quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 30/12/2009


O jornal britânico The Guardian decidiu não só compilar os melhores vídeos dos últimos dez anos de música, como também tentar perceber como se faz um bom vídeo pop. No artigo intitulado "Quais são os melhores vídeos dos anos 2000?", a publicação discorre sobre a evolução dos vídeos de música desde os anos 80, quando clássicos como 'Thiller' de Michael Jackson ou 'Bohemian Rhapsody' dos Queen marcavam o ritmo numa indústria que só viria a explodir nos anos 90. Foi esta a década que assistiu às reuniões felizes entre manipuladores da electrónica como Björk, Daft Punk, Fatboy Slim e Massive Attack com o talento vanguardista de realizadores como Michel Gondry e Spike Jonze, dois nomes que saltaram para o cinema já neste século, sem deixar de continuar a realizar vídeos de música. White Stripes ('Fell In Love With a Girl', Michel Gondry, 2002), Radiohead ('Knives Out', Michel Gondry, 2001), Yeah Yeah Yeahs ('Y Control', Spike Jonze, 2004) e Kanye West ('Flashing Lights', Spike Jonze, 2008) que o digam.Take 2
Além de Gondry e Jonze - realizadores que levaram para a sétima arte a linguagem visual associada aos vídeos de música, mais notada em filmes como 'Despertar da Mente' e 'Being John Malkovich', respectivamente - também Hype Williams, Mark Romanek e Jonathan Glazer não deixaram em mãos alheias a fama como realizadores de vídeos, já no novo século. Nos últimos dois anos, por exemplo, Williams assinou 'Viva La Vida' dos Coldplay e 'Video Phone' de Beyoncé com Lady Gaga. Romanek assina '99 Problems' de Jay-Z, entre outros. Por seu lado, Glazer - o responsável por 'Karma Police' dos Radiohead nos anos 90 - está por trás do vídeo de 'Treat Me Like Your Mother', do supergrupo Dead Weather. E para quem se pergunta por onde anda Chris Cunningham, o realizador da história de amor entre robots contada no vídeo de 'All Is Full Of Love' de Björk, informamos que tem feito vídeos para os Aphex Twin, Horrors e La Roux, esta última para o single 'Tigerlily',com estreia prevista para o ano que vem.

A lista dos melhores vídeos da década segundo o Guardian está aberta às sugestões dos leitores, apresentando desde logo uma lista de 30 vídeos imperdíveis, onde figuram nomes como Robbie Williams ('Rock DJ'), Beyoncé ('All the Single Ladies (Put a Ring On It)'), The Streets ('Dry Your Eyes'), Hot Chip ('Over and Over'), Gnarls Barkley ('Crazy') e Feist, com o vídeo para '1234', um prodígio de cor e movimento filmado num só plano.

Alinhamento
Radiohead – Karma police
Yeah Yeah Yeahs – Y control
Kanye West – All falls down (ft Syleena Johnson)
Coldplay – Viva la vida
Beyoncé – Single ladies put a ring on it
Jay Z – 99 problems
Robbie Williams – Rock DJ
Feist – One evening
Gnarls Barkley - Crazy

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 29/12/2009


Paulo Gonzo vai lançar um disco com temas em inglês em Março de 2010. O cantor de 'Jardins Proibidos' regressa assim à língua com que começou a sua carreira no tempo da Go Graal Blues Band, em 1975.Take 2
De acordo com Gonzo, em entrevista ao Correio da Manhã, o seu novo álbum vai ser composto na íntegra por standards de soul e R&B. «É um projecto antigo. Um desafio que há muito queria concretizar. Já ando a pensar neste disco há alguns anos, pelo menos desde 2005. Para interpretar este repertório, maioritariamente soul e R&B, implica ter uma grande maturidade», comenta o intérprete ao jornal nacional.

James Brown, Barry White, Marvin Gaye e Billy Joel são alguns dos artistas que vão passar pela lupa do cantor português no seu novo disco. Para ser o mais fiel possível aos originais, Paulo Gonzo vai mesmo deslocar-se a Nova Iorque para gravar parte do disco. “Há temas que precisam de uma big band. Vou lá gravar porque ninguém grava este tipo de som como os americanos”, diz.
O primeiro concerto de apresentação do novo disco tem lugar em Lisboa, no próximo mês de Abril.

