segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 31/01/2011


O baterista dos Bon Jovi, Tico Torres, comentou à Billboard que o veterano grupo de hard rock precisa de fazer uma pausa de vários anos depois do final da digressão.
«A tournée é muito longa. Estamos a trabalhar desde Fevereiro do ano passado, não só na estrada como a preparar o disco ["The Circle"]. É um processo longo. Acho que nos faz bem afastarmo-nos do público de vez em quando. Para ele te apreciar de uma outra forma. Por outro lado, precisas de recarregar energias. O que vos posso dizer é que vamos precisar de parar durante uns anos», diz Torres em entrevista à publicação norte-americana.

Já o guitarrista Richie Sambora é mais comedido: «precisamos de fazer uma pausa, mas não acho que precise de ser tão longa. Há tantas canções para serem escritas. Queres saber? Queremos ser os Rolling Stones. Eu sei que quero. Falei sobre isto com o Jon Bon Jovi. Chegámos à conclusão de que queremos continuar a escrever novas e grandes canções, a ir para estúdio gravar discos, evoluir e voltar aos estádios para dar ao público um espectáculo fantástico», comenta por seu lado Sambora.

Os dois músicos afirmam ainda que não estão preocupados com o futuro do grupo, só porque o vocalista quer gravar um novo álbum a solo: «toda a gente tem direito a expressar-se individualmente. Ele é o líder da banda. Temos de respeitar. Ele pode fazer o que quiser. Nós vamos ficar juntos. Somos uma espécie de gangue», acrescenta Sambora.

O guitarrista também não se furtou a comentar o facto dos Bon Jovi terem chegado à lista final dos nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame deste ano, mas não terem sido escolhidos para entrar no panteão do rock: «aquilo é tipo um clube de senhores. Não sei o que é que eles fazem. Se estão à procura de ratings... Será que é legítimo? A nossa legitimidade vem dos nossos fãs: vendes 125 milhões de discos e fazes as duas digressões mais lucrativas dos últimos três anos. Fico com essa. Também se eu me queixasse, ninguém ouvia», conclui Sambora.
Antes de entrarem em modo pausa, o quarteto de New Jersey vem a Portugal para um concerto no Parque da Bela Vista, em Lisboa, marcado para o dia 31 de Julho. Os bilhetes custam entre os 55 euros (normal) e os 250 euros (Diamond Ring VIP Experience).

Alinhamento
Bon Jovi - Always
Bon Jovi – Midnight in Chelsea
Europe - Carrie
Aerosmith – Dream on
Bryan Adams – Run to you
Bon Jovi – In these arms
Whitesnake – Here I go again
Scorpions – Ave Maria no Morro
Bon Jovi – Living on a prayer

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 28/01/2011


Elton John veio a público chamar de «idiotas» aos executivos das grandes editoras. Em declarações citadas pelo The Sun, o britânico ainda vai mais longe, ao questionar-se se o comportamento dos grandes tubarões da indústria terá que ver com a quantidade de drogas que consomem: «acho que a maior parte dos executivos das editoras são idiotas. Apenas cinco por cento é razoável. Eles estão no negócio apenas por eles próprios, não se importam com os artistas.”

«Para eles é só sobre o dinheiro, o próximo sucesso. Até parece que estão a pôr linhas de cocaína a cada 15 segundos», diz Elton John, mostrando-se especialmente zangado com os norte-americanos: «na América, quase todos são uns idiotas. Aliás, metem-me nojo».

Elton John passa então a comparar a fama do seu tempo com a cultura da celebridade que existe hoje em dia: «será que eu aprecio a fama agora? Está tudo diferente. Já não é tão inocente. Não quero ser famoso. Só quero fazer a minha música e ter uma boa vida. Mas tens de participar no jogo se queres promover a tua música, os teus filmes, os teus musicais junto das pessoas. Se eu fosse jovem, ia odiar».

Alinhamento
Elton John - Daniel
Elton John - Sacrifice
Billy Joel – She´s always a woman
Bee Gees - Words
Chicago – Glory of love
Elton John – Your song
Rod Stewart – I don´t want to talk about it
Neil Diamond – September morning
Elton John - Nikita

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 27/01/2011


A cantora Sheryl Crow vai lançar um livro de receitas a 29 de Março. O livro, chamado "If It Makes You Healthy", é co-escrito pelo seu próprio cozinheiro pessoal, Chuck White. Uma ideia que Sheryl Crow diz ter sido bastante acertada porque reconhece não ter grande mão na cozinha: «Não me sinto nada confortável na cozinha, prefiro estar no estúdio».

