sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 26/02/2010


Este sábado – espectáculo marcado para as 22 horas - o Centro Cultural Vila Flor recebe, pela primeira vez em Portugal, a cantora americana Jill Tracy. Cantora, pianista e compositora, Jill Tracy já foi descrita como “uma mulher fatal para o homem que pensa”. O seu rosto delicado e a sua sensibilidade vintage evidenciam um glamour gótico e um timbre aveludado e inconfundível. Tortura, suicídio, obsessões e paixões lascivas descontroladas, são alguns dos relatos que encontramos nos temas que compõem a música de Jill Tracy, uma música hipnótica e por vezes sombria, mas acima de tudo envolvente e penetrante. Jill Tracy já foi comparada a Nick Cave, David Bowie, Robert Smith (The Cure), entre outros artistas de renome internacional.
Vamos conhecê-la melhor no Barco Ancorado desta sexta-feira.

“Há algo de espiritual em Jill Tracy. Tem a postura, a subtileza e o mistério que raramente conseguem ver ao vivo em palco e com isso consegue, sem esforço, destacar-se dos demais”, diz o jornal Santa Cruz Metro. Jill Tracy combina elegância e inteligência com uma misteriosa intuição. E com a sua voz marcante consegue transformar temas perturbadores em algo verdadeiramente entusiasmante. Estórias de objectos de tortura medievais, caixões, suicídios e obsessões assassinas misturam-se com canções de amores perdidos e paixões obscuras.

O quarto e mais recente álbum de Jill Tracy, “The Bittersweet Constrain”, foi descrito pela imprensa como “devastadoramente belo”. O CD tem um retrato de Jill Tracy, feito pelo fotógrafo surrealista Michael Garlington, conhecido pelos seus trabalhos com ambientes particularmente macabros. Com as suas incursões na composição de bandas sonoras, direcção de cinema, escrita e teatro, Jill Tracy está a redefinir a imagem do moderno artista renascentista.

Por debaixo do seu estilo e som característicos, esconde-se o mais puro e frio aço. Mas ela não é monótona. É a prova viva de que ser inteligente... é sexy.
Jill Tracy, este sábado, pelas 22 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

Alinhamento
Jill Tracy – Haunted by the thought of you
Jill Tracy – Sell my soul
Nick Cave – The ship song
Jill Tracy – Room 19
The Cure - Lullaby
Jill Tracy – The water flows so slow

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 25/02/2010


Whitney Houston subiu a palco fora de forma num concerto na Austrália, criando rumores sobre uma recaída nos vários problemas de saúde com que se tem debatido nos últimos anos.
Tudo aconteceu em Brisbane, no espectáculo que marcava o arranque da digressão australiana de apresentação ao novo disco de Houston, "I Look To You". A cantora fez várias pausas para retomar o fôlego, no meio de várias interpretações confusas dos temas.

“Foi uma desgraça. Ela não sabe cantar. Não acertou uma. Foi o primeiro concerto que deixei a meio em toda a minha vida”, comentou um espectador a uma televisão australiana.
A semana passada, os representantes de Houston vieram a público desmentir o rumor lançado pela revista US de que a cantora padece de uma “doença misteriosa”.

Alinhamento
Whitney Houston – One moment in time
Whitney Houston – Where do broken hearts go
Toni Braxton – Spanish guitar
Janet Jackson – Doesn´t really matter
Whitney Houston – Saving all my love for you
Céline Dion – Falling into you
Whitney Houston – I will always love you

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 24/02/2010


Leona Lewis revelou que já tomou banho nua numa praia portuguesa. A confissão surgiu numa entrevista ao jornal britânico The Sun: “Estava de férias com algumas amigas em Portugal. Uma delas estava a passar um mau momento na sua relação, por isso decidimos fazer uma pequena loucura para a animar. Foi libertador”, comentou Lewis.

