segunda-feira, 31 de maio de 2010

Barco Ancorado 31/05/2010


Prince (na foto) e os Grizzly Bear são as mais recentes confirmações para o festival Super Bock Super Rock, que se realiza no Meco, entre os dias 16 e 18 de Julho. Prince actua no último dia do festival, no palco principal (designado como Super Bock); os Grizzly Bear passam pelo Palco EDP, no primeiro dia.
É a terceira vez que Prince actua em Portugal. O artista norte-americano estreou-se com um mega-concerto no antigo Estádio de Alvalade, no Verão de 1993, ainda acompanhado pela New Power Generation. Voltou em finais de 1998 para um espectáculo no Pavilhão Atlântico.

Esta é primeira vez que Prince marca presença num cartaz de um festival português. O músico de Minneapolis tornou-se um dos grandes ícones pop e funk dos anos 80, coleccionando álbuns de referência como "Controversy" (de 1981), "Purple Rain" (de 1984) e "Sign o' the Times" (de 1987), e numerosos singles de sucesso.

Os Grizzly Bear anunciaram a presença no SBSR durante o concerto desta semana no Coliseu de Lisboa. O mais recente álbum "Veckatimest" e uma campanha publicitária que usou a música Two Weeks deram uma projecção ainda maior à banda nova-iorquina.

Alinhamento
Prince – Diamonds and pearls
Prince - Kiss
Terence Trent D´Arby – Sign your name
Janet Jackson - Again
Simply Red – Say you love me
Prince – Sign 'O' the times
Seal – Love´s divine
Prince – The most beautiful girls in the world

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Barco Ancorado 28/05/2010


Depois de um ano de luto, A Naifa volta à luta e o CCVF recebe esta sexta-feira um dos concertos da tournée nacional que marca o regresso da banda.
A vontade de continuar a fazer música sobrepôs-se à dor da perda de João Aguardela (baixista e principal compositor do projecto, que faleceu em Janeiro de 2009), e uma nova Naifa nasceu no espectáculo de homenagem realizado no Centro Cultural de Belém, em Novembro do ano passado. Luis Varatojo e Maria Antónia Mendes têm agora a companhia de Sandra Baptista no baixo e Samuel Palitos na bateria, para lançar de novo à terra a semente que já deu frutos. O reencontro com o público acontece nesta digressão nacional que será acompanhada pelo lançamento de um livro/dvd biográfico dos primeiros quatro anos de carreira d’ A Naifa.

O livro intitulado "Esta depressão que me anima", retrata o universo d’ A Naifa, visto de dentro e de fora, os poemas que deram origem às canções dos três discos e as obras gráficas que fizeram as capas; fotografias de mais de uma centena de espectáculos e os testemunhos do público que, em muitos casos, criou com a banda laços afectivos que se prolongaram muito para além do momento dos concertos.
O dvd contém um filme/concerto, gravado na digressão 2008, e um documentário produzido em 2006.

A Naifa nasceu em 2004 através da união de esforços de João Aguardela e Luis Varatojo, músicos com raízes na pop portuguesa dos anos 80 e 90, aos quais se juntou uma nova voz, Maria Antónia Mendes. Em cinco anos de existência, A Naifa editou três discos de originais e realizou mais de cem espectáculos dentro e fora de Portugal.
A Naifa criou um repertório totalmente original, onde as canções, escritas a partir de textos de novos poetas portugueses, e compostas com base em referências da música de raiz portuguesa, organizadas à luz dos códigos de uma estética pós punk/minimal lhe conferem uma forte identidade e uma presença ímpar no meio musical nacional.

Alinhamento
A Naifa – Esta depressão que me anima
A Naifa – Filha de duas mães
Deolinda – Há dias que não são dias
Donna Maria – Há amores assim
A Naifa – Nas tuas mãos vazias
Clã – Depois do amor
Mesa – Boca do mundo
A Naifa – Um rapaz mal desenhado

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Barco Ancorado 27/05/2010


O mundo do cinema abanou esta semana quando Martin Scorsese revelou em declarações a um jornal indiano que gostaria de ter Al Pacino e Robert de Niro (os dois na foto) para interpretarem Frank Sinatra e Dean Martin, no antecipado biopic que está a preparar sobre o mais conhecido crooner de todos os tempos.
«É um projecto que já tenho na cabeça há muito tempo. Já tenho até o guião inicial escrito. Ainda não escolhi o actor para levar o Frank Sinatra para o ecrã. A minha escolha é Al Pacino e o Robert De Niro como Dean Martin», comentou Scorsese ao The Hindu.

Vários têm sido os nomes apontados para interpretar o crooner dos olhos azuis, Leonardo DiCaprio e Johnny Depp entre eles. O salto de geração nas escolhas de actores de Scorsese é explicado pelo mestre: «quero fazer um filme tipo o "Aviador", sobre certas partes da vida dele. Não quero basear-me apenas nos greatest hits da vida do Sinatra. Já foi feito. Simplesmente não o vou fazer. A alternativa é ter três ou quatro Sinatras diferentes. Novo, mais velho, meia-idade e muito velho. Depois [pretendo] saltar no tempo através da música».

