quinta-feira, 28 de março de 2013

Barco Ancorado 28/03/2013

Lana Del Rey volta a surpreender os fãs com 'Chelsea Hotel N.2', uma versão do original de Leonard Cohen, no qual o compositor revela a sua relação com um antigo amor (Janis Joplin). A notícia foi dada pela própria cantora, via Twitter, onde escreveu simplesmente: «Novo vídeo». Acompanhada apenas à viola, Lana Del Rey mostra-se muito elegante neste tributo a Cohen, com o qual espera continuar a agradar aos fãs e a corresponder ao que esperam dela, contrariando, assim, rumores recentes que davam conta do fim da sua carreira musical. No videoclipe, a artista recupera o aspecto vintage dos seus primeiros temas, desta vez num trabalho com pouca iluminação a remeter para o tempo em que o mítico Hotel Chelsea era o esconderijo amoroso de Cohen e Joplin. A canção original faz parte do quarto álbum de carreira de Leonard Cohen, "New Skin For The Old Ceremony", lançado em 1974. Alinhamento Lana Del Rey (Summertime sadness); Lana Del Rey (Blue velvet); Lady Gaga (Paparazzi); Rihanna (Rehab); Florence + The Machine (Spectrum); Lana Del Rey (Body electric); Britney Spears (I´m not a girl, not yet a woman); Lindsay Lohan (Over); Lana Del Rey (Ride)

quarta-feira, 27 de março de 2013

Barco Ancorado 27/03/2013

Gabriel O Pensador vai lançar, a 29 de Abril, o seu novo álbum de originais intitulado "Sem Crise". O single de apresentação deste novo trabalho chama-se 'Surfista Solitário'. O músico, que vai actuar no Teatro Tivoli, em Lisboa, a 7 de Maio, marca assim o seu regresso aos discos sete anos após o lançamento de "Cavaleiro Andante". Neste álbum, Gabriel O Pensador vai contar «tudo o que o motiva na vida e o motivou neste trabalho», adianta a editora, a Sony Music, em comunicado. Nas 15 faixas do disco, nota-se um regresso às sonoridades mais electrónicas e hip-hop que marcaram o seu início de carreira. Para isso terá contribuído a colaboração com "velhos" parceiros na produção, como André Gomes, Mauricio Pacheco, Marcelinho da Lua, Wladimir Gasper e Papatinho. Na direcção musical e na produção esteve Deeplick. Carlinhos Brown, Rogério Flausino, vocalista dos J.Quest, e Nando são outros intervenientes em "Sem Crise". Na digressão de promoção do álbum, Gabriel O Pensador apresenta os Rimadores Anónimos, um grupo de novos talentos do rap de improviso e das batalhas de rimas. Alinhamento Gabriel O Pensador (Cachimbo da paz); Gabriel O Pensador com Jorge Ben (Surfista solitário); Skank (Pacato cidadão); Zeca Baleiro (Flor da pele); Tim Maia com Marisa Monte (Ainda lembro); Gabriel O Pensador (Palavras repetidas); Lenine (Martelo bigorna); Gabriel O Pensador (O resto do mundo)

