quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Barco Ancorado 30/11/2011


Os Black Eyed Peas entraram novamente em modo pausa. O hiato foi anunciado por Fergie num concerto em Miami: «hoje à noite é a nossa graduação. É uma noite especial e estamos muito contentes por partilhá-la com vocês».

Os membros da banda vão voltar aos seus projectos em nome próprio, tal como fizeram durante a pausa dos Peas entre 2006 e 2009. Mas will.i.am. prometeu em entrevista a Ellen DeGeneres que o grupo vai «voltar para fazer música bonita».

Alinhamento
Black Eyed Peas – Just can´t get enough
Black Eyed Peas – Shut up
David Guetta – Just a little more love
Rihanna – Take a bow
Ke$ha – Tik tok
Black Eyed Peas – Imma be
The Pussycat Dolls – Don´t cha
Timbaland – Morning after dark (ft Nelly Furtado & Soshy)
Taio Cruz – I just wanna know
Black Eyed Peas – Where is the love (ft Justin Timberlake)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Barco Ancorado 29/11/2011


The Walkmen (na foto) e Shellac são as mais recentes confirmações do cartaz do Optimus Primavera Sound no Porto.
A banda de Hamilton Leithauser regressa assim ao nosso país para apresentar o mais recente disco, "Lisbon".
Os Shellac de Steve Albini já não mostram material novo desde "Excellent Italian Greyhound" de 2007.

A estreia do Primavera Sound no Porto decorre entre 7 e 10 de Junho de 2012. Björk, Yo La Tengo, Neon Indian, Jeff Mangum e Codeine já estão confirmados no evento.

O passe para o festival já está à venda online pelo preço especial de 75 euros + custos de envio (até ao dia 31 de Dezembro).

Alinhamento
The Walkmen – The rat
The Walkmen - Victory
Wilco – Country disappeared
TV on the Radio – Shout me out
Yo La Tengo – Black flowers
The Walkmen – While I shovel the snow
Pavement – The killing moon
The National – Bloodbuzz Ohio
The Walkmen – Woe is me

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Barco Ancorado 28/11/2011


Os Elbow vão fazer o tema oficial para as transmissões da BBC dos Jogos Olímpicos de Londres.
«Estamos fascinados por estar envolvidos. Tem sido um grande desafio», contou o vocalista Guy Carvey à BBC.

«Temos estado a trabalhar no maior secretismo. Não é fácil porque o tema tem de ser perfeito para imagens muito importantes a nível nacional, além de ser uma celebração do empenho dos desportistas para conseguirem alcançar algo por que esperaram a vida toda», acrescenta.

Excertos do tema vão começar a ser ouvidos no acompanhamento da troca da chama olímpica em Maio de 2012. O trabalho na íntegra vai ser revelado na cerimónia de abertura dos Jogos de Londres, em Julho.
Os Elbow seguem assim as pisadas de Damon Albarn, ele que compôs um tema para os Jogos de Pequim com os Gorillaz.

Alinhamento
Elbow – The bones of you
Elbow - Newborn
Gomez – Bring it on
The National – Green gloves
Elbow – An audience with the Pope
Antony and The Johnsons – Hope there´s someone
Eels – Soul Jacker
Snow Patrol – Signal fire
Elbow - Mirrorball

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Barco Ancorado 25/11/2011


O norte-americano Bruce Springsteen vai actuar a 3 de Junho em Portugal, no festival Rock in Rio Lisboa. A organização já confirmou a sua presença pouco depois do cantor ter anunciado uma digressão para 2012. O concerto de Bruce Springsteen e da E Street Band realiza-se no palco principal do festival Rock in Rio Lisboa, Palco Mundo, no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

A quinta edição do Rock in Rio Lisboa decorre entre os dias 25 e 26 de Maio e de 1 a 3 de Junho de 2012. Além do concerto de Bruce Springsteen, o cartaz do festival inclui, para já, um concerto dos Xutos & Pontapés com os brasileiros Titãs.