Apesar de demonstrar estar a pensar no biopic sobre Sinatra, Scorsese têm vários outros projectos no topo da sua lista neste momento. Entre eles, estão os filmes "The Invention Of Hugo Cabret", "Silence" e "The Irishman", filme apontado para ser protagonizado precisamente por Robert De Niro.

Alinhamento
Frank Sinatra – My way
Frank Sinatra – New York, New York
Dean Martin – I´ve got my love to keep me warm
Tony Benett - People
Nat King Cole – September song
Frank Sinatra – Strangers in the night
Michael Bublé – Call me irresponsible
Diana Krall – Cry me a river
Norah Jones – The nearess of you
Frank Sinatra – The lady is a tramp

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Barco Ancorado 26/10/2010


O segundo álbum de Rita Redshoes tem como título «Lights & Darks» e data de edição marcada para 14 de Junho. De acordo com a artista, o disco foi «inspirado em sítios por onde passei nos últimos 10 meses e em livros que fui lendo ao longo deste mesmo período«. Parte dessas inspirações foram retiradas das mais variadas áreas: na pintura, de ambientes e texturas do Renascimento; na literatura, de escritores como D. H. Lawrence, Albert Camus ou Florbela Espanca; e na música, de alguns compositores como Les Baxter, Henry Mancini ou Arthur Lyman.

«Lights & Darks» contou com a produção de Nelson Carvalho, também produtor de «Golden Era», sendo composto por 14 temas. O tema de abertura do album é «Captain Of My Soul» – o primeiro single já a rodar nas rádios nacionais.

A ficha técnica do novo disco de Rita Redshoes apresenta Filipe Cunha Monteiro nas guitarras e no baixo e Rui Freire na bateria e percussões. Depois, há uma extensa lista de convidados como Dana Colley, Pedro Gonçalves, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), Ricardo Fiel, Paulo Borges e José Pino.

Em «Lights & Darks», Rita Redshoes convidou alguns criativos das mais variadas áreas da imagem com quem ao longo da sua carreira se tem cruzado artisticamente para a elaboração de curtas-metragens em torno dos temas deste disco. O resultado é o DVD que integra a Special Edition e que se chama «Thirteen Films About Lights & Darks».
«Lights & Darks» será editado no dia 14 de Junho nos formatos Special Edition, Standard Edition e Special Digital Edition.
Os compradores destas edições terão ainda a possibilidade de efectuar o download de um tema extra no site da artista.

Alinhamento
Rita Redshoes – The beginning song
Rita Redshoes – Choose love
David Fonseca – Kiss me, oh kisse me
Clã – Competência para amar
Rita Redshoes – Dream on girl
Donna Maria – Há amores assim
Mesa – Boca do mundo
Rita Redshoes – Hey Tom

terça-feira, 25 de maio de 2010

Barco Ancorado 25/05/2010


A nona temporada do programa "American Idol" - que é transmitido pela Fox e que já revelou ao mundo talentos como Kelly Clarkson - tem perdido audiências a olhos vistos: entre 2006 e 2009, o decréscimo foi de 8,25%. O mesmo é dizer que dos mais de 30 milhões de espectadores em 2006, apenas 24 milhões se mantêm fiéis ao programa.

Entre os possíveis motivos para esta quebra nas audiências estarão o painel de jurados e os próprios concorrentes. O júri da versão original de "Ídolos" até era visto como um dos mais exigentes e coeso entre si. Mas em nove temporadas o entusiasmo ter-se-á perdido e a polémica Paula Abdul foi a primeira a sair, substituída pela apresentadora Ellen Degeneres. Para piorar a situação de um júri já fraccionado, Simon Cowell - tido por muitos como o verdadeiro rosto do American Idol - também já anunciou que está de partida para apresentar outro programa.

Os vários blogues e sites dedicados ao programa garantem ainda que este é mesmo o pior ano no que aos concorrentes diz respeito. «Aborrecidos», «pouco interessantes e originais» são algumas das expressões mais lidas na web.
Com a nona temporada a aproximar-se da grande final (é amanhã), os produtores-executivos da Fox mostram-se preocupados com o futuro do programa, que este ano foi mesmo preterido pela cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. A realização da décima temporada é já um dado adquirido, mas a Fox vai ter que batalhar contra... Simon Cowell. A já referida saída do júri pode ser um duro revés, uma vez que o inglês vai apresentar "The X Factor", um programa de caça-talentos que vai funcionar como concorrente directo de "American Idol".

O Verão adivinha-se quente para a estação televisiva, que procura agora um sucessor à altura de Simon Cowell, em termos de imagem, entretenimento e credibilidade. Diz-se que Elton John já terá recusado o lugar, ao passo que Howard Stern ou Perez Hilton já se ofereceram para o lugar do inglês.

