quinta-feira, 30 de junho de 2011

Barco Ancorado 30/06/2011


O guitarrista dos Blur, Graham Coxon, acaba de revelar que o quarteto chegou a trocar alguns murros entre si nos anos 90. Em declarações ao NME, o britânico conta que tudo aconteceu na digressão por terras norte-americanas em 1992. «Estávamos sempre tão cansados nessa tournée. Acho que aconteceu várias vezes andarmos com olhos negros. Devíamos estar bêbados demais quando andámos a dar murros uns ao outros, por isso não devemos ter sentido nada. Apenas acordámos assim», diz Coxom.

O guitarrista confessa ainda que a grande discussão do grupo foi em Paris depois do vegetariano convicto Alex James (baixista) atirar um salmão pela janela: «ficámos mesmo chateados com ele porque achámos que era um desperdício. Do tipo 'há pessoas que estão a passar fome'. Mas ele estava a ser um fanático vegetariano».

Coxom confirma ainda que os Blur não estão a trabalhar em material novo, anunciando que se prepara para lançar um novo disco a solo mais para o final do ano.

Alinhamento
Blur – Coffee and TV
Blur – There´s no other way
Oasis – My wonderwall
Radiohead – No surprises
Kasabian - Fire
Blur – Sweet song
Franz Ferdinand - Matinee
Razorlight – Wire to wire
Keane - Bedshapped
Blur – Good song

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Barco Ancorado 29/06/2011


O Top Nacional de vendas de álbuns tem um novo líder: "An Evening With Il Divo - Live in Barcelona" dos Il Divo relegou o "O Carmo e a Trindade" dos Amor Electro para a segunda posição. Aurea mantém o bronze esta semana, seguida de perto por Emanuel e "Ritmo do Amor", a mais alta nova entrada da semana.

É preciso descer até ao número 24 para encontrar outro novo título na tabela, neste caso, "A Curious Thing" de Amy Macdonald. A escocesa também voltou a colocar o primeiro disco "This Is the Life" na tabela. O registo reentrou para o nº 30.

De resto, a semana foi mais animada no que toca a reentradas. "Plastic Beach" dos Gorillaz reentrou para a 12ª posição; "No Line on the Horizon" dos U2 para o 17º lugar; "Back to Black" de Amy Winehouse colocou-se no 19º; a banda sonora para "Into the Wild" de Eddie Vedder está no nº 23; e "Golden Era" de Rita Redshoes regressou para se situar no 29º lugar da contagem.
Na tabela de vendas de DVDs musicais não há mudanças no pódio: "Os Teus Vídeos Mais Divertidos" está no 1º lugar, seguido de "Water on the Road" de Eddie Vedder e "Panda Vai à Escola 3".

Alinhamento
Il Divo – My way
Il Divo – Unbreak my heart
Amor Electro – A máquina (acordou)
Aurea – Busy (for me)
Il Divo – Si tu me amas
U2 – The hands that built America
Rita Redshoes – Captain of my soul
Il Divo – The power of love

terça-feira, 28 de junho de 2011

Barco Ancorado 28/06/2011


O Festival de Glastonbury decorreu no passado fim-de-semana na pequena localidade de Somerset, no Reino Unido, com Beyoncé e os U2 a cumprirem como as principais atracções do cartaz.
A cantora norte-americana, a primeira cabeça-de-cartaz feminina da história de Glastonbury, fechou as hostilidades no palco principal do evento, com um concerto que fez abanar as costelas indies dos festivaleiros britânicos. Depois de informar o público que estar ali era «um sonho», Beyoncé disparou um alinhamento baseado nos seus quatro discos, que incluiu versões de Prince e Kings of Leon. Tricky apareceu para dar uma ajuda em 'Baby Boy'.