Crow conheceu Chuck White durante o perído de luta contra o cancro da mama e a cantora acredita que foi ele que a ajudou a recuperar, ensinando-lhe truques sobre alimentação saudável.
O livro tem "125 deliciosas receitas", organizadas de acordo com as quatro estações do ano.

Alinhamento
Sheryl Crow – Sweet child o´mine
Sheryl Crow – Leaving Las Vegas
Sarah McLachlan – World on fire
Alanis Morissette – King of pain
Texas – Summer son
Sheryl Crow – The first cut is the deepest
Shania Twain – When you kiss me
Stevie Nicks – Touched by an angel
Sheryl Crow – Can´t cry anymore

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 26/01/2011


Os Anthrax, Twisted Sister, Deep Purple e os Queensrÿche vão prestar uma homenagem a Frank Sinatra. Depois de "We Wish You A Metal Xmas", agora vem "SIN-atra", um álbum com 12 faixas, que pretende ser um tributo das bandas de heavy metal ao génio de Frank Sinatra. As músicas são bem conhecidas mas nesta versão receberam um tratamento "radical".

"SIN-atra" conta com as participações de Bob Kulick (guitarra), Brett Chassen (bateria), Billy Sheehan (baixo), Doug Katsaros (teclas) e Richie Kotzen (guitarra). As vozes são dos vocalistas das várias bandas.

"SIN-atra" chega às lojas no final de Março e o alinhamento é este:
01. New York, New York (Devin Townsend)
02. I've Got You Under My Skin (Glenn Hughes)
03. Summerwind (Geoff Tate)
04. It Was A Very Good Year (Dee Snider)
05. Witchcraft (Tim "Ripper" Owens)
06. Fly Me To The Moon (Robin Zander)
07. Lady Is A Tramp (Eric Martin)
08. I've Got The World On A String (Doug Pinnick)
09. Love And Marriage (Elias Soriano)
10. Strangers In The Night (Joey Belladonna)
11. High Hopes (Franky Perez)
12. That's Life (Jani Lane)

Alinhamento
Frank Sinatra – New York, New York
Frank Sinatra – Strangers in the night
Tony Bennett - People
Nat King Cole – When I fall in love
Bobby Darin – The other half of me
Frank Sinatra – The lady is a tramp
Ella Fitzgerald – Angel eyes
Jack Jones – Love boat theme
Elvis Presley – Tonight is so right for love
Frank Sinatra – My way

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 25/01/2011


Adele editou ontem o segundo disco da sua carreira, "21" (capa na imagem). O primeiro single chama-se 'Rolling in the Deep' e é descrito pela cantora britânica como «uma canção disco com um negro toque de blues e gospel». A produção esteve a cargo do rockeiro Rick Rubin (Red Hot Chili Peppers) em conjunto com Paul Epworth (Florence + the Machine).
Já os Cold War Kids lançam esta semana o terceiro longo, "Mine Is Yours". Este registo marca a primeira vez que a banda de indie rock californiana trabalhou com um produtor externo à formação do grupo, neste caso, Jacquire King, homem conhecido pelo seu trabalho com os Kings of Leon e os Modest Mouse.

Ainda dentro do indie norte-americano, destacamos a edição do novo disco do projecto Iron & Wine, ou melhor, do cognome artístico de Samuel Beam. "Kiss Each Other Clean" é o quarto álbum de estúdio de Beam.
Os britânicos Gang of Four lançaram ontem um novo disco intitulado "Content". Este é o primeiro álbum de originais da veterana banda de pós-punk desde "Shrinkwrapped", de 1995.
A banda de rock-fm alemã Asher Lane lançou ontem o primeiro disco da sua carreira em terras lusas, "New Days". O álbum, que já foi pretexto para vários concertos do grupo no nosso País, é apresentado pela canção-título.

A Rainha do Rockabilly, Wanda Jackson, acrescenta um novo capítulo à sua extensa carreira neste início de 2011 com a edição de um disco chamado "The Party Ain't Over". O registo chega às lojas pelas mãos da Third Man Records de Jack White, com quem Jackson actuou na passada quinta-feira no Late Show with David Letterman, na televisão norte-americana.
Joan As Police Woman é uma cantautora profícua que vai oferecendo edições com espantosa regularidade. A mais recente chama-se "The Deep Field" e chegou ontem às lojas. O disco, o quarto da carreira do pseudónimo artístico de Joan Wasser, é o pretexto para vários concertos em Portugal, no próximo mês de Março.
Também os rockeiros californianos Sic Alps lançaram ontem um álbum chamado "Napa Asylum".