terça-feira, 26 de março de 2013

Barco Ancorado 26/03/2013

Um conjunto de fotografias raras dos Beatles no Shea Stadium, de Nova Iorque, foi vendido em leilão por cerca de 35 mil euros. As imagens foram tiradas por um fotógrafo amador chamado Marc Weinstein, que usou um passe de imprensa falso para entrar no backstage daquele que é considerado o maior concerto de sempre dos britânicos. As fotografias de Weinstein acabaram por ser o registo mais completo do espectáculo porque o outro fotógrafo presente no concerto ficou sem rolo na máquina. As 61 fotografias foram compradas por um coleccionador sul-americano de memorablia dos Beatles. No concerto no Shea Stadium em 1965, estavam 55 mil pessoas perante os Fab Four. Entretanto, Paul McCartney veio lançar mais achas para a fogueira que tem queimado Yoko Ono em tudo o que respeita os Beatles. Em entrevista à Q Magazine, Sir Macca confirmou que a presença da namorada de John Lennon em estúdio irritou os restantes Beatles: «como éramos um grupo muito chegado, o facto da relação do John com a Yoko estar a tornar-se séria, frustrou-nos. Quando ela chegou ao estúdio e sentou-se ali sem fazer nada deixou-nos mesmo zangados». McCartney já tinha vindo negar em público que era da opinião que foi Ono que levou à separação dos Beatles. Para o baixista, a culpa está mais próxima do executivo Allen Klein, que sucedeu a Brian Epstein como manager do grupo. Sir Macca também disse que considera que, «sem o apoio de Ono, Lennon nunca teria escrito canções como 'Imagine'». Ono até já veio agradecer a McCartney por finalmente ter «coragem» por fechar este assunto. Alinhamento The Beatles (A day in the life); The Beatles (Come togheter); Led Zeppelin (All my love); Pink Floyd (Learning to fly); Queen (These are the days of our lives); The Beatles (Whitin you without you); Jimi Hendrix (Cocaine); The Beatles (The ballad of John and Yoko)

segunda-feira, 25 de março de 2013

Barco Ancorado 25/03/2013

Os National revelaram a capa, o alinhamento e o nome do próximo disco: "Trouble Will Find Me". O novo trabalho, o sexto na conta dos norte-americanos, chega às lojas no dia 20 de Maio com 13 temas no alinhamento, os quais pode conferir em baixo. A banda anunciou também várias datas ao vivo entre as quais não há, para já, uma passagem por Portugal. Alinhamento The National (Bloodbuzz Ohio); The National (Afraid of everyone); Editors (Smokers outside the hospital doors); Interpol (Slow hands); Arcade Fire (Ready to start); The National (Slow show); Band of Horses (Everything´s gonna be undone); The Walkmen (While I shoved the snow); The National (Green gloves)

sexta-feira, 22 de março de 2013

Barco Ancorado 22/03/2013

A cantora Barbra Streisand, conhecida pela sua longa carreira na música e no cinema, não vai actuar em Portugal devido ao elevado cachê que pediu. De acordo com a edição online da revista Blitz, Streisand terá sugerido um valor superior a 770 mil euros para para dar um concerto em Lisboa. Aos 70 anos, Barbra Streisand viu assim recusada a hipótese de conhecer de perto o público português, uma vez que a promotora envolvida não pode negociar o valor pretendido. Alinhamento Barbra Streisand (A time for love); Barbra Streisand (Woman in love); Celine Dion (All by myself); Diana Ross (Endless love); Barry Manilow (Can´t smile without you); Barbra Streisand (Memory); Carly Simon (You´re so vain); The Carpenters (Superstar); Barbra Streisand (If you go away (ne me quitte pas))

quinta-feira, 21 de março de 2013

Barco Ancorado 21/03/2013

O documentário "Rihanna 777", sobre a digressão da cantora dos Barbados, vai estrear no canal Fox no dia 6 de Maio. O filme segue Rihanna enquanto a cantora correu o mundo para apresentar "Unapologetic", incluindo a mal-afamada viagem no Boeing 777 com jornalistas e fãs. Entretanto, começou a ser produzido um novo documentário sobre Jim Morrison (The Doors) chamado "Before the End: Jim Morrison Comes of Age". O rockumentário vai incluir entrevistas com o irmão do desaparecido vocalista, Andy Morrison, e com o roadie dos Doors Gareth Blyth. A realização está a cargo de Jess and Jeff Finn. Recorde-se que, no ano passado, estreou o documentário sobre a banda californiana: "Mr. Mojo Risin': The Story of L.A. Woman". Já o biopic sobre Freddie Mercury, protagonizado por Sasha Baron Cohen, pode estar prestes a ganhar um peso pesado na realização. Tom Hooper, realizador de "Les Misérables", está interessado no projecto. Há outra estrela do rock inglês prestes a ser imortalizada na grande tela: Elton John. "Rocketman", o filme, acaba de ganhar um realizador. Michael Gracey, que é conhecido pelos anúncios de publicidade com coreografias de dança, vai levar ao ecrã um argumento escrito por Lee Hall. Elton John já disse que queria Justin Timberlake para lhe dar corpo no cinema. Alinhamento Rihanna (Diamonds); Rihanna (Rehab); Beyoncé (Halo); Leona Lewis (Better in time); Ciara (Like a boy); Rihanna (Take a bow); Katy Perry (Wide awake); Britney Spears (Blur); Rihanna (Te amo)