Na primeira noite de Glastonbury, as estrelas foram os U2. A banda irlandesa subiu a palco perante o protesto programado contra a 'fuga' aos impostos no seu país, embora a segurança do festival tenha sido rápida (e segundo testemunhas algo violenta) a obrigar os protestantes a tirarem do ar um balão gigante onde se podia ler «U pay tax 2? - Vocês também pagam impostos?». Perante 50 mil pessoas, e debaixo de chuva intensa, Bono e companhia fizeram o que melhor sabem na sua antecipada estreia no Pyramid Stage. Pelo meio, conta o Guardian, Bono estava tão entusiasmado que roubou a câmara do repórter do jornal inglês e tirou ele próprio várias fotografias, com «resultados aceitáveis» diz o fotógrafo.

Entre as habituais surpresas do mega-festival, contam-se as actuações não programadas dos Radiohead e dos Pulp. Numa nota mais negativa, enquadra-se a morte misteriosa do veterano político do Partido Conservador, Christopher Shale, encontrado sem vida numa casa de banho portátil na zona VIP do festival. As autoridades estão a investigar o sucedido e já afastaram a hipótese de suicídio.
Entre os outros VIPs presentes no evento, contam-se a habitual Kate Moss, bem como Jay-Z e Gwyneth Paltrow.

O responsável pelo festival Michael Eavis disse ao NME que já tem os cabeças-de-cartaz para 2013 alinhados - o festival vai fazer uma pausa para o ano que vem, para dar tempo ao terreno de recuperar de uma edição muito chuvosa. Eavis não adianta qualquer nome mas o Mirror avança que David Bowie, Prince e Foo Fighters estão no topo da sua lista ideal.

Alinhamento
Beyoncé – Baby boy (ft Sean Paul)
U2 – Beautiful day
Beyoncé - Halo
Radiohead – There there
David Bowie – Thursday´s child
Prince – Purple rain
U2 – Fez – Being born
Foo Fighters – Walking after you

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Barco Ancorado 27/06/2011


Adele foi ordenada pelos médicos a estar um mês sem falar nem cantar, sob pena de criar problemas graves para a sua voz. A jovem cantora britânica está a ser tratada para uma laringite aguda, a qual já levou mesmo ao cancelamento da digressão em terras norte-americanas.

Os médicos avisaram Adele que há o risco da cantora desenvolver nódulos nas cordas vocais se não cumprir à risca o tratamento de 'choque'. Ainda por cima Adele é fumadora o que não ajuda para a cura definitiva.
«A carreira da Adele está em risco. Não vale a pena ela descansar apenas umas semanas, porque a inflamação pode voltar», comentou o consultor de saúde do site News of the World.

A autora de "21" já tinha anunciado que ia frequentar lições de voz com o professor de Alicia Keys e Joss Stone para evitar problemas futuros.

Alinhamento
Adele – Chasing pavements
Adele - Tired
Florence + The Machine – You´ve got the world
Bruno Mars – Just the way you are
Leona Lewis – A moment like this
Adele – Turning tables
Lykke Li – Window blues
Alexis Jordan – Good girl
Mumford & Sons – Little Lion Man
Adele - Lovesong

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Barco Ancorado 22/06/2011


Amy Winehouse já não vai tocar no Sudoeste TMN, conforme estava previsto - o concerto estava marcado para 4 de Agosto.
Depois dos assobios que marcaram a muito criticada actuação em Belgrado há poucos dias e da eliminação dos compromissos ao vivo imediatamente seguintes (tanto na Grécia e Turquia como em Espanha), um porta-voz ligado à cantora comunicou o cancelamento total da digressão europeia, o que engloba, evidentemente, aquela que seria a segunda actuação de Winehouse em Portugal, depois da estreia no Rock in Rio-Lisboa - também foi muito atacada pelas opiniões pública e publicada.

Citado pelo jornal The Sun, o manager de Amy Winehouse, Ray Cosbert, avisou que a retirada da cantora será por «tempo indefinido», depois dos efeitos negativos sentidos pela actuação na capital da Sérvia. A cantora encontra-se em processo de cura de uma toxicodependência de alto grau e repetiu em Belgrado a má imagem de cantora embriagada que foi recorrente em digressões anteriores.