Fechamos este levantamento com o destaque a uma edição ao vivo e uma compilação alargada de carreira. Em primeira instância, falamos de "Live World Tour 2009/2010" de Eros Ramazotti, um registo que faz o resumo da última digressão do cantor italiano. Por seu lado, P!nk agrupou para a posteridade os seus cinco álbuns editados até agora, numa só caixa mais virada para os coleccionadores. "Can't Take Me Home", "Missundaztood", "Try This", "I'm Not Dead" e "Funhouse" são os discos compilados nesta edição.

Alinhamento
Adele – Rolling in the deep
Adele – Set fire to the rain
Duffy – Breath away
Corinne Bailey Rae - Breathless
Amy Winehouse – You know I´m no good
Adele – Turning tables
Florence + The Machine – You´ve got the love
James Morrison – Please don´t stop the rain
Adele - Lovesong

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 24/01/2011


Começa a ser evidente que Christina Aguilera já teve melhores dias. Como se não bastasse o final do casamento com Jason Bratman, a fraca aceitação do seu mais recente álbum "Bionic", o arraso da crítica à sua estreia como protagonista no cinema, em "Burlesque", a cantora de 30 anos também parece andar com problemas em conter-se no que toca à bebida.

É que, segundo a US, Aguilera não só apareceu sem ser convidada na festa de anos de Jeremy Renner (actor de "Estado de Guerra" e "A Cidade"), como também desmaiou na cama do actor para se 'recompor' dos efeitos do álcool.

A revista cor-de-rosa norte-americana cita o próprio Renner a contar a história numa festa posterior à entrega dos Globos de Ouro - tanto o actor como a cantora estavam nomeados este ano. «Alguém avisou-me de que ela [Aguilera] estava no meu quarto. Fui ver e quando abri a porta perguntei 'o que é estás a fazer?' Ela apenas balbuciou. O namorado [Matthew Rutler] estava a fazer-lhe festas nas costas. Mas quem é que vem à festa de uma pessoa que nem sequer conhece e acaba deitado na sua cama? Os meus pais estavam lá!», comentou Renner.
O agente do actor é mais simpático para com a cantora: «ela estava divertida, mas não se meteu na cama dele».

Alinhamento
Christina Aguilera - Beautiful
Christina Aguilera – Oh mother
Britney Spears – When your eyes say it
Rihanna – Te amo
Jennifer Lopez – Waiting for tonight
Christina Aguilera – The voice whitin
Beyoncé - Halo
Lindsay Lohan - Over
Christina Aguilera – I turn to you

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 21/01/2011


Alex Kirst, ex-baterista de Iggy Pop e dos Nymphs (na foto), faleceu na semana passada, vítima de um atropelamento por parte de um condutor que não parou.
O acidente teve lugar no passado dia 13 de Janeiro, quando Kirst caminhava numa estrada menos movimentada perto de Cathedral City, na Califórnia. O corpo do baterista foi encontrado já sem vida num dos lados da estrada. A polícia está agora à procura do autor do atropelamento, o qual, segundo as testemunhas, conduzia ou um Chevrolet vermelho ou um GMC Yukon.

O jornal local Desert Sun cita o irmão de Kirst, revelando que o baterista só tinha saído «para ir comprar um maço de cigarros» antes da sua trágica morte.

O músico de 47 anos tomou conta da bateria de discos editados já neste século por Iggy Pop, entre eles "Beat 'Em Up" (2001) e "Skull Ring" (2003). Kirst também fez parte da formação dos rockers alternativos The Nymphs entre 1985 e 1992.

Alinhamento
Iggy Pop - Candy
Iggy Pop – How insensitive
Lou Reed – Walk on the wild side
David Bowie – Space oddity
Patti Smith – Free money
Iggy Pop – Spanish coast
The Velvet Underground – Femme fatale
Joy Division - Decades
Iggy Pop – Les feuilles mortes

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 20/01/2011


O projecto Beirut, de Zach Condon, é a mais recente confirmação do cartaz do Super Bock Super Rock, no Meco.
Condon e companhia regressam a Portugal no dia 14 de Julho, depois de actuarem no Sudoeste TMN no ano passado.