quarta-feira, 20 de março de 2013

Barco Ancorado 20/03/2013

Os UB40 estão confirmados no cartaz do Gaia Positive Vibes. Os veteranos do reggae actuam no dia 29 de Junho. A segunda edição do festival de reggae e world music decorre entre 28 e 29 de Junho no Areinho de Oliveira do Douro. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia. Os bilhetes custam entre 18 euros (diário) e 25 euros (passe de dois dias). Alinhamento UB40 (Kingston town); UB40 (Breakfast in bed); Inner Circle (Summer jammin); Jimmy Cliff (I can see clearly now); Simply Red (If you don´t know me by now); UB40 (I´ve got you baby); Level 42 (Leaving me now); Bob Marley (Is this love); Peter Tosh (Johnny be good); UB40 (Red red wine)

terça-feira, 19 de março de 2013

Barco Ancorado 19/03/2013

O fadista Camané prepara-se para lançar, a 29 de Abril, o seu novo álbum intitulado "O Melhor - 1995 - 2013". Trata-se de uma compilação de carreira, que inclui dois temas inéditos e vai desde o álbum "Uma Noite de Fados" até ao mais recente "Do Amor e Dos Dias". O single de apresentação deste novo álbum é o tema, nunca antes gravado por Camané, 'Ai Margarida', de autoria de Mário Laginha com poema de Álvaro de Campos. O novo álbum será promovido com vários concertos. O primeiro realiza-se a dia 27 de Abril, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, segue-se uma actuação no dia 30 de Abril no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e a 29 de Junho na Casa da Música, no Porto. No CCB o concerto conta com os convidados Mário Laginha, Carlos Bica e Dead Combo. A 2 de Maio, o fadista recebe na Universidade de Bari Aldo Moro, em Itália, o "Prémio Europa - David Mourão Ferreira 2010 - 2012", atribuído pelo Centro Studi Lusofoni na categoria "Mito", que visa galardoar a carreira de uma personalidade eminente da cultura lusófona que se tenha distinguido no campo das letras e das artes. Alinhamento Camané (A cantar é que te deixas levar); Camané com Dead Combo (Vendaval); Carlos do Carmo (Retalhos); Ana Moura (Até ao Verão); Carminho (Bom dia amor); Carlos Paredes (Despertar); Fausto (Por este rio acima); Márcia com J.P. Simões (A pele que há em mim); Humanos com Camané (Quero é viver)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Barco Ancorado 18/03/2013

A equipa das manhãs da Rádio Comercial voltou a juntar-se para fazer uma nova versão de um tema popular, parodiando uma situação da actualidade. Depois de Gabriel o Pensador ter inspirado Vasco Palmeirim para uma nova abordagem ao Dia dos Namorados, agora foi o tema 'Cavalos de Corrida', dos UHF, de 1980, que motivou a paródia 'Cavalo na Comida'. A composição humorística, que conta mesmo com a participação do vocalista dos UHF, António Manuel Ribeiro, refere-se ao escândalo da carne de cavalo, vendida como carne de vaca, que tem sido notícia em Portugal e na Europa. Além de Vasco Palmeirim, também Vanda Miranda, Pedro Ribeiro e Nuno Markl aparecem no vídeo, filmado num centro de equitação. Alinhamento UHF (Cavalos de corrida); UHF (A lágrima caiu); Delfins (A queda de um anjo); GNR (Dunas); Xutos & Pontapés (Manhã submersa); UHF (Sarajevo); Mesa (Boca do mundo); Amor Electro (A máquina acordou); UHF (Na tua cama)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Barco Ancorado 15/03/2013