A Música no Coração (entidade responsável pelo Sudoeste TMN) já confirmou, através de comunicado, o cancelamento do concerto de Amy Winehouse.
Quem pretender devolver os bilhetes e obter o respectivo reembolso, tem 30 dias para o fazer no local de compra.

Alinhamento
Amy Winehouse – Back to black
Amy Winehouse - Rehab
Duffy – Well, well, well
Joss Stone – Free me
Adele – Rolling in the deep
Amy Winehouse – You know I´m no good
Lily Allen – Take what you take
Alicia Keys - Karma
Erykah Badu – Otherside of the game
Amy Winehouse – Just friends

terça-feira, 21 de junho de 2011

Barco Ancorado 21/06/2011


Jennifer Lopez mostrou sem querer um mamilo num programa de televisão na Alemanha.
O programa chama-se "Wetten, Dass...?" (Quer apostar que...?) e estava a ser gravado numa praça de touros em Palma de Maiorca, em Espanha. A cantora chegou ao set numa carruagem puxada por cavalos, com um vestido comprido muito leve. Ao sentar-se, o decote afastou-se um pouco deixando à vista o mamilo direito da cantora. Lopez não se apercebeu do sucedido e deu a entrevista sem mais sobressaltos.

Em outras notícias relacionadas com a norte-americana está o pedido dos advogados de Lopez para adiar uma nova sessão em tribunal para decidir se o ex-marido da cantora, Ojani Noa, pode divulgar uma sex tape com Lopez na internet. Na semana passada, a equipa legal que representa a cantora conseguiu evitar que Noa vendesse a gravação a um site pornográfico que oferecia mais de 40 mil euros.

Alinhamento
Jennifer Lopez – Hold you down
Jennifer Lopez - Brave
Britney Spears – Baby one more time
Rihanna - Rehab
Beyoncé - Halo
Jennifer Lopez – Love don´t cost a thing
Ciara – Like a boy
Shakira – Don´t bother
Kylie Minogue – Love at first sight
Jennifer Lopez – Waiting for tonight

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Barco Ancorado 20/06/2011


A polícia britânica deteve na passada semana dois homens perto da residência da cantora Joss Stone, sob suspeita de assalto e tentativa de assassínio à artista. Os dois homens, com 30 e 33 anos, foram detidos em Cullompton, no sudoeste de Inglaterra.
Os dois indivíduos levavam espadas, uma corda e também tinham um saco para o transporte do corpo. Segundo o jornal Sun, os assaltantes estavam, ainda, na posse de mapas detalhados e fotos aéreas da propriedade da cantora de 24 anos.

O Inspector Steve Parker explicou: «Os dois homens tinham na sua posse itens que nos levam a suspeitar que pretendessem cometer uma ofensa criminal. Continuamos com os inquéritos policiais e os homens permanecem detidos. Não podemos dizer mais nada neste momento, mas agradecemos aos residentes locais por denunciarem o carro suspeito».

Joss Stone já vendeu mais de 10 milhões de álbuns em todo o mundo e foi recentemente convidada por Mick Jagger para vir a integrar um novo "supergrupo". A cantora é amiga do príncipe William e foi uma das convidadas do casamento real.

Alinhamento
Joss Stone – Free me
Joss Stone – Right to be wrong
Alicia Keys - Fallin
Corinne Bailey Rae – Put your records on
Macy Grae – Sweet baby
Joss Stone – Killing time
Amy Winehouse – Back to black
Duffy – Mercy
Joss Stone - Spoiled

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Barco Ancorado 17/06/2011


O álbum novo de Chico Buarque, com data prevista de lançamento no final de Julho, vai estar disponível já a partir de segunda-feira, dia 20, no esquema de pré-venda no site oficial do cantor.
Comprando o disco antecipadamente, os fãs recebem uma palavra-passe personalizada para o site, onde poderão ouvir o disco e descobrir, ao longo do mês, o processo criativo de Buarque na composição do projecto.