Ao contrário de muitas das suas contemporâneas na pop recente, a imagem de Leona Lewis não costuma estar associada à sensualidade, embora a cantora confesse uma admiração pela rainha da provocação, Madonna: “Sempre gostei da Madonna. Eu era muito nova quando ela passou por aquela fase do livro "SEX" [1992], mas quando vi mais tarde, achei incrível. Pensei 'que bom para ela. Se é assim que se quer expressar”, afirma Lewis, deixando a dúvida: “Será que eu era capaz de me expressar assim? Bem, nunca se sabe”.

Alinhamento
Leona Lewis – A moment like this
Leona Lewis – Better in time
Mariah Carey – Love takes time
Beyoncé - Halo
Leona Lewis - Happy
Sugababes – Caught in a moment
Leona Lewis - Run

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 23/02/2010


O compositor dos Who, Pete Townshend, reconheceu em entrevista à revista Rolling Stone que a continuidade da sua histórica banda pode estar em risco por causa de uma doença auditiva, o tinnitus, que voltou a afectar o guitarrista.
«Se o meu problema auditivo persistir, não vamos adiar concertos nenhuns; preferimos acabar», sentenciou o líder dos Who sobre o futuro do grupo.

O tinnitus é uma doença auditiva que se caracteriza por um constante ruído que não corresponde à realidade exterior e que, nos casos mais radicais, leva ao enlouquecimento e ao suicídio. Em condições normais, os doentes de tinnitus são obrigados a evitar discotecas, bares e idas a concertos, bem como outros locais barulhentos (incluindo, por vezes, cinemas).

Têm sido muitos os músicos que sofrem desta doença, como Bono (dos U2), Beethoven, Jeff Beck, Eric Clapton, Moby, Neil Young, Blixa Bargeld (dos Einstürzende Neubauten), Al Di Meola, Charlie Haden ou Barbra Streisand.

Alinhamento
The Who – I don´t ever know myself
The Who – Behind blue eyes
The Rolling Stones - Angie
The Faces - Debris
The Who – The song is over
Led Zeppelin – All my love
The Who – Baba O´Riley

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 22/02/2010


O iTunes revelou a lista dos 25 temas mais descarregados da sua história. A lista é dominada pelos Black Eyed Peas (na foto), senhores da primeira e da terceira posição, com 'I Gotta Feeling' e 'Boom Boom Pow', respectivamente.
Segue-se Lady Gaga, que consegue colocar três temas da sua autoria na contagem: 'Poker Face' (2º), 'Just Dance' (6º) e 'Bad Romance' (22º).

Flo Rida e Katy Perry também têm mais do que uma música na lista dos temas mais populares para download. Numa contagem dominada pelas mulheres, não faltam Rihanna, Beyoncé, Pink, Leona Lewis, Taylor Swift e Ke$ha. Destaque ainda para a presença de 'Don't Stop Believing' dos Journey, o único tema da lista escrito no século passado. O clássico dos Journey ganhou popularidade recentemente devido à sua utilização nas bandas sonoras de séries de televisão como "Os Sopranos" e "Glee".

1. 'I Gotta Feeling', Black Eyed Peas
2. 'Poker Face', Lady Gaga
3. 'Boom Boom Pow', Black Eyed Peas
4. 'I'm Yours', Jason Mraz
5. 'Viva La Vida', Coldplay
6. 'Just Dance', Lady Gaga
7. 'Low', Flo Rida com T-Pain
8. 'Love Story', Taylor Swift
9. 'Bleeding Love', Leona Lewis
10. 'Tik Tok', Ke$ha
11. 'Disturbia', Rihanna
12. 'So What', Pink
13. 'I Kissed a Girl', Katy Perry
14. 'Single Ladies (Put a Ring On It), Beyoncé
15. 'Hot N' Cold', Katy Perry
16. 'Stronger', Kanye West
17. 'Live Your Life', T.I. com Rihanna
18. 'Hey, There Delilah', Plain White Ts
19. 'Right Round', Flo Rida
20. 'Party in the USA', Miley Cyrus
21. 'Don't Stop Believing', Journey
22. 'Bad Romance' Lady Gaga
23. 'Sex On Fire', Kings of Leon
24. 'Fireflies' Owl City
25. 'How to Save a Life', The Fray

