quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 31/01/2013

Lana Del Rey já está em estúdio a preparar o sucessor da bem recebida edição de estreia do ano passado, "Born to Die". A notícia é avançada pelo britânico Daily Mail, o qual publicou imagens da cantora à porta e dentro do estúdio. Em Novembro, Del Rey lançou a versão de luxo de "Born to Die". Entre os extras da "Paradise Edtion" estavam inéditos produzidos por gente como Emile Hayne e Rick Rubin. Alinhamento Lana Del Rey (Video games); Lana Del Rey (Blue velvet); Rihanna (Diamonds); Florence + The Machine (What the water gave me); Katy Perry (Wide awake); Lana Del Rey (Summertime sadness); Lindsay Lohan (Over); Carly Rae Jepsen (Call me maybe); Leona Lewis (Take a bow); Lana Del Rey (Body electric)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 30/01/2013

Ana Moura, Rufus Wainwright, John Legend, Diana Krall e Luisa Sobral são os primeiros nomes confirmados do cartaz do CoolJazz 2013. A 10ª edição do festival centra-se apenas no concelho de Oeiras, passando por locais como o Parque dos Poetas, que recebe John Legend no dia 27 de Julho, e os Jardins do Marquês de Pombal, por onde passam Ana Moura e Luisa Sobral (ambas no dia 4 de Julho), Diana Krall (24 de Julho) e Rufus Wainwright (25 de Julho). «São dez anos a dar música, por isso escolhemos um cartaz fortíssimo. Vai ser mágico. Em breve anunciaremos mais nomes. Estão praticamente fechados», diz Luís Montez da Música no Coração, revelando que uma das próximas atracções começa por «J». No menu pode estar também um dueto entre Ana Moura e Luisa Sobral: «eu gostava muito de cantar com ela. Acho que podemos fazer alguma coisa juntas. Era giro», revela Luisa Sobral, ela que confessa que «quer ver John Legend», de quem gosta «imenso». Alinhamento Ana Moura (Até ao Verão); Luísa Sobral (Not there yet); Diana Krall (Just the way you are); Rufus Wainwright (Going to a town); John Legend (Ordinary people); Ana Moura (Fado de Pessoa); Luísa Sobral (Xico); Diana Krall (So nice); Rufus Wainwright (Why does it always rain on me); John Legend (Save me)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 29/01/2013

O cantor Michael Bublé divulgou uma mensagem no Youtube para anunciar que espera o seu primeiro filho com a esposa, a actriz argentina Luisana Lopilato. O vídeo começa com a mensagem «Mike, Lu e... mini Bublé», antes de mostrar uma imagem da ecografia que revela a existência de um bebé. A mensagem simples, acompanhada da música 'Haven't Met You Yet', termina com a frase: «Vamos ter um bebé Bublé!». Os dois casaram-se em Março de 2011 e desde essa altura que planeiam ter filhos. Numa entrevista mais pessoal, dada no final desse ano, Michael Bublé já manifestava a intenção de ser pai. «Eu disse-lhe um milhão de vezes que queria ter crianças. Mas também sempre lhe disse para o fazer quando estivesse pronta, quando tivesse vivido e festejado tudo o que queria», revelou Michael Bublé. Alinhamento Michael Bublé (Haven´t met you yet); Michael Bublé (Everything); Rod Stewart (Have I told you lately); Adele (Make you feel my love); Josh Groban (Remember when it rained); Michael Bublé (Call me irresponsible); James Morrison (You give me something); Norah Jones (Happy pills); Michael Bublé (Me and Mr. Jones)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 28/01/2013

O novo álbum dos Depeche Mode chama-se "Delta Machine" e é lançado a 25 de Março. O 13º registo de originais da banda foi gravado entre Santa Bárbara, na Califórnia, e Nova Iorque, teve produção de Ben Hillier e foi misturado por Flood. A digressão europeia de apresentação do álbum novo arranca a 7 de Maio, em Telavive, Israel. De lembrar que os Depeche Mode são os cabeça-de-cartaz na edição deste ano do festival Optimus Alive, no dia 13 de Julho. O novo álbum dos Depeche Mode chama-se "Delta Machine" e é lançado a 25 de Março. O primeiro single a sair do disco será 'Heaven', cujo videoclipe estreia já a 1 de Fevereiro no canal Vevo. Dave Gahan, o vocalista da banda britânica, diz estar ansioso que o público ouça o disco novo: «Desta vez mudámos completamente as nossas ideias sobre o que é fazer um álbum. De cada vez que achámos que um disco estava a ficar normal demais, misturámos tudo, demos a volta e fizemos com que soasse mais a Depeche Mode. "Delta Machine" não foi diferente», disse o cantor, em comunicado enviado à imprensa pela editora, a Sony Music. Para além da edição normal de "Delta Machine", a banda irá também disponibilizar uma edição de luxo com quatro faixas extra acompanhadas por um booklet de 28 páginas que incluem fotos do colaborador oficial do grupo, Anton Corbijn. Alinhamento Depeche Mode (Strange love); Depeche Mode (Just can´t get enough); Erasure (A little respect); The Cure (The love cats); Duran Duran (Someone else not me); Depeche Mode (Enjoy the silence); New Order (Regret); Pet Shop Boys (Always on my mind); Human League (Don´t you want me); Depeche Mode (Dream on)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 25/01/2013