Alinhamento
Paulo Gonzo - Jardins proibidos
Paulo Gonzo - Dei-te quase tudo
Rui Veloso - Lado lunar
Pedro Abrunhosa - Momento
Paulo Gonzo - Leve beijo triste
André Sardet - O céu do nosso amor
Pólo Norte - Grito
Paulo Gonzo - Pedras da calçada

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 28/12/2009



A estrela de John Lennon no Passeio da Fama, em Hollywood, desapareceu. As versões quanto ao sucedido variam entre o roubo e a possibilidade de ter sido retirada para ser recolocada, devido à eminente inauguração da estrela do seu colega nos Beatles, Ringo Starr, marcada para o dia 8 de Fevereiro de 2010.Take 2
A homenagem ao desaparecido músico estava no mais conhecido passeio do mundo do entretenimento desde Setembro de 1988. O lugar antes ocupado pela estrela de Lennon, em Vine Street 1750, é agora um buraco tapado com um saco de plástico.


Além do autor de 'Imagine' e de Ringo Starr, também o já desaparecido George Harrison teve direito a uma homenagem póstuma no Passeio da Fama, precisamente este ano. Falta apenas Paul McCartney para cada um dos Beatles (grupo que tem direito à sua própria estrela) ser reconhecido a nível individual nas ruas de Hollywood.


Alinhamento
John Lennon - Just like starting over
John Lennon - Woman
The Rolling Stones - Angie
Elton John - Your song
John Lennon - Jealous guy
The Beatles - A day in the life
The Kinks - I took my baby home
George Harrison - Got my mind set on you
Paul McCartney - Young boy
John Lennon - Imagine

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Especial Natal


24/12/2008

Backstreet Boys – Christmas time

Bing Crosby – Chestnuts on the open fire

Diana Krall – Sleigh ride

Luther Vandross – This is Christmas

Steven Curtis Chapman – Winter wonderland

Boys II Men – Cold December nights

Tom Scott – Have yourself a merry little Christmas

Trade Adkins – The Christmas song

Manhattan Transfer – A Christmas love song

Jeff Jones – Silent night


25/12/2008

Bon Jovi – I wish everyday could be like Christmas

Britney Spears – My only wish this year

Bryan Adams – Christmas time

Celine Dion – Blue Christmas

Michael Bolton – Santa Claus is coming to town

Gloria Estefan – Christmas trough your eyes

Kylie Minogue – Santa baby

LeAnn Rimes – The Christmas song

Tanya Tucker – Winter wonderland

Peabo Bryson – It´s the most wonderful time

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 23/12/2009


O FBI revelou esta terça-feira centenas de documentos relacionados com Michael Jackson. A maioria diz respeito a uma investigação de 1992 sobre um homem que ameaçou matar o Rei da Pop e o então presidente americano George H. Bush.Take 2
Entre os ficheiros tornados públicos contam-se várias cartas ameaçadoras enviadas pelo suspeito. Numa delas, o homem ameaça cometer um assassínio em massa num concerto de Jackson e até matá-lo se não receber o dinheiro pedido.

Segundo o FBI, o suspeito acabou por se declarar culpado e foi condenado a dois anos de prisão.
Os documentos também relatam o trabalho de investigação sobre as alegações de abusos sexuais contra Michael Jackson, que morreu no final de Junho com 50 anos.

Alinhamento
Michael Jackson – I just can´t stop lovin´you
Michael Jackson – One more chance
Janet Jackson - Again
Whitney Houston – Where do broken hearts go
Michael Jackson – You are not alone
Madonna – Don´t cry for me Argentina
Michael Jackson – Heal the world

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 22/12/2009


Os Radiohead asseguraram aos fãs que vão continuar a gravar o sucessor de "In Rainbows", logo após a época festiva, em Janeiro de 2010.
Quem o diz é o baterista Ed O'Brien através de uma mensagem no site oficial do grupo: «neste momento estamos com um óptimo vibe, por isso queremos voltar a estúdio logo em Janeiro para continuar o trabalho que começámos no Verão. Estou entusiasmado com o que estamos a fazer, embora não possa dizer muito mais sobre isto. De qualquer das formas, toda a gente gosta de surpresas, não é?», pode ler-se na mensagem dos Radiohead.Take 2