Alinhamento
Black Eyed Peas – Boom Boom Pow
Lady Gaga - Poker Face
Jason Mraz - I'm Yours
Coldplay - Viva La Vida
Leona Lewis - Bleeding Love
Rihanna - Disturbia
Katy Perry - I Kissed a Girl
Beyoncé - Single Ladies (Put a Ring On It)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 19/02/2010


Os escoceses Snow Patrol estão confirmados para o Rock in Rio-Lisboa, com concerto marcado para o mesmo dia em que actuam os Muse, a 27 de Maio.
A banda marca presença no palco principal do festival de Bela Vista, o Palco Mundo, naquela que será a sua estreia ao vivo em Portugal.

Em 2004, os Snow Patrol tiveram que cancelar a sua participação do Festival Paredes de Coura, devido a doença do vocalista Gary Lightbody - os coimbrões Bunnyranch foram na altura os seus substitutos.
Os Snow Patrol prosseguem assim a promoção ao vivo de "Up to Now", a compilação da dezena e meia de anos da formação britânica.

O Rock in Rio 2010 está marcado para os dias 21, 22, 27, 29 e 30 de Maio. Muse, Shakira, Mariza, Ivete Sangalo, John Mayer, Miley Cyrus, Rammstein, Snow Patrol e Xutos & Pontapés são até agora os nomes confirmados para o Palco Mundo (o palco principal do festival de Bela Vista).
Os bilhetes são postos à venda no dia 24 de Fevereiro (quarta-feira), pelo preço de 58 euros (diário).

Alinhamento
Snow Patrol – Chasing cars
Snow Patrol – If there´s a rocket
Coldplay – The scientist
The Killers - Human
Snow Patrol - Run
Keane – This is the last time
Snow Patrol – Signal fire

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 18/02/2010



Rufus Wainwright anunciou que vai lançar o novo disco "All Days Are Night: Songs for Lulu" no dia 5 de Abril. O sucessor de "Release the Stars" (2007), na conta de álbuns de estúdio do compositor canadiano, chega às lojas com 12 novos temas no alinhamento. Entre eles, podemos encontrar um tema chamado 'Martha', o nome da sua irmã, a também cantora Martha Wainwright.


O título é retirado dos versos finais do "Soneto 43" de Willliam Shakespeare. A 'Lulu' do nome refere-se «a uma mulher obscura e perigosa que todos temos dentro de nós. A minha, por exemplo, é Louise Brooks do filme "A Caixa de Pandora" de 1929», comentou Wainwright em entrevista a uma rádio local norte-americana.
O registo será também o pretexto para uma nova digressão de Wainwright, com início marcado para 13 de Abril em Londres.


Alinhamento
Rufus Wainwright – Going to a town
Rufus Wainwright – Paper moon
Antony and The Johnsons – Hope there´s someone
Joan As Police Woman – To America (ft Rufus Wainwright)
Rufus Wainwright – Why does it always rain on me
Ed Harcourt – The music box
Andrew Bird – Oh no
Rufus Wainwright – The one you love

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 17/02/2010


Quando alguém é precoce ao ponto de gravar um disco com 16 anos, ainda para mais com um vozeirão de negra anafada, fica-se sempre à espera do primeiro e potencialmente fatal tropeção. Pois, Joss Stone aguentou-se bem do primeiro, "The Soul Sessions", para o segundo álbum, "Mind, Body & Soul", começou a ceder ao terceiro, "Introducing Joss Stone", e basicamente fez o que quis com o quarto. Foi justamente "Colour Me Free!", editado no ano passado, que apresentou esta segunda-feira a um Coliseu dos Recreios esgotadíssimo.
Hoje com 22 anos, a loira inglesa (há dias em que é ruiva) é senhora da sua música. Mesmo que desbarate o capital de soul clássica que muitos ouviam nas sombras da sua voz. Mesmo que agora consinta o jazz e o hip-hop desgovernados num registo que é, mais do que nunca, o de uma estrela pop. Às vezes, a leveza faz bem.

