quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Barco Ancorado 30/09/2009


Os Genesis estão na corrida para a entrada no Rock and Roll Hall of Fame, em 2010. Esta é a primeira vez que Peter Gabriel e companhia estão nomeados para a honra máxima do mundo do rock. «Era óptimo se acontecesse. Mas não posso mesmo dizer se vamos ser uma das grandes bandas que entra no Hall of Fame», comentou o teclista Tony Banks, em declarações à Billboard.com.

A nomeação para o Panteão do Rock aumenta os rumores sobre a possível reunião do grupo, com Peter Gabriel a dar a cara e Phil Collins na bateria. Collins revelou recentemente que tem um problema de costas que o impede de tocar bateria, obstáculo que, segundo Banks, o grupo terá de ultrapassar caso entre mesmo no Rock and Roll Hall of Fame, já que as bandas distinguidas normalmente actuam na cerimónia de celebração da eleição para o prestigiado grupo de músicos.

Os fãs dos Genesis não precisam de esperar até o dia 15 de Março de 2010 - data para a qual está marcado o anúncio dos artistas distinguidos este ano - para receber novidades da banda. Já está nas lojas uma compilação ao vivo chamada "Genesis Live 1973-2007", que inclui o registo de quatro concertos, material inédito gravado entre 1973 e 1975 e imagens inéditas do grupo. Para o início de 2010, está prevista também a edição de uma box set que compila vídeos de concertos da banda, incluindo 40 minutos filmados pelo próprio Phil Collins durante a preparação do disco clássico de 1983, "Genesis".

Alinhamento
Genesis – Hold on my heart
Genesis – Into deep
Marillion - Kayleigh
Supertramp – Logical song
Genesis -Invisible touch
Kansas – Dust in the wind
Pink Floyd – Learning to fly
Genesis – Jesus he knows me

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Barco Ancorado 29/09/2009


Leonard Cohen actuou esta semana em Israel, naquele que foi o primeiro concerto do intérprete naquele país em mais de 30 anos.
A passagem de Cohen por Telavive levantou os protestos dos activistas palestinianos, devido ao conflito armado constante entre os dois países, mas o cantor enfrentou o boicote e actuou durante três horas perante o público israelita, não sem antes fundar um Fundo para a Reconciliação, Tolerância e a Paz, com o objectivo de ajudar a «mudar os sentimentos das pessoas e trazer a paz». Grande parte do dinheiro recolhido pela fundação vai ser entregue à organização Parents Circle, destinada a apoiar pais de ambos os lados que tenham perdido familiares no conflito.

A Parents Circle foi elogiada várias vezes por Cohen durante o concerto, já que vários membros palestinianos encontravam-se na audiência. O intérprete canadiano segue assim o exemplo de artistas como Madonna e Depeche Mode, nomes que deram concertos recentes em Israel, depois de vários anos afastados daquela zona do mundo devido ao conflito Israelo-Palestiniano.
A última vez que Leonard Cohen, ele próprio de origem judia, actuou em Israel foi em 1975.

Alinhamento
Leonard Cohen – Waiting for the miracle
Leonard Cohen – Democracy
Bob Dylan – Beyond here lies nothin
Nick Cave – Into my arms
Leonard Cohen – I´m your man
Lou Reed – Walk on the wild side
Neil Young - Off the road
Leonard Cohen – Take this waltz

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Barco Ancorado 28/09/2009


Tori Amos prepara o lançamento de um novo disco chamado "Midwinter Graces". A edição é dedicada ao Inverno e integra versões de temas sazonais como 'Star of Wonder' e 'What Child, Nowell', ao lado de canções inéditas da compositora norte-americana.
"Midwinter Graces" tem lançamento marcado para o dia 10 de Novembro. Esta será a segunda edição de Tori Amos este ano, depois de "Abnormally Attracted to Sin".

Não são raras as vezes em que a música de Tori Amos é fruto de comparações com a de Kate Bush e Joni Mitchel, devido à poesia inerente às letras que escreve e ao facto de ter trazido o piano de volta ao universo do rock & roll.
Tori Amos começou a actuar em bares, ao mesmo tempo que frequentava o liceu e, em 1980, com 17 anos, editou o seu primeiro single, «Baltimore/Walking With You». Ainda antes de mudar o nome para Tori, Myra – seu nome de baptismo - gravou versões dos temas «A Case of You» de Joni Mitchel, «Strange Fruit» de Billie Holiday e «Ain't No Sunshine» de Bill Withers, recriações que veio a incluir nos seus concertos na década de 90.
Foi, então, que passou a chamar-se Tori Amos, devido a um comentário do namorado de uma amiga, que referiu que a cantora tinha mais cara de Tori do que de Myra.
Já em Los Angeles, a cantora assinou, em 1987, um contrato com a Atlantic Records, editora para a qual gravou no ano seguinte o desastroso álbum «Y Kant Tori Read», em memória do episódio da sua expulsão do Peabody Institute.

Em 1990, Tori Amos tentou uma nova abordagem a nível de interpretação, adoptando o estilo tão próprio de cantar que hoje a caracteriza. O resultado viu-se no EP, «Me and a Gun», de 1992, que foi alvo de críticas notáveis por parte da imprensa e deu origem a uma digressão pelo Reino Unido.
1992 foi também o ano da edição do primeiro álbum como cantora e escritora de canções. «Little Earthquakes» convenceu tanto o mercado britânico como o norte-americano e valeu à cantora a conquista de uma pequena legião de fiéis seguidores que, por alturas da edição do seu segundo álbum, «Under the Pink» (1994) tinha já adquirido proporções bem maiores. O sucessor de «Little Earthquakes» contou com a colaboração de Trent Reznor, dos Nine Inch Nails, que emprestou a sua casa nova para as gravações do álbum.
«Under the Pink» vendeu mais de um milhão de cópias e produziu o êxito «Cornflake Girl», que chegou a número quatro das tabelas britânicas, e colocou Amos lado a lado com cantoras como PJ Harvey e Björk, todas elas representantes de uma nova vaga de vozes femininas inteligentes que inundou o mundo discográfico nos anos 90.

«Boys For Pele» surgiu em 1996, e o tema «Professional Widow», nele incluído, foi remisturado por Armand Van Helden, tendo chegado a número um no Reino Unido.
Dois anos depois, Tori Amos lançou «From the Choirgirl Hotel» e, em 1999, foi a vez do álbum ao vivo «To Venus and Back», cuja edição coincidiu com a digressão norte-americana que a cantora realizou em conjunto com Alanis Morissette, ao longo de um mês.
"Strange Little Girls", o disco de 2001, é um conjunto de doze canções escritas e interpretadas por homens na sua versão original, casos de Lloyd Cole, John Lennon e Paul McCartney, Joe Jackson e Tom Waits.
Em Outubro de 2002, a cantora editou um novo conjunto de originais, intitulado "A Sorta Fairytale", onde desempenhou o papel de produtora, bem como o de narradora das histórias que deram forma ao disco. Seguiram-se mais quatro trabalhos, até ao mais recente “Abnormally Attracted to Sin”.