A chegada de um novo ano é celebrada também no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor com um concerto de Rodrigo Leão, que regressa este sábado a Guimarães (22h00) para apresentar o novíssimo álbum, “Songs (2004-2012)”. Editado no passado mês de dezembro, “Songs (2004-2012)” promete ser mais um sucesso na carreira do compositor. Este novo trabalho reúne canções cantadas em inglês que desde “Cinema” têm pontuado a discografia de Rodrigo Leão conferindo-lhe uma vocação universalista. Conta com três temas inéditos e convidados especiais como Beth Gibbons, Joan As Police Woman, Neil Hannon e Scott Matthew, entre muitos outros. O palco é, para o compositor, um pretexto para experimentar novas ideias e para revisitar momentos marcantes da sua carreira. Rodrigo Leão promete, uma vez mais, surpreender naquele que será, sem dúvida, um concerto imperdível para aqueles que têm seguido de perto a carreira de Rodrigo Leão ou para aqueles que queiram agora embarcar numa entusiasmante aventura. No final do concerto, há ainda tempo para assistir a atuação dos Capitão Fausto, às 24h00, no Café Concerto do CCVF. Os Capitão Fausto são cinco rapazes lisboetas que criam música pujante, distinta e contagiosa. Após a estreia com um EP homónimo que os lançou a um reconhecimento generalizado, a banda editou em 2011 o seu primeiro álbum, “Gazela”, no qual apresentam uma explosão de cor num disco que se divide em dois mundos muito particulares com um toque de classe e subtileza. O single de abertura, “Teresa”, passou a ser um dos hinos desta nova geração e os Capitão Fausto um dos produtos nacionais mais interessantes da atualidade. Alinhamento Rodrigo Leão (Terrible dawn); Rodrigo Leão (Cathy); The Gift (Made for you); Jorge Palma (Frágil); Clã (Competência para amar); Rodrigo Leão (This light holds so many colours); David Fonseca (U know who I am); The Legendary Tigerman (Life aint enough for you); Rodrigo Leão (Lonely carousel)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 24/01/2013

Com uma carreira começada em 1997, João Pedro Pais tem solidificado o seu percurso no mundo da música com canções que ficam no ouvido e fazem parte do imaginário de milhares de fãs. Neste momento João Pedro Pais está a lançar o seu sexto álbum de originais, intitulado "Desassossego", no qual o músico português volta a assinar a autoria das letras e das músicas dos dez novos temas. 'Havemos de Lá Chegar' tornou-se já numa das mais populares canções de João Pedro Pais, embora 'Isto do Amor' ainda venha a dar que falar. «São as minhas canções que fiz durante todo este tempo que estive parado. Surgem contando histórias do meu desassossego que é uma forma muito própria que eu tenho que estar e daquilo que me envolve, me desassossega», confidencia o cantor numa entrevista ao site Cotonete. "Desassossego" foi produzido por João Martins Sela e misturado por Adam Kasper, nome na cena musical de Seattle, tendo já trabalhado com outros artistas, como Eddie Vedder, Pearl Jam ou Foo Fighters. Carlos Nobre (Pacman), Mónica Ferraz, Alexandre Frazão e Mário Delgado são alguns dos artistas que participam no disco. Alinhamento João Pedro Pais (Até nunca mais); João Pedro Pais (Havemos de lá chegar); Mafalda Veiga (Uma gota); Rui Veloso (Logo que passe a monção); Pedro Abrunhosa (Não desistas de mim); João Pedro Pais (Um volto já); Delfins (Não vou ficar); Paulo Gonzo (Jardins proibidos); João Pedro Pais (Não te quero ver chorar)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 23/01/2013