O baterista dos Radiohead compara o momento pelo qual a banda está a passar em contraponto ao «lugar» onde estavam quando gravaram "Kid A", no final da década de 90. «Há dez anos estávamos todos (a banda) na 'terra' do "Kid A", apesar de estarmos muito orgulhosos com o disco, não era de facto um sítio agradável para se estar. O que é reconfortante agora é que somos definitivamente uma banda diferente. O que significa que também fazemos música diferente, que é o que faz o jogo continuar», diz O'Brien.

A mensagem do músico serviu ainda para reforçar a posição tomada pelo vocalista Thom Yorke, quando apareceu de surpresa na Conferência do Clima das Nações Unidas, que decorreu a semana passada em Copenhaga, na Dinamarca. A intenção de Yorke era de fazer pressão sobre os líderes presentes na reunião para não deixar que o debate fosse infrutífero. «Ainda não falei com o Thom mas, a julgar pelo que leio nos jornais, Copenhaga foi uma verdadeira desgraça», comenta Ed O'Brien.

O extenso post do baterista dos Radiohead termina com as propostas cinematográficas para a época festiva. Entre comédias clássicas e capítulos da saga James Bond, destacamos o filme de 1971 "Harold and Maude", e o filme de animação "À Procura de Nemo".

Alinhamento
Radiohead – High and dry
Radiohead – Creep
Muse – Sing for absolution
Coldplay - Clocks
Arcade Fire - Haiti
Radiohead -No surprises
Beck – Lost cause
Radiohead – There there

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 21/12/2009


Rufus Wainwright está a preparar a edição de um novo álbum para a Primavera do próximo ano. “All Days Are Nights: Songs For Lulu» deverá ser o título. Antes, em Abril, estreia a ópera «Prima Donna».
Para o mesmo período, está marcada uma digressão de dez datas no Reino Unido (concertos para voz e piano). Para Novembro há outra estreia marcada: em São Francisco, com a San Francisco Symphony, apresentará a música que compôs para sonetos de Shakespeare.

Alinhamento
Rufus Wainwright – Why does it always rain on me
Rufus Wainwright – Going to a town
Antony and the Johnsons – Hope there´s someone
Joan As Police Woman – To America (ft Rufus Wainwright)
Rufus Wainwright – Paper moon
Ed Harcourt – Kids (rise from the ashes)
Andrew Bird – Oh no!
Rufus Wainwright – The one you love

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 18/12/2009


Ney Matogrosso regressa a Portugal para dois concertos nos Coliseus de Porto e Lisboa, respectivamente nos dias 29 de Abril e 1 de Maio, de 2010.
O músico brasileiro traz na bagagem o novo disco, "Beijo Bandido".

«Inicialmente, achei que seria um disco de músicas românticas. Depois percebi que se trata de um álbum pop de canções brasileiras», explica Ney Matogrosso num comunicado de imprensa a propósito do seu mais recente trabalho, “Beijo Bandido”.
'Medo de Amar' de Vinicius de Moraes, 'A Bela e a Fera' de Chico Buarque e Edu Lobo e 'Mulher Sem Razão' de Cazuza, Dé e Bebel Gilberto, são alguns dos temas que fazem parte do alinhamento do álbum e do espectáculo.
Os bilhetes para o Porto custam entre 20 e 50 euros. Para a capital estão à venda por preços que variam entre os 20 e os 55 euros.

Alinhamento
Ney Matogrosso – A bela e a fera
Ney Matogrosso – Modo de amar
Lenine – Ciranda praeira
Chico Buarque – Gota d´água
Zeca Baleiro – Flor da pele
Ney Matogrosso – Tango para Tereza
Arnaldo Antunes – O silêncio
Adriana Calcanhoto – Ser de Sagitário
Ney Matogrosso - Fascinação

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 17/12/2009


Courtney Love tornou público o seu desapontamento por ter perdido a custódia da filha de 17 anos, Frances Bean Cobain, através de uma mensagem no Facebook, cheia de queixas sobre o comportamento da adolescente.
Aparentemente, Love não concordou com a decisão do tribunal de entregar a custódia da filha à avó e à tia, respectivamente a mãe e a irmã do desaparecido Kurt Cobain, o mítico líder dos Nirvana e pai de Frances Bean. Em causa esteve uma suposta recaída da líder das Hole no consumo de estupefacientes, mas a intérprete atribui as culpas do sucedido à adolescente de 17 anos.