Alinhamento
Kelly Clarkson – A moment like this
Kelly Clarkson – Behind these hazel eyes
Jordie Sparks - Battlefield
Lindsay Lohan - Rumors
Kelly Clarkson – Because of you
Leona Lewis – Better in time
Avril Lavigne - Fall to pieces
Mandy Moore - Candy
Kelly Clarkson - Breakaway

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Barco Ancorado 24/05/2010


Os Eels vêm mostrar o novo disco "Tomorrow Morning" ao público português no dia 19 de Setembro, num concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
O concerto é confirmado no site oficial da banda norte-americana.

A edição do novo álbum de Mark Oliver Everett (nome completo do mentor E.) e companhia está marcada para o dia 24 de Agosto. O registo fecha uma trilogia iniciada com "Hombre Lobo", de 2009, e "End Times", editado no passado mês de Janeiro.
Os bilhetes foram postos à venda na passada semana nos locais habituais.

Alinhamento
Eels – Cancer for the cure
Eels – Novocaine for the soul
The Flaming Lips – Sleeping on the roof
Beck – Lost cause
The National – Slow show
Eels – I need some sleep
Pixies – Here comes your man
Mercury Rev – Butterfly´s wings
The White Stripes - Jolene
Eels – Soul Jacker

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Barco Ancorado 21/05/2010


O Rock In Rio começa este fim-de-semana no Parque da Bela Vista, em Lisboa. As portas do parque lisboeta abrem às 16 horas. Os Azeitonas & António Zambujo têm as honras de abertura do Rock In Rio-2010, às 17 horas, no Palco Sunset. Às 19, Mariza inaugura o Palco Mundo, enquanto o Espaço Electrónico abre às 21 com Soul Mates com Pedro Tabuada & King Bizz atrás dos pratos.
A organização aconselha aos visitantes que optem pelos transportes públicos, dada a escassez de espaços de estacionamento nas imediações do recinto. A Carris disponibilizou várias carreiras especiais para chegar e sair da Bela Vista (até às 4h00). As paragens ficam perto da entrada/saída principal do recinto.

Excepcionalmente, o metro vai estar aberto até às 3h30, hora em que fecham as portas da estação da Bela Vista. Esta estação fica na linha vermelha que liga com a linha azul em S. Sebastião, com a linha amarela na estação do Saldanha e com a verde na Alameda. Para os visitantes da margem sul, a Fertagus disponibilizou um comboio especial com partida às 4h00 na estação Roma-Areeiro, em direcção a Setúbal. Para qualquer das opções de transporte, aconselha-se a compra antecipada dos títulos de regresso, para evitar as filas nas horas de saída. As carreiras da Carris A, B e Shuttle Oriente pressupõem a compra a bordo de um bilhete especial. Os passes não serão aceites nestes autocarros.

Dada a previsão de temperaturas elevadas para este fim-de-semana (prevê-se 33º de temperatura máxima), a organização do Rock In Rio aconselha os festivaleiros a levarem chapéus e outros meios de protecção para o sol, devido à escassez de zonas de sombra nas proximidades dos palcos Mundo e Sunset. Para a noite aconselha-se a utilização de um agasalho. Estes cuidados deverão ser mais acentuados com as crianças. No dia 29 de Maio, dedicado aos mais novos, com Miley Cyrus como cabeça-de-cartaz, a organização vai entregar pulseiras de identificação a cada criança que entrar no recinto. Trata-se de uma medida a tomar em conta para quem se deslocar com crianças ao Rock In Rio em qualquer outro dos dias do festival.

A organização do Rock In Rio informa que para o primeiro dia já foram vendidos mais de 70 por cento dos ingressos, por isso espera-se a corrida em massa de público à Bela Vista. Os bilhetes para o Rock In Rio custam 58 euros.
Esta sexta-feira actuam:
Palco Mundo: Mariza, Ivete Sangalo, John Mayer e Shakira
Palco Sunset Rock in Rio: Azeitonas & António Zambujo, Boss AC & Yuri da Cunha, Oquestrada & Segredos de Portugal
Espaço Electrónico: Soul_Mates feat. Pedro Tabuada & King Bizz, Diego Miranda Feat Liliana, Chris Lake, Deadmau5, Calvin Harris DJ Set

Alinhamento
Shakira – Estoy aqui
Leona Lewis – A moment like this
Muse – Indisclosed desires
Snow Patrol - Run
Trovante - Saudade
João Pedro Pais – Tudo bem
Xutos & Pontapés – Por quem não esqueci
Amy MacDonald – This is the life

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Barco Ancorado 20/05/2010


Elton John confirmou que vai tocar esta semana em Marrocos, apesar de ter sido banido pelos conservadores religiosos daquele país, devido à sua declarada homossexualidade.
O concerto faz parte do cartaz do festival Mawazine World Rhythms, o maior de Marrocos. De acordo com os fundamentalistas muçulmanos, a presença do cantor vai «conspurcar a imagem do reino da África do norte. Este homem - pedimos desculpa, esta pessoa, não este homem - é reconhecido por publicitar a sua homossexualidade», dizem.