Alinhamento
Tori Amos – Losing my religion
Tori Amos – Professional widow
Kate Bush - Babooshka
PJ Harvey – To bring you my love
Tori Amos – Glory of the 80's
Fiona Apple – Fast as you can
Suzanne Vega – Songs in red and grey
Tori Amos – Silent all these years

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Barco Ancorado 25/09/2009


Depois dos rumores de que Lily Allen pretendia deixar a música, a cantora britânica confirmou oficialmente que não pretende lançar mais discos.
A confissão foi publicada no novo blog da intérprete, It's Not Alright, uma publicação online criada por Allen para protestar contra a partilha ilegal de ficheiros.

«Só para que saibam, não re-negociei o meu contrato com a editora e não tenho qualquer plano de fazer outro disco. Continuo fã da música nova, isto não é uma cruzada egoísta. O tempo de fazer dinheiro com a música acabou para mim, por isso não espero lucrar com a legislação. Excepto com a venda de material gravado previamente, claro», pode ler-se na mensagem de Lily Allen.

Allen dá assim um carácter mais definitivo às suas declarações no início do mês, quando afirmou que pretendia fazer uma pausa na carreira musical. «Acabo os concertos em Março, altura em que estarei preparada para outra coisa qualquer. Estou na estrada há quatro anos e aproveitei ao máximo a minha voz. Tem sido uma luta, por isso é tempo de tentar outra coisa», disse Allen citada pelo The Sun.

Nos planos da cantora está a representação. Por agora, a autora de 'Smile' tem presença confirmada na peça de teatro "Reasons to Be Pretty", prestes a estrear em Londres. «A peça é sobre temas que me são muito queridos, nomeadamente os perigos do culto da beleza entre as jovens», comenta a intérprete, ela que é filha da reconhecida produtora de cinema Alison Owen e do actor Keith Allen. A estreia na representação de Lily Allen chegou, inclusive, pelas mãos da mãe, que 'cedeu' a filha, na altura com 12 anos, para ser uma das aias que acompanha a Rainha Isabel I de Inglaterra, interpretada por Cate Blanchett no filme "Elizabeth", de 1998.

Alinhamento
Lily Allen - Naive
Lily Allen – Shame for you
Katy Perry – Thinking of you
Lady GaGa - Lovegame
Lily Allen – Take what you take
The Ting Tings – We walk
Girls Aloud – Can´t speak french
Sugababes – Caught in a moment
Lily Allen – The fear

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Barco Ancorado 24/09/2009


Eric Clapton e Jeff Beck, dois dos guitarristas que passaram pelos Yardbirds, vão dar um concerto em conjunto em Londres.
O espectáculo único está marcado para o dia 13 de Fevereiro de 2010 na O2 Arena da capital britânica, sendo a segunda vez que as lendas do rock tocam no mesmo palco, nos últimos tempos.

«Eric [Clapton] e eu tocámos juntos no Japão, no início do ano e divertimo-nos imenso. Desde aí mantivemos o contacto e temos falado sobre fazer algo parecido para os nossos fãs», comentou Jeff Beck citado pela Uncut. «Sempre considerei o Jeff Beck, como um dos melhores guitarristas vivos. É um amigo, um tipo espectacular e um músico dotado. Divertimo-nos tanto no Japão que é natural voltarmos a tocar juntos», disse por seu lado Eric Clapton.

Os Yardbirds tiveram várias formações, entre o nascimento em 1963 e a separação em 1968. Keith Relf, Anthony Topham, Chris Dreja, Paul Samwell-Smith e Jim McCarty foram os membros originais do grupo, uma formação pela qual passou, além de Clapton e Jeff Beck, Jimmy Page. Em 1968, o famoso guitarrista britânico fundou os New Yardbirds ao lado de Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, hoje em dia mais conhecidos pelo nome que viriam a assumir ainda nesse ano, os Led Zeppelin.

Jim McCarty e Chris Dreja reformularam os Yardbirds originais nos anos 90. A reunião resultou num disco com novas versões de temas antigos do grupo, intitulado "Birdland" e editado em 2003, ao lado de discos ao vivo registados já no novo século, tais como "Live at B.B. Kings Blues Club", lançado em 2007. A formação do grupo tem mantido a tradição de ir mudando ao longo dos anos. Hoje em dia, apenas restam o baixista Chris Dreja e o baterista Jim McCarty como membros originais da veterana banda.

Alinhamento
Yardbirds – Eight miles high
Yardbirds – For your love
The Animals – The house of the rising sun
Led Zeppelin – The battle of Evermore
The Kinks – Got love if you want it
Yardbirds – Hang on sloopy
The Faces - Debris
The Rolling Stones – Like a rolling stone
Jimi Hendrix – Hey Joe
Yardbirds – The train kept a-rollin´

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Barco Ancorado 23/09/2009


Bebel Gilberto regressa a Portugal no dia 26 de Outubro, para um concerto na Aula Magna, em Lisboa.
A cantora brasileira traz na bagagem o novíssimo "All in One", disco que chega às lojas no dia 5 de Outubro e que marca a estreia da intérprete com o carimbo da prestigiada editora de jazz norte-americana Verve.

A nova edição da filha de João Gilberto e sobrinha de Chico Buarque integra versões de temas do próprio pai, de Stevie Wonder, Bob Marley e Carmen Miranda, ao lado de canções originais. A produção é assinada por Mark Ronson, o produtor de discos como "Back to Black" de Amy Winehouse e "Alright, Still" de Lily Allen.
Os bilhetes para o concerto em Lisboa estão à venda nos locais habituais por preços que variam entre os 28 e os 35 euros.

A Aula Magna também vai receber o concerto de João Bosco no dia 26 de Novembro. O músico brasileiro traz a Lisboa o novo álbum "Não Vou Para o Céu", para um espectáculo onde vai estar acompanhado pelo saxofonista Steve Coleman. Ricardo Silveira faz a primeira parte. Os bilhetes custam entre 25 e 30 euros.

Alinhamento
Bebel Gilberto – All around
Bebel Gilberto – O caminho
Cibelle – Sereia amor d´água
Astrud Gilberto – Who needs forever
Bebel Gilberto – Sem contenção
Gal Costa – A preta do Carajé
Vanessa da Mata - Amado
Maria Rita - Cara valente
Bebel Gilberto – So nice

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Barco Ancorado 22/09/2009


Os Goldfrapp escreveram a banda sonora para um novo biopic inspirado na infância do desaparecido John Lennon. É o próprio duo quem o anuncia no site oficial de Alison Goldfrapp. O filme chama-se "Nowhere Boy", é realizado por Sam Taylor Wood, um realizador ainda pouco conhecido que já conta com um BAFTA (os Óscares ingleses) no currículo para a curta-metragem "Love You More". O argumento é assinado por Matt Greenhalgh, o homem que já tinha adaptado para o grande ecrã as memórias de Deborah Curtis, a viúva de Ian Curtis, no filme de Anton Corbjin, "Control". Desta vez, Greenhalgh baseia-se no livro "Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon", escrito pela meia-irmã do ex-Beatle, Julia Bird.