Segundo a organização, os bilhetes para o concerto de Bruce Springsteen são postos à venda no sábado, 3 de Dezembro, mantendo-se o valor da última edição: 58 euros.
Bruce Springsteen só actuou uma vez em Portugal, em 1993, no antigo Estádio de Alvalade.

Alinhamento
Bruce Springsteen – Kingdom of days
Bruce Springsteen – My city of ruins
Tom Petty – Into the great wide open
Bob Dylan – Beyond here lies nothin
Bruce Springsteen – Working on a dream
Van Morrison – Brown eyed girl
Billy Joel – She´s always a woman
Neil Young – Harvest moon
Bruce Springsteen – The river

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Barco Ancorado 24/11/2011


O vocalista dos Queen, Freddie Mercury, morreu há precisamente 20 anos, no dia 24 de Novembro de 1991. Mercury, que nasceu em 1946 no Zanzibar (agora parte da Tanzânia) com o nome indiano de Farrock Bulsara, tinha 45 anos quando sucumbiu a complicações derivadas da SIDA.
Tido como um dos maiores performers de sempre, Bulsara começou a ser chamado de Freddie ainda no liceu em Bombaim, na Índia, mudando o apelido para Mercury quando propôs a Brian May e Roger Taylor que mudassem o nome da sua banda de Smile para Queen. Estávamos nos inícios dos anos setenta e em Inglaterra, país para onde a família Bulsara emigrou depois do Zanzibar se tornar politicamente instável. Depois do recrutamento de John Deacon, os Queen gravaram em 1973 o disco homónimo de estreia e logo atingiram sucesso no seu país. Seguiu-se "Queen II", mas foram "Sheer Heart Attack" e "A Night at the Opera" que levaram os Queen à fama global.

Para a entrada em grande dos Queen no mundo da música, contribuiu tanto a reviravolta no rock progressivo do seu som como a voz de barítono e o carisma de Mercury. Temas como 'We Are the Champions' e 'Bohemian Rhapsody' tornaram-se hinos dos cada vez maiores concertos dos Queen, com a figura provocadora de Mercury no centro de tudo isto.
Num mundo em tumulto onde a orientação sexual ganhou dimensão política, Mercury assume desde cedo a sua homossexualidade. O facto do líder de uma das maiores bandas de rock afirmar publicamente a sua orientação sexual foi um passo muito importante para o esforço pelos direitos igualitários para os homossexuais, embora Mercury não tenha tomado como sua a causa. Afirmações como «Sou o que sou. E depois?», contribuiram para que a sua homossexualidade passasse ao largo do escrutínio público por uma audiência ainda ingénua sobre a questão. E com isso, ganhou Mercury e ganharam em muito os Queen.
A banda viria a gravar mais dez álbuns, incluindo 'Innuendo', o último disco a contar com Mercury.

No final dos anos 80, o vocalista voltou a estar no centro da polémica porque escondeu durante muito tempo o facto de estar infectado com o vírus da SIDA. Durante este período, os media perseguiram o cantor devido ao fim dos concertos dos Queen. De acordo com o seu parceiro, Jim Hutton, Mercury contraiu o vírus em 1987, mas só em 1990 é que a imprensa publica que Mercury estava gravemente doente. A informação é recusada pelo cantor, apesar de aparecer muito fraco em acções como o vídeo para 'These Are the Days of Our Lives' - que acabou por ficar para a história como o conjunto de últimas imagens filmadas de Mercury.
Só no dia 22 de Novembro de 1991 é que Mercury confirmou ao público que tinha contraído o vírus da SIDA. Pouco mais de 24 horas depois, o cantor faleceu na sua casa em Kensington devido a uma broncopneumonia.

As homenagens fúnebres do ícone fizeram parar a Inglaterra, numa manifestação de carinho público que só viria a ser superado em 1997, no funeral da Princesa Diana.
May e Taylor já confirmaram que a voz de Freddie Mercury vai voltar a ser ouvida em breve. A dupla está a preparar um novo disco dos Queen com gravações inéditas do mítico intérprete.
Hoje, 20 anos depois, a memória de Mercury continua muito forte nos fãs dos Queen e nos apreciadores de música.