Stacey Kent vai voltar a Portugal para um concerto no Coliseu do Porto a 9 de Outubro. O mote para este espectáculo é a apresentação do novo álbum "Changing Lights". "Raconte-Moi", de 2010, totalmente cantado em francês, também deverá merecer uma "visita". A cantora de jazz, comparada a Billie Holiday e Ella Fitzgerald, é conhecida por partilhar histórias emocionantes com humor, tudo nas suas canções. Formada em literatura, Stacey Kent envederou pela música e pelo jazz tendo lançado o seu primeiro álbum em 1997, "Close Your Eyes". Desde essa altura, a cantora já deu diversos concertos em Portugal. Os bilhetes já estão à venda e custam 25 euros para a tribuna e 28 euros para a plateia. Alinhamento Stacey Kent (So romantic); Stacey Kent (Ces petits riens); Diana Krall (So nice); Madeleine Peyroux (Dance me to the end of love); Stacey Kent (Breakfast on the morning tram); Lisa Ekdahl (Cry me a river); Sarah Vaughan (Round about midnight); Stacey Kent (I wish I could go travelling again)

quinta-feira, 14 de março de 2013

Barco Ancorado 14/03/2013

Os Heróis do Mar vão regressar para um concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 30 de Novembro, segundo avança o site da Blitz. Aquela que foi uma das mais bem sucedidas bandas nacionais dos anos 80 vai voltar com a sua formação histórica de sempre: o vocalista Rui Pregal da Cunha, os guitarristas Pedro Ayres de Magalhães e Paulo Pedro Gonçalves, o teclista Carlos Maria Trindade e o baterista Tó Zé Almeida. Este é um regresso há muito discutido, sobretudo pelos órgãos de comunicação social, tendo em conta a vaga de renascimentos que tem surgido no pop-rock, incluindo em Portugal, como provam os casos recentes dos Trovante, Táxi, Sétima Legião e Resistência. Os Heróis do Mar tiveram um impacto mediático a uma escala inédita no nosso país, sobretudo no início da década de 80 quando publicaram êxitos como 'Amor', 'Paixão' e 'Só Gosto de Ti', não esquecendo a anterior polémica política que o álbum de estreia, de título homónimo, levantou. A reinvenção do grupo com o álbum "Macau" (de 1986) permitiu uma nova vida ao grupo que terminaria em 1990. Os bilhetes para o espectáculo no Atlântico vão estar à venda brevemente. Alinhamento Heróis do Mar (Amor); Heróis do Mar (Alegria); GNR (Bem vindo ao passado); Sétima Legião (A luz); Rádio Macau (Sempre mais); Heróis do Mar (Paixão); Xutos & Pontapés (O homem do leme); Heróis do Mar (Só gosto de ti)

quarta-feira, 13 de março de 2013

Barco Ancorado 13/03/2013

Daniela Mercury vai contar com as participações especiais de Camané, Batida, Teresa Salgueiro e Luís Represas nos concertos que vai dar nos Coliseus em Abril. A congregação destes géneros musicais tão distintos deverá resultar, nas palavras da promotora, a Produtores Associados, «numa cor e num calor muito pessoais». A cantora brasileira actua dia 5 de Abril, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no dia seguinte no Coliseu do Porto. O pretexto para estes espectáculos é a apresentação do mais recente álbum, "Canibália", que se "passeia" entre os ritmos regionais da Baía e a cultura afro-brasileira. 20 anos após a sua estreia discográfica, Daniela Mercury continua a assumir-se como uma fã de Portugal e das suas gentes. Os bilhetes custam entre os 25 e os 30 euros para Lisboa e para o Porto os preços oscilam entre os 15 e os 30 euros. Alinhamento Daniela Mercury (O mais belo dos belos); Daniela Mercury (À primeira vista); Ivete Sangalo (Quando a chuva parar); Maria Bethânia (Onde estará o meu amor); Gal Costa (Força estranha); Daniela Mercury (O canto da cidade); Marisa Monte (Não é fácil); Zélia Duncan (Catedral); Daniela Mercury (Como vai você)