Na mensagem publicada no seu site oficial, Goldfrapp informa que a gravação dos temas com orquestra vai ter lugar nos míticos estúdios de Abbey Road, onde os Beatles gravaram a maior parte dos seus álbuns.
A ante-estreia do filme está marcada para o dia 29 de Outubro, no conceituado London Film Festival.
Paralelamente, Goldfrapp revelou que o duo está prestes a regressar a estúdio para preparar o sucessor de "Seventh Tree".

Alinhamento
Goldfrapp - Happiness
Goldfrapp - Clowns
Bjork – Hidden place
Royksopp – Poor Leno
Portishead – Sour times
Goldfrapp – Caravan girl
Lamb - Wonder
Air – Playground love
Massive Atack - Protection
Goldfrapp - A&E

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Barco Ancorado 21/09/2009


A cantora italiana Laura Pausini, que está actualmente em digressão internacional para apresentar o mais recente álbum «Primavera Antecipada», disse que quer fazer uma pausa na carreira para ser mãe. «Esta é a digressão mais importante da minha carreira, porque é a maior, mas depois quero parar um ou dois anos para ver se realizo o meu desejo de ser mãe», disse a artista em entrevista, segundo o site peruano Pressperu.
«Não sei exactamente o que vai acontecer, o meu sonho era verdadeiramente ter uma família, mas também não excluir a possibilidade de cumprir outros sonhos que são uma parte da minha carreira. Penso que só quando olhamos para o rosto do nosso filho sabemos o que precisamos para viver melhor», acrescentou Laura Pausini.


Actualmente numa relação estável com o noivo Paolo, a intérprete reconhece que já não vê a hora de ser mãe, mas «não me quero pressionar», disse, ainda que pense que será a mulher mais feliz do mundo quando acontecer.
A digressão da Laura Pausini passará por Lima, no Peru, a 27 de Setembro, e tem datas marcadas no Chile, Argentina, Brasil, México, EUA e Canadá.


Alinhamento
Laura Pausini – Non c´e
Laura Pausini - Incancelabile
Eros Ramazzotti – Se bastasse una canzone
Gianna Nannini – Meravigliosa creatura
Laura Pausini – La solitudine
Alejandro Sanz – Cuando nada me ve
Chayanne – La playa
Lara Fabian - Quédate
Laura Pausini – Una emergenza d´amore

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Barco Ancorado 18/09/2009


Os Smashing Pumpkins, em cuja formação actual apenas resta Billy Corgan como membro original da banda, estão prestes a lançar o novo disco "Teargarden By Kaleidyscope" através de download livre.
Como é seu apanágio, Corgan revelou que o lançamento vai ser processado de forma um pouco diferente do habitual, já que o novo álbum tem 44 faixas e todas elas vão ser oferecidas, sim, mas uma por uma a partir do final de Outubro.

«Livre quer dizer livre, o que significa que não vais ter de te inscrever, ou dar um endereço de e-mail, ou saltar por cima de nada. Vais poder chegar lá e tirar as canções que quiseres, quando vezes desejares», comentou Corgan no seu blog.
"Teargarden By Kaleidyscope" começou a ser gravado esta semana, com Corgan a prometer «um regresso às origens psicadélicas dos Smashing Pumpkins: atmosférico, melódico, pesado e bonito».
Além do lançamento digital, vão chegar às lojas quatro EPs com 11 temas cada um e uma box set de luxo com as 44 canções, assim que o disco acabar de ser gravado.
Esta será a primeira edição desde a saída definitiva de Jimmy Chamberlin da banda.

Alinhamento
Smashing Pumpkins - 1979
Smashing Pumpkins – Bullet with butterfly wings
Soundgarden – Black hole sun
Bush - Swallowed
Pearl Jam - Jeremy
Smashing Pumpkins – Stand inside your love
R.E.M. - Imitation of life
Foo Fighters – Walking after you
Smashing Pumpkins - Today

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Barco Ancorado 17/09/2009


Depois de muita especulação sobre o regresso ao activo dos Pavement, chegam agora notícias que dão como certa a reunião do grupo para uma digressão em 2010.
De acordo com o site brooklynvegan.com, Stephen Malkmus e companhia vão assinalar o regresso aos palcos com vários concertos no Central Park, de Nova Iorque, um pouco à semelhança dos Blur, que se voltaram a reunir com dois concertos no Hyde Park, em Londres. Os espectáculos estão marcados para Setembro do próximo ano, ficando por saber se essas actuações marcam o arranque ou o final de uma tournée.

O último concerto dos Pavement teve lugar na mítica Brixton Academy, de Londres, em Novembro de 1999, já depois de Stephen Malkmus confessar aos membros da banda que não queria continuar no grupo. O espectáculo ficou marcado pelo gesto simbólico do vocalista a pendurar umas algemas no tripé do microfone para mostrar ao público o que significou para si estar na banda todos aqueles anos. A separação oficial só teve lugar em 2000 e através da internet, já que Malkmus e os colegas pouco falavam desde o afastamento dos palcos.

Alinhamento
Pavement - Here
Pavement - Stereo
Yo La Tengo – Black flowers
Sonic Youth – Teenage riot
Pavement – Summer babe
Wilco - Everlasting
Mercury Rev – Faraway from cars
The National – Slow show
Pavement – The killing moon

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Barco Ancorado 16/09/2009


As Bangles estão no estúdio a gravar o seu próximo álbum, o quinto longo da sua carreira e o segundo desde o seu regresso no início desta década.
Segundo anuncia o mais recente número da revista de música Mojo, o álbum vai ser lançado no início de 2010 e, tal como o seu futuro antecessor de 2003 "Doll Revolution", vai incluir inéditos e temas mais antigos.
Sobre as coordenadas estéticas das novas canções, a vocalista e guitarrista Susanna Hoffs afirma à Mojo «que, como sempre, voltámos a ser influenciadas pelo nosso amor louco em relação aos Beatles».
A banda regressa ao formato trio fundador - Susanna Hoffs, Vicki Peterson e Debbi Peterson - com a saída recente da baixista de longa data Michael Steele.
Os Bangles foram um dos grupos pop-rock femininos mais populares dos anos 80. Canções como 'Eternal Flame' e 'Walk Like an Egyptian' tornaram-se universais.

Conhecidas por êxitos como "Eternal Flame", "Manic Monday" e "Walk Like An Egyptian", as Bangles chegaram a chamar-se Colours, Supersonic Bangs e Bangs. Oriundas da cena underground de Los Angeles, as norte-americanas viriam, com o passar dos anos e o avançar da carreira, a adoptar uma sonoridade mais comercial, antes de, em 1989, se separarem, adiantando divergências artísticas como justificação. Adeptas de bandas como os Big Star e os Love, as Bangles formaram-se quando as irmãs Debbi e Vicki Peterson responderam a um anúncio colocado pela vocalista e guitarrista Susanna Hoffs. Annette Zilinskas viria, mais tarde, a ocupar-se do baixo. A estreia das Bangles nos discos foi feita ao som do single "Getting Out of Hand", ao qual se seguiu um EP de quatro músicas e o contrato com a Columbia. "All Over The Place", de 1984, é o primeiro longa-duração do grupo, e inaugura uma longa colaboração com o produtor David Khane. Passado um ano, e com a ajuda de Prince, as Bangles, já com Michael Steele como baixista, lançam "Different Light", repositório de numerosas músicas que, até hoje, fazem as delícias das rádios saudosistas. "Manic Monday", talvez a mais memorável das faixas, foi escrita pelo génio de Minneapolis, que na altura assinava como Christopher, e fez furor na tabela de singles dos EUA, antes da saída de "Walk Like An Egyptian", êxito com o qual permanecem quatro semanas no primeiro lugar do top de vendas - feito inédito para uma banda feminina, ao qual se junta o galardão de quádrupla platina alcançado por "Different Light".