Alinhamento
Queen – A kind of magic
Queen – Bohemian raphsody
David Bowie – China girl
Pink Floyd – Run like hell
Queen – These are the days of our lives
Dire Straits – So far away
Scorpions – Love of my life
Queen – Who wants to live forever

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Barco Ancorado 23/11/2011


Os Simple Minds actuam no Coliseu de Lisboa no dia 14 de Fevereiro do próximo ano. Os escoceses trazem ao nosso país o espectáculo "5X5 Live", cujo alinhamento em formato best of percorre os primeiros discos da sua carreira: "Life in a Day", "Real to Real Cacophony", "Empires and Dance", "Sons and Fascination/Sister Feelings Calling" e "New Gold Dream".

Os bilhetes são postos à venda no dia 25 de Novembro, às 10h00. Os preços variam entre os 29 e os 34 euros.

Alinhamento
Simple Minds – Alive and kicking
Simple Minds – Don´t you forget about me
OMD – Enola gay
Human League – Don´t you want me
Simple Minds – Let there be love
Duran Duran – Come undone
Spandau Ballet - True
Simple Minds – Mandela day

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Barco Ancorado 22/11/2011


Billy Corgan revelou em entrevista à BBC que teve tendências suicidas por altura da gravação do álbum clássico dos Smashing Pumpkins, "Siamese Dream".
«Estava suicida. Planeei a minha própria morte durante dois meses. Se leres sobre suicídio, percebes que um dos sinais é dares todas as tuas coisas. E eu fiz isso mesmo. Dei todos os meus discos. Comecei a oferecer as minhas guitarras. Fantasiei sobre a minha morte e sobre o funeral. Que música gostava que se ouvisse... Já estava nesse nível de insanidade», disse Corgan.

"Siamese Dream", que chegou às lojas em 1993, é descrito pelo músico como «o meu dedo do meio para a música indie». «Apesar de não ter sido o que vendeu mais, parece-me que é o que saiu melhor. Mesmo sendo muito negro, há sempre um elemento de diversão. É como se estivéssemos a rir por tudo isto ser tão estúpido. Tomem lá a minha canção pop sobre o suicídio. E o meu tema épico sobre pedofilia», continua Corgan.

Alinhamento
Smashing Pumpkins – Bullet with butterfly wings
Smashing Pumpkins - 1979
Sonic Youth – Diamond sea
The Cure - Lullaby
Soundgarden – Black hole sun
Smashing Pumpkins – Stand inside your love
Bush - Swallowed
Nirvana – Come as you are
Smashing Pumpkins - Today

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Barco Ancorado 21/11/2011


Os Evanescence lançaram em Outubro o terceiro álbum de originais da sua carreira, de título homónimo.
De destacar neste novo trabalho a presença do guitarrista Troy Mclawhorn (membro da banda entre 2007 e 2008), num disco que teve produção de Nick Raskulinecz (que já trabalhou com os Foo Fighters, RUSH, Stone Sour, Deftones ou Alice in Chains).

2011 marca, assim, o regresso do grupo que tem 24 milhões de discos vendidos em todo o mundo com o álbum estreia "Fallen" e o sucessor "The Open Door".

O primeiro single chama-se 'What You Want'. Uma música que Amy Lee descreve, numa entrevista que concedeu ao site Cotonete, como sendo impulsionadora de sonhos.

Alinhamento
Evanescence – Lost in paradise
Evanescence - Oceans
Whitin Temptation – Frozen
Nightwish - Nemo
Avril Lavigne – Fall to pieces
Evanescence – My heart is broken
Linkin Park – Shadow of the day
30 Seconds To Mars – From yesterday
Evanescence – What you want

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Barco Ancorado 18/11/2011


Na sua primeira entrevista televisiva concedida nos últimos 10 anos, Axl Rose admite que a formação original dos Guns N' Roses pode juntar-se novamente aquando da próxima cerimónia de induções do Rock & Roll Hall of Fame, em Cleveland, a 14 de Abril de 2012.