«O Elton John é um dos melhores artistas do mundo. Não queremos saber da sua vida privada. Não convidamos artistas devido à sua vida íntima», respondem, por seu lado, os organizadores do festival citados pela Billboard. «A presença de John no festival, apesar das críticas, vai ser a «resposta final», aos fundamentalistas, conclui Aziz Daki, o homem forte do festival.

Além de Elton John, o cartaz do Mawazine conta com actuações dos portugueses Deolinda e de cantores como Mika, Julio Iglesias e a estrela libanesa Elissa.

Alinhamento
Elton John - Believe
Elton John – The one
Rod Stewart – Shelly my love
Phil Collins – Against all odds
Elton John – This train don´t stop anymore
Queen – Who wants to live forever
Neil Diamond – You don´t bring me flowers
Elton John – Blue eyes

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Barco Ancorado 19/05/2010


O vocalista dos Killers, Brandon Flowers (na foto), estreia-se nas edições a solo no próximo Outono. "Flamingo", título do álbum, será o primeiro disco em nome próprio do líder da banda de Las Vegas. Entre os temas do alinhamento podemos encontrar 'Hard Enough', um dueto com Jenny Lewis, e 'Welcome To Fabulous Las Vegas'. Rilo Kiley acompanha Lewis na lista de vozes convidadas do álbum.

A produção do primeiro álbum a solo de Brandon Flowers esteve a cargo de nomes pesados como Daniel Lanois (U2), Stuart Price (Madonna) e Brendan O'Brien (Pearl Jam).
Tal como poderia indicar, o nome do disco, "Flamingo", é inspirado num dos mais conhecidos casinos de Las Vegas, The Flamingo.

Alinhamento
The Killers – Mr. Brightside
The Killers – The world we live in
Franz Ferdinand – This fire
Kaiser Chiefs - Ruby
The Killers - Human
Coldplay – Life in technicolor II
Kings of Leon – Sex is on fire
The Killers – When you were young

terça-feira, 18 de maio de 2010

Barco Ancorado 18/05/2010


O Händel House Museum assentou arraiais num prédio de Londres, no qual viveram tanto George Frideric Händel como Jimi Hendrix.
As duas lendas da música estão ligadas pela mesma morada na capital britânica, apesar da óbvia distância quanto ao estilo de música que preconizaram.
Händel nasceu na Alemanha, mas viveu na casa georgiana da Brook Street durante 40 anos. Entre as obras compostas por si naquela morada, encontra-se a sua obra-prima, "Messias". Händel viria mesmo a falecer na casa em questão, em 1759.

Jimi Hendrix viveu no número 25 da Brook Street ao lado da namorada Kathy Etchingham, entre 1968 e 1970, ano da sua morte num hotel londrino. Nas palavras de Hendrix, aquele sótão feito apartamento foi «a minha primeira casa».
Segundo o The Guardian, no século XVIII, Händel pagava 60 libras (cerca de 70 euros) por mês pelo aluguer de toda a casa. Nos anos 60 do século passado, Hendrix pagava 30 libras (35 euros) por semana, apenas pelo sótão.

A directora do museu revela ao jornal britânico que «quando soube que vivia na mesma casa onde tinha vivido Händel, Jimi Hendrix foi a correr a várias lojas de discos para comprar tudo o que houvesse do compositor anglo-germânico».
Durante os próximos meses, os responsáveis pelo Händel Museum vão ter que pôr de lado os seus pertences, para abrirem as portas à romaria de fãs de Hendrix, no ano em que se assinala o 40º aniversário sobre a sua morte.

Curiosamente, as divisões que outrora foram ocupadas por Hendrix e Etchingham são hoje os escritórios do museu e, por isso, ficam fora do percurso das visitas. A memória é mantida pelo staff do museu, através da exibição de alguns posters do guitarrista. Mas mais nada além disso. A casa foi restaurada para se aproximar do estilo georgiano original e qualquer indicação da passagem do mais famoso guitarrista de sempre pela casa foi apagada.
A exposição de celebração do legado de Jimi Hendrix é inaugurada em Agosto e decorre até Novembro.

Alinhamento
Jimi Hendrix – Voodoo child
Jimi Hendrix - Cocaine
Led Zeppelin – Whole lotta love
The Doors – Five to one
Jimi Hendrix – Hey Joe
Janis Joplin – Me and Bobby McGee
Creedence Clearwater Revival - Have you ever see the rain
Canned Heat – Going up to the country
Jimi Hendrix – Purple haze

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Barco Ancorado 17/05/2010


O que acontece quando as peças desgovernadas de várias – e oleadas – locomotivas rock como Bunnyranch, Tédio Boys e Parkinsons chocam de frente com uma voz de veludo como a de Tracy Vandal? A resposta é simples, mas nem por isso menos surpreendente: nasce, à mesa de «uma espelunca» regada a cerveja, um grupo chamado Tiguana Bibles, que agora se estreou com um EP de canções que parecem existir desde sempre, ou pelo menos desde que Nancy Sinatra, Jane Birkin e demais deusas do desfrute tornaram aceitável – e desejável! – que a luxúria e demais pecadilhos encarnassem em voz de mulher. Em tempos companheira de Alex Kapranos, agora líder dos Franz Ferdinand, na defunta banda Karelia, Tracy Vandal é a «voz açucarada» a que Victor Torpedo (guitarra), Carlos «Kaló» Mendes (bateria) e Pedro Serra (contrabaixo) se referem quando recordam o «parto» dos Tiguana Bibles.
A banda de Coimbra esteve no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor na passada sexta-feira e hoje escutamos a sua música no Barco Ancorado.