“Não quero parecer demasiado fria, mas a verdade é que alguém próximo de mim que leve a cargo este tipo de coisas perdeu a sua posição... Ela foi falsa. Mentiu-me e está a mentir a si própria... A minha filha nem sempre é honesta. Frances é sem dúvida uma pessoa enganadora”, pode ler-se no extenso e algo confuso post de Courtney Love a propósito da sua filha Frances. A intérprete também aponta a sua fúria para as novas guardiãs da adolescente, comentando que Frances vai estar susceptível à influência da tia e da avó: “elas vão tentar pô-la contra mim mas não há problema porque a Frances é uma rapariga maravilhosa, só que está rodeada de más pessoas. Podias ter pedido a emancipação... Não percebes que isto vai pôr-te no circo mediático pela terceira vez na tua curta vida? Adoro-te e sempre te adorarei incondicionalmente”, escreveu Courtney Love.

Esta é a segunda vez que Love perde a custódia da filha, depois de ter estado afastada de Frances durante quase dois anos, a partir de 2003.

Alinhamento
Nirvana – About a girl
Nirvana – Where did you sleep last night
Soundgarden – Blach hole sun
Pearl Jam – I am mine
Foo Fighters – Big me
Nirvana – Come as you are
Bush – Letting the cables sleep
The Smashing Pumpkins - Stand inside your love
Nirvana – All apologies

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 16/12/2009


Os Yo La Tengo regressam ao nosso país no próximo mês de Março, para dois concertos em Lisboa e no Porto. Os espectáculos estão marcados para a Aula Magna, na capital, no dia 14 de Março, e para a Casa da Música, na Invicta, no dia 15.
O pretexto é o novo álbum "Popular Songs", editado em Setembro.
Os bilhetes para Lisboa custam entre 23 e 30 euros. Para o concerto no Porto, têm o preço único de 30 euros.

Os Yo La Tengo formaram-se em New Jersey, no início da década de 80, mais precisamente em 1984, por iniciativa do vocalista e guitarrista Ira Kaplan, e da sua mulher, Georgia Hubley (bateria/voz). Em seguida, a dupla iniciou a busca por outros músicos, nomeadamente um baixista, através de anúncios em várias publicações. A estabilização do núcleo do colectivo consumou-se um ano mais tarde, depois da edição do primeiro single, "The River Water", com as entradas do guitarrista Dave Schramm e do baixista Mike Lewis. Mas, a formação, claramente inspirada pelo som de bandas como os Velvet Underground, haveria de sofrer ainda mais alterações durante os anos seguintes.

A edição do primeiro álbum dos Yo La Tengo, "Ride the Tiger", foi antecipada pela saída de Schramm e Lewis. O segundo álbum, "New Wave Hot Dogs", contou com a participação de Stephen Wichnewski (baixo). As semelhanças entre a música criada pelos Yo La Tengo e a dos Velvet Underground ficou, com este disco, consideravelmente mais marcada. "President Yo La Tengo", o terceiro longa duração, chegou em 1989, um ano antes de "Fakebook", um álbum de versões e de originais, que voltou a contar com o contributo do regressado Dave Schramm.

Em 1992, os Yo La Tengo regressaram aos discos com "May I Sing With Me", um disco que contou com a participação de James McNew, o novo baixista. Um ano depois, e já na editora Matador, o grupo editou "Painful". "Electr-o-Pura" chegou às lojas em 1995, e doze meses depois foi a vez de "Genius + Love Equals Yo La Tengo", um disco em jeito de compilação, que incluiu uma série de faixas nunca antes editadas. "I Can Hear the Heart Beating as One", de 1997, precedeu "And the World Turned Itself Inside Out" em 2000. Em 2002, surgiu "The Sounds of the Sounds of Science", um registo que "serviu" como banda sonora para uma série de documentários subaquáticos do cineasta francês Jean Painleve. "Summer Sun", um novo álbum de originais, chegou ao mercado em Abril de 2003.
Em 2006 seria a vez de “ I Am Not Afraid of You and I Will Beat Your Ass” e no ano passado surgiu “Popular Songs”, o mais recente disco dos Yo La Tengo.