Apesar das várias polémicas anteriores, o histórico vocalista (e o único dos fundadores que ainda pertence aos Guns) vê com bons olhos um reencontro com os velhos companheiros: nomeadamente Slash, Duff McKagan e Izzy Stradlin.
Axl Rose mostrou também reconhecimento com a actual formação dos Guns N' Roses por ter conseguido concluir o álbum "Chinese Democracy", cujas sessões demoraram mais de 10 anos.

Entretanto, o mítico baixista dos Kiss, Gene Simmons, mostrou a sua má língua ao culpar Axl Rose pelo facto dos Guns N' Roses não terem sido a melhor banda do mundo, algo que, no seu entender, esteve ao alcance da banda de "Appetite for Destruction". Segundo avaliação de Simmons, foi o consumo de drogas e de álcool por parte de Axl que impediu que a banda fosse ainda mais relevante e por isso defendeu que Axl Rose devia ter levado uma sova para se disciplinar de vez.

Alinhamento
Guns N´Roses - Patience
Guns N´Roses – Don´t you cry
Aerosmith – Dream on
Bon Jovi – Thank you for loving me
Guns N´Roses – November rain
Scorpions – Lady starlight
Guns N´Roses – Used to love her

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Barco Ancorado 17/11/2011


O álbum seminal de Michael Jackson, "Thriller" (capa na imagem), foi votado pelo Cotonete como o Melhor Álbum dos 80s. "Doolitle" dos Pixies, em 2º lugar, e "Purple Rain" de Prince & The Revolution, em 3º, completam o pódio da lista.

Os Pixies são o único nome que consegue dois álbuns no top ten ("Doolitle" e "Surfer Rosa"). Michael Jackson, Sonic Youth, Tina Turner, Talking Heads e New Order são outros nomes que conseguem colocar mais do que um disco no top 40.

A tabela completa dos 40 melhores álbuns do anos 80 para o Cotonete:
1º Michael Jackson - Thriller (1982), 2º Pixies - Doolittle (1989), 3º Prince & The Revolution - Purple Rain (1984), 4º Joy Division - Closer (1980), 5º The Stone Roses - The Stone Roses (1989),
6º The Smiths - The Smiths (1984), 7º De La Soul - 3 Feet High and Rising (1989), 8º Tom Waits - Raindogs (1985), 9º Sonic Youth - Daydream Nation (1988), 10º Pixies - Surfer Rosa (1988), 11º Michael Jackson - Bad (1987), 12º U2 - Joshua Tree (1987), 13º Tina Turner - Foreign Affair (1989), 14º The Clash - Sandinista (1980), 15º Metallica - Master of Puppets (1986), 16º Talking Heads - Remain in Light (1980), 17º Sonic Youth - Sister (1987), 18º The Young Gods - The Young Gods (1987), 19º Bon Jovi - Slippery When Wet (1986), 20º Young Marble Giants - Colossal Youth (1980), 21º New Order - Power, Corruption & Lies (1983), 22º Madonna - Madonna (1983), 23º Talking Heads - True Stories (1986), 24º Tina Turner - Private Dancer (1984), 25º Sugarcubes - Life's Too Good (1988), 26º Van Halen - 1984 (1984), 27º Beastie Boys - Paul's Boutique (1989),
28º Dead Can Dance - The Serpent's Egg (1988), 29º Eurythmics - Sweet Dreams (Are Made of This) (1983), 30º David Bowie - Let's Dance (1983), 31º The Cure - Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me (1987), 32º Janet Jackson - Control (1986), 33º Cyndi Lauper - She's so Unusual (1983), 34º Einstürzende Neubauten - Haus der Luge (1989), 35º Queen - The Works (1984), 36º Chico Buarque e Edu Lobo - O Grande Circo Místico (1983), 37º Jesus & Mary Chain - Psychocandy (1985), 38º AC/DC - Back In Black (1980), 39º New Order- Technique (1989), 40º Pretenders - Learning to Crawl (1983).