A noite do Coliseu lisboeta abriu com 'Super Duper Love (Are You Diggin' On Me?) Pt. 1', tema incluído no primeiro álbum daquela figura que se apresentava de pé descalço, calça preta elástica e vestido curto e justo. À boca do palco e ao centro, o suporte do microfone vestia um véu branco, no topo do qual Joss colocou um colar arremessado por um elemento do público (seguiram-se outras oferendas que ela aceitava com risinhos nervosos). Quando começou a soar 'Tell Me What We're Gonna Do Now', a terceira no alinhamento, a sala já estava rendida àquela voz e àquela banda. No momento em que o rapper Common entra no disco, no final dessa canção, os músicos em palco fazem uma viragem para o reggae. Mas o primeiro grande êxtase (com saxofone, bateria, guitarra, baixo, teclas e as duas vozes negras de apoio) atinge-se com 'Put Your Hands On Me', também do terceiro disco.

Seguem-se 'Music' (no início, em registo de canção de amor, ainda com uma caneca na mão mas sem a Lauryn Hill do disco), '4 and 20' (esta do novo álbum) e 'Fell in Love With a Boy', na interpretação livre do original dos White Stripes, e que exigiu de Joss um enorme esforço vocal e um cantar ao desafio com o público. Antes da primeira saída de palco, decorrida que estava uma hora e 15 minutos de concerto, a cantora aproveita 'Tell Me 'bout It' para apresentar a banda (com o teclista a pisar os teclados de forma impiedosa) e fazer um arrojado despique a três vozes.

Na reentrada, ouve-se primeiro 'The Chokin' Kind' (do álbum inaugural) e depois 'Big Ol' Game' (do último disco), como que a fechar o ciclo. Há ainda um cartaz que consegue chegar ao palco e que diz "We Are Joss Stoned". Joss Stone esteve pois vaporosa e leve, ligeira até. A leveza e a ligeireza ficam-lhe bem. Em cima do palco, usa da mesma ligeireza com que, em entrevista, confessa não ouvir os discos de soul que todos assumem que ela ouve (apenas alguns discos, não todos). Mas a verdade é que para a lição que deu na noite de segunda-feira no Coliseu, não precisa de estudar muito mais.

Alinhamento
Joss Stone – Right to be wrong
Joss Stone – Super duper love
Alicia Keys - Fallin
Corinne Bailey Rae - Breathless
Joss Stone – Tell me´ bout it
Adele - Tired
Amy Winehouse - Rehab
Duffy – Warwick Avenue
Joss Stone – Fell in love with a boy

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 15/02/2010


Uma reportagem do New York Times apurou que o clássico de Frank Sinatra, 'My Way', tem contribuído para vários assassinatos e outras situações de grande violência nos numerosos bares de karaoke que se espalham pelas Filipinas. A famosa canção consta já numa subcategoria de crimes, definido como «The My Way Killings». Segundo os relatórios policiais filipinos, a música popularizada por Sinatra provocou no mínimo seis mortes na passada década.

Segundo o jornal nova-iorquino, há varios factores que alimentam este sinistro fenómeno:
- a violência social das Filipinas.
- o porte descontrolado de armas no país asiático.
- a exagerada importância dada aos karaokes e às várias normas de etiqueta nas suas interpretações.
- o conhecimento profundo da letra de 'My Way' pelos filipinos.
- o orgulho a que apela a canção na versão inglesa escrita por Paul Anka, pensada para a personalidade forte e caprichosa de Frank Sinatra.