Em 1987, uma versão de "Hazy Shade of Winter", de Simon and Garfunkel, incluída na banda sonora de "Less Than Zero", volta a ser o single mais comprado pelos norte-americanos. O fim das Bangles estava, porém, próximo, com "Everything", álbum de 1988, a assinalar a despedida do trio de Los Angeles. No seu canto de cisne, a banda regista um dos seus maiores sucessos de sempre, com a balada "Eternal Flame" a acender a paixão de muitos fãs pela fotogénica figura de Susanna Hoffs. A tensão entre a carismática vocalista e o núcleo criativo composto pelas irmãs Peterson viria, no entanto, a provocar a dissolução das Bangles.
Desde então, Vicki Peterson dedicou-se aos Continental Drifters, ao passo que Hoffs grava dois discos a solo: "When You're A Boy", em 1991, e um trabalho homónimo, cinco anos depois. Susanna Hoffs notabilizar-se-ia ainda ao fazer a primeira parte da digressão de Don Henley, dos Eagles, enquanto as suas antigas companheiras participavam em vários discos de outros artistas, maioritariamente da cena indie norte-americana.

Em 1999, as Bangles reúnem-se para gravar uma canção para a banda-sonora de "Austin Powers: The Spy Who Shagged Me", realizado por Jay Roach, marido de Susanna Hoffs. A cantora acaba, de resto, por aparecer na película, como membro da banda do filme, as Ming Tea. Em 2002, as três mulheres que, no final dos anos 80 davam vida às Bangles relegam para segundo plano projectos paralelos, viagens espirituais e vida familiar, gravando o seu quarto álbum de originais, primeiro em 14 anos. "Doll Revolution" é o nome do regresso, e um título inspirado na demo que Susanna Hoffs gravou para a música do mesmo nome, composta por Elvis Costello e incluída no seu álbum de 2002, "When I Was Cruel".

Alinhamento
The Bangles – Eternal flame
The Bangles – Walk like an Egyptian
Belinda Carlisle – Circle in the sand
Bananarama - Venus
Kim Wilde – Kids in America
The Bangles – Manic monday
Pat Benatar – Love is a battlefield
Wilson Phillips – You´re in love
The Bangles – Something that you said

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Barco Ancorado 15/09/2009


Os Beatles reeditaram na semana passada toda a sua discografia, um lançamento em massa que invadiu o top britânico de álbuns e já destronou o recorde de álbuns em simultâneo na contagem dos 60 discos mais vendidos no Reino Unido, detido por Elvis Presley desde 1977 (ano em que morreu).

O mais famoso quarteto de Liverpool ocupa um total de 16 posições na referida contagem, quatro das quais na contagem dos dez mais vendidos, neste caso, "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band", que entrou directamente para a quinta posição, "Abbey Road" no sexto lugar e "Revolver" e "Rubber Soul", na nona e décima posição, respectivamente.

Apesar da popularidade e da autêntica febre à volta do grupo, para a qual também contribui o recém-lançado e muito esperado jogo de vídeo, "The Beatles: Rock Band", os autores de 'I Am the Walrus' não conseguiram atingir o primeiro lugar da contagem britânica na semana da reedição do seu catálogo. A 'honra' recaiu sobre "Well Meet Again", a compilação de carreira da ainda mais veterana Dame Vera Lynn, ela própria a fixar um outro recorde:a mais velha artista viva a alcançar o topo da contagem de álbuns no Reino Unido.
Os mais novinhos Arctic Monkeys, Jamie T e Cribs são outros dos nomes que figuram no Top Ten dos discos mais vendidos da semana por terras da Velha Albion.

Alinhamento
The Beatles - Come togheter
The Beatles - Sgt Peppers / Sgt Peppers (reprise)
The Rolling Stones - Out of tears
The Kinks - Got love if you want it
The Beach Boys - Kokomo
The Beatles - A day in the life
The Doors - People are strange
Pink Floyd - Hey you
Led Zeppelin - All my love
The Beatles - Lucy in the sky with diamonds

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Barco Ancorado 14/09/2009


Shirley Bassey vai lançar o seu primeiro álbum de inéditos em 20 anos. O disco longo tem como título "The Performance", é produzido por David Arnold (que tem composto música para os filmes de James Bond) e tem edição agendada para Outono próximo.
O número de artistas conceituados que compuseram as canções para "The Performance" é impressionante, e inclui os Pet Shop Boys, os Manic Street Preachers, Gary Barlow (ex-Take That) ou Rufus Wainwright entre os músicos que colaboram com Bassey.
Shirley Bassey celebrizou-se pela interpretação de várias canções de filmes de James Bond. Mais tarde, a diva foi recuperada nos anos 90 pelo mundo da electrónica, em especial pelos Propellerheads, no álbum de big beat "Decksandrumsandrockandroll", através da interpretação da canção 'History Repeating'.

Nascida em 1937 no País de Gales, Shirley Bassey começou a cantar em clubes nocturnos para homens. Já conhecida no Reino Unido, no final da década de 50 chamou a atenção com o sucesso “As I Love You”, ao qual se seguiram muitos outros. Uma das maiores porta-vozes dos hinos gays, Bassey cantou sucessos como “Goldfinger”, “Diamonds Are Forever”, “Moonraker” e “I Am What I Am”.

O alinhamento de "The Performance", o novo disco de Shirley Bassey, tem entre os compositores dos seus temas nomes como Tom Baxter, Rufus Wainwright, Gary Barlow, Nick Hodgson, os Manic Street Preachers, KT Tunstall e os Pet Shop Boys.

Alinhamento
Shirley Bassey – Goldfinger
Shirley Bassey – I who have nothing
Barbra Streisand – Woman in love
Dionne Warwick – I´ll never love this way again
Gladys Knight – Licence to kill
Shirley Bassey – Killing me softly with this song
Diana Ross – Endless love (ft Lionel Richie)
Tina Turner – Private dancer
Aretha Franklin – Day dreaming
Shirley Bassey - Where do I begin

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Barco Ancorado 11/09/2009


Está praticamente concluído o próximo álbum dos Grinderman, banda de Nick Cave, anunciou o multi-instrumentista Warren Ellis à publicação The Quietus. Faltam apenas pormenores ligados à masterização e à ordem das faixas para que o segundo álbum dos Grinderman fique completo.