Alicia Keys vai cantar o hino dos Estados Unidos no Super Bowl, na final do campeonato de futebol americano, a 3 de Fevereiro. A cantora, que está prestes a fazer 32 anos, lançou o seu novo álbum, "Girl on Fire", no final do ano passado, é uma das vozes que faz parte da banda sonora do filme "The Inevitable Defeat of Mister and Pete". O filme estreou no Sundance Film Festival e contou com a presença da artista que disse ter gostado muito de fazer parte do processo criativo. Esta não é a primeira vez que a cantora faz parte do evento. Em 2008, Alicia Keys já tinha interpretado antes do jogo as músicas 'America the Beautiful', 'Go Ahead', 'Fallin', 'If I Ain't Got You', 'Teenage Love Affair' e 'No One'. A NFL já tinha confirmado anteriormente que Beyoncé será a estrela do espectáculo no intervalo do jogo. Artistas como Kelly Clarkson, Whitney Houston, Billy Joel, Diana Ross, Neil Diamond e Mariah Carey já participaram do Super Bowl. Alinhamento Alicia Keys (Like you'll never see me again); Alicia Keys (No one); Mariah Carey (Hero); Mary J. Blige (I am); Beyoncé (Halo); Alicia Keys (U don´t know my name); Katie Melua (If the lights go out); Leona Lewis (A moment like this); Alicia Keys – ft Tony Toni Tone (Diary)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 22/01/2013

Os Bush vão juntar-se aos Smashing Pumpkins, James Morrison e aos 30 Seconds to Mars na próxima edição do Festival Marés Vivas. O grupo de rock inglês, um dos mais populares na década de 90, actua no primeiro dia do festival, 18 de Julho, no Palco Principal, no mesmo dia dos Smashing Pumpkins. Formados em 1992, os Bush têm desde o seu álbum de estreia, "Sixteen Stone", uma sonoridade muito aproximada à de bandas norte-americanas como Pixies ou Nirvana, o que lhes valeu muitos fãs nos Estados Unidos e, também, forte aclamação em Portugal. Com mais de seis milhões de cópias vendidas, deste álbum resultaram êxitos como 'Little Things', 'Machinehead' e 'Comedown'. Depois de um interregno de uma década, a banda regressa com o mais recente álbum "The Sea of Memories", fortemente voltado para o grunge, que será apresentado em Portugal, juntamente com os dois novos membros - Chris Traynor, na guitarra, e Corey Britz, no baixo. O grupo de rock inglês, um dos mais populares na década de 90, actua no primeiro dia do festival, 18 de Julho, no Palco Principal, no mesmo dia dos Smashing Pumpkins. A 11ª edição do Marés Vivas decorre entre os dias 18 e 20 de Julho, no Cabedelo, em Vila Nova de Gaia. Os preços de promoção dos bilhetes (que inicialmente estavam previstos até ao final do ano) vão manter-se até 14 de Fevereiro. As entradas custam, então, 30 euros para um dia e 50 euros para os três dias. Alinhamento Bush (Letting the cables sleep); Bush (Swallowed); Soundgarden (Black hole sun); The Smashing Pumpkins (Today); Pearl Jam (Jeremy); Bush (The chemical between us); Chris Cornell (Long gone); Nirvana (Where did you sleep last night); Bush (Inflatable)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 21/01/2013

Os Strokes vão lançar um novo disco este ano. A notícia é avançada pela Billboard, depois da uma rádio de Seattle ter revelado no ar que tinha em seu poder um novo tema dos nova-iorquinos chamado 'All the Time'. No Verão do ano passado surgiram rumores de que o quinteto, cujo futuro estava incerto devido a algum mal estar entre os membros, tinha regressado a estúdio para preparar o sucessor de "Angles". O boato foi reforçado pelo pai do guitarrista Albert Hammond Jr., apesar da editora ter negado que os Strokes estavam a ensaiar novo material. De acordo com Hammond Sr., o filho estava muito entusiasmado com o resultado das sessões em estúdio. Os Strokes passaram pelo Super Bock Super Rock em 2011. Alinhamento The Strokes (Under cover of darkness); The Strokes (The end has no end); Arctic Monkeys (Suck it and see); The Vaccines (Aftershave ocean); Franz Ferdinand (This fire); The Strokes (12 51); The Killers (Battle born); Interpol (Specialist); Kings of Leon (Sex is on fire); The Strokes (Reptilia)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 18/01/2013