A música tem vindo a ser banida das playlists das máquinas de karaoke que abundam nas áreas rurais e urbanas do país. A desafinação ou as gargalhadas da assistência são outras situações que conduzem à violência nos vários bares de karaoke filipinos, especialmente se for 'My Way' a canção interpretada.
Trocas de murros e uso de armas brancas são outras situações de distúrbios relatadas.

Alinhamento
Frank Sinatra – My way
Frank Sinatra – New York, New York
Tony Bennett - People
Nat King Cole – September song
Ella Fitzgerald – Summertime (ft Louis Armstrong)
Frank Sinatra – Strangers in the night
Michael Bublé - Everything
Josh Groban – Remember when it rained
Frank Sinatra – The lady is a tramp

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 12/02/2010


O músico norte-americano Ben Harper é o primeiro nome avançado para a edição deste ano do festival Marés Vivas, agendado para os dias 15, 16 e 17 de Julho, no Cabedelo, em Vila Nova de Gaia. A vinda a Portugal do autor de 'Excuse Me Mr.' é avançada pelo diário Jornal de Notícias.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, a partir de dia 25 deste mês. Os passes para os três dias do festival custam 40 euros (se comprados até 15 de Junho) e 45 euros (se comprados a partir de 16 de Junho). O preço dos bilhetes diários é de 25 euros.

Perdeu-se a conta ao número de vezes que Ben Harper actuou em Portugal. Mas o início da sua relação com o nosso país começou com um concerto na Aula Magna (meia-sala composta), em Lisboa, no ano de 1996.

Alinhamento
Ben Harper – Breakin down
Ben Harper – Steal my kisses
Jack Johnson – Wasting time
José González - Teardrop
Ben Harper – With my own two hands
Damien Rice – The blowers daughter
Tracy Chapman – Smoke and ashes
Ben Harper – Flake (ft Jack Johnson)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 11/02/2010


Bob Dylan e Joan Baez (os dois na foto) são dois dos músicos convidados pelo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para tocarem num evento dedicado à música de intervenção que vai 'invadir' esta noite a Casa Branca, em Washington.
Obama e a esposa Michelle estão a celebrar o mês da história afro-americana nos EUA. Esta gala recorda os movimentos pelos direitos civis dos anos 60, uma época em que a música e os artistas tiveram uma importância fundamental para a eminente mudança de mentalidades.

Se Dylan e Baez tocarem de facto juntos esta noite, este será um momento único e de certa forma histórico, já que os dois compositores e símbolos de uma geração já não actuam juntos desde os anos 70. Os dois intérpretes foram uma das faces da Marcha Pelo Trabalho e Pela Liberdade, organizada por Martin Luther King em 1963, naquela que marcou a primeira vez que os dois cantores estiveram na Casa Branca.

John Legend, John Mellencamp, Bernice Johnson Reagon, Natalie Cole e Jennifer Hudson, entre muito outros, acompanham os dois míticos cantautores no evento desta noite. Robert De Niro, Morgan Freeman, Queen Latifah e Joanne Woodward são os oradores convidados.
O evento vai ser transmitido em directo no site whitehouse.gov.

Alinhamento
Bob Dylan – Beyond here lies nothin´
Joan Baez – The night they drove old Dixie Down
Bob Dylan - Jolene
Joan Baez – Diamonds and rust
Neil Young - Stringman
Donovan - Atlantis
Leonard Cohen - Suzanne
Bob Dylan – Things have changed

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 10/02/2010


A organização do Rock in Rio-Lisboa acabou de revelar o cartaz para o Palco Sunset. Depois de confirmados os duetos de Jorge Palma com Zeca Baleiro e Luís Represas com Martinho da Vila, respectivamente, nos dias 27 e 28 de Maio, foram agora anunciadas as colaborações entre Rui Veloso e Maria Rita (os dois na foto) com Toni Garrido, Tim e Mariza, OqueStrada com Segredos de Portugal, Azeitonas com António Azambujo, Expensive Soul/Incognito e Omar e Ramp e Hail, entre outras.