O mais recente longo de Beirut é o disco "The Flying Club Cup". Em 2009, Condon editou o duplo EP "March of the Zapotec/Holland EP". O autor de 'Sunday Smile' tem prevista a edição de um novo disco em 2011.
Os bilhetes para o Super Bock Super Rock já estão à venda por preços que variam entre os 45 euros (diário) e 80 euros (3 dias + campismo).

O festival volta a invadir a Herdade do Cabeço da Flauta nos dias 14, 15 e 16 de Julho. Strokes (16) e Portishead (15) são os nomes já confirmados para o SBSR 2011, além dos Beirut.

Alinhamento
Beirut - Nantes
Beirut – A sunday smile
Sufjan Stevens – To be alone with you
Andrew Bird – Oh no
Antony and The Johnsons – Hope there's someone
Beirut – In the Mausoleum
The Decemberists – Sleepless
My Brightest Diamond – Bass player
Beirut – The Flying Club Cup

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 19/01/2011


O clássico 'Money For Nothing', dos Dire Straits, foi banido das rádios canadianas devido ao teor homofóbico da letra. Em causa está o uso repetido da palavra «faggot» (termo depreciativo para os homossexuais). A decisão foi tomada pelo Canadian Broadcast Standards Council (CBSC), depois de uma queixa de um ouvinte.
Com mais de 25 anos de airplay, a letra de 'Money For Nothing' foi considerada «inaceitável e anti-ética» pelas autoridades competentes no Canadá.

A banda já reagiu pela voz do teclista Guy Fletcher: «parece-me que o Canadá poderia banir 75 por cento das nossas gravações. Que desperdício de papel. Deves ter a possibilidade de escrever uma canção ou um poema com a linguagem que as pessoas usam no dia-a-dia. 'Money For Nothing' não celebra o insulto. O Mark Knopfler usou o inglês norte-americano do quotidiano para descrever um trabalhador sem nada no cérebro que trabalha num departamento de hardware. Ver a CBSC a decretar uma medida como esta, ignorando completamente o contexto da letra, diz muito sobre a sociedade em que estamos a viver», diz Flecther citado pelo The Guardian.

Os fãs também já se fizeram ouvir, mandando várias petições ao CBSC, a qual se mantém firme: «não nos importa o número de queixas. Toda a gente caiu em cima de nós por causa disto, mas nós achamos que é a melhor decisão. Esta é uma palavra que não tem qualquer lugar no nosso espaço radiofónico», comentou Ronald Cohen, o homem forte do CBSC.

Alinhamento
Dire Straits – Money for nothing
Dire Straits – On every street
Eric Clapton - Layla
Eagles – Tequila sunrise
Chris Rea – The road to hell
Dire Straits – So far away
Deep Purple – Woman from Tokyo
Dire Straits – Brothers in arms

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 18/01/2011


Duas das maiores editoras do Reino Unido manifestaram a intenção de lançarem singles dos seus artistas, exactamente no mesmo dia em que comecem a ser tocados na rádio.
De acordo com a Music Week, a partir do próximo mês, a Universal e a Sony Music vão adoptar essa política para todos os artistas que com ela concordarem. Da Sony fazem parte bandas como os Foo Fighters, Kasabian e Glasvegas, enquanto Snow Patrol, Green Day e Arcade Fire estão entre os artistas que assinaram com a Universal.

David Joseph, da Universal Music do Reino Unido, acredita que esta decisão vai ser do agrado de muitos: «Para os fãs e consumidores a palavra "esperar" vai deixar de fazer parte do vocabulário quando se falar de música. Assim que ouvirem alguma coisa vão logo poder ir buscá-la».

Ged Doherty, da Sony Music, acrescenta que esta novidade faz parte da era do "imediatismo" que estamos a viver. Ambas as marcas esperam que esta medida também ajude a combater a pirataria.