Alinhamento
Yo La Tengo – Black flowers
Yo La Tengo – I feel like going home
Pavement - Here
Yo La Tengo – Mr. Tough
Wilco - Everlasting
Mercury Rev – In a funny way
Yo La Tengo – The race is on again

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 15/12/2009


Os Amália Hoje acabam de disponibilizar o vídeo para o novo single, 'Foi Deus'. Segundo um comunicado de imprensa da banda, a promo é inspirada no vídeo para 'Atmosphere' dos Joy Division, realizado em 1988 por Anton Corbjin (realizador que mais tarde assinou "Control", o biopic sobre o líder do grupo de Ian Curtis).

Na altura, Corbjin decidiu filmar o vídeo como se fosse o funeral de Curtis, falecido seis meses antes, uma homenagem recuperada agora pelos Amália Hoje, para fazer um tributo semelhante à grande diva do fado, dez anos depois do seu desaparecimento.

“O vídeo representa a nova geração que traz aos ombros a homenagem, humilde, pura, sincera. Ao fundo da praia a saudade, a tradição, a melancolia, o negro triste destino, o fado. A homenagem é aceite, ambos formam aquilo que se diz ser a homenagem perfeita às canções que fizeram dela única. Tradição e modernidade. Se o antigo era Amália, o novo é hoje... hoje de novo escutamos Amália”, diz Nuno Gonçalves em comunicado de imprensa.

Alinhamento
Hoje – Foi Deus
Hoje - Gaivota
Dulce Pontes – Lusitana paixão
Flor-de-Lis – Todas as ruas do amor
Mafalda Veiga e João Pedro Pais - Tatuagens
Xaile – A minha circunstância
Mesa – Boca do mundo
Hoje – Foi Deus

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 14/12/2009


O disco dos OqueStrada, "Tasca Beat", foi votado pela equipa do site Cotonete como o Melhor Álbum Nacional de 2009. A tabela dos 10 melhores discos portugueses do referido site tem a curiosidade de ser maioritariamente ocupada por álbuns de estreia, seis ao todo. Os longos estreantes fazem o pleno dos lugares de pódio - "Tasca Beat" dos OqueStrada, "Fado" de Carminho (em 2º) e "Teratron" dos Teratron (em 3º). "Virou" dos Diabo na Cruz, "É Isso Aí" dos Aquaparque (ambos em 7º), e "Virgem Suta" dos Virgem Suta (em 10º) são os restantes álbuns do top 10 com semelhante estatuto de baptismo.

A lista do Cotonete dos 10 Melhores Álbuns Nacionais de 2009 é a seguinte:
1º OqueStrada - Tasca Beat
2º Carminho - Fado
3º Teratron - Teratron
4º Legendary Tiger Man - Femina
5º Cristina Branco - Kronos
6º Norberto Lobo - Pata Lenta
7ºs Diabo na Cruz - Virou
Aquaparque - É Isso Aí
9º Micro Audio Waves - Zoetrope
10º Virgem Suta - Virgem Suta

No ano passado, o Cotonete elegeu "Black Diamond", dos Buraka Som Sistema (também um álbum de estreia), como o Melhor Álbum Nacional do Ano. O referido disco foi também eleito como o Melhor Álbum Nacional da Década.

Alinhamento
OqueStrada – Oxalá te veja
The Legendary Tiger Man – Lonesome town (ft Rita Redshoes)
Cristina Branco – Bomba relógio
Deolinda – Movimento perpétuo associativo
Hoje – Foi Deus
Irmãos Verdade – Yolanda
Joana Pessoa – Dá-me os teus olhos
JP Simões – O trovador entrevado
Buraka Som Sistema – Yeah!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 11/12/2009


Joan Baez vai estar em Portugal no mês de Março. A artista vai actuar a 8 de Março na Casa da Música (Porto) e dois dias depois no Coliseu dos Recreios. Os bilhetes custam 40 euros (Porto) e variam entre os 20 e os 55 para Lisboa.