Shakira e o namorado, o jogador de futebol Gerard Piqué, que estão prestes a ser pais pela primeira vez (a cantora está grávida de oito meses), estão a pedir aos seus fãs para darem presentes... à UNICEF. Segundo a agência Reuters, o casal pede bens de primeira necessidade, como vacinas ou redes contra os mosquitos, para as crianças que vivem nas comunidades mais pobres do mundo. O programa "Inspired Gifts" funciona como uma sala de estar virtual onde os utilizadores podem fazer as suas compras por valores tão simbólicos que rondam um euro. «Para celebrar a chegada do nosso primeiro filho, esperamos que, em nome dele, este gesto possa ajudar outras crianças que não nasceram nas condições mais afortunadas, a terem melhores condições de vida e alguns presentes», disse o casal num testemunho. Apesar da fase final da sua gravidez, Shakira diz estar a trabalhar num álbum novo. Alinhamento Shakira (Pure intuition); Shakira (Whenever, wherever); Paulina Rubio (Don´t say goodbye); Jennifer Lopez (Let´s get loud); Nelly Furtado (Powerless – say what you want); Shakira (Te aviso, te anuncio); Juanes (Volverte a ver); Enrique Iglesias (Not in love); Rihanna (Te amo); Beyoncé (Irreplaceable); Shakira (Underneath your clothes)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 17/01/2013

Dido lança um álbum novo, "Girl Who Got Away", no dia 4 de Março. O quarto disco da cantora britânica, o sucessor de "Safe Trip Home", de 2008, foi produzido na quase totalidade pelo irmão, Rollo Armstrong, e também contou com a colaboração de nomes como Brian Eno, Jeff Bhasker, Rick Nowels e Greg Kurstin. "Girl Who Got Away" apresenta 11 temas, caracterizados por uma sonoridade electro-pop autobiográfica. 'No Freedom' é o single de avanço para este novo álbum de Dido. 'Let Us Move On' é outro dos temas já conhecido e no qual também participa o rapper Kendrick Lamar. «Creio que resume estes últimos anos da minha vida. O afastar-me um pouco e embarcar na feliz aventura de começar uma família fez-me criar um álbum do qual me orgulho muito. E agora, mal posso esperar que as pessoas possam ouvi-lo. Foi um disco muito divertido de fazer. Não tinha qualquer pressão sobre mim. Foi tudo muito natural e simples. Em todos os discos que fiz, houve sempre dias muito complicados mas nunca existiram dias desses com este disco», conta a cantora, em comunicado enviado pela editora, a Sony Music. Os dois primeiros álbuns de Dido, "No Angel" e "Life For Rent" são, ainda, dois dos discos britânicos mais vendidos de sempre e o seu terceiro LP, "Safe Trip Home", vendeu 29 milhões de cópias. Alinhamento Dido (White flag); Dido (Sand in my shoes); Alanis Morissette (Everything); Sarah McLachlan (In the arms of an angel); James Blunt (Carry you home); Dido (My lover´s gone); Norah Jones (I´ve go to see you again); Katia Melua (Just when I needed you most); Dido (Don´t leave home)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 16/01/2013

Lady Gaga poderá vir a ser a próxima musa de Quentin Tarantino. O realizador de "Django Libertado", filme nomeado para Melhor Filme na edição deste ano dos Óscares, já disse achar que Gaga tem "potencial hollywoodesco" e manifestou intenção de vir a trabalhar com a cantora que, assim, marcaria a sua estreia na sétima arte. Em entrevista ao jornal britânico Daily Star, Tarantino, de 49 anos, fez eco das aspirações da cantora: «Quero trabalhar com ela, sem dúvida. Encontramo-nos umas duas vezes por ano e é sempre divertido. Ela é uma mulher verdadeiramente fascinante». Fonte próxima da cantora acrescenta que Gaga tem uma profunda admiração por artistas como Justin Timberlake, que fizeram a transição da música para o cinema, e também quer fazer o mesmo. «Ela precisa de um novo desafio e tem o objectivo de ganhar um Óscar», reforçou Quentin Tarantino. Alinhamento Lady Gaga (Alejandro); Lady Gaga (Poker face); Ke$ha (Tik tok); Lana del Rey (Summertime sadness); Nicki Minaj (Super bass); Lady Gaga (The edge of glory); Katy Perry (The one that got away); Rihanna (Diamonds); Lady Gaga (Lovegame)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 15/01/2013