Alinhamento
Foo Fighters – Walking after you
Kasabian – Shoot the runner
Snow Patrol - Run
Green Day – 21 Guns
Arcade Fire – Deep blue
Foo Fighters – Times like these
Kasabian - Fire
Snow Patrol – Signal fire
Green Day – Wake me up when September ends

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 17/01/2011


Margaret Whiting, lenda dos standards de jazz, faleceu na passada semana devido a causas naturais. Whiting, que ficou imortalizada pela versão original de 'Baby, It's Cold Outside' ao lado de Johnny Mercer, tinha 86 anos.
A cantora nascida em Julho de 1924, em Detroit, começou cedo a interpretar temas do Grande Cancionário Americano. Ainda adolescente, assinou com a Capitol Records, precisamente pela mão de Johnny Mercer. Em 1949, a dupla edita 'Baby, It's Cold Outside', canção que chega à terceira posição da tabela da Billboard de músicas com mais airplay nas rádios da altura.

Esta foi a primeira de mais 40 aparições de Whiting nas tabelas da Billboard, todas elas entre 1940 e 1970. Falamos tanto de clássicos do jazz como 'Moonlight In Vermont', 'A Tree in the Meadow' e 'Now Is the Hour', como do country, entre eles, 'Slipping Around', em dueto com Jimmy Wakely.
Além de fazer televisão nos anos 50, Whiting dedicou-se no final da sua carreira ao cabaret e ao teatro musical.

Margaret Whiting interpretou 'Time After Time', tema que foi recuperado para a banda sonora do filme protagonizado por Meryl Streep em 2009, "Julie & Julia". Já 'Baby, It's Cold Outside' viria a ser alvo de várias revisitações por gente tão diversa como Ella Fitzgerald e Louis Jordan, Barry Manilow e KT Oslin, James Taylor e Natalie Cole e Zooey Deschanel e Leon Redbone, entre tantos outros.

Alinhamento
Margaret Whiting – Baby, it´s cold outside (ft Johnny Mercer)
Margaret Whiting – Moonlight in Vermont
Ella Fitzgerald – Summertime (ft Louis Armstrong)
Billie Holiday – Blue moon
Dinah Washington – I´ll close my eyes
Margaret Whiting – My foolish heart
Sarah Vaughan – All the things you are
Nat King Cole - Unforgettable
Frank Sinatra - My way
Tony Bennett - People
Margaret Whiting – Timer after time

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 14/01/2011


Os Coldplay (na foto) e os Xutos & Pontapés são as grandes novidades do Optimus Alive!11, que ocorre no Passeio Marítimo de Algés, entre os dias 6 e 9 de Julho.
A banda de Chris Martin actua no 1º dia do festival, a 6 de Julho, e vem a Portugal apresentar o seu próximo álbum, ainda sem título e data de edição anunciados. Os Coldplay regressam a um país que já conhecem bem - recorde-se que a banda britânica já actuou no Festival Paredes de Coura (em 2000) e no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Os Xutos & Pontapés, que comemoram o seu 32º aniversário com um concerto no Hard Club (Porto), sobem ao palco principal do Alive! no dia 7 de Julho.
Esta é a primeira edição do festival que conta com quatro dias. Todas as edições anteriores, quatro ao todo, tiveram a duração de 3 dias.

As bandas já anunciadas para o Alive! e as datas em que tocam são as seguintes:
6 de Julho
Coldplay
7 de Julho
Xutos & Pontapés
Foo Fighters
8 de Julho
Chemical Brothers

Os preços dos acessos são estes:
Bilhete Diário - 50,00 euros
Passe 3 dias (7, 8 e 9 de Julho) - 99,00 euros
Passe 4 dias (6, 7, 8 e 9 de Julho) - 129,00 euros
Passe Campismo 3 dias (7 a 10 de Julho) - 15,00 euros
Passe Campismo 4 dias (6 a 10 de Julho) - 20,00 euros

Todas estas informações foram apresentadas na conferência de imprensa da Everything Is New no Palácio dos Anjos, em Algés. O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, também esteve presente e garantiu que o recinto onde sempre aconteceu o Optimus Alive!, o Passeio Marítimo de Algés, vai tornar-se a título definitivo no espaço fixo do festival, prometendo ainda a melhoria de infra-estruturas no local.

Alinhamento
Coldplay - Trouble
Coldplay - Yellow
Snow Patrol - Run
U2 – Cedars of Lebanon
Coldplay – A message
Keane - Bedshapped
Razorlight – Wire to wire
Coldplay – Viva la vida

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 13/01/2011


Os Muse aperceberam-se do perigo que pode significar para a sua visão a utilização de lasers nos seus espectáculos. O trio de Devon ficou chocado depois de ver os efeitos dos lasers em vários balões. “Temos vários balões brancos gigantes para atirá-los para o público. Decidimos apontar os lasers para eles. Começaram por arder lentamente até desaparecerem por completo.”

