiro álbum de Adele poderá ser lançado ainda este ano. As suspeitas adensam-se depois de uma fotografia e da respectiva legenda publicadas pela cantora na sua página de Twitter, na véspera de fazer 26 anos. «Adeus 25. Encontramo-nos outra vez no final do ano» foi a mensagem publicada pela cantora o que está a ser interpretada como uma sugestão de que o novo álbum se poderá chamar "25". O cantor Phil Collins e o compositor Ryan Tedder, dos One Republic, já tinham confirmado que estavam a trabalhar em material novo com Adele. De recordar que os seus dois álbuns já lançados, "19" e "21", dizem respeito à idade da cantora aquando das respectivas gravações. "21" é o disco mais vendido dos últimos dez anos com recordes sucessivos nas tabelas mundiais, físicas e digitais. Em 2012, Adele gravou 'Skyfall', a música que integrou a banda sonora do filme homónimo de James Bond. Alinhamento Adele (Someone like you); Adele (Make you feel my love); Duffy (Stepping stone); Amy Winehouse (Just friends); Birdy (Wings); Adele (Turning tables); Kelly Clarkson (Because of you); Alicia Keys (No one); Maroon 5 (Goodnight, goodnight); Adele (Skyfall)

terça-feira, 6 de maio de 2014

Barco Ancorado 06/05/2014

Mick Jagger cantou a música 'Just Like a Woman', de Bob Dylan, na homenagem que prestou a L'Wren Scott, a namorada que faleceu em Março. A canção era uma das favoritas da estilista. Segundo a porta-voz do cantor, Vicki Scarfone, a cerimónia decorreu na igreja de St. Bartholomew, em Nova Iorque, na passada sexta-feira, dia 2 de Maio. As actrizes Ellen Barkin e Sarah Jessica Parker estiveram entre os nomes com direito a fazer um pequeno discurso na cerimónia, embora os cineastas Martin Scorsese e Baz Luhrmann também estivessem presentes. O irmão de L'Wren Scott, Randy Bambrough, também prestou o seu tributo, enquanto a sobrinha da falecida modelo, Hannah Bambrough, e o filho de Mick Jagger, James, leram poemas. De recordar que a ex-modelo e estilista L'Wren Scott foi encontrada morta em Março no seu apartamento em Nova Iorque, depois de cometer suicídio por enforcamento. O funeral decorreu no cemitério Hollywood Forever, em Los Angeles. Scott tinha 49 anos e namorava Jagger há mais de uma década. Como estilista, chegou a desenhar diversas roupas usadas pelo cantor na digressão dos 50 anos de carreira dos Rolling Stones. Alinhamento Rolling Stones (Out of tears); Rolling Stones (Angie); Bob Dylan (Lay lady lay); Aerosmith (Dream on); David Bowie (Thursday´s child); Rolling Stones (Anybody seen my baby); Eric Clapton (Layla); John Lennon (Just like starting over); Creedence Clearwater Revival (Have you ever seen the rain); Rolling Stones (Emotional rescue)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Barco Ancorado 05/05/2014

Miley Cyrus adiou dois concertos na Europa devido a problemas de saúde. As datas adiadas são as de 2 de Maio e 4 de Maio em Amesterdão (Holanda) e Antuérpia (Bélgica), respectivamente. Os concertos vão ser nos dias 20 e 22 de Junho. Cyrus tem regresso a Portugal marcado para o dia 15 de Junho, com concerto marcado no MEO Arena, em Lisboa. A cantora foi internada devido uma relação alérgica a um medicamento em meados de Abril, embora o TMZ tenha avançado na altura de que Cyrus teria exagerado na dose depois de ter tido um esgotamento. Agora, a revista Life & Style afima que Cyrus teve de fazer uma desintoxicação depois de ter ficado inconsciente devido ao consumo de drogas numa discoteca. Alinhamento Miley Cyrus (Wrecking ball); Miley Cyrus (We can´t stop); Demi Lovato (Heart attack); Katy Perry (Roar); Britney Spears (Perfume); Miley Cyrus (Breakout); Lindsay Lohan (Over); Kesha (Take it off); Jessie J (Price tag); Taylor Swift (Fearless); Jonas Brothers (Hold on); Madonna (I don´t give a); Miley Cyrus (See you again)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Barco Ancorado 02/05/2014

Acaba de ser divulgada uma nota alegadamente escrita por Kurt Cobain, que as autoridades encontraram na carteira do falecido músico por altura da sua morte em Abril de 1994. O papel tem o logo do hotel Phoenix, um reconhecido poiso de convívio entre músicos e artistas e drogas e outras formas de diversão, nos arredores de São Francisco. O texto é uma ironia aos chamados votos de casamento cristãos: «Tu, Kurt Cobain, tomas Courtney Michelle Love, como a tua leal e devastada mulher, mesmo quando ela é uma cabra com acne e dá cabo do teu dinheiro com drogas e prostituição...», pode ler-se na nota. Esta divulgação, que acontece mais de 20 anos depois do suicídio de Cobain, acrescenta ainda mais lenha à fogueira dos fãs que sempre culparam Love pela decisão do músico de terminar com a própria vida. Há até quem diga que o líder dos Nirvana foi assassinado, uma suspeita que ganhou combustível recentemente depois das autoridades terem revisto o processo sobre o suicídio do músico. Esta investigação acabou por confirmar a tese inicial mas agora estão de novo lançadas as dúvidas, até porque esta nota contrasta com a nota de suicídio que Cobain deixou, onde chama Love de «deusa que respira ambição e empatia». O relatório médico original, que foi agora confirmado, concluiu que Cobain morreu de um tiro de caçadeira inflingido pelo próprio músico depois de tomar uma dose, que seria fatal, de heroína. Alinhamento Nirvana (Come as you are); Nirvana (About a girl); Foo Fighters (Times like these); Pearl Jam (Last kiss); Joy Division (Twenty four hours); Nirvana (All apologies); Red Hot Chili Peppers (Can´t stop); The Doors (Waiting for the sun); The Smashing Pumpkins (1979); Nirvana (Smells like teen spirit)