O trabalho vai-se delineando ao longo dos dias. Serão revelados, aos poucos, disco, título, capa e músicas, até que esteja revelado por inteiro. Galeria de fotos, vídeoclips e entrevistas com Chico Buarque e os restantes membros da equipa também fazem parte desta iniciativa online.

O material, no dia do lançamento oficial do disco, será editado em documentário e exibido noutras plataformas.

Alinhamento
Chico Buarque - Cálice
Chico Buarque – Gota d´água
Caetano Veloso – Beleza pura
Elis Regina – Maria Rosa
Ney Matogrosso – Jeito de amar
Chico Buarque – O que será será
Zeca Baleiro - Lenha
Milton Nascimento – Caçador de mim
Arnaldo Antunes – O silêncio
Chico Buarque – Fado tropical

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Barco Ancorado 16/06/2011


Dois anos após a morte de Michael Jackson, o seu famoso casaco de cabedal vermelho, que usou no vídeo de 'Thriller', vai a leilão no próximo dia 26, em Beverly Hills, na Califórnia.
Considerado «a peça mais reconhecida e significativa da cultura pop», como escreve a leiloeira Julien's Auctions, o casaco pode valer entre os 137 mil e os 275 mil euros. Parte do dinheiro arrecadado terá como destino a Reserva Shambala, local onde estão os tigres de Michael Jackson desde 2006, quando o músico deixou Neverland.

Michael Jackson é o artista de destaque do leilão que tem vários objectos pessoais do cantor à venda. Além do icónico casaco, a peruca que o cantor usou em Londres para anunciar o seu regresso aos palcos com a digressão 'This is It' também faz parte do catálogo.

Fotografias e discos autografados, várias peças de roupa dos Jackson 5, assim como a caixa de correio da casa onde Michael Jackson morreu, são outros dos objectos do cantor que estão à venda.

Alinhamento
Michael Jackson - Cry
Michael Jackson – I just can´t stop lovin´you
Prince – The most beautiful girls in the world
Madonna – I´ll remember
Whitney Houston – I´m every woman
Michael Jackson – One day in your life
George Michael – Miss Sarajevo
Lionel Richie – Just for you
Michael Jackson – You are not alone

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Barco Ancorado 15/06/2011


Os U2 chegaram à conclusão que não vão conseguir acabar o novo disco de originais este ano. Em entrevista à revista norte-americana Rolling Stone, o baixista Adam Clayton adiantou que o próximo disco só vai ser editado em 2012.

«Não deixámos de escrever canções», acrescentou Bono, que referiu que a banda tem novas ideias todos os dias mas, como estão cheios de projectos, o álbum não sairá em 2011 como tinham previsto. Os atrasos do álbum devem-se, nomeadamente, aos contratempos que a banda sonora do musical "Homem-Aranha" provocou, tendo a estreia na Broadway sido várias vezes adiada.

A banda irlandesa deverá entrar em estúdio em breve, embora sem data definida, para preparar o novo álbum, que poderá contar com a participação do produtor Danger Mouse. Depois de vários concertos na América Latina, os U2 tocam, no final deste mês, no mítico festival de Glastonbury, em Inglaterra.

Alinhamento
U2 – The hands that built America
U2 – The grounds beneath her feet
R.E.M. - At my most beautiful
Simple Minds – Belfast child
U2 - One
Coldplay – The scientist
Snow Patrol - Run
U2 – No line on the horizon

terça-feira, 14 de junho de 2011

Barco Ancorado 14/06/2011


Os Lamb passaram este fim-de-semana pelo CCB. Para os fãs habituados a concertos com mais de duas horas de duração, este pode ter parecido "menos intenso" já que não foi além da hora e quinze minutos, contando com o encore de três canções.
Importante ressalvar, desde já, a primeira parte de baladas imagéticas de Jay Leighton. O cantor veio apresentar meia dúzia de temas do seu mais recente álbum "As The Sun Comes Up" aplaudido, principalmente, pelos turistas ingleses presentes no CCB.