“Pensámos: o que é que irá acontecer com as nossas córneas daqui a 20 anos?”, comentou o baterista Dominic Howard, citado pelo The Sun, acrescentando com ironia que “vamos ficar como o espantoso grupo vocal Blind Boys of Alabama - continuando a fazer tudo muito bem mas sem ver nada”.

Alinhamento
Muse – Butterflies and hurricanes
Muse – Sing for absolution
Franz Ferdinand - Matinee
The Killers - Human
Muse – Time is running out
Radiohead – High and dry
30 Seconds to Mars – From yesterday
Muse - Uprising

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 12/01/2011


Peter Hook volta a mostrar o espectáculo baseado no disco "Unknown Pleasures", dos Joy Division, ao público nortenho no dia 26 de Fevereiro.
O britânico é o protagonista de mais um Clubbing da Casa da Música, no Porto. Hook está à cabeça de um cartaz de luxo que também conta com Gala Drop, Norberto Lobo e Samuel Úria.

Como se sabe, o homem do baixo dos Joy Disivion e dos New Order passou o ano passado pelo Festival de Paredes de Coura.
Os bilhetes já estão à venda pelo preço de 10 euros.

Alinhamento
Joy Division - Atmosphere
Joy Division - Decades
The Smiths – How soon is now
The Cure – Pictures of you
Joy Division – Love will tear us apart
Siouxsie and the Banshees - Israel
Joy Division – She´s lost control

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 11/01/2011


Aretha Franklin (na foto) anunciou que está totalmente recuperada dos problemas de saúde recentes.
A cantora de soul esteve recentemente internada, gerando rumores de que tinha sido diagnosticada com cancro no pâncreas. Agora, Franklin não comenta esta possibilidade, afirmando apenas que os seus «problemas estão resolvidos».

«Tinha uma dor num dos lados. Por isso fiz uma colonoscopia. Como não descobrimos nada, o meu médico disse para eu fazer uma TAC e agradeço a Deus que ele me tenha aconselhado a fazê-lo porque o exame mostrou qual era o problema. O qual foi resolvido. Sei que os fãs estão preocupados comigo. Quero dizer-lhes que me sinto óptima e que vou voltar aos palcos», disse Aretha Franklin, citada pela Uncut.

Quem ainda não está totalmente recuperado do cancro na parótida (a glândula produtora de saliva), que lhe foi diagnosticado em 2009, é Adam Yauch dos Beastie Boys. Recentemente, o músico sentiu a necessidade de esclarecer os fãs sobre o seu estado de saúde, depois de saírem várias notícias sobre a sua total recuperação.

«Apesar de estar grato por toda a energia positiva que todos me têm mandado, as notícias sobre eu estar completamente livre do cancro são exageradas. Continuo o tratamento, mas permaneço optimista sobre a possibilidade de estar livre do cancro num futuro próximo», disse Yauch num comunicado de imprensa.

Alinhamento
Aretha Franklin – Angels we have heard on high
Aretha Franklin – Call me
Etta James – How do you speak to an angel
Gladys Knight – Licence to kill
Marvin Gaye – Sexual healing
Aretha Franklin – Day dreaming
Otis Redding – These arms of mine
Diana Ross – Endless love
Nina Simone - Feeling good
Aretha Franklin - Think

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 10/01/2011


Liam Gallagher veio a público acusar o irmão Noel de 'roubar' os temas que os dois tinham escrito para os Oasis para gravar o seu primeiro disco a solo.
«Já ouvi o novo disco dele, porque canto em metade dele. Quando estava na América, para gravar "Dig Out Your Soul", ele 'roubou' parte das vocalizações porque obviamente já tinha planeado gravar um ábum a solo. Por isso ele pode andar a dizer coisas como 'ah, eu sentia-me intimidado' e todas essas tretas. Comporta-te. Ele sabe. As pessoas sabem. E eu sei», disse Liam à Uncut.

O Gallagher mais novo também acredita que o seu irmão mais velho não vai fazer boa figura ao vivo: «tenho a certeza de que será tudo muito civilizado e adulto. Os seus concertos serão de deixar várias bocas abertas. Com quatro tipos saloios com fatos-de-treino brilhantes. É este o mito. Ele e eu nunca passámos muito tempo juntos. Ele fazia o soundcheck. Eu subia a palco, tocava, saía para o backstage, bebia um copo. Ele ia para o quarto dele... Quem sabe o que fazia lá. Provavelmente experimentar roupas de mulher».