Alinhamento
Michael Jackson - Thriller
Prince – Purple rain
Joy Division – Love will tear us apart
The Smiths – Heaven knows I´m miserable now
Tom Waits – Little drop of poison
U2 – Angel of Harlem
The Clash – Magnificent seven
David Bowie – Let´s dance

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Barco Ancorado 16/11/2011


"Coliseu", o DVD de Pedro Abrunhosa que é posto à venda na próxima segunda-feira, vai resultar numa estreia exclusiva em cinema. A edição especial tem lugar precisamente a 21 de Novembro em simultâneo nos cinemas do C.C. Colombo e do Norte Shopping. Uma oportunidade que a Fnac decidiu dar aos fãs que reservem o DVD ou o CD até ao próximo domingo (só assim é possível obter o bilhete).

Gravado em Novembro do ano passado no Coliseu do Porto, no arranque da Tour Longe, "Coliseu" contou com as participações especiais de Edgar Caramelo, Cristina Massena e Rui Veloso, para além da secção de sopros, 'Hornsters'.

'Não Posso Mais', 'Pontes Entre Nós', 'Se Eu Fosse um Dia o Teu Olhar', 'Socorro', 'Fazer o Que Ainda Não Foi Feito', 'Não Desistas de Mim' ou 'É Preciso Ter Calma' são alguns dos temas que se ouvem num alinhamento inesquecível para os milhares de fãs de Pedro Abrunhosa.
Nos dias 20 e 27 de Janeiro, Pedro Abrunhosa regressará aos Coliseus num formato mais despido, ao qual chamou "Canções".

Alinhamento
Pedro Abrunhosa – Fazer o que ainda não foi feito
Pedro Abrunhosa - Ilumina-me
Clã – Conta-me histórias
Delfins – Aquele Inverno
Pedro Abrunhosa – Eu não sei quem te perdeu
The Gift – Fácil de entender
Miguel Gameiro – O teu nome
Pedro Abrunhosa – Quem me leva os meus fantasmas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Barco Ancorado 15/11/2011


Katy Perry foi apanhada a fazer playback com uma flauta. Durante um concerto a cantora tentou fazer um brilharete com os seus atributos de flautista mas distraiu-se e acabou por ser apanhada a fazer playback.

A situação embaraçosa aconteceu num espectáculo em Manchester, no Reino Unido, enquanto interpretava uma versão da música de Jay-Z, 'Big Pimpin'.

Katy Perry ficou atrapalhada com a situação mas acabou por reconhecer que não sabe tocar flauta.

Alinhamento
Katy Perry – Thinking of you
Katy Perry – Waking up in Vegas
Kesha – Tik tok
Rihanna - Rehab
Lady Gaga – Poker face
Katy Perry – Hot n´cold
Avril Lavigne - Complicated
Nicole Scherzinger – Happily never after
Katy Perry – California girls (ft Snoop Dog)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Barco Ancorado 14/11/2011


Os Ornatos Violeta vão lançar uma caixa especial para comemorar o 20º aniversário da sua fundação em 1991. O lançamento está marcado para a altura do Natal.
A caixa contém as reedições dos discos "Cão!" (1997), "O Monstro Precisa de Amigos (1999) e a compilação "Inéditos/Raridades", com temas que nunca chegaram a ser editados e que não fizeram parte da discografia da banda.

Falamos de canções como 'Como Afundar', 'Há-de Encarnar', 'Devagar', 'Dez Lamúrias por Gole', 'Tempo de Nascer', a versão para 'Circo de Feras' dos Xutos & Pontapés e 'Marta'.

Os Ornatos separaram-se em 2002. Membros como o vocalista Manuel Cruz e o baixista Nuno Prata embarcaram por sua vez em carreiras a solo com relativo sucesso, mas longe do impacto que o grupo do Porto ainda tem no rock nacional.