A cantora e compositora Lou Rhodes, alinhou em palco com Andy Barlow (cantor e compositor) e Jonny Thorne (baixo duplo), para um concerto que incidiu muito no álbum "5", editado em Maio, mas os Lamb também não esqueceram clássicos dos primeiros álbuns, como 'Gabriel', o sétimo tema do alinhamento, aplaudido de pé e que levou Barlow a admitir que, por mais vezes que toquem a música, vêm-lhe sempre as lágrimas aos olhos com a empatia que conseguem ter com o público durante a interpretação deste tema.

A entrada em palco foi com 'Another Language', do álbum novo, logo seguido de uma analepse, de 1999, para 'Little Things' do álbum "Fear of Fours". É curioso e divertido ver como Barlow anda numa correria de um lado para o outro do palco para conseguir tocar todos os instrumentos que lhe apetece. A sonoridade é diversificada, como diversificadas e frenéticas são as imagens projectadas por detrás da banda onde ora aparecem carros em movimento, ora vemos uns ténis em andamento também.
'Strong The Root', 'She Walks' e 'Butterfly Effect' continuaram a compôr o embrulho, bem saboreado, das músicas que se podem ouvir no mais recente "5". Os Lamb têm consciência de que em Portugal encontram uma grande legião de fãs que reagiu com assobios quando anunciaram que a mítica 'Górecki', que já data de 1996, seria a última música da noite.

Felizmente para os fãs ainda houve um encore de mais três temas. A informalidade volta a pautar a abordagem de Barlow que não se coíbe de tirar fotografias ao público. Vêm, então, 'What Sound', 'The Spectacle' e o muito psicadélico 'Trans Fatty Acid'.
Os Lamb regressaram ao activo em 2009 e em 2011 mostraram ao público português que estão bem vivos embora tenham deixado uma ligeira sensação de "soube a pouco".

Alinhamento
Lamb - Wonder
Lamb - Gabriel
Portishead – Sour times
Massive Atack - Teardrop
Tricky - Evolution revolution love
Lamb - Górecki
Morcheeba - The sea
Lamb - The spectacle

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Barco Ancorado 13/06/2011


'Every Teardrop is a Waterfall', a nova música dos Coldplay, não é, de facto, uma música original. Acusada de plágio, a banda garante ter pago aos compositores da melodia os direitos de uso, conforme escreve o jornal The Guardian. A música tem a melodia de 'I Go to Rio', gravada pelo cantor Peter Allen, em 1976, e co-escrita por Adrienne Anderson.

Os Coldplay têm vindo a ser acusados de terem plagiado 'Ritmo de la Noche', dos Mystic, de 1990, também baseada em 'I Go to Rio'. Segundo o porta-voz da banda, Allen e Adrienne têm créditos como compositores de 'Every Teardrop is a Waterfall'. Já em 2008, a banda inglesa foi acusada de copiar um tema de Joe Satriani.

Alinhamento
Coldplay – Viva la vida
Coldplay – Life in technicolor II
Keane – Nothing in my way
Snow Patrol - Run
The Killers – Mr. Brightside
Coldplay - Shiver
U2 - Bad
Oasis – Stand by me
Coldplay – Fix you

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Barco Ancorado 09/06/2011


Os Aerosmith vão começar a trabalhar num novo disco para o mês que vem. A revelação chegou pelas mãos de Joe Perry: «a banda toda vai entrar em estúdio com o produtor Jack Douglas na segunda semana de Julho para começar a trabalhar no novo disco de Aerosmith», escreveu o guitarrista no Twitter.

Segundo o Babblermouth, os Aerosmith, sem Joe Perry, estiveram a escrever algumas canções no início do ano com Marti Frederiksen. Jack Douglas assinou a produção de álbuns como "Toys in the Attic" (1975) e "Rocks" (1976).