A carreira profissional de Joan Baez começou em 1959 no "Newport Folk Festival", onde com 18 anos foi a grande revelação. Lançou pela Vanguard Records no ano seguinte o seu álbum de estreia, "Joan Baez", uma colecção de baladas tradicionais que vendeu moderadamente bem, chamando a atenção pela qualidade do repertório e pelo seu talento na guitarra acústica, aliado à sua bela voz de soprano. O álbum seguinte, "Joan Baez, Vol. 2", foi lançado em 1961. Ganhou um disco de ouro, o mesmo acontecendo com "Joan Baez in Concert", de 1962.
Em 1963, já era considerada uma das cantoras mais populares dos Estados Unidos. Em 1964 lança o disco Joan Baez/5, incorporando neste trabalho uma selecção de populares canções folk dos Estados Unidos e da América Latina. Além de folk tradicional e canções de protesto, ajudou a promover Bob Dylan, impressionada com as suas composições iniciais e incluindo várias delas no seu repertório. Baez e Dylan foram mesmo namorados mas o relacionamento acabou em 1965. Entre os sucessos históricos dessa época, podem ser citados "We shall overcome", "With God on our side" e "All my trials", além de outros.

Assim como Dylan, Baez foi influenciada pela invasão britânica e passou a usar, ainda que discretamente, acompanhamento eléctrico. Em 1969 a cantora lançaria um álbum duplo inteiramente dedicado às canções de Bob Dylan, "Any day now", e tocou em Woodstock, numa época em que estava inteiramente envolvida na luta contra a Guerra do Vietname.
Nesta altura, já Baez estava influenciada pelo country rock. A sua versão de "The Night They Drove Old Dixie Down" foi um sucesso, entrando para o top ten americano.
Já na década de 1970 deu-se a sua incursão pela pop, culminando com o elogiado "Diamonds & Rust". Em 76, voltou a apresentar-se com Bob Dylan e gravou o duplo ao vivo "From every stage". No final dos anos 70, Baez mudou para a CBS Records, lançando "European Tour" um disco ao vivo, acústico, que marca o regresso a uma certa simplicidade musical e talvez ao melhor formato artístico para o seu estilo.

Já nos anos 90, apesar das mudanças constantes de gravadora, Joan Baez continuou a lançar álbuns. O CD "Ring them bells", de 1996, foi considerado o melhor trabalho de folk contemporâneo do ano, por revistas especializadas no género.
Em 2008, comemorou 50 anos de carreira musical com turnés pelos Estados Unidos e Europa e lançou o CD “Day After Tomorrow”, produzido pelo cantor e compositor Steve Earle. Um trabalho que marcou o regresso ao Top 200 da Billboard.

Alinhamento
Joan Baez – Gracias a la vida
Joan Baez – Diamonds and rust
Joni Mitchell – How do you stop
Bob Dylan – Lay lady Lay
Donovan - Atlantis
Joan Baez – The night they drove old Dixie Down
Leonard Cohen – Take this waltz
Joan Baez - Imagine

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 10/12/2009


Os Editors regressam esta quinta-feira a Lisboa para apresentar "In This Light and On This Evening", no Campo Pequeno. O terceiro e mais recente disco da formação de Birmingham foi gravado integralmente em Londres, cidade que, de acordo com a banda, está em todas as canções.

Sempre com os Joy Division em fundo, Tom Smith, Chris Urbanowicz, Russell Leetch e Ed Lay protagonizam o concerto do dia em Portugal. O espectáculo foi antecedido pelas prestações dos compatriotas Maccabees e dos canadianos Wintersleep. O custo dos bilhetes para o espectáculo dos Editors varia entre os 22 e os 33 euros.