Alinhamento
Ornatos Violeta - Líbido
Ornatos Violeta - Marta
Linda Martini - Adeus tristeza
Toranja - Laços
David Fonseca - A cry 4 love
Ornatos Violeta - Capitão romance
Mão Morta – Novelos da paixão
Da Weasel – Dialectos de ternura
Virgem Suta – Linhas cruzadas
Ornatos Violeta – Ouvi dizer

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Barco Ancorado 11/11/2011


Björk é a primeira grande confirmação do cartaz da primeira edição do Optimus Primavera Sound.
A islandesa vem ao Porto mostrar o novo disco "Biophilia" em Junho de 2012. Yo La Tengo, Jeff Mangum (Neutral Milk Hotel), Codeine, Neon Indian e Other Lives também passam pela estreia do festival em Portugal, a qual decorre de 7 a 10 de Junho.

Todos estes nomes também actuam no San Miguel Primavera Sound em Barcelona, o qual tem lugar entre 30 de Maio e 3 de Junho.
O passe para a edição lusa do festival está à venda pelo preço especial de 75 euros até ao dia 31 de Dezembro.

Alinhamento
Björk - Army of me
Björk - Hidden place
Kate Bush - Babooshka
Antony and the Johnsons – Perfect day
CocoRosie - Japan
Björk – It´s so quiet
Tori Amos - Silent all these years
Goldfrapp - Clowns
Portishead - Teardrop (ft Massive Attack)
Björk - Oceania

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Barco Ancorado 10/11/2011


Madonna pode voltar a Portugal, para actuar no Estádio Cidade de Coimbra no dia 24 de Junho de 2012. A informação foi publicada no site oficial da cantora e divulgada pelos fãs. Além da data em Portugal, a lista indicava concertos na Croácia, Itália, Suiça, Espanha e Alemanha. A publicação foi, entretanto, retirada da página online de Madonna.

Madonna prepara-se para lançar um novo disco na próxima Primavera. Já é conhecido o primeiro single, 'Give Me All Your Love'.
A Rainha da Pop passou por Portugal em 2008 para um espectáculo no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

Alinhamento
Madonna – Take a bow
Madonna - Secret
Cyndi Lauper – True colors
Spice Girls - Mama
Madonna - Frozen
Britney Spears – I´m not a girl, not yet a woman
Shakira – Underneath your clothes
Madonna – La isla bonita

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Barco Ancorado 09/11/2011


David Bowie pode ser o próximo artista a deixar a EMI. De acordo com o Financial Times, o autor de 'Ziggy Stardust' está prestes a cortar o contrato com a editora, terminando a relação de quinze anos com a EMI.

A mesma fonte indica que tanto a Universal como a Sony estão em contacto com Bowie para um possível contrato.
A confirmar-se a saída do músico britânico da EMI, esta será a segunda perda de peso recente da editora que agora faz parte do aglomerado financeiro Citigroup. Recorde-se que Robbie Williams trocou a EMI pela Universal no final de Outubro.

A última edição de Bowie pela EMI é o disco de 2003, "Reality", trabalho que também é o seu mais recente até à data. O britânico também não sobe aos palcos desde 2006, deixando a dúvida quanto a futuros lançamentos.

Alinhamento
David Bowie – China girl
David Bowie – This is not America
Lou Reed – Perfect day
Roxy Music - Avalon
Iggy Pop – Spanish coast
David Bowie – Thursday´s child
Peter Murphy – Strange kind of love
The Cure - Lullaby
David Bowie – Let´s dance

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Barco Ancorado 08/11/2011


Os Black Sabbath, banda cujo nome se mistura com a própria história do heavy metal, convocaram uma conferência de imprensa para a próxima sexta-feira. Segundo informações da Rolling Stone os quatro membros originais da banda - o vocalista Ozzy Osbourne (62 anos), o guitarrista Tony Iommi (63), o baixista Geezer Butler (62) e o baterista Bill Ward (63) - estarão presentes na reunião marcada para sexta-feira, em Los Angeles, às 11h00 (ou seja, no dia 11/11/11).

O local escolhido, o clube Whisky A Go-Go, é simbólico para a banda: foi lá, também a 11 de Novembro, mas em 1970, que o grupo inglês fez a sua estreia em solo americano.