O disco é editado em 2010 e Warren Ellis descreve-o à Quietus como mais «psicadélico», alertando igualmente para a grande mudança das letras de Nick Cave.
O álbum de estreia deste projecto paralelo de Nick Cave, de título homónimo (editado em 2007), exibiu um som mais selvagem que o dos Bad Seeds e mais próximo do radicalismo dos Birthday Party (a banda que Nick Cave liderou entre 1980 e 1983).

Os Grinderman nunca actuaram em Portugal, embora a mesma formação (Nick Cave, Warren Ellis, o baixista Martin Casey, e o baterista e percussionista Jim Sclavunos, todos também dos Bad Seeds) tenha actuado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no ano de 2004, debaixo do nome a solo do cantor australiano (sem os Bad Seeds), em duas noites seguidas.
De referir que Nick Cave & Warren Ellis preparam a edição do álbum "White Lunar" para o final deste mês. O disco compila várias músicas para filmes que os dois músicos compuseram.

Alinhamento
Nick Cave – Into my arms
Nick Cave & The Bad Seeds – The ship song
Tom Waits – Little drop of poison
PJ Harvey - The letter
Tindersticks – Feel the sun
Nick Cave & The Bad Seeds – Red right hand
Lou Reed – Walk on the wild side
Patti Smith – Free money
Nick Cave & The Bad Seeds – Wonderful world

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Barco Ancorado 10/09/2009


Os Bee Gees vão regressar pela primeira vez desde a morte há seis anos de Maurice Gibb (um dos três irmãos Gibb que formavam o grupo). A revelação do regresso foi feita por Robin Gibb ao programa radiofónico da BBC "Test Match Special".
Segundo declarações à estação estatal britânica, Robin e Barry Gibb estão a preparar uma digressão ao vivo sob o nome de Bee Gees. A surpreendente notícia contraria as afirmações dos dois irmãos sobreviventes, proferidas aquando da morte de Maurice Gibb, de que os Bee Gees nunca mais voltariam a juntar-se.
Os três irmãos Gibb formaram um dos grupos pop mais bem sucedidos de sempre. O auge dos Bee Gees ocorreu nos anos 70, sobretudo durante o furor do disco sound. 'Stayin' Alive', 'How Deep Is Your Love' e 'Night Fever' foram alguns dos maiores êxitos da formação.

A história musical dos irmãos Gibb remonta ao final dos anos 50, quando fizeram as primeiras apresentações ao vivo, em Manchester. Na época, Barry, Robin e Maurice actuaram com designações tão diferentes como The Blue Cats ou The Rattlesnakes. A mudança da família para a Austrália, em 1958, foi mais um passo para a concretização de uma carreira repleta de êxitos, mas com períodos difíceis.
A designação do trio passou então a ser Brothers Gibb, e as actuações continuaram na Austrália, nomeadamente em Brisbane, a cidade escolhida pela família. Depois, adoptaram o nome de Bee Gees, ao mesmo tempo que assinaram o primeiro contrato discográfico, em 1962, com a editora australiana Festival.
Nove anos passados sobre a partida, os Gibb regressaram a Inglaterra. Mas, mesmo antes de partirem, os irmãos enviaram antecipadamente algumas maquetas que acabaram por despertar o interesse de Robert Stigwood que trabalhava, por exemplo, com Brian Epstein. Após a chegada a Inglaterra, Stigwood arranjou ao trio um contrato de cinco anos. O alinhamento sofreu então alterações com a inclusão de Vince Melouney para a guitarra e de Colin Peterson para a bateria. O primeiro single gravado em Inglaterra, "New York Mining Disaster 1941" conseguiu chegar ao top20 inglês, e alcançou posição semelhante nos Estados Unidos. O contrato conseguido com a Polydor, em Inglaterra, e com a Atlantic, mostrou-se bastante proveitoso para todas as três partes envolvidas.

O single "Massachusetts" precedeu o álbum "Bee Gees First", o primeiro editado, simultaneamente, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Os registos seguintes, "Horizontal" e "Idea" serviram como que para a solidificação do projecto e da capacidade criativa do grupo. O último ano da década de 60, deu lugar à edição de "Odessa", um duplo álbum, que acabou por ser o derradeiro dos irmãos como trio, pois, pouco depois, Robin deixou o agrupamento alegadamente devido à discussão sobre que tema escolher para primeiro single.
Alguns desentendimentos levaram a uma inactividade que se prolongou durante cerca de um ano e meio. A reunião acabou por acontecer ainda em 1970, e o single "Lonely Days" transformou-se no primeiro nº1 conseguido nos Estados Unidos.
Os tempos mudaram, e as transformações sociais entretanto ocorridas provocaram, claro está, mudanças nas correntes e tendências musicais. O estilo de música dos Bee Gees estava agora em desuso com o rock mais duro a tomar conta do mercado. "Life In A Thin Can", editado em 1973, não conseguiu sequer chegar ao top40 americano.

A ajuda de Eric Clapton mostrou-se essencial. Aconselhando os Bee Gees a gravarem nos Criteria Studios de Miami, Clapton abriu caminho à gravação de "Mr.Natural", de 1974, que mostrou o grupo em composições mais influenciadas pela música americana, pela soul e pelo R&B. A mudança de estilo consolidou-se em "Main Course", lançado no ano seguinte. A consolidação do novo rumo veio com os temas incluídos na banda sonora do filme "Saturday Night Fever". Composições como "Staying Alive" e "How Deep Is Your Love" ocuparam o primeiro lugar dos tops. Na altura, vivia-se no auge da música disco e as criações dos irmãos Gibb estiveram no lugar certo e na hora certa.
Já o fim da década de 70 e o início da de 80 mostraram-se fatais para a família Gibb. Em 88, depois de uma efémera carreira a solo e de uma vida de excessos, o irmão mais novo, Andy Gibb, perdeu a vida.
A carreira dos Bee Gees nunca mais voltou aos dias de glória passados. "Live-One Night Only" foi a última edição depois de quase dez anos de jejum de palcos. As últimas aparições dos Bee Gees foram em concertos no Verão de 98, comemorando, na altura, os 40 anos de carreira. Em 2001, voltaram a aparecer, mas desta feita nas prateleiras das discotecas, com mais um conjunto de êxitos intitulado "Record: Their Greatest Hits".
A 12 de Janeiro de 2003, Maurice Gibb morre vítima de ataque cardíaco. Em sequência disso, os irmãos anunciam o fim do grupo.

Alinhamento
Bee Gees - Tragedy
Bee Gees - Stayin´alive
Donna Summer – Love to love you baby
KC and The Sunshine Band – Please don´t go
Elton John - Sacrifice
Bee Gees -Night fever
Abba – Dancing Queen
Gloria Gaynor – I will survive
Bee Gees - How deep is your love

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Barco Ancorado 09/09/2009


Seu Jorge já agendou o seu regresso a Portugal: no próximo dia 9 de Outubro, actua no Campo Pequeno, em Lisboa. O músico brasileiro vem apresentar o mais recente disco, "América Brasil", que lhe rendeu um Grammy latino na categoria de melhor álbum de MPB.
Em palco, Seu Jorge apresenta-se com mais 12 músicos que ajudam a preparar um caldo musical de samba, rock, soul e funk.
O preço dos bilhetes varia entre os 22 e os 33 euros e o espectáculo começa às 21h30.