Alinhamento
Aerosmith - Crazy
Aerosmith – Last child
Guns N´Roses – Street of dreams
Bon Jovi – In these arms
Scorpions – Moment of glory
Aerosmith – Dream on
Rolling Stones – Brown sugar
Black Sabbath - Changes
Aerosmith – Livin´on the edge

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Barco Ancorado 08/06/2011


Moby sofreu um ligeiro choque eléctrico num concerto acústico em Amesterdão, na Holanda.
Um vídeo que passa no Youtube vê-se o músico a bater com a cabeça no que parece ser uma lâmpada e a levar a mão ao pescoço com dor. Pouco depois, Moby cai redondo no chão perdendo os sentidos por momentos. O norte-americano levanta-se logo a seguir e volta ao concerto com um pano com gelo sobre o pescoço.

Foi o próprio Moby a confirmar que foi electrocutado numa mensagem no site oficial: «sim, fui ligeiramente electrocutado num concerto na Galeria Reflex, em Amesterdão. Mas já estou bem. Se calhar, até serviu como terapia de choque. Obrigado pela vossa preocupação. A digressão vai continuar».

Alinhamento
Moby – Natural blues
Moby – Pale horses
Massive Atack - Teardrop
Enigma – Age of loneliness
Moby – If things were perfect
Air - Venus
Thievery Corporation – La femme parallel
Moby – The sky is broken

terça-feira, 7 de junho de 2011

Barco Ancorado 07/06/2011


Bono Vox, dos U2, e a assistente foram 'obrigados' a pedir uma boleia quando se viram presos no meio de uma chuvada numa rua de Vancouver, no Canadá. O irlandês acabou por ser bem sucedido e apanhou boleia com o jogador profissional de hóquei no gelo Gilbert Brule.
«Íamos em direcção ao parque para ir passear a nossa cadela Bella quando vimos duas pessoas a pedirem boleia e eu tive a sensação de que uma delas parecia o Bono», disse Brule citado pelo jornal local Edmonton Journal.

«Eu não queria parar mas o Gilbert continuou a dizer 'é o Bono, é o Bono'. Não acreditei e continuei a guiar. Mas depois ele lá me convenceu e demos a volta», conta a namorada do jogador Kelsey Nichols, que ia ao volante.
Quando pararam e os vultos se aproximaram do carro, Brule e Nichols perceberam que era mesmo o líder dos U2 e uma acompanhante. Os dois pediram boleia para Horseshoe Bay, comentando que foram apanhados no meio da chuva enquanto davam um passeio.

Bono agradeceu a boleia com a oferta de passes para os bastidores do concerto dos U2 em Edmonton, na passada quarta-feira. No passe de Nichols, Bono escreveu «obrigado pela boleia». No de Brule, o músico deixou a dedicatória: «o meu herói». O irlandês não se ficou por aqui, comentando no palco do concerto que «gosta de hóquei no gelo porque as pessoas que jogam hóquei são do tipo de pessoas que oferecem boleia a desconhecidos. Estou muito agradecido. Decidi que quero ser o Gilbert Brule».

Alinhamento
U2 – Electrical storm
U2 – Mysterious ways
R.E.M. - Man on the moon
INXS – Beautiful girl
Simple Minds – Don´t you forget about me
U2 – Still haven´t found what I´m looking for
Coldplay – In my place
Sting – After the rain has fallen
U2 – Window in the skies

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Barco Ancorado 06/06/2011


Os Tindersticks vão encerrar os concertos no palco principal do Festival Marés Vivas, a 16 de Julho, numa noite que conta também com a presença e actuações de Mika, The Cranberries e Aurea.
Pela primeira vez ao vivo no MVtmn, a banda britânica de Nottingham sobe ao palco para nos mostrar porque são considerados por muitos uma banda de culto. Comandados pela característica voz de Stuart Staples, os Tindersticks prometem uma viagem ao som de canções marcantes, como 'Tiny Tears' ou 'No More Affairs' que os consagraram ao longo de 20 anos de carreira. Estamos perante uma banda com um público fiel e devoto.