Desde os primeiros ensaios ao final das gravações, os quatro músicos, que no mapa-mundo se assinalam entre Coimbra e Londres, encontraram «o som mais fixe» que já haviam criado juntos. Tendo em conta que todos os cavalheiros são, por direito próprio, membros da fervilhante e histórica cena de Coimbra, tendo partilhado palco e estúdio amiúde, esta era a conclusão mais encorajadora a que podiam ter chegado. Os Tiguana Bibles, insistem estas figuras de proa do rock português, não são um super-grupo mas antes uma simples reunião de velhos amigos. O álbum de estreia, “Child of the moon”, traz canções imperdíveis como «Lost Words» (lânguido hino de libertação amorosa, também disponível em versão mais viçosa, na «reprise» que encerra o disco) ou «Child of the Moon, um delicioso rockabilly de trato fácil. Produzido por Boz Boorer, colaborador e músico de Morrissey que, já em estúdio, não resistiu a tocar também ele vários instrumentos, a estreia dos Tiguana Bibles conquista pela forma como combina romantismo negro e quebrado, passo firme e imaginário nítido – o nome da banda é uma adaptação «réptil» das «tijuana bibles», pequenos livros ilustrados e clandestinos, muito populares nos Estados Unidos durante a Grande Depressão.

Ao invés da sátira politicamente incorrecta, os Tiguana Bibles preferem pintar quadros de harmonia e integração (entre a América do Norte e a sua congénere latina, como na «reprise» de «Lost Words», ou entre a doçura das melodias e alguma perversidade das letras), num som polido que, por cá, encontra vizinhos possíveis nos discos de Sean Riley and the Slowriders ou Unplayable Sofa Guitar. Por esta altura, poderá estar a perguntar-se onde ficou toda a raiva rock que transborda das margens do Mondego e tingiu de vermelho vivo as bandas em que três quartos dos Tiguana Bibles militavam, ou ainda militam, ardentemente. Essa raiva está domesticada e devidamente acondicionada na forma de canções portáteis, cheias de alma e prontas a serem guardadas no bolso do coração.

Breve mas intenso, o EP “Child of the moon” é um shot do seu sabor favorito, que pede para ser tragado de uma só vez num saloon – ou leitor de música – perto de si. Com cinco delicadas canções, da lavra do furacão de palco Victor Torpedo, os Tiguana Bibles tornam-se num segredo que merece ser contado a toda a gente. Foi contado na sexta-feira no Café Concerto do CCVF.

Alinhamento
Tiguana Bibles – Lost words
Tiguana Bibles – Child of the moon
Sean Riley & The Slowriders – Hold on
Mazgani – The river of lions
Tiguana Bibles – Agains the law
Linda Martini – Adeus tristeza
Três Tristes Tigres – Zap canal
Tiguana Bibles – Lonesome town

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Barco Ancorado 14/05/2010


Maria Bethânia (na foto) e Celso Fonseca são os nomes que fecham o cartaz do Cascais CoolJazzFest 2010. Os dois intérpretes brasileiros actuam no dia 22 de Julho, no Hipódromo Manuel Possolo.
Bethânia, a quem chamam a Abelha-Rainha, vem a Portugal com o espectáculo "Amor, Festa e Devoção". Por seu lado, Celso Fonseca leva ao CoolJazzFest o mais recente trabalho, "Voz e Violão".
O concerto está marcado para as 21h30. O preço dos bilhetes varia entre os 20 e os 50 euros.

Regina Spektor, Norah Jones, Chris Isaak, Corinne Bailey Rae, Elvis Costello, Deolinda, Solomon Burke com Joss Stone e Orquestra Buena Vista Social Club são alguns dos nomes confirmados para o CoolJazz Fest, com espectáculos repartidos entre Cascais e Mafra.

Alinhamento
Maria Bethânia – Um jeito estúpido de te amar
Maria Bethânia – Onde estará o meu amor
Gal Costa – A preta do Carajé
Ney Matogrosso – Jeito de amar
Caetano Veloso - Sozinho
Maria Bethânia – É o amor
Elis Regina – Maria Rosa
Marisa Monte – Perdão você
Maria Bethânia – Quando você não está aqui

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Barco Ancorado 13/05/2010


Legendary Tiger Man (na foto) é um dos nomes fortes do cartaz deste ano do Festival MED, em Loulé, que decorre de 23 a 26 de Junho, nos palcos da Cerca e da Matriz, e no palco do Castelo (dedicado exclusivamente à música nacional).
O maliano Vieux Farka Touré, os israelistas Boom Pam, os franceses René Aubry e Watcha Clan, o músico nigeriano Femi Kuti, a espanhola Amparo Sánchez, o colectivo de afro-beat Orchestra Baobab, e os nacionais Mazgani, Anaquim, Galandum Galandaina, 3 Pianos, Virgem Suta, Diabo na Cruz e Macacos do Chinês compõem o restante cartaz anunciado até ao momento.