Alinhamento
Editors – An end has a start
Editors - Bones
Interpol – Slow hands
Kasabian – Shoot the runner
Bloc Party – I still remember
Editors – Smokers outside the Hospital doors
The National – Fake empire
Razorlight – Wire to wire
Editors - Spiders

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 09/12/2009


Os Pearl Jam vão fechar o festival Optimus Alive!10. O anúncio do regresso da banda, depois da passagem pelo mesmo evento em 2007, foi feito em conferência de imprensa, em Lisboa.
Os Pearl Jam, que vêm apresentar o mais recente "Backspacer", tornam-se assim o primeiro cabeça de cartaz a ser avançado para a próxima edição do Alive.

No final de Novembro, foi colocado à venda o Fã Pack Fnac Optimus Alive!10. O pacote, à venda em exclusivo nas lojas Fnac, inclui um voucher para ser trocado por um bilhete ou um passe de três dias e uma t-shirt alusiva à próxima edição do evento, desenhada pela Eastpack.
Os preços variam entre os 50 euros (um dia) e os 90 euros (três dias).

A troca de vouchers por bilhetes nas lojas Fnac só pode ser efectuada entre 11 de Janeiro e 30 de Abril de 2010. O pacote especial só vai estar à venda até ao dia 10 de Janeiro nas lojas e no site fnac.pt.
O Optimus Alive!10 decorre de 8 a 10 de Julho de 2010, no Passeio Marítimo de Algés.

Alinhamento
Pearl Jam – Speed of sound
Pearl Jam – The fixer
Soundgarden – Black hole sun
Chris Cornell – Long gone
Pearl Jam – Last kiss
Nirvana – Where did you sleep last night
Foo Fighters – Walking after you
Pearl Jam - Jeremy

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 07/12/2009


Stevie Wonder foi na passada semana designado mensageiro da paz das Nações Unidas, com a missão específica de ajudar as pessoas com deficiências. O secretário-geral da ONU disse que o cantor, que é cego, vai cumprir a tarefa por causa do trabalho de caridade que já realizou.

Para Ban Ki-moon, Stevie Wonder é admirado por milhões de pessoas e tem retribuído também para milhões. O músico é o 11º detentor do título de mensageiro da paz da ONU, depois de nomes como Paulo Coelho ou George Clooney.

Alinhamento
Stevie Wonder – Part time lover
Stevie Wonder - Superstition
The Jacksons – I´ll be there
Al Green – I´ll be around
Aretha Franklin – Call me
Stevie Wonder – I just called to say I love you
Otis Redding – The dock of the bay
Luther Vandross – Buy me a rose
Diana Ross – Missing you
Stevie Wonder – You are the sunshine of my life

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 04/12/2009


«Estão a sentir-se bem? Eu estou a sentir-me muito bem», comentou Alex Kapranos, a certa altura do concerto dos Franz Ferdinand no Campo Pequeno, em Lisboa, esta semana. A noite também não era para menos, já que marcava o primeiro encontro a sós da banda escocesa com o público português, depois de variadas passagens por festivais do norte a sul do país. Homem temperamental, Kapranos não deixou de partilhar as declarações de amor ao nosso país. A troca de elogios acompanhou a boa prestação musical do quarteto, perante uma assistência sempre saltitante e espalhafatosa, que ajudou, e muito, a tornar inesquecível esta estreia a solo dos autores de 'Take Me Out'.

O pretexto para mais um concerto dos Franz Ferdinand por cá foi o novo disco "Tonight". Em palco, o quarteto de Glasgow espelha a atitude descontraída que é a espinha dorsal das suas composições: rock and roll puro, sem pedantismo ou declarações de consciência de qualquer género. No fundo, aquilo que Kapranos tão bem condensou quando lhe perguntaram como resumiria a música dos Franz Ferdinand: «pop-rock para pôr as miúdas a dançar».
E muito se dançou no Campo Pequeno, sobretudo com os hinos do primeiro álbum, disco que continua a ser o preferido pela plateia nacional: 'Take Me Out', 'This Fire', 'Dark of the Matinée' e 'Tell Her Tonight'. 'Do You Want To', que foi o primeiro tema a fazer toda a gente levantar-se, e 'Walk Away' também não faltaram. Quanto ao novo álbum, ecoaram na sala da capital temas como 'No You Girls', 'Can't Stop Feeling', 'Live Alone' e 'Ulysses', cantado de uma ponta à outra pela assistência.