terça-feira, 12 de março de 2013

Barco Ancorado 12/03/2013

Os Dead Can Dance lançam no próximo mês de Abril um disco ao vivo intitulado "In Concert". Este trabalho foi gravado em vários concertos nos Estados Unidos no ano passado. Recorde-se que esta digressão da dupla australiana passou por Portugal em Outubro, com um concerto completamente esgotado na Casa da Música, no Porto. O álbum ao vivo é apresentando pelo single 'Children of the Sun', com lançamento europeu marcado para o dia 1 de Julho. Este ano Lisa Gerrard e Brendan Perry têm encontro duplo marcado com os portugueses. No dia 28 de Maio actuam no Coliseu de Lisboa e no dia 30 do mesmo mês sobem outra vez até ao Porto, para actuarem no Optimus Primavera Sound, no Parque da Cidade da Invicta. Alinhamento Dead Can Dance (Frontier); Dead Can Dance (Nierika); This Mortal Coil (Song to the siren); Dead Can Dance (Devorzhum); Clan of Xymox (The bitter sweet); Dead Can Dance (Song of the dispossessed)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Barco Ancorado 11/03/2013

Bonnie Tyler vai ser a representante do Reino Unido na Eurovisão 2013. A cantora galesa foi escolhida pela BBC para elevar as hipóteses britânicas de conseguir um bom lugar no certame que vai ter lugar na Suécia. No ano passado, Engerlbert Humperdinck ficou em penúltimo. A canção de Bonnie Tyler chama-se 'Believe in Me'. Apesar da sua condição de veterana, esta é a primeira vez que Tyler participa na Eurovisão. A intérprete ganhou fama com temas como 'Holding Out for a Hero' ou 'Total Eclipse of the Heart'. A última vez que o Reino Unido ganhou a Eurovisão foi há 16 anos, com 'Love Shine a Light' de Katrina and the Waves, em 1997. Mas há mais estrelas veteranas da música britânica ligadas à Eurovisão este ano. Tony Iommi, guitarrista dos Black Sabbath, escreveu o tema que vai representar a Arménia no certame. A balada rock chama-se 'Lonely Planet' e vai ser interpretada por Gor Syjyan e os Dorians. As canções concorrentes não se terão de preocupar com o representante português, uma vez que este ano Portugal não vai estar presente no certame «por razões económicas». A primeira semi-final da Eurovisão 2013 está marcada para o dia 14 de Maio na cidade sueca de Malmö. Alinhamento Bonnie Tyler (It´s a heartache); Bonnie Tyler (Total eclipse of the heart); Kim Carnes (Bette Davies eyes); Jennifer Rush (The power of love); Tina Turner (On silent wings); Bonnie Tyler (Holding out for a hero); Meat Loaf (Rock´n roll dreams come true); Bonnie Tyler (Lost in France)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Barco Ancorado 08/03/2013

O histórico cantor inglês Peter Murphy regressa a uma sala que conhece bem, o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 30 de Maio. O que mobiliza este espectáculo da Mr. Moonlight Tour são os 35 anos dos Bauhaus, histórica banda do pós-punk que se destacou pelo seu imaginário gótico durante os primeiros anos da década de 80. Peter Murphy promete interpretar os grandes clássicos dos Bauhaus, banda que se reagrupou por mais duas vezes, em 1998, quando actuou no então novinho em folha Pavilhão Atlântico, e em 2005. Peter Murphy é visita frequente aos nossos palcos, sobretudo ao Coliseu dos Recreios, onde actuou pela última vez em 2011. Os bilhetes, a colocar à venda a partir de amanhã, custam 25 euros (preço único). Alinhamento Peter Murphy (All night long); Peter Murphy (Cuts you up); Gene Loves Jezebel (Break the chain); Siouxsie and the Banshees (Israel); Peter Murphy (Strange kind of love); The Cure (Love song); Peter Murphy (Seven veils)