Estão já à venda os bilhetes para o Festival Med, em todas as estações dos CTT do país, por preços que variam entre os 12,50 euros (bilhete diário), 40,50 euros (bilhete semanal) e 60,50 euros (bilhete premium, que garante a t-shirt oficial do evento e regalias como estacionamento gratuito no parque de estacionamento municipal e entrada preferencial no recinto).

Alinhamento
Legendary Tiger Man – Lonesome town (ft Rita Redshoes)
Legendary Tiger Man – And then came the pain (ft Phoebe Kildeer)
Sean Riley & The Slowriders – This woman
David Fonseca – Someone that cannot love
Legendary Tiger Man – Life ain´t enough for you (ft Asia Argento)
Ornatos Violeta – Capitão romance
The Gift – Ok! Do you want something simple
Legendary Tiger Man – These boots are made for walking (ft Maria de Medeiros)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Barco Ancorado 12/05/2010


Esta quarta-feira, no Barco Ancorado, vai conhecer uma notícia no mínimo insólita. Afinal Elvis Presley pode ter falecido devido a prisão de ventre e não a um ataque cardíaco. A nova hipótese é avançada e defendida no novo livro de George Nichopoulos, o médico que acompanhou o "Rei" nos seus últimos anos de vida.

No seu livro, George Nichopoulos admite que os sinais de obstipação detectados em Presley foram entendidos apenas como efeito secundário dos medicamentos para a artrite e insónias do músico. "Só quando fizemos a autópsia é que nos apercebemos dos danos reais da obstipação", escreve Nichopoulos. O médico refere ainda que o cólon do "Rei" tinha cerca de 15 centímetros de diâmetro, em vez de uns saudáveis 5 cêntimetros, e um comprimento de cerca de 2,7 metros ­ sendo que o normal são cerca de 1,2 metros.

Nichopoulos afirma que não se procedeu ao que seria o tratamento comum neste caso, porque "Elvis achava que queixar-se era sinal de fraqueza e ele não queria sentir-se fraco. Além disso, nos anos 60 e 70 as pessoas não falavam ou não se queixavam de obstipação, muito menos dos problemas que isso lhes causava".
Elvis Presley faleceu a 16 de Agosto de 1977 e desde então muito se tem especulado sobre a sua morte. A nova tese defendida por George Nichopoulos pode pôr um ponto final neste assunto.

Alinhamento
Elvis Presley – Always on my mind
Elvis Presley – Are you lonesome tonight
Roy Orbison – Crying (ft K.D. Lang)
The Everly Brothers – All I have to do is dream
Cliff Richard - Mistletoe & Wine
Elvis Presley – Love me tender
Tom Jones – Green, green grass of home
The Righteous Brothers – You´ve lost that loving feeling
Creedence Clearwater Revival - Long as I can see the light
Elvis Presley – It´s now or never

terça-feira, 11 de maio de 2010

Barco Ancorado 11/05/2010


Bono Vox, o vocalista dos U2, cumpriu ontem 50 anos de idade. Bono nasceu com o nome de Paul David Hewson em Dublin, na Irlanda, em Maio de 1960. Em 1976, ao lado de Adam Clayton, David Evans (The Edge) e o seu irmão Dik, Bono respondeu a um anúncio para a formação de uma banda de rock, publicado por Larry Mullen Jr, na escola secundária onde o quinteto estudava. O grupo inicialmente chamou-se The Hype, mudando o nome para U2, depois da saída de Dik Evans.
Por esta altura, Paul Hewson já usava o cognome Bono Vox, retirado da expressão em latim para 'boa voz' (bonavox).

Bono e os seus companheiros formaram os U2 ainda durante a adolescência, o que faz com que os últimos 30 anos da vida do músico irlandês não possam ser dissociados da história do grupo, um dos mais bem sucedidos projectos musicais de sempre.
Além da música, Bono usa a fama para espalhar globalmente a sua mensagem humanitária. Conhecido em particular pela sua acção no combate à fome em África, o intérprete irlandês chegou a ser indicado para o Prémio Nobel da Paz, em 2005.
Os fãs portugueses que conseguiram comprar bilhete, poderão festejar as cinco décadas de vida de Bono Vox, no concerto dos U2 no Estádio Cidade de Coimbra, nos dias 2 e 3 de Outubro.