Além de serem uma das mais afáveis e comunicativas bandas britânicas - não faltaram caminhadas à beira de palco a incentivar as primeiras filas ou gritos de ordem, tanto de Kapranos como do irrequieto guitarrista, Nicholas McCarthy - os Franz Ferdinand denotam uma preocupação em tornar as suas já de si orelhudas composições, mais adequadas para a apresentação ao vivo. Os finais em fuga são frequentes, com as devidas paragens para os coros e a participação do público nos momentos certos. Entre as novidades para quem já os viu nas várias passagens pelo nosso país, contam-se a introdução do vídeo, com direito a uma câmara em tempo real colocada bem em cima do grupo, num pormenor muito simples mas efectivo.

No concerto dos Franz Ferdinand em Lisboa, destaque ainda para o final de 'Lucid Dreams' em total delírio electrónico, com Daft Punk à cabeça, a fechar o encore e o concerto e, sobretudo, o solo a oito mãos, ou melhor, uma espécie de dança tribal à volta de uma segunda bateria, colocada bem na frente do palco, que marca o final de 'Outsiders'.
O Campo Pequeno até teve direito a uma interpretação da excelente versão de 'All My Friends', dos nova-iorquinos LCD Soundsystem, cantada por um escocês com um cachecol de Portugal ao pescoço.

Alinhamento
Franz Ferdinand - Matinee
Franz Ferdinand – Take me out
Kaiser Chiefs – Everyday I love you less and less
Kasabian – Shoot the runner
Franz Ferdinand – This fire
The Killers – Mr. Brightside
Muse – Butterflies and hurricanes
Franz Ferdinand - Ulysses

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 03/12/2009


Os Goldfrapp anunciaram que vão lançar um novo disco chamado "Head First", no dia 22 de Março de 2010. O primeiro avanço intitula-se 'Rocket' e tem lançamento marcado para o dia 9 de Março.
A dupla britânica confirmou também que vai fazer uma digressão de apresentação do novo álbum, mas não avança para já com qualquer data ao vivo.

Adivinha-se um 2010 em grande para os autores de "Felt Mountain", já que o duo também prepara o lançamento da banda sonora de "Nowhere Boy", o biopic sobre a adolescência de John Lennon. O filme estreou em Outubro no London Film Festival em Londres, não se sabendo ainda se vai ter distribuição comercial.

Paralelamente, Alison Goldfrapp e Will Gregory também foram recrutados para 'dar uma mãozinha' no próximo disco de Christina Aguilera. Sia Furler, Ladytron, M.I.A. e Santigold são outros dos artistas apontados como convidados do álbum.

Alinhamento
Goldfrapp - Happiness
Goldfrapp - Clowns
Portishead – Sour times
Royksopp - Sparks
Air – Playground love
Goldfrapp – Caravan girl
Massive Atack – Safe from harm
Goldfrapp - A&E

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Barco Ancorado 02/12/2009


O clássico de 1968 de Jimi Hendrix, 'Voodoo Child (Slight Return)', foi considerado o tema com o melhor riff de guitarra de sempre pelo site MusicRadar.com.
A lista de 50 temas foi elaborada através dos votos de mais de cinco mil utilizadores do site.

Hendrix bateu 'Sweet Child o' Mine' dos Guns n' Roses, tema que se ficou pela segunda posição. 'Whole Lotta Love' dos Led Zeppelin, 'Smoke On the Water' dos Deep Purple e 'Layla' de Derek and the Dominos fecham o top five da contagem.

Na lista de 50 temas não faltam riffs da autoria de Angus Young (AC/DC), Keith Richards (Rolling Stones), Jack White (White Stripes), Kurt Cobain (Nirvana), John Lennon/Paul McCartney (Beatles), Tony Iommi (Black Sabbath) e Matt Bellamy (Muse), entre muitos outros.

Alinhamento
Jimi Hendrix – Voodoo child
Guns n´ Roses – Sweet child o´mine
Led Zeppelin – Whole lotta love
Nirvana – Come as your are
Black Sabbath – Children of the grave
Muse – Sing for absolution