Ainda não se sabe quando estará pronto o primeiro disco de Noel Gallagher a solo. Quanto aos Beady Eye, o novo projecto de Liam, estreiam-se nas edições no dia 28 de Fevereiro com o álbum "Different Gear, Still Speeding".

Alinhamento
Oasis – Don´t look back an anger
Oasis – My wonderwall
The Verve - Sonet
Blur – Sweet song
Oasis – Stand by me
Coldplay – Viva la vida
The Charlatans – A man needs to be told
Oasis – Falling down

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 07/01/2011


Depois de "U Know Who I Am - one man, a thousand instruments and a Polaroid" ter estreado em Lisboa em Dezembro, com oito sessões esgotadas, David Fonseca anuncia para os primeiros meses de 2011 uma série de apresentações deste espectáculo em Portugal.
O concerto a solo foi concebido por David Fonseca a partir da canção "U Know Who I Am", o terceiro single do álbum mais recente, "Between Waves".

Tal como o subtítulo indica, David estará em palco apenas acompanhado dos seus instrumentos e de uma máquina fotográfica. A surpresa vai ser um elemento presente em todas estas apresentações, com variações nos alinhamentos de concerto para concerto, com recurso a instrumentos que não estamos habituados a vê-lo tocar, com as canções emblemáticas, mas também com as menos tocadas, com temas seus e de outros, com conversa e com silêncios, momentos acústicos e eléctricos, com música e com imagens.

Eis o calendário previsto:
22 Janeiro - Cine-Teatro de Estarreja;
5 Fevereiro - Cine-Teatro de Rio Maior;
14 Fevereiro - Casino da Póvoa de Varzim;
19 Fevereiro - Cine-Teatro de Castro Verde;
26 Fevereiro - Cine-Teatro Messias - Mealhada;
5 Março - Casa das Artes - Arcos de Valdevez;
11 Março - Cine-Teatro Paraíso - Tomar;
12 Março - Cine-Teatro de Torres Vedras;
24 Março - Teatro Garcia de Resende - Évora;
26 Março - Fórum Cultural de Alcochete.

Os bilhetes para estes espectáculos terão preços que variam entre os 12,50 euros e os 15 euros excepto em Rio Maior (7,50) e no Casino da Póvoa de Varzim (50 euros, incluindo jantar).

Alinhamento
David Fonseca – This one is so different
David Fonseca – Kiss me, oh kiss me
Rita Redshoes – Captain of my soul
Clã – Problema de expressão
David Fonseca – A cry 4 love
The Gift – Fácil de entender
Toranja - Laços
David Fonseca – Someone that cannot love

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 06/01/2011


Os Foo Fighters já acabaram de gravar o sucessor de "Echoes, Silence, Patience and Grace". A confirmação chegou pela voz de Dave Grohl, em declarações à BBC. O vocalista e mentor do grupo também revela que o disco não tem baladas chatas.

«Temos 11 canções. Nenhuma delas é uma balada sonolenta», diz Grohl, acrescentando que o processo de gravar numa garagem «tornou tudo mais simples. Está mesmo colossal».
Como se sabe, o novo disco dos Foo Fighters propiciou uma reunião de Grohl com Krist Novoselic e o produtor Butch Vig, os homens que fizeram "Nevermind" dos Nirvana - com a excepção óbvia do desaparecido Kurt Cobain.

'Back + Forth', 'White Limo', 'Dear Rosemary' e 'These Days' são os temas que o grupo já mostrou ao vivo. O novo disco, ainda sem título, é também o pretexto para o regresso dos Foo Fighters a Portugal, para um concerto no Optimus Alive!, no dia 7 de Julho.

Alinhamento
Foo Fighters – Times like these
Foo Fighters – Darling Nikki
Audioslave – Be yourself
Nirvana – Where did you sleep last night
Pearl Jam - Jeremy
Foo Fighters – Big me
Red Hot Chili Peppers - Californication
The Offspring – Why don´t you get a job
Foo Fighters – Walking after you

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 05/01/2010


Morreu ontem, aos 63 anos, o músico e compositor escocês Gerry Rafferty. Foi, sobretudo, reconhecido na década de 70 e «City to City», o álbum onde se encontra «Baker Street», vendeu mais de cinco milhões de cópias nos EUA. O músico já se encontrava doente há muito, tendo até estado ligado à máquina.
No Barco Ancorado desta quarta-feira vamos recordar Gerry Rafferty e a sua música.