Seu Jorge, nome artístico de Jorge Mário da Silva, nasceu em Belford Roxo, no Brasil, a 8 de Junho de 1970. É actor, cantor e compositor de MPB, Samba e Soul.
Primogénito de quatro filhos, Seu Jorge teve uma infância tranquila, frequentando a escola e ajudando a mãe a tomar conta dos irmãos. Começou a trabalhar com apenas dez anos de idade numa recauchutagem, a primeira de várias ocupações. Foi também contínuo, marceneiro e office-boy, entre outras coisas. As variadas profissões nunca ofuscaram o seu verdadeiro desejo de se tornar músico. Desde adolescente, frequentava as rodas de samba cariocas acompanhando o pai e os bailes funks e bailes charmes da periferia, e cedo começou a profissionalizar-se cantando na noite.

Seu Jorge foi primariamente conhecido como violinista, mas também toca vários instrumentos, como o baixo. A morte do seu irmão Vitório levou a família à desestruturação, e Seu Jorge virou praticamente sem abrigo durante três anos. A sua vida ganha um novo rumo quando o clarinetista Paulo Moura o convida para fazer um teste para um musical de teatro. Foi aprovado e acabou por participar em mais de 20 espectáculos com o Teatro da Universidade do Rio de Janeiro, como cantor e actor.

Seu Jorge participou na formação da banda Farofa Carioca, que lançou o seu primeiro CD em 1998 com uma competente mistura da ritmos negros de várias partes do mundo, como samba, reggae, jongo, funk e rap. A partir daí, Seu Jorge deu definitivamente rumo à sua carreira e passou a participar em vários projectos, como um disco de tributo a Tim Maia e a participação em estúdio e na turné da banda brasileira Planet Hemp, em 2000.

Alinhamento
Seu Jorge - Burguesinha
Seu Jorge – Bem querer
Maria Rita – Dos gardenias
Lenine – Ciranda praeira
Seu Jorge – Fiore de la Citta
Zeca Baleiro – Telegrama
Vanessa da Mata – A nossa canção
Seu Jorge – Una mujer

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Barco Ancorado 08/09/2009


O próximo single das Sugababes, 'About a Girl', já pode ser ouvido no YouTube. A canção, em destaque na homepage do mesmo site, foi apresentada em primeira mão na BBC Radio One.
'About a Girl' é o segundo single promocional do trio inglês, "Sweet 7", a ser editado em Novembro deste ano. Trata-se do sétimo álbum de estúdio deste colectivo de r&b.

As Sugababes são um trio feminino formado no Reino Unido corria o ano de 1998. Siobhan Donaghy, Keisha Buchanan e Mutya Buena são os três nomes por detrás das Sugababes, um grupo pop formado por três jovens com interesses comuns que se estendem ao garage, hip-hop e música de dança.
Inicialmente a banda surge como uma brincadeira de duas amigas, Buchanan e Buena (que se conhecem desde os tempos da escola primária), à qual se acaba por juntar, mais tarde, um terceiro elemento, Donaghy.
2000 é o ano da confirmação do seu talento artístico, reconhecido pela editora London-Sire, que lhes propõe a assinatura de um contrato discográfico.
O conjunto começa, desde logo, a trabalhar na gravação do seu álbum de estreia, contando nesse particular com a preciosa ajuda do produtor Cameron McVey (que já havia trabalhado com artistas como All Saints ou Tong).

Em 2001, o resultado do seu trabalho está patente no álbum "One Touch", lançado no Verão desse ano. O disco inclui doze temas compostos em parceria pelo trio e por McVey, entre os quais se inclui o estrondoso êxito "Overload".
Pouco depois, começam a surgir rumores de que Siobhan Donaghy estaria de saída do grupo, rumores esses que as restantes Sugababes se apressam a desmentir.
No entanto, já em 2002, os boatos acabam por se confirmar e Donaghy acaba mesmo por abandonar o conjunto depois de quatro anos de actividade. Para o seu lugar entra então Hiedi Range, um antigo membro do grupo Atomic Kitten.
Também em Agosto, e a anteceder a chegada do novo álbum de originais, a banda entrou para o primeiro lugar da tabela de singles britânica com o single "Round Roound". No final do mês, chegou às lojas "Angels With Dirty Faces".
Um ano depois o trio feminino editou "Three",o seu terceiro álbum de originais.

Em 2004, as Sugababes estiveram em Portugal por duas vezes: a primeira para um concerto no festival Rock in Rio-Lisboa, no dia 5 de Junho, e a segunda no Freeport de Alcochete, num espectáculo que se realizou a 2 de Outubro.
No mesmo ano surgiram rumores de que as Sugababes se iriam separar, alegadamente devido a um desentendimento entre Keisha Buchanan e Heidi Range. Contudo, os boatos não se viriam a confirmar e em Outubro de 2005 o grupo lançou o seu quarto álbum, intitulado "Taller in More Ways".
Bem recebido pela crítica mais insuspeita, o disco deu origem aos singles 'Push The Button', um dos grandes êxitos de 2005, e 'Red Dress', já em 2006. Este tema foi o primeiro a ser lançado pelas Sugababes depois da saída de Mutya Buena, que abandonou o grupo alegando precisar de mais tempo para passar com a filha. Amelle Berrabah, de origem marroquina, foi a escolhida para substituir Mutya.
Entretanto, no lado B de 'Red Dress', as Sugababes decidiram prestar homenagem à música dos Arctic Monkeys que destronaram 'Push The Button' da liderança do top de singles britânicos, interpretando a sua versão para 'I Bet You Look Good On The Dancefloor'.

Alinhamento
Sugababes - Overload
Sugababes – Push the button
Girls Aloud – Can´t speak french
All Saints – Never, ever
Atomic Kitten – Eternal flame
Sugababes – Round, round
Melanie C – First day of my life
Spice Girls – Viva forever
Sugababes – Red dress

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Barco Ancorado 07/09/2009


Os Prodigy regressam a Portugal para um concerto no Pavilhão Atlântico no próximo dia 7 de Dezembro. O concerto na sala lisboeta acontece depois da passagem da banda inglesa pelo festival Optimus Alive!09. A primeira parte será assegurada pelos Enter Shikari. O preço dos bilhetes varia entre os 30 e os 40 euros.

Antes de "Firestarter" e de "Breathe", os Prodigy tinham já uma presença habitual no top 20 britânico. Desde 1991 que, pontual ou regularmente, surgiam nos 20 ou 40 primeiros lugares, mas foram esses dois singles e o álbum "The Fat Of The Land" que lhes trouxe reconhecimento a nível mundial, com correspondência nas vendas.
O grande responsável criativo da banda, Liam Howlett, começou por passar música no meio underground, durante o advento das tendências da acid-house inglesa. Howlett superou as limitações dos clubes e passou à produção da sua própria música, no quarto, em casa. E foi no decorrer das suas actividades como DJ nos circuitos alternativos que conheceu Keith Flint e Leeroy Thornhill. Os Prodigy ficaram então "oficialmente" formados no final de 1990. A entrada de Maxim acontece pouco tempo depois.
No início de 1991, mais precisamente em Fevereiro, é lançado o primeiro EP, "What Evil Lurks". O disco, editado ainda em vinil, deu a conhecer os Prodigy ao meio underground. O som da banda destacava-se pela facilidade com que penetrava nas raves, mas também como atraía o ouvinte menos dado a esse tipo de andanças. "Charly" foi o boom dos Prodigy no Reino Unido, o anonimato de até então, era superado com uma entrada para o top ten britânico.