Os Black Sabbath formaram-se em Birmingham, em 1968. A formação original durou até Ozzy Osbourne deixar o grupo, em 1979, devido ao abuso de álcool e drogas. Para o seu lugar entrou Ronnie James Dio, que morreu em 2010. O quarteto reuniu-se em 1997 para uma apresentação no festival Ozzfest e lançou um novo disco, "Reunion", no ano seguinte. Em Maio, Ozzy Osbourne deixou no ar a ideia de que talvez se voltassem a reunir. Desta vez, a expectativa é a de que venham a anunciar o lançamento de um novo álbum.

Alinhamento
Black Sabbath - Changes
Black Sabbath – Children of the grave
Led Zeppelin – All my love
Whitesnake – Is this love
Black Sabbath – Am I going insane
Scorpions – Still loving you
Black Sabbath – Lord of this world

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Barco Ancorado 07/11/2011


A maior banda do tempo da internet assina um “Achtung Baby” voltado para a América com riscos e cálculos. Em domínio pop clássico europeu, os Coldplay são a única banda capaz de encher estádios e gerar filas de horas ou corridas online por bilhetes. De todos aqueles que surgiram na era da Internet, não há quem tenha atingido a sua dimensão, a não ser Lady Gaga.
Ao risco de cair em repetição, respondem com um álbum de princípios muito semelhantes a um outro que há vinte anos ganhou importância vital: para a década de 90 e para a banda em questão, precisamente aquela em quem os Coldplay se inspiram quando calculam o trajecto de um ponto de vista contextual.
No Barco Ancorado desta segunda-feira apresentamos o mais recente trabalho da banda de Chris Martin: “Mylo Xyloto”.

“Mylo Xyloto” é um “Achtung Baby” dos Coldplay com a diferença de Chris Martin se ter voltado para a América quando os U2 percorreram o caminho inverso (o retorno a Berlim após a aclamação global ganha em “Joshua Tree”). O que significa que há experiências com botões e máquinas nunca antes ousadas.
As raízes desse conflito interno estão mais ligadas à proximidade com figuras como Kanye West do que a alguns devaneios do magistral “Viva La Vida”. “Mylo Xyloto” é muito mais ousado ainda que os Coldplay não se esqueçam de um livro de estilo eficaz e ao qual já habituaram, manifestado em “Every Teardrop Is a Waterfall”.

Na hora de deixar a sala de ensaios e passar para o laboratório, as tentativas são bem sucedidas em “Hurts Like Heaven” - uma irmã mais nova de “Close To Me”, dos Cure, e sobretudo na peróla “Princess of China”, uma grandiosidade pop com todos os ingredientes para conquistar a América.
Mas um “Paradise” confirma que a fronteira entre a genialidade e o ridículo pode ser muito ténue. É o momento de maior infelicidade de “Mylo Xyloto” porque, pelo meio, os Coldplay se limitam a ser....os Coldplay. Provavelmente, podem dar-se esse crédito mas este é um álbum dúbio e ao qual falta o carisma... dos U2.

Alinhamento
Coldplay - Hurts like heaven
Coldplay - Princess of China
Keane – Crystal ball
Snow Patrol - Run
U2 – No line on the horizon
Coldplay - Every teardrop is a waterfall
Maroon 5 – Goodnight, goodnight
Adele - Tired
Coldplay – Paradise

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Barco Ancorado 04/11/2011


"A Montanha Mágica", é o título do novo álbum do músico Rodrigo Leão, que vai estar à venda a partir do dia 28. O registo conta com as participações de Scott Matthew e Thiago Petit.
"A Montanha Mágica", que surge dois anos depois de "A Mãe", apresenta 12 temas, a maioria da autoria de Rodrigo Leão, embora existam parcerias na composição com outros artistas. Trata-se de um álbum que «cruza melodias feitas de memórias e mistério, caixinhas de música guardadas em gavetas secretas, guitarra portuguesa que sublinha uma subtil identidade que é portuguesa mas aplaudida por todo o mundo».