O MVtmn 2011 realiza-se de 14 a 16 de Julho. Os bilhetes custam entre os 25 euros (bilhete diário) e os 50 euros (passe de três dias). Até 14 de Junho (inclusive), o passe custa 45 euros. Os bilhetes VIP têm o preço único de 100 euros.

Veja em baixo os nomes confirmados para o Palco TMN:
14 de Julho - Natiruts, Manu Chao, Xutos e Pontapés
15 de Julho - Expensive Soul, Moby, Skunk Anansie, Classificados, Mendes e João Só
16 de Julho - Aurea, Mika, Cranberries, os Azeitonas, Mia Rose, Marcelinho da Lua e Tindersticks

Alinhamento
Tindersticks – The flicker of a little girl
Tindersticks – Let´s pretend
Cousteau – The last good day of the year
Madrugada – Honey bee
Mercury Rev – In a funny way
Tindersticks – Falling down a mountain
Nick Cave & The Bad Seeds – The ship song
The Divine Comedy – Come home Billy Bird
Tindersticks – Black smoke

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Barco Ancorado 03/06/2011


Liam Gallagher escolheu Bob Dylan como a nova vítima da sua reconhecida língua afiada.
Em entrevista ao Times, Gallagher não só afirmou que «Dylan não lhe diz nada como músico», como é um «sacana miserável [no original miserable cunt]».

O ex-Oasis e líder dos Beady Eye ainda condescende ao afirmar que gosta de 'Lay Lady Lay' - canção escrita em 1969 por Dylan - mas continua a atacar o veterano (e intocável) músico para expressar a sua irritação contra o regresso dos músicos dos anos 60 e 70 aos festivais de Verão: «todos esses tipos que tocam só sucessos são uns montes de esterco».

A ira do britânico foi atiçada quando questionado sobre se tinha comemorado os 70 anos de Bob Dylan.

Alinhamento
Oasis – Don´t look back in anger
Oasis – My wonderwall
The Verve – Bitter sweet symphony
Blur – Sweet song
Razorlight – Wire to wire
Oasis – Stand by me
Keane – Crystal ball
Coldplay - Yellow
Oasis – Sunday morning call

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Barco Ancorado 02/06/2011


Leonard Cohen vai receber o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras. O canadiano venceu a concorrência da escritora Alice Munro e o romancista Ian McEwan.
Cohen foi premiado não apenas pelo trabalho na composição de canções mas sobretudo pelas suas incursões no mundo da literatura. Falamos de obras de prosa como "O Livro do Desejo", "Filhos da Neve" e de poesia como "O Jogo Favorito" e "Flowers for Hitler".

Leonard Cohen é um dos homens que mudaram a história da música popular. Deu tragédia às canções de amor, mas da boa, daquela que qualquer adolescente sente mas não consegue transformar em estrofe-refrão, por mais que tente; daquela que os adultos querem experimentar, porque é como diz o ditado, arde mas cura. E fê-lo porque a exercitou em poesia de antologia, rimas nascidas entre paisagens de vénias à natureza e boémias urbanas. Em 1956 publicou o seu primeiro livro, "Let Us Compare Mythologies" e só teria o seu nome impresso na capa de um disco 11 anos depois, com "Songs of Leonard Cohen". Também antes assinou ficção, "O Jogo Favorito" (1963) e "Belos Vencidos" (1966), como se tivesse de fazer tudo, rápido, muito rápido.

Em palco, como nos últimos concertos que deu em Portugal, Leonard Cohen gera silêncio entre a assistência enquanto debita versos, que chegam a quem os ouve como memórias que nunca viveram. Difícil de explicar, é verdade, mas com um impacto fácil de reconhecer. A academia dos prémios Príncipe das Astúrias apenas o fez com maior impacto mediático.
O prestigiado prémio tem um valor monetário de 50 mil euros. Cohen vai receber o galardão das mãos do Príncipe Filipe de Espanha, em Outubro, na cidade de Oviedo.