Kylie Minogue pode estar prestes a fazer uma pausa na sua carreira musical para se dedicar à representação. Segundo uma fonte próxima da australiana citada pelo Sunday Mirror, Minogue «quer afastar-se das pressões da indústria da música», para se «dedicar a si própria e à sua carreira como actriz». De acordo com a fonte anónima, a cantora de 43 anos considera «que já atingiu tudo o que queria como estrela pop». Entre 1986 e 1988, Kylie foi uma das protagonistas da popular série de televisão australiana, "Neighbours". Desde aí, a cantora foi participando pontualmente em alguns filmes de Hollywood, incluindo um pequeno papel como a Fada Verde de "Moulin Rouge". No ano passado, Minogue participou em dois filmes: "Jack and Diane" e "Holy Motors". Em 2013, Minogue já está confirmada no elenco de "Walking on Sunshine", filme inspirado por vários sucessos dos anos 80. O último disco de originais da australiana foi "Aphrodite" de 2010. Alinhamento Kylie Minogue (I believe in you); Kylie Minogue (Love at first sight); Madonna (Hung up); Girls Aloud (Can´t speak french); Cher (Walking in Memphis); Kylie Minogue (Spinning around); Bananarama (Love in the first degree); Spice Girls (2 become 1); Sugababes (Caught in a moment); Kylie Minogue (Can´t get you out of my head)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 14/01/2013

O líder dos Foo Fighters, Dave Grohl, já revelou quem são os artistas que vão alinhar no seu novo supergrupo. A par do próprio Grohl, o projecto Sound City Players também será composto por Stevie Nicks, dos Fleetwood Mack, Krist Novoselic e Pat Smear, dos Nirvana, John Fogerty, dos Creedence Clearwater Revival, Taylor Hawkins, Nate Mendel e Chris Shiflett, dos Foo Fighters, Rick Nielsen, dos Cheap Trick, e o baterista dos Rage Against the Machine, Brad Wilk. A banda vai actuar na edição deste ano do Sundance Film Festival, no próximo dia 18, com Grohl a dividir o palco com os músicos que aparecem no seu documentário sobre os estúdios Sound City em Van Nuys, na Califórnia, e que vai estrear na edição deste ano do festival. Paul McCartney, que se juntou a outros membros dos Nirvana no concerto de solidariedade para com as vítimas do furacão Sandy, que decorreu em Nova Iorque, também surge no documentário. Alinhamento Fleetwood Mac (As long as you follow); Fleetwood Mac (Gypsy); Heart (Alone); The Eagles (Desperado); The Moody Blues (A winter´s tale); Fleetwood Mac (Sara); Elton John (Sacrifice); Neil Young (Light a candle); Fleetwood Mac (Silver springs)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 11/01/2013

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos anunciou as nomeações para os Óscares de 2013 nas quais Adele está nomeada para o Óscar de Melhor Canção graças ao tema 'Skyfall', que faz parte da banda sonora do filme de James Bond com o mesmo nome, realizado por Sam Mendes. O filme também é candidato na categoria de Melhor Banda-Sonora Original, da autoria de Thomas Newman. Adele deve actuar na cerimónia, visto que o seu regresso aos palcos está anunciado para a próxima cerimónia dos Globos de Ouro, a realizar-se este domingo. Os filmes "Lincoln" e "A vida de Pi" são os que têm mais nomeações, 12 e 11 respectivamente, para esta 85ª edição dos prémios de cinema. Os nomeados para as principais categorias musicais são: Banda-Sonora Original: "Anna Karenina" (Dario Marianelli) "Argo" (Alexandre Desplat) "Life of Pi" (Mychael Danna) "Lincoln" (John Williams) "Skyfall" (Thomas Newman) Canção Original: 'Before My Time' - "Chasing Ice Music" (J. Ralph) 'Everybody Needs A Best Friend' - "Ted" (Walter Murphy & Seth MacFarlane) 'Pi's Lullaby' - "Life of Pi" (Mychael Danna & Bombay Jayashri) 'Skyfall' - "Skyfall" (Adele Adkins & Paul Epworth) 'Suddenly' - "Les Misérables" (Claude-Michel Schönberg & Herbert Kretzmer & Alain Boublil) A cerimónia dos Óscares realiza-se a 24 de Fevereiro no Dolby Theatre, em Hollywood. Alinhamento Adele (Skyfall); Adele (Set fire to the rain); Amy Winehouse (Will you still love me tomorrow); Duffy (Rockferry); Alicia Keys (U don´t know my name); Adele (Someone like you); Kelly Clarkson (Breakaway); Bruno Mars (Marry you); Adele (Rolling in the deep)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 10/01/2013