A performance dos Prodigy deveu-se também à singular conduta da sua carreira. Não era usual que um conjunto cingido inicialmente à música electrónica, fizesse actuações tão poderosas como as dos Prodigy, ultrapassando aparentes dificuldades em concertos dentro do género. O primeiro conjunto de originais, "The Prodigy Experience", ocupou o top 40 britânico durante vinte e cinco semanas. Howlett, o criador, decide então partir em busca de novas ideias, refugiando-se a ouvir sons que iam desde Nirvana, a Red Hot Chili Peppers, e a assistir a concertos de Rage Against The Machine ou de Biohazard.
A viragem entretanto empreendida com recurso a novas influências resultou no álbum "Music For A Jilted Generation", de 1994, que entrou directamente para número 1 em Inglaterra, do qual foram extraídos três singles que chegaram ao top 15 britânico: "No Good (Start The Dance)", "Voodoo People" e "Poison". O álbum e o seu êxito foi apenas um ensaio para "Firestarter". O single marcou a entrada de Flint para a voz e ficou três semanas em número 1 no top inglês. "Breathe" teve o mesmo caminho, mas prolongou o triunfo a outros países da Europa.

A fama e as produções dos Prodigy chegaram ao conhecimento de nomes como Madonna, os U2 ou David Bowie, que interpelaram Howlett com vista a possíveis colaborações, o que foi de imediato recusado pelo compositor residente. Liam preferiu o regresso ao estúdio para a gravação de "The Fat Of The Land", que acabou editado em 1997. O disco, que contou com as participações de Crispian Mills, dos Kula Shaker, e de Saffron, dos Republica, foi decisivo para os Prodigy, ao entrarem directamente para número 1 nos tops dos dois lados do Atlântico, vendendo mais de 3 milhões de cópias em todo o mundo.
"The Dirtchamber Sessions", um álbum de remisturas editado em 1999, foi a última edição da banda inglesa. No ano seguinte, Leeroy Thornhill saiu com o intuito de dedicar-se ao seu projecto a solo, FlightCrank. Mas, também Maxim editou um disco a solo, onde contou com a colaboração de Skin dos Skunk Anansie.
Em 2004 os Prodigy regressaram com Always Outnumbered, Never Outgunned e este ano foi a vez do lançamento do seu último trabalho, Invaders Must Die.

Alinhamento
Prodigy - Breathe
Prodigy - Firestarter
The Chemical Brothers – Star guitar
Orbital - Frenetic
Prodigy -Omen
Nine Inch Nails – Everyday is exactly the same
Groove Armada - My friend
Prodigy – Voodoo people

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Barco Ancorado 04/09/2009


Os Kings of Convenience e a islandesa Emilíana Torrini actuam em Portugal em três datas, no início de Novembro. A formação norueguesa vem apresentar o terceiro disco, "Declaration of Dependence", com saída prevista para Outubro. No dia 2 de Novembro, os Kings tocam no Theatro Circo de Braga e, dois dias depois, no Coliseu de Lisboa. Os bilhetes para os dois espectáculos já estão à venda. O preço varia entre os 20 e os 30 euros (para Braga) e entre os 20 e os 40 euros (Lisboa). Os concertos começam às 21h00.

1 de Novembro é o dia da estreia de Emilíana Torrini em Portugal, com um concerto no Santiago Alquimista, em Lisboa. A islandesa, que já trabalhou com Kylie Minogue e com os Thievery Corporation e cantou nos créditos finais de um dos filmes da saga "O Senhor dos Anéis", vem mostrar as canções de "Me and Armini", editado no ano passado. O espectáculo na sala lisboeta começa às 21h30. A entrada custa 22 euros.

Alinhamento
Kings of Convenience – Manhattan skyline
Kings of Convenience - Homesick
Feist – One evening
Astrud Gilberto – Who needs forever
Sondre Lerche – Two way monologue
Belle and Sebastian – If she wants
Kings of Convenience -Misread
Au Revoir Simone – Fallen snow
Camera Obscura - Tears for affairs
Kings of Convenience – Cayman islands

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Barco Ancorado 03/09/2009


Mark Knopfler vai regressar a Portugal para actuar numa sala que já conhece, o Campo Pequeno. O concerto está marcado para 27 de Julho de 2010. Em apresentação vai estar o álbum «Get Lucky», que será editado a 14 deste mês.

A carreira de Mark Knopfler confunde-se inequivocamente com o caminho de sucesso da banda da qual foi principal mentor, os Dire Straits. Natural da Escócia, Knopfler foi viver para Inglaterra com apenas sete anos. A sua aptidão natural para a música começou a notar-se desde muito cedo. Ainda jovem, formou inúmeras bandas, inspirado por nomes como Jimi Hendrix ou James Burton. Depois de completado o curso universitário, Knopfler começou por ser crítico musical no Yorkshire Evening Post, antes de voltar novamente aos estudos, complementando o curso de jornalismo com uma especialização na língua inglesa. O gosto de Knopfler pela música, para além da necessidade inerente ao seu trabalho de crítico levaram-no a conhecer Steve Phillips, um cantor de blues e guitarrista que fazia pequenos concertos na zona de Leeds. As afinidades criativas e a partilha de gostos musicais acabaram por tornar possível a formação de um duo, os Duolian String Pickers.

Foi na capital britânica que Knopfler respondeu a um anúncio que encontrou no Melody Maker: uma banda intitulada Brewer's Drop procurava um elemento para a sua formação. O irmão de Mark, David, mudou-se entretanto para Londres, o que proporcionou a reunião dos irmãos em termos musicais. A junção do talento familiar com outros elementos, levou à criação dos Café Racers. O baixista John Illsley integrou-se pouco depois, dado o grande entendimento entretanto denotado entre todos. Pick Withers, o baterista, entraria na formação em 1977, por sugestão de Mark, e a designação Dire Straits veio logo de seguida. Estava assim lançada aquela que veio a ser uma das maiores bandas de rock da década de 80.
A actividade de Mark, paralelamente à carreira de êxitos dos Straits, principiou em 1984 quando compôs a banda sonora do filme "Local Hero". Um ano depois, deu continuidade ao mesmo género de trabalho com a composição de temas para o filme "Cal". Nesse mesmo ano, Knopfler contribuiu decisivamente para o álbum de regresso de Tina Turner, "Private Dancer". Dois anos depois, em 1986, Knopfler reuniu-se novamente com Steve Philips, que juntamente com Brendan Croker, Ed Bicknell e Paul Franklin formaram os Notting Hillbillies. O êxito da iniciativa ficou patente nos resultados de vendas do álbum "Missing... Presumed Having a Good Time" que chegou aos discos de platina.