Ainda faltam anunciar alguns nomes para o espaço secundário do evento. Muse, Shakira, Miley Cyrus, Ivete Sangalo, John Mayer e Xutos & Pontapés são os artistas confirmados para o Palco Mundo.
Confira o calendário do Palco Sunset revelado esta tarde pela organização do festival:
21 de Maio: Boss AC e Yuri da Cunha, OqueStrada com Segredos de Portugal e Azeitonas com António Zambujo
22 de Maio: Rui Veloso e Maria Rita com Toni Garrido, Tiago Bettencourt & Mantha e Tie, e Soulbizness com Zoey Jones

27 de Maio: Jorge Palma com Zeca Baleiro, Expensive Soul/Incognito e Omar, Nu Soul Family com Julie McKnight
28 de Maio: Luís Represas com Martinho da Vila, Tim e Mariza, Lúcia Moniz com Mister Lizard
29 de Maio: Ramp com Hail, More Than A Thousand com convidado a anunciar e Fingertips com convidado a anunciar.

Alinhamento
Jorge Palma – Encosta-te a mim
Zeca Baleiro - Ópio
Luís Represas - Sagres
Martinho da Vila – Trem das onze
Rui Veloso – Canção de alterne
Maria Rita – Não vale a pena
Tim – Hora das gaivotas
Ivete Sangalo – Se eu não te amasse tanto assim

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 09/02/2010


Os Massive Attack foram obrigados a mudar a capa do novo disco "Heligoland" (na imagem), para fazerem promoção ao álbum no metro de Londres, depois dos responsáveis pela rede de transportes considerarem que era «parecido a um graffiti».

«Eles não deixam afixar nada que se assemelhe a um graffiti no metro londrino. Querem que tiremos as pingas de tinta e as imagens difusas. É a mais ridícula forma de censura que alguma vez testemunhei», comentou Robert Del Naja citado pela Daily Star.
"Heligoland" chegou às lojas nacionais esta segunda-feira, 8 de Fevereiro.

Alinhamento
Massive Attack – Girl I love you (ft Horace Andy)
Massive Attack – Babel (ft Martina Topley)
Tricky – Evolution revolution love
Portishead – Wandering star
Massive Attack – Rush minute
Thievery Corporation – La femme paralell
Massive Attack – Saturday come slow (ft Damon Albarn)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 08/02/2010


Os Men at Work foram condenados por plágio num tribunal australiano de Sidney. O tema em causa é o clássico 'Down Under', o maior sucesso de sempre do grupo austral. Colin Hay e companhia foram acusados de 'roubar' a melodia a um hino de escuteiros escrito em 1934, chamado 'Kookaburra Sits in the Old Gum Tree'.

O tribunal de Sydney pode vir a obrigar os Men at Work e as editoras Sony BMG Music Entertainment e a EMI Songs (na Austrália) a repor grande parte dos lucros de 'Down Under' à Larrikin Music, a empresa que detém os direitos da canção, decretando um encontro no próximo dia 25 entre as partes em conflito para se definir o valor da indemnização. Segundo a lei australiana, os queixosos podem pedir até seis anos de royalties.

Colin Hay veio a público afirmar que usou de facto parte de 'Kookaburra Sits in the Old Gum Tree' em 'Down Under', mas não a composição na íntegra. “É de facto verdade que o Greg Ham, que não assina a composição da música, transportou dois compassos de 'Kookaburra...' para a flauta depois de entrar para a banda em 1979. No início só a tocávamos ao vivo mas depois acabou por ficar gravado no disco. Quem nos acusa quer partilhar as receitas de um tema chamado 'Down Under', que já existia, pelo menos, um ano antes de o gravarmos. Continuo a defender que os dois compassos de 'Kookaburra' são usados nos arranjos, não na composição da base da canção”, comentou Hay ao Herald Sun antes do grupo conhecer a sentença.
'Down Under' foi lançado como single em 1982, atingindo o topo dos tops americano, britânico e australiano de singles.