O Optimus Primavera Sound deste ano conta com mais um nome forte no seu cartaz: Nick Cave & The Bad Seeds. A notícia foi avançada pelo Jornal de Notícias. A segunda edição do festival portuense tem já confirmada a presença dos britânicos Blur, com concerto marcado para 31 de Maio. O Optimus Primavera Sound deste ano conta com mais um nome forte no seu cartaz: Nick Cave & The Bad Seeds. O Optimus Primavera Sound de 2013 decorre entre os dias 30 de Maio e 2 de Junho, no Parque da Cidade, no Porto. Os passes gerais do Optimus Primavera Sound custam 110 euros. O Optimus Primavera Sound deste ano conta com mais um nome forte no seu cartaz: Nick Cave & The Bad Seeds. Nick Cave vem a Portugal no decurso da promoção ao seu próximo álbum, "Push the Sky Away", nas lojas a partir de 18 de Fevereiro. O músico australiano é frequentador assíduo dos palcos nacionais, desde finais dos anos 80, incluindo no Porto. Ficou célebre o grande salto para cima da multidão de Nick Cave, no festival Imperial Ao Vivo de 1998 (num dos campos de treinos do Estádio das Antas), durante a interpretação de 'From Her to Eternity'. A última visita do carismático cantor a Portugal decorreu enquanto membro dos Grinderman, na edição de 2011 do Optimus Alive. Alinhamento Nick Cave (The ship song); Nick Cave (Into my arms); PJ Harvey (In the dark places); Leonard Cohen (Show me the place); Nick Cave (Red right hand); Tindersticks (Medicine); Iggy Pop (How insensitive); Nick Cave ft Kylie Minogue (Where the wild roses grow)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 09/01/2013

Cristina Branco prepara-se para lançar no final de Fevereiro um novo álbum. O novo disco da cantora, "Alegria", é quase todo composto por originais (excepto três temas de Sérgio Godinho, Chico Buarque e Joni Mitchell). A "história" deste disco assenta, principalmente, em personagens femininas que habitam um universo imaginado por Cristina Branco e «construído pela conjugação feliz das palavras de Manuela de Freitas, Miguel Farias, Pedro Silva Martins ou Jorge Palma, e os sons criados por estes dois últimos autores, e ainda os de Mário Laginha, João Paulo Esteves da Silva e Ricardo Dias» descreve a editora, a Universal, em comunicado. Ricardo Dias é o produtor do álbum que conta ainda com a participação dos músicos que têm acompanhado a artista ao vivo: Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Carlos Manuel Proença (guitarra), além do próprio Ricardo Dias (piano e acordeão) e dos convidados Mário Delgado (guitarra eléctrica) e João Moreira (trompete). Alinhamento Cristina Branco (Não há só tangos em Paris); Cristina Branco (Canção de amor e piedade); Ana Moura (Até ao Verão); Mariza (Boa noite solidão); Carlos do Carmo (Retalhos); Cristina Branco (Bomba relógio); Dulce Pontes (Povo que lavas no rio); Camané (A cantar é que te deixas levar); Cristina Branco (Sete pedaços de vento)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 08/01/2013

Os escoceses Belle & Sebastian estão confirmados no festival Vodafone Paredes de Coura. A banda de Stuart Murdoch actua na Praia Fluvial do Taboão no dia 17 de Agosto. Os Belle & Sebastian não pisam palcos nacionais desde 2006, quando deram um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O primeiro concerto do grupo no nosso país aconteceu na edição de 2002 do Sudoeste. A banda dispõe de um fenómeno de culto internacional desde meados dos anos 90, quando editaram os álbuns "Tigermilk" (de 1996) e o mais marcante "If You're Feeling Sinister" (também de 1996 e o primeiro a ser editado em Portugal), e vários EPs de boa memória como "Dog on Wheels", "Lazy Line Painter Jane" e "3... 6... 9... Seconds of Light" (todos de 1997). A perda de vários membros importantes como Stuart David ou Isobel Campbell não prejudicou a popularidade do grupo, nem quebrou a dinâmica criativa. Os Belle & Sebastian contam já com oito álbuns de originais na sua discografia, o último dos quais "Belle and Sebastian Write About Love" (de 2010). O festival de Paredes de Coura de 2013 decorre entre os dias 13 e 17 de Agosto, na Praia Fluvial do Taboão. O Fã Pack Fnac Vodafone Paredes de Coura está à venda pelo preço de 70 euros. O pack contém o passe geral de acesso para todos os dias do festival, e ainda um street bag. Os passes gerais a 80 euros estarão à venda assim que esgotarem os packs. Os Belle & Sebastian juntam-se assim aos Kills, Calexico, Justice (DJ set), Toy e Bombino no cartaz de Paredes de Coura 2013. Alinhamento Belle & Sebastian (I´m a cuckoo); Belle & Sebastian (Expectations); Camera Obscura (Tears for affairs); The Smiths (Heaven knows I´m miserable now); Yo La Tengo (The race is on again); Belle & Sebastian (If she wants me); The Pains of Being Pure at Heart (Falling over); Kings of Convenience (Manhattan skyline); Belle & Sebastian (I´m waking up to us)