quinta-feira, 7 de março de 2013

Barco Ancorado 07/03/2013

Os Klaxons vão juntar-se aos Bush, Smashing Pumpkins, James Morrison, Rui Veloso e aos 30 Seconds to Mars na próxima edição do Festival Marés Vivas. O quarteto britânico actua no último dia do festival, 20 de Julho, no Palco Principal, no mesmo dia dos 30 Seconds to Mars e Rui Veloso. Reynolds, James Righton, Simon Taylor e Steffan Halperin são os Klaxons, uma banda de indie rock inglesa e um dos fenómenos mais recentes da indústria musical. Ainda sem álbum novo lançado, a banda recebeu logo, aquando do álbum de estreia, "Myth of The Near Future", grandes atenções mediáticas e uma vitória do Mercury Music Prize. Neste momento, os Klaxons já têm dois álbuns lançados e prometem oferecer ao público português uma mistura de rock, pop e dança. A 11ª edição do Marés Vivas decorre entre os dias 18 e 20 de Julho, no Cabedelo, em Vila Nova de Gaia. As entradas custam 30 euros para um dia e 60 euros para os três dias. Alinhamento Klaxons (Atlantis to interzone); Klaxons (Golden skans); Kasabian (Days are forgotten); Kaiser Chiefs (Everyday I love you less and less); Franz Ferdinand (Matinee); Klaxons (Not over yet); Crystal Castles ft Robert Smith (Not in love); Bloc Party (I still remember); Klaxons (Gravity´s rainbow)

quarta-feira, 6 de março de 2013

Barco Ancorado 06/03/2013

O novo disco de Mazgani será lançado no próximo dia 8 de Abril. "Common Ground" é o terceiro registo de originais do músico iraniano radicado em Portugal. A promotora apresenta-o como um disco «denso e rico nas geografias que explora». No Barco Ancorado desta quarta-feira vamos escutar, em destaque, a música de Mazgani. O sucessor de "Song of Distance", de 2010, vai contar com um concerto oficial de apresentação a 17 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os bilhetes para este espectáculo custam 12 euros. Antes disso, algumas das novas canções poderão ser ouvidas no concerto que o cantor tem marcado para o Fórum Luísa Todi, em Setúbal, já no próximo dia 22 deste mês. Alinhamento Mazgani (Lost words); Mazgani (The river of lions); Sean Riley & The Slowriders (This woman); Márcia (ft JP Simões) (A pele que há em mim); Dead Combo (Anadamastor); Mazgani (Song of distance); The Legendary Tiger Man (ft Rita Redshoes) (Lonesome town); Linda Martini (Adeus tristeza); Mazgani (Balada da esperança)

terça-feira, 5 de março de 2013

Barco Ancorado 05/03/2013

Morrissey atacou Beyoncé durante um concerto em Los Angeles. Na opinião do britânico, a cantora devia ter mais cuidado na escolha das suas malas porque está a ajudar à extinção dos rinocerontes. Foi assim que o vegetariano convicto introduziu o clássico dos Smiths 'Meat is Murder', no concerto da passada sexta-feira. Nos últimos tempos, Paul McCartney e Jimmy Kimmel também foram alvo da língua afiada de Morrissey. O cantor recusou mesmo aparecer no programa de Kimmel porque também estava agendada uma aparição de membros do elenco de "Duck Dynasty": «Não me sinto bem moralmente ao aparecer no mesmo programa que os actores de "Duck Dynasty" [programa sobre a caça de patos]», explicou Morrissey num comunicado de imprensa. «Uma nota para o Morrissey - se tens declarações parvas para fazer, convido-te a fazê-las onde eu as faço: no meu programa», respondeu Jimmy Kimmel no Twitter. Alinhamento Morrissey (Irish blood, english heart); Morrissey (Everyday is like sunday); New Order (Someone like you); The Cure (Lullaby); Echo & the Bunnymen (Nothing lasts for ever); Morrissey (I´m throwing my arms around Paris); James (Sit down); R.E.M. (Loosing my religion); Morrissey (Suedhead)