Alinhamento
Men At Work – Down under
Men At Work - Overkill
Tears For Fears – Everybody wants to rule the world
The Cars – Tonight she comes
Men At Work – Who can it be now
INXS – Beautiful girl
Cutting Crew – I´d just died in your arms tonight
Duran Duran – Someone else not me
Men At Work – Down under

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 05/02/2010


Quem teve o prazer de estar, ontem à noite, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, jamais esquecerá o espectáculo arrebatador a que assistiu. Ouvir Tindersticks é um deleite para os ouvidos. Ouvir Tindersticks ao vivo é viajar para um planeta distante, onde a beleza, a estética, a fragilidade, a melancolia, a magia, o hipnotismo andam constantemente de mãos dadas.
O pretexto da banda de Nottingham, liderada pelo inimitável Stuart Staples, era a apresentação do seu 8º álbum de originais. Só que os Tindersticks não se limitaram às belíssimas canções de “Falling down a mountain” e ofereceram ao público vimaranense uma inesquecível viagem por toda a sua história, que já leva quase duas décadas.
Em tributo ao maravilhoso concerto de ontem à noite, o Barco Ancorado faz esta sexta-feira uma emissão especial. Tindersticks, um bálsamo para a alma.

Alinhamento
Tindersticks – Falling down a mountain
Tindersticks – Black smoke
Tindersticks – Feel the sun
Tindersticks – The flicker of a little girl
Tindersticks – All the love
Tindersticks – Let´s pretend
Tindersticks – The other side of the world
Tindersticks – Hubbard hills

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 04/02/2010


Desde o desastroso contrato de merchandising dos Beatles em 1963 aos gastos acima da média do Hacienda Club em Manchester, estas são algumas das piores decisões de gestão da história do rock, segundo a revista Mojo.
De acordo com a publicação, a pior decisão de sempre foi a venda de toda a imagem dos Beatles por uma verdadeira bagatela ao socialite britânico Nicky Byrne em 1963, levada a cabo pelo manager Brian Epstein. Quando percebeu que o negócio tinha sido infeliz para o lado da banda, Epstein quis renegociar os termos do contrato, mas acabou por ser processado. A disputa teve como consequência o cancelamento de várias encomendas de merchandising por parte dos investidores, com prejuízos na ordem dos milhares de libras. A contenda só ficou resolvida quatro anos depois, quando os quatro Beatles já tinham mudado de imagem e inclusivé deixado crescer bigode, tornando todo o merchandising pré-disputa obsoleto.

A lista da Mojo destaca também a 'entrada' de Bernie Rhodes, manager dos Clash, na banda, depois de Mick Jones ser dispensado. Rhodes co-assinou vários temas de "Cut the Crap", o último disco dos Clash, tido como o pior de sempre do mítico grupo.

Rob Gretton, o manager dos New Order e um dos gerentes, juntamente com os membros da banda, da discoteca Hacienda, em Manchester, também é destacado pela Mojo. Em causa estão os milhões de libras perdidos para colocar a Hacienda como a discoteca da moda para as celebridades da época. Tantos que Peter Hook, baixista dos Joy Division e New Order, foi obrigado a fazer de DJ e a escrever livros de anedotas durante anos para repor o investimento.