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 07/01/2013

A Resistência é a primeira banda confirmada para integrar o festival Portugal Ao Vivo que vai regressar ao Estádio do Restelo 20 anos depois. A notícia é avançada pela Blitz que adianta que a iniciativa vai decorrer nos dias 21 e 22 de Junho. De recordar que o Portugal Ao Vivo foi um festival de bandas portuguesas que fez história em 1993 ao levar 45 mil pessoas ao Estádio de Alvalade. Em entrevista à Blitz, António Cunha, responsável pela programação do evento, revela que, ao contrário da primeira edição, esta será feita em dois dias e também não aposta apenas em "novos valores", mas sim, no primeiro dia, em nomes que se afirmaram na música portuguesa a partir dos anos 90. No segundo dia, o objectivo já passa por apresentar um espectáculo que reedite, «na medida do possível», o evento de 1993. Para já, a única presença confirmada é a da Resistência, colectivo que regressou aos palcos no final do ano passado e que passou pelo Pavilhão Multiusos de Guimarães. Xutos & Pontapés ou Sétima Legião são dois nomes possíveis. Fora de questão estará uma actuação dos Sitiados, como no primeiro ano de Portugal Ao Vivo. Alinhamento Resistência (Traz outro amigo também); Ritual Tejo (Canto moço); Entre Aspas (Só); Jorge Palma (Bairro do amor); Ban (Irreal pessoal); Radar Kadafi (40º à sombra); Ecos da Cave (Desejo); Táxi (Fio da navalha); Ornatos Violeta (Capitão romance); Heróis do Mar (Amor)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 04/01/2013

Os Smashing Pumpkins vão juntar-se a James Morrison e aos 30 Seconds to Mars na próxima edição do Festival Marés Vivas. Esta será a estreia no Porto da banda de Billy Corgan, Jeff Schroeder, Mike Byrne e Nicole Fiorentin que actua no primeiro dia do festival, 18 de Julho. O cantor britânico James Morrison marca presença no segundo dia do festival que fecha com os norte-americanos 30 Seconds do Mars, a 20 de Julho. Formados em 1988 em Chicago, nos Estados Unidos, os Smashing Pumpkins prometem pôr o público a vibrar com temas tão conhecidos como 'Zero', '1979', 'Bullet With Butterfly Wings' ou 'Disarm', numa viagem que vai desde o seu álbum de estreia, "Gish", até ao mais recente "Oceania", produzido por Corgan e Thorsrud Bjorn e mixado por David Bottrill. Os Smashing Pumpkins fecharam a segunda noite da edição deste ano do Rock in Rio. A 11ª edição do Marés Vivas decorre entre os dias 18 e 20 de Julho, no Cabedelo, em Vila Nova de Gaia. Os preços de promoção dos bilhetes (que inicialmente estavam previstos até ao final do ano) vão manter-se até 14 de Fevereiro. As entradas custam, então, 30 euros para um dia e 50 euros para os três dias. Alinhamento Smashing Pumpkins (1979); Smashing Pumpkins (Bullet with butterfly wings); Soundgarden (Black hole sun); Sonic Youth (Superstar); Pearl Jam (Jeremy); Smashing Pumpkins (Stand inside your love); The Cure (The love cats); Bush (Letting the cables sleep); Smashing Pumpkins (Today)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 03/01/2013