Alinhamento
U2 – Beautiful day
U2 – City of blinding lights
R.E.M. - Nightswimming
INXS – By my side
U2 – No line on the horizon
Simple Minds – Alive and kicking
The Police – Don´t stand so close to me
U2 - One

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Barco Ancorado 10/05/2010


Mazgani abriu, na sexta-feira à noite, a programação de Maio do CCVF para apresentar o fresquíssimo novo disco de originais, “Song of Distance”, lançado no mês de Abril.
Contando novamente com a produção de Pedro Gonçalves e Hélder Nelson, Mazgani e os seus cúmplices recolheram-se no campo e, entre caminhos de cabras e olivais, montaram um estúdio improvisado num dos espaços do Centro de Novas Tendências Artísticas, em Vila Velha de Ródão, tendo gravado 14 canções em cerca de 10 dias. A ambição era encontrar a paixão e a verdade de cada desempenho, a vida de cada canção. O resultado é um disco despojado e nu, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, a falta, a queda e a urgência.
No Barco Ancorado desta segunda-feira visitamos essas novas canções de Mazgani, cantadas na sexta-feira à noite no Café Concerto do Vila Flor.

Mazgani nasceu no Irão mas naturalizou-se português. Oriunda de Setúbal, a sua primeira banda de suporte foi constituída no Verão de 2004, quando convidou Alain Anastácio e João Fernandez. Mais tarde entraram no elenco Rui Luís, Sérgio Mendes, Victor Coimbra, Marco Franco e Pedro Gonçalves, este último dos Dead Combo. Em 2005, Mazgani foi considerado pela revista francesa "Les Inrockuptibles" como um dos melhores 20 novos artistas europeus. O seu álbum de estreia, “Song of the New Heart”, publicado em 2007, contém 13 temas todos cantados em inglês. Um deles, “Somewhere Beneath This Sky”, ganhou o terceiro prémio do International Songwriting Competition de Nashville. O júri era composto por Tom Waits e Robert Smith, entre outros notáveis da musica alternativa.
Em 2009, Mazgani editou “Tell the People” e em Abril último apresentou “Song of Distance”, o seu segundo álbum, que trouxe na sexta-feira passada ao Centro Cultural Vila Flor.

Alinhamento
Mazgani – Last words
Mazgani – Rebel sword
Sean Riley & The Slowriders – Hold on
The Legendary Tiger Man – Life ain´t enough for you (ft Asia Argento)
Mazgani – Song of distance
David Fonseca – Who are you
Rita Redshoes – Choose love
Belle Chase Hotel – Emotion & stile
Mazgani – The river of lions

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Barco Ancorado 07/05/2010


Os Deolinda regressaram aos discos e apresentam o seu aguardado segundo álbum este sábado à noite no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor. "Dois Selos e um Carimbo" já chegou às lojas após o tremendo sucesso nacional e internacional do registo de estreia, “Canção ao Lado”.

O segundo disco dos Deolinda, “Dois Selos e um Carimbo”, está rodeado de imensa expectativa. “Canção ao Lado” transformou os Deolinda num culto generalizado como raramente se viu em Portugal e vendeu quase 60.000 discos, aproximando-se surpreendentemente da tripla platina. Para apresentar as novas canções, os Deolinda prepararam uma digressão por alguns dos melhores auditórios nacionais, onde também vão mostrar o novo espectáculo, recheado de surpresas com a qualidade a que Ana Bacalhau, Pedro da Silva Martins, Luís José Martins e Zé Pedro Leitão já nos habituaram.

Alinhamento
Deolinda – Um contra o outro
Deolinda – A problemática colocação de mastro
Clã – Depois do amor
Ornatos Violeta – Ouvi dizer
Deolinda – Há dias que não são dias
Donna Maria – Há amores assim
Mesa – Boca do mundo
Deolinda – Passou por mim e sorriu

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Barco Ancorado 06/05/2010


Madonna continua a dar mostras de estar em excelente condição física no ano em que cumpre 52 anos de idade. Quem tiver dúvidas basta ver o resultado de uma sessão de fotografias recente para a revista Interview. De acordo com o artigo, a cantora dispensou os retoques digitais que tanto ajudam a melhorar a imagem de quem está à frente das objectivas.

Sempre provocadora, Madonna aparece semi-despida mas com um crucifixo em grande destaque. Algumas das fotografias também mostram Madge - alcunha com que é frequentemente apelidada pelos media - com luvas pretas de renda, a fazer lembrar a sua fase "Like a Virgin" nos anos 80.
Na entrevista que acompanha a sessão fotográfica, Madonna fala com o cineasta Gus Van Sant sobre a sua recente incursão no mundo da realização. Depois de estar atrás das câmaras em "Sujidade e Sabedoria", a cantora está a fazer a pré-produção de "W.E", filme escrito por si que conta a história do amor entre o Principe Eduado VIII de Inglaterra e a plebeia Wallis Simpson.

«Tenho estado tão focada no filme que a música tem sido deixada de parte», comenta Madonna, acrescentando que «entre o cinema e os meus filhos não tenho tempo para mais nada».
Na mesma entrevista, a cantora elogia a interpretação do seu ex-marido Sean Penn, no filme de Van Sant, "Milk".
«Chorei e chorei. Adorei. Ele [Penn] está fabuloso... Percebo porque é que se sentiu atraído pelo papel. Ver o "Milk" foi mesmo uma viagem ao passado para mim», diz Madonna.
Madonna e Sean Penn foram casados entre 1985 e 1987.