Alinhamento
Leonard Cohen – Closing time
Leonard Cohen – I´m your man
Nick Cave – Into my arms
Bob Dylan – You belong to me
Joan Baez – The night they drove old Dixie Down
Leonard Cohen – Waiting for the miracle
Neil Young – Off the road
Lou Reed – Perfect day
Tindersticks – Factory girls
Leonard Cohen - Suzanne

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Barco Ancorado 01/06/2011


Não é fácil fazer jus ao novo espectáculo de Sufjan Stevens apenas com palavras. É uma experiência sensorial que anda em carrossel entre o ouvido e os olhos deixando marcas sensíveis ao toque.
Quem esperava os temas de "Illinois" ou "Seven Swans" ouviu-os ou logo ao início ou só no final. Porque a noite era da viagem cósmica, e «melodramática e psicótica» de "The Age of Adz", o mais experimental disco do multi-instrumentalista norte-americano. Sufjan Stevens esteve ontem à noite no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A tarefa de passar "The Age of Adz" para o palco parecia hercúlea logo à partida, tal a quantidade de camadas que o registo guarda. Mas Stevens passa o teste com distinção. Melhor. Em palco, o músico consegue a rara proeza de encher ainda mais o som do que em disco. Para isso estão lá, com requintes barrocos, duas baterias, uma secção de metais, duas vozes femininas (que também são bailarinas), DM Stith sentado ao piano e um baixista e um guitarrista que também cantam. Todos eles sorridentes e genuinamente contentes de ali estar.
No meio, está Stevens com as suas coreografias de braços e a sua parafernália de caixas de ritmos e a guitarra com a homenagem ao homem que inspirou o disco (o artista e 'profeta' Royal Robertson) escrita em verde fluorescente. De resto, toda a tripulação do que o músico chamou de «nave sobre a vida e a morte e tudo o que está pelo meio» envergava fatos fluorescentes, o que provocava um efeito meio alucinogénico quando as luzes apagavam.

O espírito hippie nunca deixou de passear pelo palco do Coliseu dos Recreios. Desde o início com as asas de cisne (ou de anjo) e os 'voos' rasteiros sobre os teclados em 'Seven Swans' até ao fato de balões e as deambulações pelas colunas laterais do palco no final oficial com a epopeia de 'Impossible Soul'. Pelo meio, foram-se ouvindo embaladas entre longas espirais de dissonância e preceitos clássicos os temas mais recentes: 'Too Much', 'I Walked', 'Get Real Get Right', 'Vesuvius' e, com pompa e circunstância, 'Age of Adz'. Pelo meio, o alinhamento fez a travagem necessária com 'Futile Devices', 'The Owl and the Tanager' (a solo ao piano) e 'Enchanting Ghosts' (estas duas do EP "All Delighted People"). No ecrã, passavam ilustrações, animações e imagens em 3D num festim visual inquieto e electrizante.

Quando saiu de palco pela primeira vez, Stevens deixou satisfeitos os fãs de "The Age of Adz" e todos os outros com vontade de ir explorar o álbum. Mas faltava o mimo para os fãs de "Illinois" e, depois de uma paragem mais longa do que o habitual, o músico e a sua trupe apareceram despidos das suas personagens para oferecer uma arrepiante 'Casimir Pulaski Day' (cantada em coro pelo Coliseu) e o final festivo com o hino 'Chicago', coroado com balões coloridos a caírem sobre a plateia.
À saída já ninguém se lembrava que o Coliseu esteve apenas a meio gás para a estreia do músico na capital. Não deverá andar longe das listas de melhores concertos do ano o encontro da noite de ontem com Sufjan Stevens.

Alinhamento
Sufjan Stevens - Vesuvius
Sufjan Stevens – Age of Adz
Andrew Bird – Oh no
Beirut - Nantes
Sufjan Stevens – Too much
Anthony and The Johnsons – You are my sister
Sufjan Stevens - Chicago