"ARTPOP" de Lady Gaga é um dos lançamentos mais aguardados deste ano que agora começou. Aquele que vai ser o terceiro álbum da estrela pop ainda não tem data de lançamento anunciada, mas prevê-se que seja editado no primeiro semestre. Também sem data anunciada, estão confirmados novos álbuns dos Depeche Mode e Bon Jovi ('What About Now'), ambos os discos esperados para Março. Aguardam-se também novos álbuns de Katy Perry (no Verão), Beyoncé, Pearl Jam, Iron Maiden, Beach Boys, Queens of the Stone Age, Fleetwood Mac, Eminem, Laura Marling, Black Keys e, talvez para o final do ano, os Arcade Fire, entre outros. A nível nacional, também sem data anunciada, são esperados novos álbuns dos Deolinda (na Primavera) e dos Amor Electro, no ano em que se completam as reedições remasterizadas da obra de José Afonso: "Enquanto há força" (1978), "Fura fura" (1979) e "Fados de Coimbra" (1981) são os últimos discos desta acção da Orfeu. A 7 de Janeiro é lançado o DVD dos Rolling Stones, "Crossfire Hurricane". Dia 14, é a vez do mercado receber novos álbuns dos Yo La Tengo ("Fade"), Everything Everything ("Arc") e do ex-vocalista dos Girls, Christopher Owens ("Lysandre"). Nas semanas seguintes de Janeiro, esperam-se discos dos Bad Religion ("True North"), Ben Harper ("Get Up!") e ainda o primeiro álbum a solo de Manuel Fúria (ex-Golpes), "Manuel Fúria Contempla Os Lírios Do Campo". Em Fevereiro, são editados, entre outros, álbuns de Nick Cave & The Bad Seeds ("Push The Sky Away"), Eels ("Wonderful, Glorious"), Shout Out Louds ("Optica"), do ex-Smiths Johnny Marr ("The Messanger"), do supercolectivo de Thom Yorke, Atoms for Peace ("Amok"), e ainda o aguardado longo de estreia de Azealia Banks, "Broke With Expensive Taste". Para Março, estão confirmados novos discos dos Stereophonics ("Graffiti on the Train"), 50 Cent ("Street King Immortal"), Hurts ("Exile") e Low ("The Invisible Way"). Alinhamento Lady Gaga (The edge of glory); Bon Jovi (Always); Pearl Jam (Last kiss); Katy Perry (Wide awake); Beyoncé (Crazy in love); Fleetwood Mac (Silver springs); Arcade Fire (Deep blue); Rolling Stones (Out of tears); Nick Cave (Into my arms)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Barco Ancorado 02/01/2013

O concerto dos Muse, marcado para o Estádio do Dragão, no dia 10 de Junho, é já um dos grandes eventos ao vivo deste ano em Portugal. O outro megaconcerto já marcado este ano é o dos Bon Jovi, que regressam a 26 de Junho ao Parque da Bela Vista, em Lisboa, onde já tinham tocado em 2011. Os grandes festivais já estão anunciar alguns dos nomes fortes. O Optimus Alive (de 12 a 14 de Julho, em Algés) já tem alinhavados os três cabeças-de-cartaz, nada mais que os Green Day, os Depeche Mode e os Kings of Leon. O Super Bock Super Rock (de 18 a 20 de Julho no Meco) volta a apostar no segmento indie, com dois nomes apelativos do mundo do rock: os Queens of the Stone Age e os Arctic Monkeys. No Barco Ancorado desta quarta-feira vamos falar dos concertos que aí vêm. O Primavera Sound do Porto (de 30 de Maio a 2 de Junho, no Parque da Cidade) já tem assegurada a vinda dos renascidos Blur. O Festival de Paredes de Coura (de 13 a 17 de Agosto) mantém a sua imagem alternativa, com nomes no cartaz como os Kills, os Calexico ou os Toy. E o Marés Vivas (de 18 a 20 de Julho, em Vila Nova de Gaia) prefere voltar a jogar pelo seguro, isto é, em nomes já bem conhecidos do público nacional, como os 30 Seconds to Mars, James Morrison ou Rui Veloso. Neste ano de 2013, o Pavilhão Atlântico também vai estar muitos activo, ao receber grandes espectáculos internacionais como os de Justin Bieber (a 11 de Março), Rammstein (a 16 de Abril), One Direction (a 26 de Maio), Rihanna (a 28 de Maio), Iron Maiden (a 29 de Maio), Alicia Keys (a 28 de Junho) ou Maria Rita (a 29 de Junho). A cantora brasileira Marisa Monte actua nos coliseus do Porto e de Lisboa no final de Abril. A sala da capital vai receber ainda os populares folk-rockers Mumford & Sons (a 23 de Março), Daniela Mercury (a 5 de Abril) e os étnicos Dead Can Dance (a 28 de Maio). O Campo Pequeno, em Lisboa, abriga os concertos dos Script (a 2 de Fevereiro) e dos islandeses Sigur Rós (a 14 de Fevereiro) que também actuam no Coliseu do Porto um dia antes. Ainda na capital, a Aula Magna vai servir de palco aos concertos dos Yo La Tengo (a 1 de Março), de Cody ChesnuTT (a 16 de Março) e de Barclay James Harvest (a 28 de Maio). Pela Casa da Música, no Porto, passarão os Jazzanova (a 7 de Fevereiro), Adriana Calcanhotto (a 16 de Abril) ou o Dee Dee Bridgewater's Quintet (a 8 de Junho). Alinhamento Muse (Uprising); Bon Jovi (In these arms); Green Day (Boulevard of broken dreams); Depeche Mode (Strange love); Kings of Leon (Four kicks); Blur (Coffee and TV); 30 Seconds To Mars (Closer to the edge); James Morrison (Please don´t stop the rain); Mumford & Sons (Little lion man); Alicia Keys (No one)