Alinhamento
Madonna – Hung up
Madonna - Frozen
Janet Jackson - Again
Cyndi Lauper – Time after time
Madonna – I´ll remember
Britney Spears - Everytime
Spice Girls – Time goes by
Madonna – Crazy for you

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Barco Ancorado 05/05/2010


O manipulador da electrónica, Moby, fundou uma banda de heavy metal chamada Diamondsnake. O novo projecto agrupa o autor de "Play" com Dave Hill (Valley Lodge), Phil Costello (Satanicide, Valley Lodge) e Tomato (The Sound of Urchin).

«Combinando várias influências, que vão do rock, ao hard rock, passando pelo metal e pelo heavy metal, os nova-iorquinos Diamondsnake nasceram de uma paixão comum por estar fechado numa pequena e escura divisão, ligar os amplificadores e tocar o mais alto possível, durante bastante tempo», pode ler-se na biografia oficial do novo grupo.

Desde a sua formação no passado mês de Janeiro, os Diamondsnake já gravaram 15 temas, sete dos quais podem ser ouvidos em streaming no MySpace da banda.
A estreia ao vivo está marcada para o dia 17 de Junho, em Nova Iorque.

Alinhamento
Moby – Evening rain
Moby – Lift me up
Royksopp – Poor Leno
Groove Armada – Dusk you & me
Moby – Pale horses
Massive Atack – Staurday come slow (ft Damon Albarn)
Air – Playground love
Moby – Natural blues

terça-feira, 4 de maio de 2010

Barco Ancorado 04/05/2010


Os blogues sobre música irlandeses estão a ser alvo de processos legais impostos pela Irish Music Rights Organization. Em causa, está uma eventual ilegalidade na partilha de música em MP3 nos referidos sites. Entre os espaços online em questão, estão blogues amadores, sem quaisquer fins lucrativos, tais como The Torture Garden e Nialler9. Além disso, a música partilhada em muitos destes sites são ficheiros em MP3 que são enviados directamente pelos artistas e pelas editoras..

«Como muitos dos meus colegas, acreditámos que os MP3 estavam livres de licenças. Em cinco anos de actividade, nenhuma banda ou artistas referiu o Irish Music Rights Organization ou o pagamento de royalties, quando me pediram para divulgar a sua música», comentou o jornalista Niall Byrne, responsável pelo blogue Nialler9, ao The Guardian.

O site Torture Garden, por exemplo, não só é um respeitado local de informação musical sobre os novos projectos irlandeses, como também alberga várias entrevistas a artistas já conceituados, entre eles, o canadiano Final Fantasy (Owen Pallett) e os suecos Pete Bjorn and John.

A IMRO está a contactar os blogues em causa com o intuito de instituir licenças para a partilha de música. Na opinião dos bloggers irlandeses, se a associação conseguir levar a sua pretensão avante, o resultado serão centenas de bloggers frustrados e prontos a desistir: «eu não sou advogado, mas não é mais positivo apoiar a existência de blogues que promovam a música e os concertos, em vez de os obrigar a pagar uma licença que só vai fazer com que os responsáveis fechem os respectivos sites?», questiona Niall Byrne, em declarações ao jornal britânico.

Alinhamento
U2 – Cedars of Lebanon
The Corrs – Give me a reason
The Cranberries - Linger
The Chieftains – Have I told you lately... (ft Van Morrison)
Boyzone – No matter what
The Kelly Family – One more song
Westlife – You rise me up

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Barco Ancorado 03/05/2010


Já são conhecidos os nomeados para os Globos de Ouro 2010. Nas categorias dedicadas à música, assinalam-se as duas nomeações de David Fonseca (na foto) para o Melhor Intérprete Individual e Melhor Música, por 'Cry 4 Love'.
Ana Moura, Carminho e Rodrigo Leão acompanham Fonseca na lista de nomeados para o Melhor Intérprete Individual. Carminho também está indicada para a categoria estreante de Melhor Revelação do Ano - as actrizes Beatriz Batarda e Ana Moreira, os actores Henrique Feist e Virgílio Castelo, o atleta Nélson Évora e o futebolista Cristiano Ronaldo são outros dos nomeados deste ano.

Os Hoje (Amália Hoje), OqueStrada, Virgem Suta e Xutos & Pontapés concorrem para o Melhor Grupo.
A cerimónia de entrega dos Globos de Ouro portugueses está marcada para o dia 23 de Maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Alinhamento
David Fonseca – A cry 4 love
Ana Moura – Os búzios
Rodrigo Leão – Vida tão estranha
Hoje – Foi Deus
Rodrigo Leão - Rosa
OqueStrada – Se esta rua fosse minha
Xutos & Pontapés – O homem do leme
David Fonseca - This one is so different