O caminho de Mark Knopfler a solo começou em 1996 com o álbum "Golden Heart". Mas a participação na execução de bandas sonoras não se cingiu às referências anteriores. Mark participou ainda nas composições de filmes como "The Princess Bride", "Last Exit to Brooklyn", "Metroland" ou "Wag The Dog". A excelência do trabalho de Knopfler, levou-o a colaborar com nomes como Bob Dylan, Eric Clapton, Van Morrison, Aztec Camera, ou Sting. O último registo de Knopfler em disco foi o seu segundo álbum a solo, "Sailing To Philadelphia", editado no ano 2000. Em 2002, o ex-Dire Straits voltou à carga com "The Ragpicker's Dream".

Alinhamento
Mark Knopfler – Prairie wedding
Mark Knopfler – The trawlerman´s song
Eric Clapton - Layla
Chris Rea – The blue café
Mark Knopfler – Sailing to Philadelphia
Bruce Springsteen – Brilliant desguise
Tom Petty – Free fallin
Mark Knopfler – What it is

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Barco Ancorado 02/09/2009


Os Foo Fighters vão assinalar o 15º aniversário com uma compilação dos melhores êxitos da banda, que incluirá duas novas canções. Intitulada "Foo Fighters - Greatest Hits", a colectânea tem data de edição agendada para 3 de Novembro. Os temas novos são 'Wheels' e 'Word Forward', ambos gravados com Butch Vig.
Segundo a revista britânica Uncut, 'Learn to Fly', 'Times Like These', 'My Hero' e 'Everlong' são alguns dos temas que deverão fazer parte da compilação.

A origem dos Foo Fighters deve-se a Dave Grohl, o ex-guitarrista/baterista dos Nirvana. Quando ainda fazia parte da mítica banda de Seattle, Grohl começou a gravar algumas cassetes experimentais, que nunca viram a luz do dia, até 1995. Mas, a carreira de Dave começou ainda antes da fama dos Nirvana.
Uma banda de nome Scream, identificada com a cena hardcore, foi a porta de entrada de Dave no mundo da música, no final dos anos 80. Mas a carreira dos Scream terminou em 1990, altura em que a mudança para Seattle foi inevitável, depois de se juntar aos Nirvana. Até então e pontualmente, Grohl gravou alguns temas com Barrett Jones, amigo pessoal que tinha um estúdio na cave de sua casa. E foi nas alturas de maior acalmia dos Nirvana que Dave gravou pontualmente algumas composições. Alguns dos temas acabaram por surgir numa cassete editada em circuitos quase fechados, intitulada "Pocketwatch'". O suicídio de Kurt Cobain, em 1994, adiou os planos de Grohl em dar seguimento à edição de novas composições. O silêncio que se seguiu foi a melhor atitude que podia ser esperada do músico. Dave Grohl esperou meses até decidir gravar ou compor novamente.

No final de 1994, Grohl entrou, finalmente, em estúdio, juntamente com Jones, gravando, numa semana, o que acabou por ser o primeiro álbum dos Foo Fighters. Composto de temas inéditos e de outros escolhidos entre composições feitas até então, Grohl tocou todos os instrumentos no disco. É então que o músico prefere formar uma banda, em vez de dar continuidade a um projecto a solo. Nate Mendel e William Goldsmith, respectivamente, baixista e baterista dos Sunny Day Real Estate (que tinham, entretanto, acabado), juntaram-se a Grohl e a Pat Smear, que havia tocado com os Nirvana e com os Germs. Depois de completada a formação, o contrato com a Capitol Records surgiu naturalmente. O disco foi, por fim editado em Julho de 1995, auto-intitulado "Foo Fighters". A estrela Grohl, dos Nirvana, teve novamente a fama nos Fighters, com o disco a ter sucesso imediato. Um ano depois, o álbum foi disco de platina nos Estados Unidos.
O ano de 96 foi passado em constante digressão, fazendo a promoção do longa duração de estreia. No fim desse ano, a banda deu início às gravações de um novo conjunto de originais. O segundo álbum foi, no fundo, o primeiro álbum gravado pelos Foo Fighters, ou seja, o primeiro produzido por toda a banda. Ainda antes da saída para o mercado do disco, em 1997, Pat Smear saiu e foi substituído por Franz Stahl, que Grohl conheceu ainda nos Scream, mas que acabou por ter uma permanência igualmente efémera.

"There Is Nothing Left To Loose", de 1999, foi a última produção em disco da banda de Grohl, definido pela crítica como um regresso às origens, com claros sons de guitarras em momentos grunge. Após a edição do disco, Chris Shiflett entrou para o lugar de Stahl. Os Fighters andaram depois em digressão, fazendo concertos com bandas de apoio como os Queens Of The Stone Age.
Em Outubro de 2002 foi editado o álbum "One by One" e três anos mais tarde, em Junho de 2005, chegou "In Your Honour". "Echoes, Silence, Patience & Grace", um novo longa duração dos Foo chegou às lojas em 2007.

Alinhamento
Foo Fighters – All my life
Foo Fighters – Times like these
Audioslave – Be yourself
Nirvana – Where did you sleep last night
Pearl Jam - Jeremy
Foo Fighters – Walking after you
Red Hot Chili Peppers – Under the bridge
Foo Fighters – Long way to ruin

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Barco Ancorado 01/09/2009


Os Cranberries reagruparam-se para uma digressão mundial que se inicia em Novembro deste ano na América do Norte e que se prolonga para a Europa no próximo ano. O regresso ao activo da banda irlandesa envolve igualmente a composição de novos temas, segundo anunciou a vocalista Dolores O' Riordan ao site oficial dos Cranberries.

O regresso acontece depois de sete anos de paragem. A banda recusa a ideia de que alguma vez tenham estado separados, preferindo descrever a inactividade dos últimos tempos como uma pausa.
O anúncio do regresso do grupo coincide com a edição do segundo álbum a solo de Dolores O' Riordan, "No Baggage". A banda planeia, aliás, tocar ao vivo algumas das canções a solo da cantora mas também os velhos êxitos dos anos 90 do grupo como 'Zombie', 'Linger' ou, quem sabe, 'Dreams'.

O primeiro sinal de um eminente regresso dos Cranberries aconteceu quando O' Riordan se fez acompanhar pelos velhos companheiros de banda durante uma actuação no Trinity College de Dublin, em Janeiro deste ano.
Os Cranberries actuaram várias vezes em Portugal, a primeira das quais um concerto no Coliseu dos Recreios, na capital, em 1995 - a banda esteve na altura para tocar no Estádio de Alvalade, enquanto grupo de apoio à digressão dos R.E.M., a par dos Oasis e dos Belly, mas o mega-concerto seria cancelado. Em 2000 e em 2002, os Cranberries actuaram no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Alinhamento
Cranberries - Analyse
Cranberries – Chocolate brown
Alanis Morissette – That I would be good
Garbage - Milk
The Cardigans – Erase and rewind
Cranberries - Dreams
Sinead O´Connor - Jealous
The Corrs - Runaway
Cranberries - Zombie