Alinhamento
The Beatles – Come togheter
Clash – Rock the Kasbah
Joy Division – She´s lost control
The Beatles – Get back
Clash – Magnificent seven
Joy Division – Love will tear us apart
The Beatles – Whitin you without you
Joy Division - Decades

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 03/02/2010


Etta James sofre de Alzheimer e encontra-se hospitalizada a tratar de uma infecção sanguínea. As revelações foram feitas no fim-de-semana à agência Reuters e à cadeia de televisão CNN pelo filho da cantora.
Donto James revelou ainda que os médicos esperam dar alta à mãe em pouco tempo mas que Etta está muito confusa.

Com 72 anos, a lenda do blues foi diagnosticada com a doença de Alzheimer há mais de um ano. No entanto, só agora o facto se tornou público.
Em 1993, o nome de Etta James passou a integrar o Rock and Roll Hall of Fame. Dois anos depois, atingiu um pico de popularidade quando a sua versão de 'I Just Wanna Make Love to You', tema originalmente gravado por Muddy Waters, fez parte de um anúncio da Coca-Cola.

Alinhamento
Etta James – I just want to make love to you
Etta James – How do you speak to an angel
Aretha Franklin – Day dreaming
Nina Simone – My babe just cares for me
Billie Holiday – Blue moon
Etta James – At last
Ella Fitzgerald – Angel eyes
Otis Redding – These arms of mine
Sarah Vaughan – Round about midnight
Etta James – Son of a preacher man

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 02/02/2010


Após especulação da imprensa brasileira sobre a vinda ao Rock in Rio-Lisboa de Ivete Sangalo, está oficializado o regresso da estrela brasileira ao festival do Parque da Bela Vista (na zona oriental da cidade), que está marcado para os dias 21, 22, 27, 28 e 29 de Maio. Falta conhecer-se a data exacta da actuação de Sangalo.

A enérgica cantora mantém assim o pleno, tendo estado em todas as edições anteriores do Rock in Rio-Lisboa (de 2004, de 2006 e de 2008).
Ivete Sangalo é o quarto nome assegurado para o palco principal do festival organizado pela família Medina, depois das confirmações dos Muse, Shakira e Mariza (nenhum destes nomes é estreante no Rock in Rio-Lisboa).

Martinho da Vila & Luís Represas e Jorge Palma & Zeca Baleiro são as duplas anunciadas para a programação do Palco Sunset (o palco secundário).
Os bilhetes diários para o festival da Bela Vista custam 58 euros.

Alinhamento
Ivete Sangalo – Quando a chuva parar
Ivete Sangalo – Somente eu e você
Daniela Mercury – À primeira vista
Ana Carolina – Nada pra mim
Ivete Sangalo – Se eu não te amasse tanto assim
Maria Rita – Menina da Lua
Vanessa da Mata - Amado
Ivete Sangalo – Muito obrigado Axé (ft Maria Bethânia)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Barco Ancorado 01/02/2010


Os Muse querem fazer um documentário que registe o que é fazer uma digressão, ao estilo de "Live! Tonight! Sold Out!" dos Nirvana.
O trio britânico é reconhecido pelas suas prestações ao vivo, por isso tem lançado DVDs preenchidos por concertos. Desta vez, os autores de "Absolution" querem fazer algo mais descontraído.

“Gostávamos de fazer algo mais parecido a um documentário de digressão, do que um vídeo com um concerto como já fizemos. Algo parecido ao "Live! Tonight! Sold Out!" dos Nirvana. Acho que é um dos melhores documentários sobre digressões que alguma vez vi. Apenas a vida na estrada, com alguma música, claro, e uma data de outras coisas dispersas”, comentou o baixista dos Muse, Chris Wolstenholme, ao site australiano Triple J.
Resta saber se a câmara vai estar ligada durante o regresso dos Muse ao nosso país, marcado para o dia 27 de Maio, no Rock In Rio Lisboa.

Alinhamento
Muse – Sing for absolution
Muse – Butterflies and hurricanes
Franz Ferdinand - Matinee
Radiohead – High and dry
Muse – Time is running out
30 Seconds To Mars – The kill
Coldplay – Speed of sound
Muse - Uprising