segunda-feira, 4 de março de 2013

Barco Ancorado 04/03/2013

O mês de Março vai ser marcado pela edição do primeiro álbum de David Bowie dos últimos 10 anos, "The Next Day", a sair no dia 11. Nas várias mostras de antecipação, como 'Where Are We Now?' e 'The Stars (Are Out Tonight)', o Camaleão indicia estar em boa forma, num álbum de 14 canções onde também se destaca a capa, em que o título "The Next Day" se sobrepõe à imagem de um dos seus discos seminais, "Heroes" (de 1977). Mas o mês nº3 do ano vai ter outros pontos mediáticos como os novos álbuns dos Bon Jovi, Depeche Mode, Justin Timberlake, e a banda sonora do supercolectivo de Dave Grohl, Sound City, sobre o documentário dos míticos estúdios do mesmo nome, Sound City. Há a curiosidade de serem lançados dois álbuns póstumos de duas lendas: "Mãe Carinhosa" de Cesária Évora e "People, Hell & Angels" de Jimi Hendrix. Na música nacional, muitas das atenções vão estar viradas para o terceiro álbum dos Deolinda, "Mundo Pequenino", num mês que vai assistir a duas estreias: a jovem cantora Kika e Orlando Santos (a voz dos Orelha Negra e ex-membro dos Cool Hipnoise). Dentro do mundo indie, poderemos esperar novos discos dos Strokes, dos Black Rebel Motorcycle Club, dos regressados Suede e a estreia dos How to Destroy Angels, a nova banda de Trent Reznor (dos Nine Inch Nails). Alinhamento David Bowie (Changes); David Bowie (Space oddity); Bauhaus (Terror coupe kill colonel); Queen (Bohemian rhapsody); David Bowie (This is not America); The Rolling Stones (Out of tears); Joy Division (She´s lost control); David Bowie (China girl)

sexta-feira, 1 de março de 2013

Barco Ancorado 01/03/2013

Cristina Branco está a lançar o 13º álbum da sua carreira, intitulado "Alegria". O sucessor de "Não Há Só Tangos em Paris", de 2011, é quase todo composto por originais com letras de Manuela de Freitas, Miguel Farias, Pedro Silva Martins (Deolinda) e Jorge Palma. As excepções são três temas que são da autoria de Sérgio Godinho, Joni Mitchell e Chico Buarque. «Todos os temas nos fazem pensar numa série de coisas que se estão a passar», sublinha a cantora. Produzido por Ricardo Dias, "Alegria" tem a particularidade de girar à volta do universo de várias personagens femininas em diferentes enquadramentos sociais e momentos da vida. Este trabalho conta com a participação de músicos que têm acompanhado Cristina Branco ao vivo, como Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Carlos Manuel Proença (guitarra), além do próprio Ricardo Dias no piano e acordeão e os convidados Mário Delgado (guitarra eléctrica) e João Moreira (trompete), como a própria sublinha: «As pessoas com quem eu gosto de trabalhar são basicamente as mesmas», diz Cristina Branco. No entanto, o título do álbum é uma ironia à situação actual que o país vive. Mesmo não tendo sido composto em plena crise, as músicas apontam para muitas situações desconfortáveis a que todos nós estamos sujeitos. «Quando pensei em "Alegria" foi exactamente porque nos pedem alegria e imaginação num momento complicado, ou seja, pedem-nos que descubramos caminhos novos dentro da adversidade. Acho que cantando é um bom caminho», afirmou Cristina Branco numa entrevista ao site Cotonete. Alinhamento Cristina Branco (Não há só tangos em Paris); Cristina Branco (Sete pedaços de vento); Mariza (Boa noite solidão); Ana Moura (Até ao Verão); Carlos do Carmo (Retalhos); Cristina Branco (Redondo vocábulo); Dulce Pontes (Se voaras mais ao perto); Camané (A cantar é que te deixas levar); Cristina Branco (Bomba relógio)