Neste disco, Rodrigo Leão reinventa-se em temas com muito piano como 'A Praia do Norte', 'O Baloiço', 'Aviões de Papel' ou 'O Navio Farol'. Neste disco já não encontramos os Cinema Ensemble. São convidados Viviena Tupikova, Bruno Silva e Carlos Tony Gomes em violino, viola e violoncelo, respectivamente, e o acordeão de Celina da Piedade.

A edição em CD d' "A Montanha Mágica" é acompanhada de um DVD com o principio da história que Rodrigo Leão agora nos apresenta: o registo de um concerto no Casino Estoril.
Rodrigo Leão apresenta em concerto as canções do novo álbum no dia 26, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no dia 5 de Dezembro na Casa da Música, no Porto.

Alinhamento
Rodrigo Leão – Vida tão estranha (ft Ana Vieira)
Rodrigo Leão – Rosa (ft Rosa Passos)
Carlos Paredes - Despertar
Sérgio Godinho – Pode alguém ser quem não é
Jorge Palma – Bairro do amor
Rodrigo Leão – No se nada (ft Daniel Melingo)
Deolinda – Lisboa não é a cidade perfeita
The Gift – Fácil de entender
Rodrigo Leão – A casa (ft Adriana Calcanhoto)

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Barco Ancorado 03/11/2011


Afinal Dave Grohl não tocou bateria em «(I Can't Make It) Another Day», uma das canções do álbum póstumo de Michael Jackson.
O líder dos Foo Fighters explicou ao Red Bulletin que Lenny Kravitz o convidou para tocar bateria. Grohl aceitou, gravou mas o resultado acabaria por não ser usado.

«Tinha conhecido o Lenny Kravitz uma vez e um dia ele ligou-me a convidar para tocar bateria num tema. Eu disse, claro, toquei, gravei mas não voltei a ouvir. Nas notas diz Michael Jackson com Lenny Kravitz e Dave Grohl mas não chegaram a usar a minha gravação. Não foi bonito», lamentou.

Recentemente, Grohl regressou à bateria nos Cage The Elephant, banda que se encontra na estrada com os Foo Fighters e que se viu repentinamente sem baterista devido a uma lesão do dono do posto.

Alinhamento
Foo Fighters – Walking after you
Foo Fighters – Times like these
Pearl Jam – Last kiss
Red Hot Chili Peppers – Under the bridge
Kings of Leon – Sex is on fire
Foo Fighters - Wheels
Oasis – My wonderwall
Green Day – Wake me up when September ends
The Strokes – 12 51
Foo Fighters – Best of you

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Barco Ancorado 02/11/2011


Os Xutos & Pontapés vão voltar ao Campo Pequeno a 10 de Dezembro. O concerto, já confirmado pela produtora, marca o regresso da banda à arena lisboeta cinco anos depois do espectáculo "Circo de Feras", que assinalou o 20º aniversário do lançamento do disco.

Este ano marca o regresso dos Xutos & Pontapés ao activo depois do transplante de fígado do guitarrista Zé Pedro. A "estreia" aconteceu no festival Optimus Alive. Seguiram-se o Marés Vivas e o Rock in Rio no Brasil, onde dividiram o palco com os Titãs.

Desta vez, a banda promete recordar os grandes êxitos de toda a sua discografia. Logo, não deverão faltar canções como 'À Minha Maneira', 'Não Sou o Único', 'Para Ti Maria', 'Homem do Leme' ou 'Dados Viciados'.
Os bilhetes para o concerto no Campo Pequeno já estão à venda e têm o preço único de 20 euros.

Alinhamento
Xutos & Pontapés – Circo de feras
Xutos & Pontapés – O homem do leme
Rui Veloso – Todo o tempo do mundo
Toranja – A carta
Quinta do Bill - Dias de cumplicidade
Xutos & Pontapés – Chuva dissolvente
Ornatos Violeta – Capitão romance
UHF – Matas-me com o teu olhar
GNR - Tirana
Xutos & Pontapés – Manhã submersa