Gerald Rafferty, ou Gerry Rafferty, nasceu em Paisley a 16 de Abril de 1947 e morreu ontem em Bournemouth, aos 63 anos. Rafferty começou a sua carreira como músico de rua. O seu primeiro grupo chamava-se Humblebums. Em seguida, lançou um álbum a solo e em 1972 formou um novo grupo, o Stealers Wheel, ao lado de Joe Egan. Em 1975, o grupo desfez-se e Rafferty passou a produzir apenas a solo. A sua canção mais emblemática é “Baker Street”, incluída no disco "City to City", datado de 1978. Outro tema muito conhecido é “Stuck In The Middle With You”, composto por Rafferty para os Stealers Wheel, e que fez parte da banda sonora do filme de Quentin Tarantino “Cães Danados”.

Nas últimas duas décadas, a batalha contra o álcool praticamente retirou da música Gerry Rafferty. Desde 1972, o músico e compositor escocês lançou 11 discos, mas na última década esteve afastado do grande público e só deu notícias em 2000 com o álbum «Another World». Em 2008 foi hospitalizado devido a problemas no fígado e depois desapareceu de forma misteriosa.
Morreu ontem aos 63 anos, exactamente devido a problemas hepáticos.

Alinhamento
Gerry Rafferty – Baker street
Gerry Rafferty – Stuck in the middle with you
10 CC – Ready to go home
Steve Winwood - Valerie
Gerry Rafferty – Right down the line
Barclay James Harvest – Poor boys blues
Don Henley – Taking you home
Gerry Rafferty – City to city

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Barco Ancorado 04/01/2011


Acabam de sair as contas finais relativas às vendas de discos em 2010. Lady Gaga, que sabe vender muito bem a sua imagem, também é a artista em destaque no que toca a vender discos. "Fame Monster" (capa na imagem) vendeu mais de 5,8 milhões de cópias em todo o mundo, ficando para a história como o disco mais vendido do primeiro ano da segunda década do século XXI.
Eminem, com "Recovery", vendeu menos 1 milhão de cópias do que Gaga. "My Worlds", de Justin Bieber, fica com o bronze, com 5,6 milhões de exemplares vendidos.
O rapper de 'My Name Is' vinga-se nas vendas digitais, já que tem o disco mais vendido de 2010 no iTunes. "Animal", de Ke$ha, e "The Fame", de Lady Gaga, seguem Eminem nesta contagem.

A tabela dos álbuns mais vendidos do ano na Amazon é liderada por "Speak Now", de Taylor Swift. Curiosamente, Swift e Eminem trocam de posições nas contagens da iTunes e da Amazon, nas quais ficam na quinta posição, respectivamente.
Destaque ainda para os Lady Antebellum e o disco "Need You Now", eles que ficaram no quarto lugar da lista dos álbuns mais vendidos do ano em termos globais e que aparecem no segundo lugar da lista da Amazon e na quarta posição na do iTunes.

Em termos locais, por exemplo no Reino Unido, os Take That dominaram com o mais recente "Progress". Desde que foi editado em Novembro, o disco que marca o regresso de Robbie Williams à boy band já vendeu mais de 1 milhão e 500 mil exemplares na Velha Albion.
A tabela dos singles mais vendidos do ano na Inglaterra é liderada por 'Love the Way You Lie', de Eminem com Rihanna. Bruno Mars e 'Just the Way Tou Are' aparecem em segundo.

No iTunes, o single mais vendido do ano foi 'Hey Soul Sister' dos Train. 'California Gurls' de Katy Perry e 'Love the Way You Lie', de Eminem, também aparecem bem colocados na lista. Katy Perry fica mesmo com o ouro na contagem de singles na Amazon.
Na contagem da Billboard, o single mais popular do ano é 'Tik Tok' de Ke$ha. 'Need You Now' dos Lady Antebellum ficou em segundo lugar, seguido de 'Hey, Soul Sister' dos Train.

Alinhamento
Lady Gaga – Poker face
Eminem – Love the way you lie (ft Rihanna)
Justin Bieber – One time
Ke$ha – Tik tok
Lady Antebellum – Need you now
Taylor Swift - Fifteen
Take That - Patience
Train – Hey soul sister
Katy Perry – California gurls (ft Snoop Dog)